O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou nesta quarta-feira (09/08) que pediu à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a suspensão temporária da licitação de novas faixas de internet banda larga. As faixas de radiofreqüências que estavam sendo oferecidas pelo governo eram de 3,5 Ghz e 10,5 Ghz para o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) ou para o Serviço Telefônico Fixo Comutado Destinado ao uso do Público em Geral (STFC). A licitação abriria espaço para a implantação de redes com a tecnologia WiMax.
O ministro ressaltou que a suspensão não significa o cancelamento da licitação, mas um pedido de tempo para que o ministério examine algumas questões. Na medida em que estamos licitando as freqüências 3,5 e 10,5 Ghz, em todos os blocos na operação e na numeração, notamos que o programa de inclusão digital do governo pode ser sacrificado, explicou.
Segundo o ministro, o governo quer discutir as obrigações das empresas. Estamos passando para as empresas essas autorizações e não houve a preocupação de que os serviços que serão prestados por elas sejam levados para as grandes e também para as pequenas cidades, disse.
O ministro explicou ainda que o governo quer evitar o que aconteceu com a telefonia celular.”
Autarquia? Humm, não mais..