Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linspire padroniza Haskell como linguagem para desenvolvimento

O comunicado oficial dá mais detalhes sobre a adoção do Haskell como linguagem principal para desenvolvimento das ferramentas da Linspire. A linguagem em si, cuja implementação mais conhecida é de código aberto (assim como grande parte das outras), pode ser melhor descrita pela página oficial da mesma.” A nota foi enviada por Leonardo L. (gramaticaregular-brlinuxΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcosalex
Yes!!!: Nunca pensei que ia ler uma notícia dessas. Haskell é um excelente linguagem e infelizmente não tem o mesmo prestígio de python, scheme ou outras linguagens funcionais fora do meio acadêmico e científico.
Haskell developer
Comentário de leonardo_lopes
Pow, muito massa ver: Pow, muito massa ver linguagens funcionais se espalhando. É como muitos dizem, você não precisa usar programação funcional para ter seus benefícios, pois ela te dá uma visão que melhora seus códigos em qualquer outra linguagem.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de nemesis
alastrando: Linspire é baseada em Debian. Se algumas das coisas que eles fizerem com Haskell forem contribuídas de volta para os repositórios Debian, aí sim veremos Haskell se alastrando... :)

A linguagem realmente está se popularizando: o compilador Perl6 Pugs é escrito em Haskell e mesmo Larry Wall teve que aprender a linguagem. Tmb tem o software de controle de versões Darcs. Além de que a extrema sucintez da sintaxe faz muita gente gostar de programar scripts para tarefas corriqueiras nela, até pq a dinâmica lazy dos pipes do shell é bastante similar à forma como Haskell realiza seu processamento... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de litosteel
Smalltalk e um linguagem: Meu nao fala português pero la Smalltalk linguagem meu penso que e moito poderoso também.
Meu nao explico porque nao e muito usado.
Obrigado
Si pueden chequen mi Blog en
litolinux.blogspot.com

Comentário de nemesis
eu explico!: "Meu nao explico porque nao e muito usado."

não é muito usado pq a grande massa acéfala usa ferramentas mais boçais e adequadas ao seu nível intelectual...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de silveira
Que bom: Fico feliz com esta notícia. Haskell não é a minha linguagem favorita mas é muito interessante ver uma linguagem funcional ter um grande foco porque assim podemos ver se ela terá sucesso ou não nessa área.
Eu espero que sim.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de Leonardo L. AKA ofranja
Sucesso.: Haskell já tem sucesso na sua área, que é a acadêmica/científica. E também têm vocação para linguagem genérica: o fato de ter sido padronizada pela Linspire é só mais um demostrativo disso.

--
http://tlang.blogspot.com
Comentário de Leonardo L. AKA ofranja
Não apenas.: Não apenas o aspecto funcional de Haskell é importante, mas o todo: tipagem algébrica, forte e estática, mônadas, pattern matching, inferência de tipos, type classes, e uma montoeira de outros recursos interessantes que qualquer linguagem fortemente tipada *modestamente moderna* deveria ter.

E é isso.
--
http://tlang.blogspot.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004