Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linus Torvalds diz que falar sobre patentes é fácil, mas cadê a lista das violações?

O Linux.com perguntou a Linus Torvalds o que ele achava das mais recentes ameaças da Microsoft, relacionadas a uma alegada infração de 42 patentes dela no Linux.

Torvalds respondeu de forma bastante direta e clara. Segue, em tradução livre:

"Você consegue obter uma lista de quais são estas 42 patentes? Até lá, isso é só FUD, e não há muito que eu possa comentar ou fazer. Existem implementações anteriores? Elas são triviais e óbvias para outros técnicos capacitados? Teríamos que trabalhar ao redor delas em uma reimplementação? Não sabemos, porque tudo que ouvi até o momento foi apenas FUD.

Se a MS realmente _quisesse_ que nós não infringíssemos suas patentes, eles nos contariam. Como não nos contam, isso significa que eles realmente preferem o FUD."



Já para a Information Week o criador do Linux foi mais longe, comparando a situação do Linux e a dos sistemas operacionais da Microsoft no que diz respeito a riscos relacionados a patentes.

E na prática o Linux leva vantagem, como a OIN nos lembra: mesmo com todo seu código-fonte integralmente disponível para análise de qualquer interessado, nunca houve um processo sobre patentes violadas pelo Linux. Já quando se trata dos sistemas operacionais da Microsoft, o saldo negativo é considerável...

E dessa vez Torvalds e Eben Moglen estão em sintonia. Moglen recentemente declarou que para a Microsoft é muito mais fácil ameaçar do que processar, porque se ela realmente processar, ela terá não apenas que apresentar a lista das patentes, como ainda defender a sua validade.

Saiba mais (linux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Será que a Microsoft: Será que a Microsoft conseguirá conter o avanço do software livre? Eles não têm essa resposta, esta é a insegurança que a Microsoft está atravessando... não está conseguindo prever o que virá a seguir, por isso quer acrescentar um ou outro elemento, para ver se recupera o poder dessa influência que até então achava ter.
Comentário de Terramel
Realmente foi como falei ;D: Realmente foi como falei! M$ fica defecando pela boca.. Adolf Balmer (ops...) steve ballmer, assim como alguém do finado Terceiro Reich tem um discurso que mesmo que pareça magnetico e envolvente é na verdade confuso e embolado... Resumindo.. o cara deve ter muita merda na cabeça pra peidar tanto pela boca. O pessoal nem ta mais levando a serio o que o Ballmer fala... De tão usada a faca já não corta mais ;D

Como falei antes e comentei em outro post aqui... Se o Linux realmente viola as patentes então por que a m$ não mostra quais são as patentes violadas? Até hoje o site Showusthecode não colocou nada que o balmer tenha falado.. A M$ não mostrou e nem mostrara as patentes porque eles apenas estão fazendo FUD! Estão apenas tentando frear um pouco o Software Livre que vem crescendo de forma assombrosa e metendo medo neles. Só que ao contrário da M$, O Software Livre vem crescendo de forma justa e digna... Não com maneiras pouco ortodoxas como a M$ cresceu... como eu disse antes.. só falta agora fazermos a campanha "ah micro$oft, vai se fuder!" ;D
Comentário de Luiz Ricardo de Lima
Acho que não: Windows e office geram os recursos que permitem que a microsoft abocanhe novos mercados. Sem windows e office a microsoft perde a sustentação.

Qualquer minima ameaça é alerta vermelho pra eles.

Mas o linux ainda está em estágio muito primitivo em divulgação. O que vocês fazem para divulgar o linux?
Comentário de sapere aude
Caso BSD: O melhor que poderia acontecer ao Linux e os outros acusados pela Microsoft seria chegar às vias de fato - no caso, o processo judicial. No início dos anos 90, a AT&T fez acusações parecidas ao BSD. Após o término do imbróglio, o BSD pôde seguir livre de acusações e, hoje, ninguém mais questiona sua legalidade.

Espero que a Microsoft mova um processo contra os acusados o mais breve possível, acabando de uma vez por todas com este disse-me-disse quase infantil.
Comentário de nobody
Viu no que dá assustar os: Viu no que dá assustar os emos do br-linux ??? Te moderaram negativamente...kkkkkk
Comentário de _SAND_MAN_
Pegando leve com os anunciantes: O engraçado é que nem o IDGNow e nem a INFO comentaram o caso...
Comentário de xultz
A MS não vai conter, ela: A MS não vai conter, ela está tentando conter e vai continuar enquanto o SL for concorrente, isso faz parte do jogo das empresas. O FUD que ela lança faz tempo (não só sobre patentes, mas sobre tudo o que diz respeito a SL) é muito barato, porque se espalha como rastilho de pólvora (e pode ser considerada como marketing viral), me lembro de há alguns anos um cliente meu dizer "sabia que o Linux viola 253 patentes?" sendo que na época o que se dizia é que o Linux violava 253 PEDIDOS de patentes, sendo que a maioria que foi analisada claramente era inválida.
A questão é que para um cliente grande que pretende investir bastante numa solução de software para alguma finalidade (como por exemplo a Dell vendendo Linux em servidores de grande porte) é um risco a ser levado em conta. Por esse motivo o acordo MS-Novell vem a calhar. E por esse mesmo motivo o cliente pode preferir adquirir uma solução MS, porque qualquer problema com patentes vai cair sobre a MS, que vendeu a solução para a Dell, do que cair em cima da Dell, que está usando um SL que em teoria não tem dono e será dela o ônus do ressarcimento das violções das patentes.
Comentário de jczucco
Engraçado ?: Engraçado ?

Isso comprova quem apoia o FUD...

--
Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com

Comentário de Terramel
aheuaehuaehauehaue: moderaram assim pq tem mto baba ovo da M$ moderando aheueahueahueahuea! Olha q só comparei o ballmer com o Hitler e ja fui moderado negativamente! Imagina se eu tivesse falado do bill gaytes!

Se bem q achei q até foi light meu comentário O.o nao falei nada além da verdade... o discurso do ballmer realmente é como o de Hitler... confuso e embolado... pode até ser carregado de magnetismo e emoção, assm como uma bela música mas com uma péssima letra ;D

"DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS!!!!!"

Qtas vezes mesmo que ele teve que operar a garganta?
Comentário de brain
Eu teria votado também: Também achei o vocabulário do teu comentário bastante inapropriado, Terramel.
Comentário de The Darkness
A M$ não chega as vias de: A M$ não chega as vias de fato como a AT&T fez no passado porque ela aprendeu com o erro da outra.
Foi graças a essa briga judicial que a M$ teve tempo para consolidar seu monopólio.

A M$ cresceu não graças a sua competência, mas sim a incompetência da concorrência para parar seu avanço.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Bruno
Com essa história de quebra: Com essa história de quebra de patentes, o que a MS mais uma vez conseguiu foi se colocar em destaque na mídia e no mercado, além de intimidar usuários de software livre com acusações infundadas de ilegalidade. A história já nos ensina que um pouco de falácia e uma história (ou mentira) bem contada, muitas vezes ganham grandes proporções.


Comentário de Nightmarelord
Hora de contra ataque?: Me pergunto se numa situação dessas não poderia ser iniciado um processo em sentido oposto: Do proprietário do nome 'Linux' contra a M$, já que esta está denegrindo a integridade da marca Linux sem apresentar qualquer prova ou queixa sólida.
Que tal ganhar uns US$100.000.000 de indenização por danos à marca? Será que ajudava a comunidade do software-livre? :)
Comentário de Terramel
O vocabulário???: ou a comparação do discurso do Ballmer com o de Hitler? Estava achando que o pessoal votou pela comparação ;D E realmente, acho que a maioria concorda comigo que assim como o discurso de Hitler, o de Ballmer é um discurso incoerente que tem mais emoções e gritarias do que pelo conteúdo! Resumindo... FUD! Agora mostrar as patentes ele não mostra!
Comentário de brain
Sim: Sim, para mim o que torna o seu comentário digno de ser moderado negativamente é o vocabulário.
Comentário de deysonthome
O que nós fazemos para: O que nós fazemos para divulgar o Linux ?...... será que precisa ?
O Linux vai no boca a boca...... e vc ?
O que que vc faz para divulgar seu windows....Mané....
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info

Comentário de Terramel
Menos mal ;D: Menos mal, achei que o problema com meu comentário havia sido a comparação que fiz ;D
Comentário de Burro Demias
Por isso temos que tolerar: Por isso temos que tolerar os inúteis, pois quando aparece alguém com inteligência recebe este tipo de resposta que você fez. Ele perguntou educadamente o que faziamos para divulgar o Linux, e em nenhum momento agrediu ninguém.
Comentário de brain
Isso é relativo: Note que o que eu disse é apenas a minha opinião, e eu nem mesmo moderei teu comentário. Não dá para saber qual era o posicionamento de quem de fato votou. Mas de qualquer forma, fica a sugestão de que você não use o mesmo nível de vocabulário em comentários futuros por aqui.
Comentário de Domus
Infelismente todo e qualquer: Infelismente todo e qualquer FUD praticado pela MS tem seus seguidores, mas da maneira como este fud está sendo feito eles vão queimar a lingua....
Comentário de Troll Maldito dos Infernos
É por essas e outras que: É por essas e outras que surgem expressões como "openxiita"...

Anyway, pivetes de 14 anos que conheceram o Linux semana passada são assim mesmo :P
Comentário de laurocesar
Também achei...: Muito grosseiro o vocabulário de nosso amigo aí em cima. Acredito que podemos criticar, debater sem descermos o nível... Não moderei , (já estava moderado) mas assim que li o início da mensagem já entendi o motivo da moderação, pois eu mesmo, após ver a primeira linha, nem quis mais terminar de ler. :(

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Felipe Raposo
Afe, que ignorante.: Afe, que ignorante.
Felipe Raposo

Comentário de profano
Esclarecendo o FUD: Saudações a todos;

Só para esclarecer a origem do FUD (falácias) leiam a nota editada hoje (16/05/07) em UOL>Tecnologia>Ùltimas Notícias:

"16/05/2007 - 12h03
Autor de estudo sobre infrações do Linux contesta alegação da Microsoft

Da Redação

O autor de um estudo utilizado pela Microsoft para alegar infração de 235 patentes e cobrar royalties de usuários e desenvolvedores de Linux e outros programas de código aberto contestou a interpretação que a empresa fez dos resultados de sua pesquisa.

Dan Ravicher, diretor de uma fundação de pesquisas e defesa do sistema de patentes, desceu um tom e afirmou ao site britânico The Register que o Linux "potencialmente" infringe as patentes. Segundo ele, é bem mais difícil comprovar uma infração real em códigos de software.

A Microsoft alega que programas de código aberto violam patentes em áreas relacionadas a interfaces gráficas, programas de e-mail e outras tecnologias. O Linux é rival do Windows e é distribuído por empresas como a Red Hat e a Novell, entre outras dezenas de competidores. Trata-se de um dos mais bem-sucedidos softs de código aberto, que usuários podem obter a custo zero e engenheiros de software podem modificar livremente, desde que compartilhem suas modificações com o público em geral.

Ravicher afirma ainda que o software livre não infringe mais patentes que o proprietário —o risco legal de infração é o mesmo. O estudo foi produzido no ano passado a pedido da Open Source Risk Management, empresa americana de consultoria em migração para software livre.

Caso Novell
A Microsoft usou a parceria que assinou com a Novell no ano passado como exemplo do tipo de acordo de licenciamento que deseja reproduzir entre outros fornecedores de software livre. O acordo, que inclui uma cláusula sob a qual a Microsoft se compromete a não processar os usuários do Linux distribuído pela Novell, irritou a comunidade do software livre. Isso porque, segundo ativistas, aceitar a proposta implica acatar que a Microsoft detenha patentes que se aplicam a tecnologia desenvolvida de maneira cooperativa.

O desafio da Microsoft ao software livre surge no momento em que a Free Software Foundation está discutindo o texto de uma nova versão de sua General Public Licence, a qual estabelece os termos de acesso ao código de programação do Linux.

A organização de software sem fins lucrativos anunciou que pode proibir a Novell de usar novas versões dos códigos desenvolvidos sob os termos de sua licença. A Novell é uma das duas empresas que criaram negócios lucrativos com base na venda de versões próprias do Linux, acompanhadas de assistência técnica, manutenção e outros serviços."

Concluam por vocês mesmos...

[]'s, Profano.
Comentário de Charles Schaefer
Contra-ataque: Pessoal,
não tenho muito conhecimento da área jurídica mas vi, ao longo das leituras aqui no BR-Linux, que alguns usuários aqui têm.

Eu queria fazer uma pergunta a essas pessoas:
A forma como a Microsoft está atacando o linux sem mostrar as provas, caracterizando - no meu modo de ver - calúnia/difamação, não seria um crime?
O fato de ela espalhar estes FUDs pode estar fazendo com que empresas que trabalham com Software Livre tenham seus lucros diminuídos, uma vez que seus clientes podem hesitar em utilizar seus serviços com medo de sofrerem processos da Microsoft.

E se realmente esta prática for uma prática criminosa nós, da comunidade de usuários e profissionais do Software Livre, podemos fazer o quê, do ponto de vista judicial, contra ela?

Fico grato por algum esclarecimento acerca destas dúvidas.

T+
Comentário de nivel9
Nunca havia pensado nisso...: É verdade... Será que isso é válido legalmente?
--
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004