Lembra da
notícia de julho em que a Assessoria Especial da Presidência previa que o fornecedor dos primeiros 150 mil notebooks educacionais para o programa UCA seria conhecido já no dia 15 de setembro, e que as escolas em que seria realizado o piloto receberiam os equipamentos em fevereiro do ano que vem?
O cronograma mudou. Segundo nova notícia publicada hoje no PSL Brasil a partir de informações do Serpro,
ficou para 2008, e nem mesmo o edital será divulgado em setembro. O piloto nas escolas passou a ser esperado para o segundo semestre do ano que vem, iniciando portanto com o ano letivo já bem encaminhado.
O assessor especial da Presidência da República que coordena os programas federais de Inclusão Digital teria anunciado o adiamento em relação ao cronograma anteriormente divulgado, afirmando que o governo federal espera, ainda em outubro, publicar o edital que dá início à licitação internacional que definirá qual modelo de laptop popular será adotado no Brasil em ambientes educacionais.
"Estimamos que este processo licitatório deva durar ao longo do primeiro semestre de 2008 para que o piloto do projeto seja executado ao longo de 2008."
O desafio de escolher os municípios em que será realizado o piloto poderá ficar ainda mais complexo, considerando que no segundo semestre de 2008 ocorrerá outro evento de grande interesse público em todos eles: as eleições para prefeito e vereador. Segundo a matéria, "a escolha das escolas que serão priorizadas na distribuição dos equipamentos contará com a colaboração das prefeituras, do Ministério da Educação e da presidência. Serão pelo menos 3 ou 4 municípios selecionados por estado e outras 4 cidades apontadas por conselhos de prefeitos. O MEC também selecionara escolas e a coordenadoria do projeto junto à presidência selecionará outras 3 cidades em que todos os alunos terão computador."
Saiba mais (softwarelivre.org).
-------------------------------------------
Rael - http://www.raelcunha.com