Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LatencyTop: ferramenta da Intel ajuda a identificar gargalos de desempenho

Seguindo a tendência que ela já permitiu antever quando lançou o PowerTop, a Intel disponibiliza mais uma ferramenta interessante para os desenvolvedores na plataforma Linux: o LatencyTop.

Enquanto o PowerTop permite identificar os vilões quando se trata de provocar consumo de energia, tendo conseqüências diretas na duração da bateria em notebooks (por exemplo), o LatencyTop oferece informações que permitem identificar o que está causando latência no sistema - e assim os desenvolvedores podem tentar alterar os sistemas, evitando os soluços de áudio, travadas na disponibilidade no desktop, e lentidão em servidores em que há plenitude de recursos disponíveis.

O sistema ainda está no início de seu ciclo de disponibilização, e depende de patches no kernel para poder funcionar. É possível que no futuro o Linux passe a incluir o código destes patches nativamente, mas os autores do LatencyTop ainda não consideram o código dos patches como pronto para inclusão no código oficial do kernel - nem sabem se os mantenedores vão querer fazer isso, segundo o anúncio. Portanto, se você é desenvolvedor e quer usar esta ferramenta, terá que aplicar os patches - pelo menos por enquanto ;-)

Saiba mais (osnews.com).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004