Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linguagem Logo: Crianças programando de maneira divertida utilizando Software Livre

Tornem as crianças livres na infância! Klogo-Turtle é um software livre que permite o aprendizado dos conceitos de programação de maneira construtiva e divertida. É o software livre combatendo o analfabetismo computacional. Acredito que este software seria muito útil no ensino fundamental para fundamentar conceitos de geometria, lógica e consequentemente matemática. O tutorial do Klogo-Turtle acompanha um vídeo de instalação. Em caso de dúvida, assista o vídeo de instalação aqui.” A nota foi enviada por Alessandro de Oliveira Faria (CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ronaldo Yoyart
LOGO ?: Cara, LOGO foi sim uma das primeiras coisas que apredi, eu lembro que estava na 3 série, ou seja mais de 20 anos atrás. Eu usava na época um (Soluftion 16)éra um XT com monitor CGA integrado
, hehehe, prafrete 50, direita 30, pule 30, hahaha.
Éra muito tosco, mas quem na época ja conseguia dominar o LOGO, ja ia para a classe de BASIC.
Esse KLOGO ainda não vi, mas desta vez acho que a tartaruga"cursor" deve se parecer com uma tartaruga mesmo, e não uma seta.Hahaha.

Na época a professora Chilena tentava nos convencer que o ">,^,<" éra uma tartaruga, e todo mundo dava risada (como éra pobre de gráficos).

Bons tempos, alguém uma vez me disse que a criatividade assume aparencia cíclica, (Klogo, Terminal Server - Mainframe-3270 , etc...).

Interessante, e que a nova geração venha carregada de criatividade.
Comentário de Daniel Cordeiro
Impressionante!!: Rapaz, me lembro quando tinha 9 anos, saia contente com um disquete bolachão na pasta e ficava prestando atenção quando o professor me mandava fazer um "repita 4 [pf30 pd90]"

que saudades,

Pena que o ktutle só traz a versão em inglês, e não encontrei material completo sobre o assunto, pois a muito venho tentando fazer algumas escolas daqui de João PEssoa a adotarem essa ferramenta para ensino aos menores ou iniciantes.



Comentário de toko
Kturtle em português: É simples ter o Kturtle na nossa língua... basta compilar ;-)

Não estou debochando não! Eu já fiz isso e não é só a interface que fica em português, a própria linguagem Logo passa a aceitar comandos na nossa língua.

Mas lógico, se usamos o pacote pré-compilado da distribuição (Slackware, no meu caso) apenas a interface acomapanha os ajustes de idioma do ambiente KDE; a linguagem Logo continua em inglês :*(

Evandro Guglielmeli
Linux User 116549
Comentário de riverlebon
KTurtle: Existe ainda o KTurtle, uma implementação livre da linguagem Logo como parte do projeto KDE. O site é http://edu.kde.org/kturtle.
Comentário de Fábio Henrique
Logo para Linux: Era tudo que eu estava procurando! Eu ministro aulas (Sistemas Operacionais, Linguagens de Programação e Redes) em uma faculdade aqui no Rio de Janeiro, e este semestre eu me propus ministrar aulas de Algoritmo, pois queria aplicar algumas técnicas diferentes para a aprendizagem de programação, tais como: Usar xadrez para ensinar Lógica, música clássica de fundo, turma disposta em U, etc... E uma das novidades foi usar o Logo na aula de Algoritmo, e agora que tenho a versão para Linux, não pensei 2 vezes já mandei instalar nos laboratórios o kturtle.
Comentário de Rui Palma
RE: Kturtle em português: Odeio discriminação linguistica. É um atentado aos Direitos Humanos. O método do "traduzam se quiserem" é arrogante em relação aos povos não anglo-saxónicos e não respeita as recomendações da UNESCO em relação ao uso do Esperanto pelas ONG. Acreditar em igualdade tecnológica entre um americano e um peruano "mostli in Engli$", mesmo com softewere livre é tão ingénuo como acreditar no Pai Natal (Papai Noel, aí no Brasil).
Como usuário de GNU e cidadão livre exijo respeito pela resolução de Sófia, não me chamo Sexta-Feira, não aceito sitez oficiais de projectos só em inglês porque não o sei e tenho grande orgulho nisso. Tenho dito.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004