Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lei disciplina ensino da Informática no Ensino Médio


“Acabo de ler no UOL Tecnologia a notícia de que tramita na Câmara o Projeto de Lei que torna obrigatório o estudo de Informática, já no Ensino Médio. Uma outra nota, relacionada a este assunto, trata de pesquisa convidando a manifestação da sociedade sobre o projeto de lei. Trago, assim, este assunto à pauta desta Comunidade, para o conhecimento dos fatos e para a manifestação de cada um, dentro do espírito dos nossos anseios de liberdade. Segue o link do Grupos de Discussão:”


Enviado por Profano (loureiroirΘclick21·com·br) - referência (forum.tecnologia.blog.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique Vicente.
Sei não...: Sei não...

Não acho que seja uma boa idéia. Ou melhor, acho péssima.

Tanto não agrada quem gosta de informática, como não agrada os que não gostam...

Ao invés de algo assim, que tal simplesmente não incentivarem o uso da tecnologia para a aprendizagem do que já de fato é dado nas aulas?
Comentário de ufa
Só espero que ensinem: Só espero que ensinem informática, e não como usar ferramentas proprietárias, criando um bando de dependentes, que chamam o Ieca de Internet.

Comentário de Oceanos
E daí que não agrada um: E daí que não agrada um grupinho ou outro? Informática é necessário. A informática e o conhecimento sobre computação são de fundamental importância para a vida profissional - e até social, hoje em dia - de qualquer pessoa.
Comentário de Oceanos
Seria legal se aprendessem a: Seria legal se aprendessem a ciência da computação mesmo (assim como aprendem a ciência da biologia, química, física, matemática, etc), e não como usar ferramentas específicas (livres ou não. :) )...
Comentário de Marcelo Mendes
O Problema será se tornarem: O Problema será se tornarem "Informática" uma diciplina obrigatória e "reprovativa", onde se obrigue o aluna a estudar Windows no lugar de Sistema Operacional, Word no lugar de processador de textos, Excel no lugar de planilha eletrônica... etc, etc...
Comentário de Henrique Vicente.
É algo simplesmente: É algo simplesmente desnecessário.

Ao invés de se preocupar com ter informática como ensino de qualquer forma que seja, deviam se preocupar em tirar todos os impostos sobre importação de tecnologia, além de promover a ciência básica. Isso sim faria diferença...

Para que se preocupar com algo banal como informática? Imagino só a cara dos meus amigos sendo obrigados a assistir aulas de informática no ensino médio, cada piada...
Comentário de Henrique Vicente.
Claro! Nós precisamos de: Claro! Nós precisamos de pelo menos 150 milhões de cientistas da computação no Brasil, né?

Sugiro também darem aula de navegação em barcos e criação de circuítos eletrônicos obrigatórios...
Comentário de usucapiao
Realmente um projeto: Realmente um projeto estranho, apoio a inclusão digital, acho fascinante que "informática" seja uma matéria, porém o termo para mim não combinou, sei lá porque.
Tem mais acho que é como já comentaram, uso de computadores não se restringe à Windows, Word, Excel, Powerpoint, Internet Explorer, é preciso ensinar o que a maioria dos brasileiros não sabem, como usar a internet e os computadores de maneira inteligente.

Senão isso tudo irá virar maquininha para a MS fazer dinheiro.

Agora esse projeto surge após o anúncio do pacote 3 doláres da MS com o Windows Paraguai, e os aplicativos da China, sei não hein!
:D

--
Não é fazendo ouvir a nossa voz, mas permanecendo são de mente que preservamos a herança h
Comentário de Profano
A intenção é respoder à Pesquisa: Saudações a todos;

Minha inteção ao trazer esta notícia para o BR-LINUX foi, justamente, cnvidar a Comunidade a respoder à Pesquisa, cujo link indiquei. Penso, como a grande maioria que aqui se manifesta, que a intenção desse Projeto de Lei é vender gato por lebre, isto é, massificar a divulgação do soft proprietário, sob o apelido de "informática".

Por isso, ùnicamente por isso, respondá à pesquisa que: se é para inserir no contexto da matéria o uso dos soft's - Livre e Proprietário - minha resposta era SIM!!! Caso fosse para divulgar e disseminar apenas o uso do soft de uma empresa estrangeira e privada (software proprietário), minha resposta era o NÃO!

Creio que é isso que devemos fazer. Manifestar o nosso direito de clamar por causa justa e objetiva, e não participar de um "engana que eu gosto".

Saúde e Paz a todos.
Profano.
Comentário de Oceanos
Convenhamos: o problema: Convenhamos: o problema nesse caso não é a reprovação em sí, e sim o fato de ensinarem ferramentas, e não a ciência, como eu falei a baixo.
Comentário de Oceanos
Parem tudo! Vamos salvar as: Parem tudo! Vamos salvar as crianças da África! Esqueçam o resto. Apenas salvem as malditas crianças que morrem agora!

...

Adoro esses caras que acham essas coisas são exclusivas, como se ensinar informática na escola fosse o que impossibilitasse os deputados de votarem sobre o que quer que seja, tal como "promover ciência básica" (por mais vago que isso seja) nas escolas...
Comentário de Oceanos
Olha, se tivessemos, com: Olha, se tivessemos, com certeza o Brasil seria um lugar melhor para se viver e sua produção tecnológica seria imensamente maior.

Mas enfim, acho que você pensa que quem sai do ensino médio também é químico, físico, matemático, etc... Não é? Essas matérias são todas ensinadas lá. :)

(Não que fosse ruim se assim fosse, mas é uma pena que não seja)
Comentário de bebeto-maya
__Além do desemprego, né!?: __Além do desemprego, né!? Aliás eletricidade e circuitos transistorizados já são ensinados no ensino fundamental...Um absurdo, eles pegam pessoas com claras tend~encias a ci~encias biológicas e humanas e falam da importãncia de conhecer um circuito amplificador...O futuro de uma pátria onde todo mundo faz de tudo é uma republiqueta tecnocrática de assalariados sub-empregados.
Comentário de Oceanos
Desemprego nada, evolução: Desemprego nada, evolução tecnológica e científica. Vai ficar desempregado quem não quiser aprender mais nada e viver de ensino médio e de computação. A diferença é que todo mundo saberia como funciona o computador, tal como "sabe" como funciona a língua portuguesa...

Estranho você achar que a ciência da computação sozinha é capaz de resolver tudo. Existe muita pesquisa interdisciplinar: biologia utilizando computação (processamento de imagens; computação gráfica), química utilizando computação... Aliás, a computação É interdisciplinar: O computador é uma ferramenta; a ciência da computação é outra ferramenta que usa o computador. Ela _não é um fim-em-sí_, e nunca vai ser por mais que isso machuque alguns egos. O computador sozinho não faz nada, não teria sentido e nem propósito se fizesse; tudo que ele faz tem um propósito "fora" dele.

Caso isso acontecesse, você saberia a ferramenta e com seus problemas você usaria a ferramenta para soluciona-los. E de fato, isso não ocorre com mais facilidade hoje porque nem todo mundo tem ferramentas ao alcance.

Claro, tudo isso é utopia. Mas caso acontecesse, você não acha que o bem que a sociedade teria seria maior que esse nosso medinho infantil de perder nosso emprego? :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004