Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lei pode proibir venda casada de hardware e software em licitações


“Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 167/07, da deputada licenciada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), que proíbe, nas licitações públicas para compra de materiais de informática, a "venda casada" de hardware (equipamento) e software (programa). A exceção será limitada aos casos de impossibilidade de desvinculação dos produtos e dependerá de justificativa técnica aprovada pela autoridade superior.

A chamada “venda casada” de hardware com o sistema operacional Windows, da empresa monopolista Microsoft, tem inviabilizado a livre disputa com o sistema operacional aberto GNU-Linux, explica ainda a deputada. De acordo com ela, a venda de equipamentos juntamente com aplicativos produzidos por empresas que dominam de forma monopolista o setor, “é injusta e incompatível”. Raquel Teixeira diz que essas empresas exercem pressão sobre as montadoras e produtoras de computadores.

Para a deputada, a possibilidade de a administração pública usufruir de um sistema operacional alternativo ao dominante, “abre, ainda, outras chances de desenvolvedores nacionais de programas abertos oferecerem seus produtos ao Estado”.

A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.”


Enviado por Marcelo Teixeira (marcteixeiralsΘgmail·com) - referência (forumpcs.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de sergiolenzi
boa: Esta realmente foi boa... de vez em quando (5 vezes por século...) em media... os politicos acertam alguma coisa melhor do que aumentar o proprio salario....

Agora com o Notebook popular... que custa menos de 1800 reais e roda Linux ou BSD muito bem... a coisa vai mudar...
por que??? por causa do custo... O cara compra um notebook por 45 reais/mes e vem com linux.. ai ... o "cara" resolve instalar ruindows.. paga 100 reais para instalar o ruindows... na semana seguinte... adivinha.. virus, trojan... alem do que é lento que só... O cara se sente um "duuuuuuu" (otario).. entao ele instala de novo (mais 50 reais... desconto claro...) e assim vai.. quando ele gastar uns 300 reais .. ele finalmente volta para o linux e usa a coisa... Mesmo de graça o ruindows custa (para instalar... veja so...)... como dizia Gandhi... finalmente vencemos...

Lenzi
Comentário de Burro Demais
E o que o seu comentário: E o que o seu comentário tem a ver com a notícia?

Agora sobre a notícia: Não precisaria desta lei, se fosse respeitada a lei que se refere a venda casada no Código de Defesa do Consumidor.
Comentário de eje del mal
Linux não é vendido ...: ... logo não caracteriza venda casada.

!Hasta la Vista, Bill!
Comentário de vixnu
Licitações públicas são: Licitações públicas são objeto de legislação específica, e não estão cobertas pelo Código de Defesa do Consumidor.

O projeto altera a Lei de Licitações. É para forçar a concorrência nas compras por parte de órgãos públicos, impedindo que um lobby qualquer sobre um prefeito ou técnico de um órgão dos estados ou da união force a compra de Ruindows.
Comentário de Burro Demais
Obrigado pela correção.: Obrigado pela correção. :-D
Comentário de Douglas Augusto
Outros links: Notícia sobre o projeto de lei:
http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=103052

Andamento do referido projeto:
http://www2.camara.gov.br/internet/proposicoes/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=340817
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004