Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PSL Brasil - Governo deixa laptop popular para 2007, mas tenta salvar projeto de inclusão

“O conhecido laptop popular apontado por Nicholas Negroponte, ex-MIT, como alternativa para educação e inclusão digital de crianças e adolescentes, poderá chegar ao Brasil em 2007 ao preço de 140 dólares, mais tarde e mais caro do que o cotado inicialmente. Essa é a estimativa de Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República e interlocutor com os desenvolvedores sobre o assunto. (...) Mesmo com o cronograma atrasado, o governo, entretanto, espera salvar de alguma maneira sua estratégia de inclusão digital neste ano. De acordo com Alvarez, a estratégia ambiciosa prevê a implantação de laboratórios com pelo menos 10 desktops em todas as escolas públicas até o fim do ano.” Veja o texto completo em PSL Brasil - Governo deixa laptop popular para 2007, mas tenta salvar projeto de inclusão - 6658.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tamoin
Boa Ideia, 10 PCs: Boa Ideia essa de colocar pelo menos 10 Desktop nas escolas

O unico inconveniente é que os laboratorios estarão trancados sem professor para tomar conta e sem alunos usando!


estranho....já vi essa novela!

já é hora do "vale a pena ver de novo"???

Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de sergiotucano
ajude então: E se você for em algumas escolas públicas e se candidatar como voluntário para não deixar os laboratórios fechados? Oque acha, bom né?
Não adianta o governo fazer a parte e nós esperarmos tudo cair do céu.

FALOW !

http://sergiotucano.blogspot.com
http://www.desktoplivre.org.br
Comentário de Wilfredo
Ajude você também: Esqueceu do "não existe almoço de graça"?

Ajude você também cobrando do secretários da educação e do vereador e deputado em quem você votou para contratar um técnico para manter o 'laboratório de informática' da escola.
Comentário de CWagner
Cara, acontece que o: Cara, acontece que o geoverno PAGA funcionários para esse tipo de serviço.

E quando não há funcionários, eles terceirizam serviços de treinamento, operação e manutenção de equipamentos e sistemas.

Se eu não tivesse outras coisaspra fazer na vida, talvez me transformasse em um bonequinho da Globo e virasse um "Amigo da Escola", mas ainda tenho um pouco de consciência do que o governo tem que fazer, afinal de contas, responsabilidade social é obrigação do Estado.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Wilfredo
Difícil é explicar...: Difícil é explicar isso a algumas pessoas que acham o trabalho voluntário ser 'a solução' para todos os problemas da humanidade.
Comentário de sergiotucano
Voluntariado: Responsabilidade Social não é responsabilidade apenas do Governo.
Se apenas o Governo fizer a parte dele de nada adiantará.

O Voluntariado pode não ser a solução para tudo mas é um meio para alcancarmos algumas soluções.

Incrível em como pessoas que estão em contato com o Software Livre ainda duvidem que o voluntariado pode ajudar em alguma coisa.

FALOW !

http://sergiotucano.blogspot.com
http://www.desktoplivre.org.br
Comentário de CWagner
Pelo contrário, Sérgio.: Pelo contrário, Sérgio.

As pessoas que têm contato com o SL estão, em sua maioria, cientes de que o trabalho voluntário é base para a construção de coisas importantes (o próprio SL fio criado com a doação do tempo de muita gente), o problema é que sempre acabamos fazendo "o nosso papel" várias vezes e o governo só quer o "venha a nós", e recebemos uma grande banana de braço como "vosso reino".

Acho que o exemplo daquele posto de gasolina que apareceu outro dia na TV mostra como o nosso governo espera que "ajudemos" cada vez mais. Temos que trabalhar um terço do ano para pagar as viagens, mordomias e a corrupção, e ainda temos que trabalhar de graça? Acho que não amigo. O papel do governo e das empresas é bem definido, eles não cumprem porque nós não fazemos o nosso papel de maneira correta, e por que? Caso façamos, fiscalizando, cobrando e votando corretamente, então somos tachados de reacionários, encrenqueiros, comunistas, etc... ou seja, o governo, que até outro dia era oposição está se mostrando muito bom em repetir tudo aquilo que dizia combater, e a oposição que era governo agora joga a m37d@ no ventilador, e quem leva na cara somos nós, que ainda assim continuamos "fazendo" a nossa parte e ainda somos "convidados" a trabalhar de graça.

Sinceramente, meu caro. Muitos já fazem trabalho voluntário em tudo quanto é lugar. Quantas horas extras os seus amigos fizeram e não receberam por isso? Quantos casos de desvio de função sem a devida remuneração você conhece? E de que adianta você informar a essas pessoas elas não têm que fazer nada disso, se elas te respondem que precisam do dinheiro?

Não, meu amigo. Já somos obrigados a fazer muito trabalho extra e de graça. Se um dia eu me aposentar, tiver saúde e uma aposentadoria que não me envergonhe de sair de casa, aí então eu poderei pensar em prestar serviço voluntário. Até lá vou continuar o chato que sou, apontando os erros do governo e das empresas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de dupotter
faço minha suas palavras: Concordo com as palavras do Carlos Wagner. Quem trabalha com SL tem consciência de que trabalho voluntário é pode funcionar muito bem e ajudar no desenvolvimento, mas não é em todo caso que dá certo, ele vingou com o SL pois o SL nasceu orfão de empresa ou governo, é uma iniciativa independente.
Esses laboratórios de informática são iniciativa do governo, que é sim o responsável (e somente ele) pelo desenvolvimento da sociedade, visto que estes computadores foram comprados com nosso dinheiro e os professores que irão ministrar a aula tem o salário pago por nós.
Se eu ajudo, fica tudo muito bonito, eu de consciência tranquila, acreditando que estou fazendo um bem pra humanidade e massageando meu ego e do outro lado o governo, esbanjando dinheiro em causa própria, com a certeza que alguns bobos farão o serviço que da sua responsabilidade.
Comentário de Rogério Jun
Claro que em época de: Claro que em época de eleição, o governo mais do que depressa quer mostrar serviço.

Comentário de Tamoin
pois é: Eu presto voluntariado em UMA escola!
mas e as outras 1000? quem faz? eu?


Outra coisa que o colega esqueceu!

nem todas as escolas tem instalado linux (GNU/Linux), e se tem é o conectiva 10, precario e antiquado! Caso nao tenha instalado, você como voluntário, com seus 1001 bons motivos nao pode instalar, pois é patrimonio do Estado, e voce nao pode nem mexer!

E agora? como fazemos?
Eu Crio clones meus para virarem voluntarios no Brasil inteiro? e vo batendo na cabeça da diretoria das escolas, até eles entenderem o real motivo do SL, q é a liberdade?
ou Crio uma ONG que cuide disso, com varias pessoas distintas?


caso a resposta seja a da ONG, estou projetando isso...nao fico parado vendo o circo pegar fogo!


só acho besteira colocar uma chave de fenda na mao de um macaco!
o macaco nao sabe o que fazer, mas o governo "fez sua parte"!!!
Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de Carberto
Em ano de eleição...: Em ano de eleição não me surpreende esta atitude. Para um governo que teve todos os seu membros cassados por corrupção e é acusado de incompetencia... espero que não seja mais do 'nosso' suado dinheirinho jogado fora...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004