“O Leon 3, processador cujo design é de código aberto, agora é utilizável em SMP (vários processadores) sob Linux. O processador da empresa sueca Gaisler é baseado na arquitetura SPARC V8 e seu design é distribuído pela empresa sob licença GPL (sem despesas) para uso educacional ou de pesquisa. A utilização comercial do processador necessita do pagamento de uma licença especial.
Quanto à fabricação do processador, pode-se utilizar os kits FPGA (como os da Xilinx ou Altera) para sintetizar um processador. A Gaisler indica que em FPGA, pode-se atingir freqüências de 125 MHz, enquanto sob fabricação mais clássica, pode chegar a 400 MHz.
A baixa freqüência (em comparação com os processadores de nossos PCs) pode desabilitá-lo em certos e a possibilidade de trabalhar em SMP é uma boa notícia. O suporte Linux permite utilizar até 16 processadores Leon 3 em paralelo sobre o mesmo barramento. Todas as ferramentas de desenvolvimento que aceitam os processadores da família SPARC V8 são compatíveis com o Leon 3 e a Gaisler fornece um compilador dedicado ao seu processador.
A Gaisler trabalhou com a ESA (European Space Agency) de modo que o seu processador possa ser utilizado no espaço. Uma versão específica do Leon 3 é dedicada à exploração espacial. O Leon 3 espacial contém circuitos de correção de erros internamente, que permite detectar e resolver provlemas para uma confiabilidade máxima dos cálculos.”