Seguindo a tendência que ela já permitiu antever quando
lançou o PowerTop, a Intel disponibiliza mais uma ferramenta interessante para os desenvolvedores na plataforma Linux: o
LatencyTop.
Enquanto o PowerTop permite identificar os vilões quando se trata de provocar consumo de energia, tendo conseqüências diretas na duração da bateria em notebooks (por exemplo), o LatencyTop oferece informações que permitem identificar o que está causando latência no sistema - e assim os desenvolvedores podem tentar alterar os sistemas, evitando os soluços de áudio, travadas na disponibilidade no desktop, e lentidão em servidores em que há plenitude de recursos disponíveis.
O sistema ainda está no início de seu ciclo de disponibilização, e depende de patches no kernel para poder funcionar. É possível que no futuro o Linux passe a incluir o código destes patches nativamente, mas os autores do LatencyTop ainda não consideram o código dos patches como pronto para inclusão no código oficial do kernel - nem sabem se os mantenedores vão querer fazer isso, segundo o anúncio. Portanto, se você é desenvolvedor e quer usar esta ferramenta, terá que aplicar os patches - pelo menos por enquanto ;-)
Saiba mais (osnews.com).