Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FSF estuda a possibilidade de impedir a Novell de continuar distribuindo alguns softwares livres no futuro [atualizado]

Um artigo distribuído pela agência de notícias Reuters sob o título "Novell could be banned from selling Linux: group" vem gerando ondas de choque na imprensa, graças a um título que distorce o caso para transformar (sem suporte factual) algo originalmente digno de debate em algo completamente inaceitável por todas as partes envolvidas.

A história dá a entender que a Free Software Foundation está se movendo para tentar banir a Novell de vender o Linux, algo que ela nem mesmo poderia fazer, uma vez que não é a dona dos direitos autoriais da íntegra do Linux (tanto se considerarmos o Linux como sendo o conjunto de softwares livres que vem nas distribuições, quanto - e principalmente - se formos estritos e considerarmos Linux como sendo unicamente o kernel). E, caso fizesse, abriria um precedente bastante sério, mesmo considerando as circunstâncias: a revogação da GPL para um distribuidor que não a violou - algo que não está previsto na licença em si, e nem na definição de liberdade de software adotada pelos autores da licença.

Não está clara a razão de o repórter ter distorcido a história desta forma, mas o eWeek se deu ao trabalho de entrevistar Eben Moglen (o chefe dos consiglieri da FSF) para esclarecer o que de fato houve. Segundo Moglen, o que o repórter perguntou a ele foi se era verdade que membros da comunidade querem que a GPLv3 impeça a Novell de distribuir softwares licenciados sob a (futura) licença GPLv3. E Moglen respondeu que era verdade - algo que já foi largamente publicado, pois não é segredo que setores da FSF desejam alterar a próxima versão da GPL para tornar impossível realizar acordos exclusivos de proteção envolvendo patentes de software quando se tratar de softwares licenciados sob ela. O Groklaw também confirma que a FSF está realizando estudos a respeito e deve ter uma conclusão em 15 dias.

A partir desta declaração, o repórter poderia concluir que determinados setores da comunidade desejam banir a Novell de traficar software livre quando isto envolver esquemas de proteção exclusivos e relacionados a patentes de software, e que estes setores só conseguem fazer isto com os softwares que no futuro vierem a ser licenciados exclusivamente sob a GPLv3, mas ele resolveu dar um salto e dizer no título que "a Novell pode ser banida de vender o Linux" - algo improvável na prática, considerando que os desenvolvedores do kernel Linux em si já disseram que não pretendem usar a nova licença, e também considerando que a Novell poderá continuar distribuindo todos os softwares livres com licenças menos restritivas que a GPLv3.

Independente da discussão sobre estar correto ou não criar cláusulas em uma licença geral afirmando que elas têm como alvo uma empresa específica, aparentemente o que o repórter da Reuters fez foi publicar uma notícia que não corresponde aos fatos e nem à declaração da sua fonte.

Atualização: mais esclarecimentos no Linux.com.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Thiago Prado
De barriga cheia?: Vejo eu que a FSF esta de barriga cheia, e esta dispensando desenvolvimento.
Não querer que a Novell venda linux, e a mesma coisa que dizer que a RedHat não vendara linux, que a Mandriva não vendera linux, e por ai vai.

A Novell por ter sido errada aos olhos de muitos com a parceria com a Microsoft, estão martirizando. Mas veja bem, mesmo com esta parceria não vemos defesa de usar o Windows em nenhum local, pelo contrario, ate sites contra o Vista foram criados.

A Novell e uma grande desenvolvedora, e vejo que se a FSF conseguir derrubar ela da forma que deseja, poderemos perder uma grande ajuda.

E para recusar o trabalho de uma grande empresa devemos estar muito bem de softwares de alta qualidade.
Abraço
Comentário de Renan
Eu quero ver quando sair: Eu quero ver quando sair mesmo a GPLv3, o que vai acontecer. Se for como estão falando, vai gerar muita confusão... :(
Comentário de popolony2k
Por mim.....: ....a ausencia da Novell não fará nenhuma falta ao movimento.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de maiconfaria
que bom ! concordo com: que bom ! concordo com você, uma das poucas vezes mas concordo ! :)
Comentário de Thiago Prado
Bom se você pensar apenas: Bom se você pensar apenas no movimento realmente não importa em nada a Novell. Mas se você tiver a mente mais aberta então vai dizer que não importa IBM, não importa Sun, não importa ainda a HP nem muito menos Intel.
E fácil dizer que não estou nem ai para os fatos quando não estou adentro de um mercado de trabalho. Bom e vamos ser sinceros a Novell que fez o Gnome voltar a ter ação financiando parte dos trabalhos, hoje muito da programação deste e feito com o Mono que e financiado pela Novell. Esta também cria outras tecnologias, como trouxe seu novell netware e por ai vai. Pergunta se a IBM libera tanto fonte assim, se desenvolve da mesma forma, e muito mais fácil você ouvir que a Novell esta participando do movimento em pró do software livre do que as demais. E se ela esta conseguindo gerar lucro com isto, me diz qual e o problema?
Agora a FSF tem um monte de Zé ninguém que nem sabe amarrar os cardaços, que esta destruindo o software livre e não percebem.
Outra a Novell fez a parceria com a M$ mas não por querer que eles influenciem em seus produtos ou no linux, mas para poder dar segurança as grandes corporações que necessitam de algo a mais além de software de qualidade, não é por acaso que a Peugeot fez um gigantesco contrato com estes.
Agora pense bem, o que esta valendo mais, uma empresa que patrocina o linux e defende ele, e usa dele também para gerar seus lucros ou apenas empresas que defendem o linux mas na verdade não estão fazendo grande coisa.
Não sou contra nenhuma empresa, mesmo sendo esta uma defesa a favor da Novell e de forma justa, e não feita por quem esta fora do mercado de trabalho.
Um grande abraço
Comentário de Sérgio
Isso vai ser é um "tiro: Isso vai ser é um "tiro pela culatra". Se os próprios mantenedores/desenvolvedores do kernel do Linux já sinalizaram que não vão adotar o novo modelo de licença, então pra que "procurar chifre em cabeça de cavalo"? Pra que querer caçar briga com a MS? Se essa restrição vingar, a MS vai afundar a FSF em uma guerra judicial sem fim (e que certamente a FSF não vai ter como bancar eternamente).

Depois fala-se que parte da comunidade não são nada menos que "radicais" ou "rebeldes sem causa" ou ainda "maria vai com as outras" acaba sendo "apedrejado".
Comentário de flipe
não sei pq tem tanta gente: não sei pq tem tanta gente falando que a FSF esta atrapalhando o desenvolvimento do linux com essas ações, essa foi sempre a proposta dela, manter os programas longe das garras capitalistas que geram esse tipo de acordo.

quem ta achando ruim, que mude para a BSD talvez, excelente licença pra quem acha ruim demais tantas privações.

--





++||==||==||==||==||==||==||==||++

Flipe - Estudio Livre



Comentário de hamacker
Acho que não tem nada a ver: Acho que não tem nada a ver com "capitalismo". Se o Linux chegou até onde chegou foi graças ao capitalismo também.

A posição da FSF ainda está sendo desenvolvida em laboratórios e na cabeça de seus idealizadores e até mesmo a noticia relata isso. A preocupação de alguns é nítida : ter software livre dependendo de softwares proprietários.

Talvez a idéia seja a seguinte se voce amarrar seus bois (software livre) emparelhados com cavalos (software fechado) para puxar a carroça o resultado será o desgaste de ambos com processos judiciais, injurias, etc... Na realidade isso já vem acontecendo com os drivers, porém uma coisa é depender de fornecedores de drivers para hardwares e a outra coisa é depender de tecnologias proprietárias que só seu rival possui.

Queria acreditar que a Novell tem apenas planos ambiciosos de apenas melhorar o Linux, mas é complicado dar um voto de confiança a quem se aliou a uma empresa que desde o inicio vem atacando o linux. Se eu sou um coordenador do Kernel, eu estaria preocupado com programadores injetando códigos proprietários propositalmente para serem colhidos processos judiciais lá na frente.

Cada vez mais passo a acreditar num MSLinux. No inicio era uma piada, mas com a capa da novell a piada tá ganhando vida.
Comentário de biozit
liberdades: tinha umas liberdades que um povo ai defendia....sei lah


pra min isso é dor de cotovelo....

--
--
http://infoaway.blogspot.com/
EU SEI VOAR!!

Comentário de itamarnet
Liberdade, ainda que tardia: Eu realmente não entendo. Já foi explorado em assuntos anteriores a mesma questão, sob uma roupagem diferente. Lamento que algumas pessoas digam indiretamente: "Você é livre para ser livre, apenas se eu concordar." Lamento que essa postura impositória seja manifestada, e defendida. A Novell como empresa tem direito de fazer o que achar mais promissor para seus negócios, isso é uma liberdade, é um direito. Assim como temos direito de refutar a partir de qualquer momento o uso de seus produtos e contribuições. A HP vende seus micros com Linux, mas não deixou de fazer também com Windows, assim segue também a IBM, o Itaú e tantos outros, exceto a Dell. Tenho minha opinião a respeito, e não gosto de como esse acordo se desenrolou, mesmo não conhecendo todos os detalhes. Mas não me proponho a exorcizar de vez os produtos da Suse. Inúmeras vezes ouvi eleogios a distribuição Suse, e ao apoio ao OpenSuse, e todo esse contingente de contribuições que existem e que ainda podem surgir não deveriam ser meramente ignorados. Apenas observados com mais atenção, para que não caiamos em armadilhas. Mas ferir a liberdade alheia, por mais incoerente que nos pareça, para defender a "nossa" liberdade, é agir feito um ditador e não ao um defensor da liberdade.
Comentário de asfonseca
Discordância: Discordo, na minha modesta opinião tudo o que o reporter fez foi publicar a interpretação dele para o assunto, exatamente como você fez aqui com a sua. :-)

Talvez ele não tenha se preocupado tanto quanto você com o "politicamente correto", mas eu não acho sido escrita qualquer inverdade no material publicado pela Reuters.

--
Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de brain
A parte que é inverdade: Oi Antônio. Concordo que ele tem direito de interpretar e opinar, acho até que a imprensa em geral devia fazer isto com mais freqüência e intensidade.

Mas há inverdades sim, e eu me preocupei em detalhá-las. A essencial é que a FSF não tem meios (nem desejo, acredito eu) de banir a Novell de comercializar o Linux. E nem a pergunta do repórter, nem a resposta que ele recebeu, falavam do Linux.

E isso não tem relação com o que é politicamente correto ou não. Eu sou o primeiro a criticar quando acho que algo está sendo feito de forma errada por entidades da comunidade. Já levantei, expus e me posicionei algumas vezes sobre críticas ao processo de desenvolvimento da GPLv3. Mas não é por isso que posso achar que não há inverdade em um repórter escrever um título afirmando algo que não lhe foi dito por nenhuma fonte e que não corresponde ao que as licenças envolvidas permitem.

Aliás, ainda bem que as licenças livres não permitem esse tipo de revogação unilateral sem que o usuário ou distribuidor dêem causa, senão a tentação poderia mesmo ser grande...
Comentário de The Darkness
Já sei porque o repórter publicou o título errado !!!: Já sei porque o repórter publicou o título errado !!!

Se aqui - onde na notícia se fala que o título está errado - já gerou essa discussão toda !!!

Acho perfeitamente válido a FSF querer impedir com a GPLv3 coisas que ela considerar nocivas, como é o caso da parceria entre Novell e M$.

Não sou contra o fato de as referidas empresas terem o tal acordo, mais sou contra uma das bases do mesmo ser permissão de uso de patentes de software. Pois a mera existência de patentes de software já é por sí extremamente nociva a sociedade como um todo e não somente ao SL.

--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de maiconfaria
Existe uma grande diferença: Existe uma grande diferença entre a Novell e as outras empresas citadas (SUN, IBM, HP etc), somente a Novell distribui um produto sobre a marca linux e as outras venden hardware e/ou suporte, isso torna estas comparações descabidas. Eu vejo sim a necessidade de migrar o gnu/linux para GPL-v3. Como argumento cito:

- a Novell ( se parceira da MS ) pode deixar seus projetos orfãos do dia para noite, existe alternativa ao samba? (neste caso parece que os desenvolvedores são independentes) qual o grau de desenvolvimento das alternativas?

- para o xgl vale a mesmo, sem contar os outros inumeros projetos da Novell.

Se o pessoal do kernel não aceitar migrar,... ai vai se duro... é a velha história GNU x Linux !

ps: Acho que vou fazer uma partiçãozinha pro HURD !!
Comentário de asfonseca
Sobre a parte que é inverdade: Augusto,

Parece claro que FSF não dispõe de todos os meios necessários para embargar a comercialização de Linux pela Novell. Não é uma simples questão de vontade.

Mas eu tenho acompanhado com atenção o caso e por isso tenho visto que há interesse da FSF em intervir diretamente no acordo Novell/Microsoft sim. Só não ficou claro ainda se existem meios para isso além da GPLv3.

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com
Comentário de popolony2k
A M$ inseriu o DRM nos....: ....seus produtos e o dia que isso realmente começar a te afetar, vc vai mudar de opinião e dizer por aí que é "Linux desde criancinha".
--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Minha mente é aberta e mesmo assim....: ...não acho que a Sun, IBM, e as outras citadas por vc não tenham importância, basta ver que a IBM criou vários produtos já nascidos livres, como o Eclipse. A Sun, apesar do Java não ser original do SL, o liberou sob a GPL e se trata do carro chefe da empresa.

A Novel, ela patrocina o SAMBA, mas o SAMBA já existia sem o patricinio da Novell, o mesmo para Gnome e Mono.

Existe um peso muito grande a favor de empresas como IBM e Sun que a Novell definitivamente está longe de ter, ainda mais depois da aliança com a M$.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de brandizzi
Ou racha ou racha: Se a GPLv3 for tão restritiva quanto aparenta que vai ser, pode preparar que o que mais vai ter é fork de aplicações GPLv2 que a usarem.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programm

Comentário de Philipi
A questão que o pessoal: A questão que o pessoal não está entendendo e mandando bala na FSF, é que esse acordo entre a Novell e a MS envolve patentes de software, ou seja, a MS deixa a Novell desenvolver código de compatibilização entre o Linux e o Windows, mas este código será patenteado e proprietário, e portanto restrito aos produtos da Novell. O que a comunidade FOSS ganha com isso? Isso aí: nada. Então antes de ler uma notícia e sair metendo pau no Stallman dizendo que ele é "radical", louco e comunista, é bom checar as fontes e ver as razões que levam a FSF a restringir a GPL. A GPLv3 não vai impedir a Novell de vender Linux. É apenas uma tentativa de proteger o FOSS de vampiros que só querem ganhar em cima da comunidade.
Comentário de João Santana
Sabem REALMENTE qual o problema?: O problema é que há pessoas que vêem o SL como a religião única e verdadeira e qualquer outra coisa como a besta do apocalipse a tirar-lhes todo o direito sobre tudo que há sobre a terra -- mesmo que para isso se tenha se violar os direitos dos outros. O sovietismo deu errado porque os soviéticos achavam que sua forma de comunismo era a única a trazer liberdade ao mundo. Deu no que deu.

Quem pegou na Info desde mês leu o que John C. Dvorak escreveu sobre a nova GPL:

A idéia é que, futuramente, se você estiver usando Linux, todas as aplicações terão de ser de domínio público. Qualquer coisa vendida para rodar em Linux se tornaria aberta e gratuita para sempre.

Engraçado que a GPL diz que eu posso ganhar dinheiro com SL. Há programadores que ganham dinheiro vendendo softwares livres -- a GPL não proíbe. Vez por outra, confunde-se livre por gratuidade e aí está o erro. Eu tenho programas que escrevi em C# e Basic, e os estou portando para rodar no Linux. Vou liberar, sim, o código-fonte -- coisa que já fazia, antes mesmo de conhecer o Linux e me apaixonar pelo Ubuntu. Mas faço isso não por esporte ou porque sou financiado por um Projeto qualquer, mas porque preciso comer. No entanto, a menos que adote uma versão antiga da GPL (ela me permite isso), não vou poder cobrar pelo meu trabalho. Que raio de filosofia é essa que se mata e se morre que não permite ao profissional desenvolvedor ser digno de sua paga?

Quando foi mesmo que a Novell disse que seus produtos Linux serão agora patenteados e se venderão licenças para eles? Em qual site? Em qual revista? Um dos muitos problemas da comunidade SL é tentar se antecipar aos fatos, ou criar uma falsa impressão de que a Lei de Murphy está contra ela e no primeiro deslize a Microsoft vai comprar o kernel Linux e acabar com todas as liberdades do mundo. Um problema que só se cura com o amadurecimento de seus membros.

E quem não me garante que a FSF não vai criar cláusulas mais endurecidas contra empresas que resolvam desenvolver software original para rodar em Linux por licença que não seja a GPL? Claro que ela não pode fazer isso abertamente: "Se você utilizar um SO licenciado sob esta GPL, você não poderá executar programas criados pela Novell". Mas pode retirar o nome da Novell e colocar "empresas que desenvolvam software proprietário". Onde está escrito que não se pode rodar programas proprietários no Linux? A FSF vai providenciar isso, certamente. Ainda bem que os desenvolvedores do kernel não a querem.
Comentário de Elias Amaral
Não, não: Aff. GPLv3 não proíbe os licenciados de comercializarem o software. E, você, licenciando seu software a alguém, não precisa seguir sua própria licença. O copyright é seu. Duh.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004