Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linus aceita desafio, envia patch e aguarda para ver qual será a atitude do GNOME


“Essa vem do Linux.com: depois do Torvalds ter dito que o lema por trás do desenvolvimento do Gnome é "usuários são idiotas" e que os desenvolvedores deste são "interface nazis", causando uma flame war digna de nota, apareceu agora o roteiro do novo capítulo da historinha.

Após ter sido respondido por diversos desenvolvedores e entusiastas do Gnome, foi sugerido ao Torvalds que usasse de verdade o Gnome por alguns meses e que depois dissesse suas impressões verdadeiras, antes de sair falando esse tipo de coisa novamente.

Pois não é que O Cara (tm) aceitou o convite e mudou as regras do jogo? Linus foi lá e enviou vários patches pro pessoal do Gnome que mudam o comportamento de alguns códigos e nas palavras dele "deixam o código mais legível, mesmo adicionando novas funcionalidades e configurações [...] e isso sim é ser construtivo [...] agora só resta esperar pra ver o pessoal do Gnome aceitar os patches ou continuar falando que configurar aplicativos é algo ruim pros usuários"

Tradução livre dos trechos da matéria do Linux.com.
O e-mail do Linus é bem maior que isso e vale a lida. O e-mail com a lista de patches enviados é este aqui.”


Enviado por caio1982 (caio1982Θgmail·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de lscalado
Isso sim é atitude: Acho que atitude semelhante deveria se aplicar a todos, antes de criticar um ambiente gráfico, distribuição, linguagem e etc a pessoa deveria no mínimo usar e se possivel colaborar para melhorar o que não gosta no projeto que está criticando.
Comentário de leleobhz
Sem Comentários: Quem fala o que quer, escuta o que não quer... E todos sabemos que o Linus não é de deixar barato, mas mesmo assim, não faz besteira.

Ta na hora do pessoal do gnome parar de achar que o universo gira no centro do G
Comentário de Bruno
Linux é tudo sobre escolha: Eu acho que quem gosta de GNOME usa GNOME, quem gosta de KDE, usa KDE. Eu uso o GNOME e estou bastante satisfeito, tudo simplesmente funciona e eu não sou do tipo que gosta de configurar cada detalhezinho, do espaçamento entre os caracteres das letras até o tamanho em pixels dos ponteiros do relógio analógico.

Eu gosto de defaults consistentes e configuração do que é realmente necessário, mas não saio por aí usando meu status pra criticar projetos só por que eu (apesar de não ter praticamente nada a ver com eles) não concordo com o caminho que ele está seguindo.

Se o Linus tá insatisfeito com o GNOME, apesar de sempre na vida ter usado o KDE, que ele faça um fork e espere que as outras tantas pessoas que pensam como ele sigam seus passos.
Comentário de Bruno Laturner
Se ele mandou um patch de: Se ele mandou um patch de correção, é por que ele tem o Gnome instalado há um bom tempo, além de uma amplo conhecimento sobre o funcionamento interno do mesmo.
É bem possível ter quantos DEs(Ambientes Desktop) instalados quanto você quiser, e usá-los ao mesmo tempo.

Acho que Gnome tem que mudar algumas coisas mesmo, eu pessoalmente acho que eles tem a pior janela de "Salvar como..." e "Abrir arquivo..." que eu já vi na minha vida, mais de 10 anos atrás até o Windows tinha coisa melhor.

Já faz uns anos que não uso o Gnome pra valer, talvez eu devesse voltar pra ver como estão as coisas, e se consertaram aquilo que me fez mudar de DE.
Comentário de Thiago Prado
cada KDE no seu galho: Apenas algo a ser comentado, o KDE e o GNOME foram criados com intuitos diferentes. Enquanto o Gnome prefere a galera mais Light que não deseja fazer tantas configurações o KDE e para usuários que desejam perder algumas horas e ter um desktop mais customisado e cheio de coisas bonitas.
Falei deste geito pro pessoal sentir o que estão falado, e fácil falar do Gnome quando se usa o KDE, pois o que acha de ouvir falar mal do KDE e não do GNOME? Cada um tem seu intuito e seja como for Linus esta errado, ele só sabe desmerecer o que ele não gosta, mas nem tudo que ele gosta e o correto.
Aprendam o seguinte, se não gosta não usa, se usa e por que gosta, ninguém tem o direito de dizer que um é pior que o outro por que e famoso ou criou alguma coisa.

O Gnome e ótimo Desktop corporativo, todos sabemos que tem seus defeitos, e suas desvantagens, mas ele tem suas vantagens er seus acréscimos em comparação aos demais. Quem quiser falar mal do GNOME antes use ele gostando dele, e depois fale o que esta errado nele, ai sim serão palavras mais justas.

Nosso amigo Linus que vocês tanto amam gosta do KDE e não do GNOME pra ele todo desktop tem de ser igual ao KDE não igual ao GNOME pois a visão dele e de quem gosta do KDE.

Abraços
Comentário de escovadordebit
Propostas diferentes: Não acho que seja ruim termos ambientes gráficos com propostas diferentes.

Sim; um ambiente que possui menos configurações pode ser mais simples e acho muito bem vindo (embora eu não seja usuários dele...)

O que considero negativo são desenvolvimentos concorrentes com uma mesma proposta do tipo "mil distros" que não diferem em nada uma da outra.

--
Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."

Comentário de eu
Sou novo no mundo linux, ja: Sou novo no mundo linux, ja esperimentei 4 interfaces do linux: TDE, gnome XFCE e KDE e posso dizer o seguinte GNOME É UMA BOSTA!!! feio, desnegonçado confuso e estranho ( meu Deus alguem me explica pq ele tem duas barras de tarefa uma em cima - no estilo daquela coisa chamado Mac os - e outra em baixo?) Viva o KDE...ao meu ver a unica interface grafica linux que merece algum credito, pois alia beleza e funcionalidades (e que funcionalidades) Espero que sinceramente os criadores doGnome mudem aquela interface feia, com seus icones de mal gosto e suas janelas toscas, pois se for apenas levar em conta o quesito leveza, é melhor usar o XFCE que pelo menos é bonito
Comentário de luizmineo
Gosto eh que nem ânus...: Sabe, eu sou fã do KDE, mas atualmente eu não troco meu Ubuntu com Gnome, AIGLX e Beryl por nada. Justamente pela usabilidade e beleza.
O diferencial do KDE na minha opinião está nos excelentes aplicativos feitos para ele, e alguns deles eu ainda sinto falta, como o kivio do koffice. Apesar de que o desenvolvimento de aplicativos para o Gnome está ganhado força recentemente, devido a sua popularização e a facilidade de se criar aplicativos em gtk (com glade e pygtk, por exemplo).

Comentário de JoanM
"Acho que Gnome tem que: "Acho que Gnome tem que mudar algumas coisas mesmo, eu pessoalmente acho que eles tem a pior janela de "Salvar como..." e "Abrir arquivo..." que eu já vi na minha vida, mais de 10 anos atrás até o Windows tinha coisa melhor."

Assino embaixo! É realmente horrível. E o nautilus não suportar abas é algo que eu lamento profundamente.

O bendito no modo "detalhes" não permite que você crie uma pasta acessando as opções disponíveis com o botão direito: você precisa ir na janela e clicar em Arquivo / Nova Pasta. Como usuário pode adivinhar isto? Já ouvi a balela que o intuito é simplicar e deixar a função em um único local, mas neste caso por exemplo só atrapalha.
Comentário de Rui Palma
Critica é bom...: Eu acho que a critica ajuda muito num software, e que se deve sim criticar tanto o que se usa como o que não se usa por não gostar - o pior é que o Linus foi um pouco grosso nas criticas que fez, embora estas possam ser fundamentadas - para o gosto de alguns - ele poderia ter exposto sua opinião de maneira mais cordial. Essa guerra KDE vs GNOME pra mim é um pouco conversa de maluco, é como morango vs uva, peixe vs carne, praia vs campo, cada um tem seus gostos. Eu prefiro o KDE, ainda bem que tem o GNOME pra quem prefere, e o XFCE, Enlightment, FluxBox, etc.
Comentário de maxguzenski
Kubuntu...: É, sou (era) fã do KDE mas desde que comecei a usar ubuntu feisty nao volto pro KDE.

O kubuntu esta fazendo um pessimo trabalho com o KDE na minha opiniao, o thema é feio o estilo das janelas é horrivel...

Aquele adpet é muito ruim.

vo ficar no gnome ate sair o KDE4 pelo menos (e se o kubuntu nao estragar ele tbm)
Comentário de ano@nimo.com
"que eles tem a pior janela: "que eles tem a pior janela de "Salvar como..." e "Abrir arquivo..." que eu já vi na minha vida,"


Positivo, eh a coisa mais estreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeessante que podia ser!

Usando o Gimp ja houve vezes que simplesmente desisti de salvar o arquivo por causa do trabalho!

Comentário de Gustavo Melo
" Acho que Gnome tem que: " Acho que Gnome tem que mudar algumas coisas mesmo, eu pessoalmente acho que eles tem a pior janela de "Salvar como..." e "Abrir arquivo..." que eu já vi na minha vida, mais de 10 anos atrás até o Windows tinha coisa melhor. "


BAAAAAHHHH COM CERTEZA ! ISSO É UMA TOSQUERA TOTAL !

Eu usei KDE muito tempo , hoje uso Gnome e acho bem melhor. O KDE tú perde muito tempo para fazer a interface ficar "do jeito bom" além disso é muito pesado nas últimas versões.

O GNOME é leve prático , funcional , rápido e simples. Faz tudo que eu quero SEM necessidade de esforço.

O XFCE eu usei por um tempo , mas ele É SÓ LEVE , ele não é prático e funcional. Praticidade e funcionalidade são coisas essenciais.
Comentário de luizmineo
Depende muito da distribuição.: Ao contrário do KDE, o Gnome exige um esforço muito maior por parte dos desenvolvedores para se integrar realmente ao sistema. Usar o Dropline ou o Freerock no Slack e o Gnome no Ubuntu são duas coisas completamente diferentes. Enquanto no Ubuntu o Gnome é extremamente funcional (para começar pelo Nautilus, que não possui aquele modo "pelado", onde cada pasta abre em uma janela diferente) no Slackware é simplesmente de chorar, ainda mais pelo sistema de autalização automática, que funciona via acoxambramento e vai totalmente contra a filosofia do sistema, de manter tudo o mais simples possível.
O KDE não tem esse problema, por ser mais "independente", mas tbm não é tão bem integrado a montagem automática de dispositivos, nem ao gerenciador de pacotes, entre outras coisas.
Comentário de Gustavo Melo
" ( meu Deus alguem me: " ( meu Deus alguem me explica pq ele tem duas barras de tarefa uma em cima - no estilo daquela coisa chamado Mac os - e outra em baixo?) "

ISSO PODE SER CONFIGURADO ! você pode retirar uma das barras e fazer com que os programas e menus fiquem numa só barra(como no windows).


Estou te mandando um link no rapidshare para você ver como o Gnome com 3 ou 4 cliques , pode ficar ainda mais simples e prático :

http://rapidshare.com/files/16973003/gnometelasimples.png.html

Só pra constar eu ODEIO visual " MAC OS LIKE ".
Comentário de Rodrigo
Concordo, o GNOME do Ubuntu: Concordo, o GNOME do Ubuntu é bem "amarrado" que as versões "extra-oficiais" do Slackware.

Já que estamos discutindo o "gosto" de cada um, um motivo pelo qual eu não gosto do KDE: certa vez (já faz um tempo, não sei se melhorou) estava configurando o quanta (a config padrão era horrível) e me deparei com o mesmo ajuste em dois locais diferentes (acho que era para usar 'Tabs' para identar o código) e somente uma das duas opções realmente funcionava.

Concordo que o GNOME possa ser "pelado" demais, mas o KDE com aquela avalanche de configurações (na maioria das vezes espalhada pelo sistema) tembém não ajuda nem um pouco.

Mas, cada usuário com seu Desktop Enviroment...
Comentário de Pedro Pedigoni Gonçalves
GNOME uma bosta?: qual eh a tua seu troll dos infernos?
Acha que eh facil desmerecer um projeto assim sem motivos? Se vc naum sabe, mas o GNOME possui algumas caracteristicas diferentes do KDE, eles possuem filosofias diferentes("Menos é mais" é a filosofia do GNOME por exemplo) e por isso eh injusto desmerecer o GNOME assim.
Alias, quando foi a ultima vez que utilizou o GNOME? versão 2.10? Saiba que o projeto esta otimo e em grande evolução.
Se o seu problema eh o GNOME possuir dois paineis, acho que devido a tua ignorancia vc naum percebeu que pode customiza-lo para deixar igual ao painel do KDE.
E soh pra vc saber, se o GNOME fosse um bosta, pq UBUNTU, DEBIAN, FEDORA, RED HAT, entre outras distros utilizam o GNOME como Ambiente Desktop padrão?
Eu te falo, utilizo o XFCE e estou muito feliz com isso, mas nem por isso desmereço o GNOME e o KDE que trouxeram grandiosas funcionalidades ao mundo GNU/LINUX. Bendita a liberdade do Mundo OpenSource: cada qual com seu programa preferido e livre do monopólio de um único software.


Soh para finalizar aqui vai um conselho meu especialmente pra vc: caso naum goste de um projeto, ao inves de tentar fazer uma flamewar, soh naum o utilize e guarde teus comentarios desnecessarios somente à vc.
Comentário de JoanM
O windows também é uma bosta, porém...: Está instalado em 95% dos computadores do mundo.

Como fica agora?
Comentário de JoanM
Quanta?: "Já que estamos discutindo o "gosto" de cada um, um motivo pelo qual eu não gosto do KDE: certa vez (já faz um tempo, não sei se melhorou) estava configurando o quanta (a config padrão era horrível) e me deparei com o mesmo ajuste em dois locais diferentes (acho que era para usar 'Tabs' para identar o código) e somente uma das duas opções realmente funcionava."

Gosto? O Gnome tem mais problema do que normalmente "gosto" poderia definir. Aquele "Salvar como" é uma piada, uma vergonha. Não se pode agradar a todos, e conheço muitos que gostam do Gnome, mas ele tem problemas reais na usabilidade que atrapalharam uma maioria que gostaria de usar o sistema. Nem mesmo com o sucesso estrondoso do Ubuntu o Gnome consegue deixar em 1º na preferência de desktops, e olha que até eu recomendo o Ubuntu para quem quer começar. Do jeito que o Kubuntu está evoluindo, não duvido que ele torne-se o querido da marca Ubuntu.

"mas o KDE com aquela avalanche de configurações (na maioria das vezes espalhada pelo sistema)"

Vou citar outros aplicativos GTK menos relevantes e seus problemas já que pelo jeito tá valendo, pois o que podemos chamar de "KDE" (que é o desktop + programas) é muito maior do que podemos chamar de "Gnome". E já que estamos falando do Quanta, não sei como funciona o desenvolvimento dele, mas ele, por exemplo, é o único programa que apresenta problemas com o estilo Domino na barra de opções, embora todos os programas que usei em Qt funcionam sem problemas.

Ironicamente, o simples Gnome consegue ser mais lento que o complicado KDE. Como é possível? =) Se algum GnomeBoy duvidar:

"Você pode fazer uma comparação instalando o Kurumin e o Ubuntu (que é baseado no Gnome) na mesma máquina e comparando o uso de memória após um boot limpo nos dois sistemas. O Ubuntu 6.10 consome quase 50 MB de memória a mais que o Kurumin 7." Palavras do Morimoto: http://www.guiadohardware.net/dicas/instalando-kurumin-micros-antigos.html
Comentário de Paulo Sampaio
calma lá: olha se um cara não gosta do aplicativo X e usa o Y não quer dizer que ele não pode falar mal do X, é o ponto de vista dele e deve sim ser expresso!

olha o que o cara fez, falou que é ruim, foi lá e tentou ajudar a melhorar, não mudou a filosofia do programa nem nada disso, ele acha que o gnome é um programa falho e por isso enviou os patches...

se ninguém falar mal de nada, nada mais vai evoluir, seja homem de ver seus erros e depois, ao menos tentar, consertá-los.

todos tèm o direito de falar mal daquilo que não gosta, espero que quem fala mal saiba como fazer melhor ou ao menos saiba apontar os erros.

vai dizer que você nunca falou mal do windows? que nunca achou que a globo só passa programa porqueira na televeisão?

acho que o gnome só vai evoluir depois de ter sido criticado por alguém de respeito, eles têm de ter humildade de ver o que erraram e saber arrumar, aí sim todos vão ganhar...
Comentário de Paulo Sampaio
Dinheiro!: marketing...

quanto você acha que os desenvolvedores open-source investem em marketing? agora pegue essa quantia e compare ao que a microsoft gasta em marketing...

lembre, você está falando de desktops, onde o linux está apenas começando a focar, o windows foi criado pensando no usuário, pensando em interface, o linux e companhia não, é recente a preucupação em termos um ambiente de trabalho bonito, simples, intuitivo e direto, o windows tenta atingir isso desde... hum... sempre!

windows não é tão bosta assim não, parece estranho ouvir isso de alguém que aboliu o windwos de sua máquina, mas é verdade, o windows tem seus méritos, poucos mas tem
Comentário de JoanM
Então tudo se resume a propaganda?: Talvez esteja correto, embora eu acredito que o Windows tenha 95% dos computadores por ter conquistado um mercado órfão de facilidade na época, e esteja colhendo os gloriosos frutos deste pioneirismo até hoje, mesmo que o mérito seja discutível (e o é).

O que sobra no Ubuntu é propaganda, também. Não se compara a M$, mas também não se compara a qualquer outra distribuição Linux. Talvez funcione mesmo isto, o Gnome se popularizando pode ser reflexo.

Aliás, não acho o Windows tão bosta assim. Foi mais para confrontar nosso colega se-é-tão-bosta-porque-tanta-gente-usa
Comentário de MarcioJC
"Aliás, não acho o Windows: "Aliás, não acho o Windows tão bosta assim. Foi mais para confrontar nosso colega"

Tai a prova que você está sendo troll. :D se é que sabe o que isso.
Comentário de thebluesgnr
Eu concordo com o que você: Eu concordo com o que você disse, mas vamos olhar os fatos.

Há uma grande diferença entre criticar e chamar outros desenvolvedores de nazistas que desenvolvem para idiotas. O Linus atua como um verdadeiro troll em suas críticas ao GNOME, se ele tivesse realmente interesse em contribuir com o projeto ele pensaria um pouco mais nas palavras que usa.
Comentário de thebluesgnr
Ta na hora do pessoal do: Ta na hora do pessoal do gnome parar de achar que o universo gira no centro do G

Muito pelo contrário, tá na hora do Linux Torvalds parar de achar que o universo gira em torno dele. Esta é a segunda vez que ele resolve dar uma cutucada gratuita no projeto GNOME, simplesmente por discordar de alguma preferência banal com a qual ele não concorda.

Por exemplo, o arquivo README do metacity especifica que patches devem ser submetidos 'a bugzilla. Então o que o Torvalds fez? Saiu procurando e-mail dos desenvolvedores, porque nossa alteza não gosta de usar bugzilla. (Ah, ele também aproveitou para reclamar que não achou os e-mails que nem deveria ter começado a procurar).

Ainda, ele parece ter ignorado o seguinte trecho do arquivo README:

"Please read
http://pobox.com/~hp/features.html prior to adding any kind of flame about missing features or misfeatures."

Ele não se deu ao trabalho de argumentar o motivo das mudanças que gostaria de introduzir; muito pelo contrário, usou um tom ameaçador ao sugerir "agora que eu escrevi os patches quero ver vocês não incluírem eles".

Engraçado é que com o projeto Linux ele não é a favor dos mesmos métodos (vide o Reiser4, que ainda não está no kernel).
Comentário de thebluesgnr
"Acho que Gnome tem que: "Acho que Gnome tem que mudar algumas coisas mesmo, eu pessoalmente acho que eles tem a pior janela de "Salvar como..." e "Abrir arquivo..." que eu já vi na minha vida, mais de 10 anos atrás até o Windows tinha coisa melhor."

Eu particularmente não vejo problema nenhum nos diálagos que você mencionou, e os considero muito superiores aos equivalentes do Windows. Pena que o crédito não possa ser totalmente do GNOME, já que o design foi bastante inspirado no Mac OS X:

http://people.redhat.com/otaylor/fosdem2003/file-selector.html

(curiosamente, no Slashdot o Mac OS X é sempre elogiado, e esse aspecto do GNOME sempre criticado).
Comentário de Rodney Azevedo
Quando o KDE vai: "Quando irão tirar aquela coisa do KDE que quando clicamos em algo, fica aquela porcaria daquela bolinha pulando.. Só digo uma coisa coisa, ... É KDE, você não sabe onde está ( fica me enrolando com aquela bolinha piscando pra esconder o tempo de execução que mostra que é "muito bomm mesmo, rsrs, kkk ), tá procurando todo enrolado e mostra o programa depois de um belo chocolate ? Pois é, fique aí onde você está mesmo mano. Cuidado ai pessoal, o dono da biblioteca qt pro KDE, duas licencas ? Po, nao sei nao, mas mais uma M$ da vida nao dá ! Uma hora vão acabar mudando as coisas. Por isso fico com meu GNOME, Enlightenment e Blackbox --- Mas isso aí, fiquem avontade e escolham o melhor pra cada um de vocês e um bom uso de Linux*."
Comentário de cochise cesar
Emntão a do Mac é pessima também: A unica vantagem da janela abrir salvar do gnome é o aceso com um único clique a qualquer pasta no caminho atual, o que não compensa você não poder escrever o endereço com autocomlpetação.
Dividir a janela en pastas dum lado arquivos do outro é uma coisa extrememente pouco funcional que eu não via desde o windows pré95. Agora sei que o mac uma igual e acho que tenho que rever aquela história da usabilidade do mac.
Comentário de cochise cesar
Sinceramente, odeio essa: Sinceramente, odeio essa bolinha (que não é bolinha, é o ícone do programa). E sempre tiro no Kcontrol (que configura TUDO, numa interface consistente, simples e unificada).

Aliás essa "bolinha" não é default no kurumin no resulinux, mas sim no kubuntu e kalango.
Comentário de JoanM
Tanto sei o que é...: que posso afirmar que você é que não sabe.
Comentário de JOanM
Desculpe se irritei você: Eu também desativo aquele ícone pulante. Até porque com programas como Eclipse, Firefox, entre outros não Qt, a ícone pulante não percebe que o programa foi carregado já e continua pulando até o tempo limite (por padrão são 30 segundos).

Comparar Trolltech com Microsoft? Que pérola! hahahah
Comentário de PassanteCurioso
Tempo: Para qualquer empresa se tornar uma Microsoft é só uma questão de tempo, oportunidade e controle total da tecnologia. A Trolltech já tem o último requisito.
Comentário de thebluesgnr_semlogin
O GTK+ não divide pastas de: O GTK+ não divide pastas de um lado e arquivos de outro.

Comentário de JOanM
Ah sim...: "questão de tempo, oportunidade e controle total da tecnologia"

É, moleza.
Comentário de xeberebe
A primeira distro que usei a: A primeira distro que usei a 4 anos atras veio com o Gnome, resultado? Quase larguei o linux por causa dele. Pq? Estava eu usando o "maravilhoso" gaynome, quando recebo uma mensagem: "Este programa será fechado devido a uma falha no sistema", então pensei, este é o maravilhoso linux q todos falam? Saio do Windows por causa de uma tela azul e me deparo com o mesmo erro com tratamento diferente?

Cara, gnome é muito ruim mesmo. Tentei usar o Ubuntu + Gnome, mas nao consegui, alem de pesado é feio pra caramba. Entao voltei para o Debian + KDE que é muito leve, fazia milagre no meu antigo PIII 700.
Mas tem gente que gosta dele, naõ tenho nada contra, cada um usa oq quer, e isto eh liberdade.
Comentário de dimiclip
qua qua qua: Uso o Gnome por que o pessoal do KDE é muito arrogante ;-)
Comentário de PassanteCurioso
Considerando que a Microsoft: Considerando que a Microsoft gastou bilhões e uma infinidade de homens hora pra colocar um sistema operacional que toda crítica especializada diz ser uma lástima, e ainda assim continuam dominando 90% do mercado, então deve ser moleza sim.
Ou então dominação não é uma questão de inteligência do conquistador, mas sim de ingenuidade do conquistado.
Comentário de PassanteCurioso
Não fale assim senão o: Não fale assim senão o Aaron vem e dá uma lição de como criar camadas de abstração sobre tecnologias que realmente fazem o trabalho em vez de efetivamente melhorá-las dá o direito deles serem arrogantes.
Comentário de ini
Gosto quando tem Gnome x KDE!: Tenho que admitir que gosto de ler comentários quando o assunto é Gnome x KDE!
O pessoal é muito criativo. Alguns parecem estar torcendo por um time de futebol...
Usei o Gnome por um tempo, mas gostei muito mais do KDE. Mas, isso não significa que o KDE seja superior, apenas que eu me adaptei melhor a ele.

Gosto muito dos programas para KDE:
Quanta, kate, amaroK, K3b, Kooka, kopete, konqueror (para arquivos)

Outros que estão evoluindo bem:
KftpGrabber, KMPlayer, Krita, Adept

Este ainda é muito fraquinho:
Karbon14.

Estes fazem falta, por enquanto:
*Inkscape (poderia ter um inKscape, hehehe),
*Gimp (talvez o Krita chegue lá!!!)

Estes são bons tanto no Gnome, quanto no KDE:
*Firefox (o Konqueror pra web deveria poder usar as extensões do Firefox, hehehe)
*OOo (o KOffice é muito mais fraco, até na hora de salvar em Open Document, mas tá evoluindo)

Este não presta nem no Gnome, nem no KDE:
NVU (este projeto está morto?)

E viva o Gnome e viva o KDE!

--
DW...
Comentário de dinho.bc
Realmente: O Konqueror poderia usar as extensões do firefox, eu odeio aquele dialogo "salvar como" do GTK e uma vez testei o koffice com uma planilha feita no OOo e ela ficou toda estranha!

Amarok é o melhor! Nem no windows existe melhor que ele.

Gnome acho interessante e diferente mas não me adaptei a ele. Gosto de ter a possibilidade de configuração total, por isso que KDE domina na minha máquina...
Comentário de hamacker
Não sei o Kurumin, mas o: Não sei o Kurumin, mas o Kubuntu consome 20M a mais que o Ubuntu no mesmo desktop. Essa diferença talvez venha da versão e customização de serviços que são habilitados por padrao no Kubuntu e não são no Kurumin.

O KDE tanto quanto o gnome podem ser customizados para consumir menos RAM. O relogio no painel do gnome já consome preciosos 18M de RAM (não, não exagerei, é isso mesmo!), nem o cairo-clock com um relogio bonitinho e incrementado consome tanto, daí dá para ter uma noção onde se pode economizar.

O KDE tam um conjunto de aplicativos muito bons (kate, k3b,...) porém com excesso e duplicidade de opções tornam-no menos atraente para mim.
Comentário de hamacker
Não acho a janela de: Não acho a janela de dialogos do gnome tão ruim assim, talvez isso venha do jeito de usa-la, eu por exemplo, armazeno as pastas mais acessadas com uso de marcadores, e com isso não importa se o mapeamento é ssh, ftp, smb,... Se tenho que abrir uma pasta que não está nos "marcadores" dou ctrl+l e vou digitando e usando o autocomplete como faria no terminal. Deveras sou muito produtivo usando todas as teclas de atalho que disponho, subir nivel com backspace, entrar com o enter, usando o autocomplete, etc... Mas claro que tem coisas que poderiam ser melhoradas como acrescentar "histórico" e "unidades montadas" como há no nautilus.

Mais importante que a caixa de dialogo de abrir/salvar arquivos na minha opnião é a janela de impressão não dispor de páginas pares/impares, isso faz muita falta para quem economiza imprimindo frente/verso.

Comentário de CR
"Você pode fazer uma: "Você pode fazer uma comparação instalando o Kurumin e o Ubuntu (que é baseado no Gnome) na mesma máquina e comparando o uso de memória após um boot limpo nos dois sistemas. O Ubuntu 6.10 consome quase 50 MB de memória a mais que o Kurumin 7."

Se quer comparar, compare a MESMA distro usando DE diferentes não? Acha assim justo?

"Assino embaixo! É realmente horrível. E o nautilus não suportar abas é algo que eu lamento profundamente."

?? Há quanto tempo não usa GNOME?

___

Por favor eu gosto muito de GNOME, mas não queiram fazer do KDE um GNOME nem do GNOME um KDE. Só sendo diferentes há liberdade de escolha... Quem não gosta, não come use outro DE ;)
Comentário de Alexandre Faria
Eu uso Kurumin e Ubuntu aqui: Eu uso Kurumin e Ubuntu aqui em casa... Eu particularmente uso + o kurumin, gosto muito do kde, mas acho o gnome (pelo menos o do Ubuntu) mt bom de se usar...
o Amarok é um programa mt bom, excelente, mas me adaptei melhor a simplicidade do Muine (dependendo do meu estado de espírito uso até o Orpheus, q é modo texto...rs). Enfim, embora o tema seja interessante, e de certa forma até ajude no desenvolvimento dos DE, no fim das contas o gosto pessoal sempre vai comandar as opiniões...

E com certeza vou atualizar pro ubuntu 7.04/gnome pra ver as melhorias, quem sabe não pesso a usar + ele ao invés do kurumin/kde...rs
Comentário de Samuel
Já usei KDE, GNOME, XFCE, Fluxbox, Enlightenment, TDE, IceWM...: ...e posso dizer que a que mais gosto de usar no dia-a-dia é o Gnome. A partir da versão 2.16 ele me conquistou pela leveza que alcançou e pela beleza. O KDE acho muito cheio de programas que nunca usarei, aqueles menus cheios de Ks me dão nos nervos. O Gnome é simples, mas também muito personalizável. E me serve para tudo o que preciso. O KDE é bom também pelas opções do Kcontrol, mas no dia-a-dia enche a paciência. Prefiro a simplicidade do Nautilus à confusão do Konqueror.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004