O Linux.com perguntou a Linus Torvalds o que ele achava das mais recentes ameaças da Microsoft, relacionadas a uma alegada infração de 42 patentes dela no Linux.
Torvalds respondeu de forma bastante direta e clara. Segue, em tradução livre:
"Você consegue obter uma lista de quais são estas 42 patentes? Até lá, isso é só FUD, e não há muito que eu possa comentar ou fazer. Existem implementações anteriores? Elas são triviais e óbvias para outros técnicos capacitados? Teríamos que trabalhar ao redor delas em uma reimplementação? Não sabemos, porque tudo que ouvi até o momento foi apenas FUD.
Se a MS realmente _quisesse_ que nós não infringíssemos suas patentes, eles nos contariam. Como não nos contam, isso significa que eles realmente preferem o FUD."
Já para a Information Week o criador do Linux
foi mais longe, comparando a situação do Linux e a dos sistemas operacionais da Microsoft no que diz respeito a riscos relacionados a patentes.
E na prática o Linux leva vantagem, como
a OIN nos lembra: mesmo com todo seu código-fonte integralmente disponível para análise de qualquer interessado, nunca houve um processo sobre patentes violadas pelo Linux. Já quando se trata dos sistemas operacionais da Microsoft, o saldo negativo é considerável...
E dessa vez Torvalds e Eben Moglen estão em sintonia. Moglen recentemente declarou que para a Microsoft é muito mais fácil ameaçar do que processar, porque se ela realmente processar, ela terá não apenas que apresentar a lista das patentes, como ainda defender a sua validade.
Saiba mais (linux.com).