Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Laptop de US$ 100: Faça download do live CD com uma versão alfa do Sugar OS, do OLPC

Um live CD com uma versão alfa do sistema operacional Sugar OS, baseado em Linux e projetado para ser utilizado nos computadores de US$ 100 do programa Um Computador por Criança (OLPC), foi disponibilizado pela Red Hat para download nesta terça-feira.

Saiba mais (blog.wired.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dupotter
e agora, o que falta?: Já temos a empresa que irá fabricar, o sistema operacional saiu do forno. O que falta agora para termos uma data específica de quando iniciará sua produção e quando as crianças brasileiras terão um notebook da OLPC.

Comentário de lion
Falta...: Testar mais o S.O. e ajustar o hardware.

Tive a oportunidade de mexer no notebook segunda-feira e falta detalhes. O Processador é fraco, um pequeno upgrade seria bom.

O sistema deve ter ajustes para facilitar o uso das crianças, como montagem de pendrives (tive que fazer um mount) crianças não tem que saber desses detalhes.
Comentário de tenchi
Roda Quardada: Acho o projeto muito bom, mas só não entendo o porquê desenvolver do zero várias coisas para este computador. Não entendo pq criar uma nova interface gráfica especialmente pra ele. Poderiam muito bem melhorar alguma que já existe, como o xfce, ou o enlightenment. A concorrencia usa máquinas com interface Windows, e tá tudo bem. Não tentaram inventar a roda. Usaram o que já existia, só adicionaram recursos.
A RH mesmo, que sempre primou pela integração das interfaces, seja com o bluecurve, ou sei lá, poderia pensar mais nisso.
Logicamente que, sendo uma empresa gigante, a RedHat provavelmente sabe o que faz, e provavelmente eu estou até falando besteira, parte por a interface ser somente um detalhe na produção do sistema.

Acho que a questão não eh se já tem quem produza, e o produto pronto. No Brasil esse computador vai demorar a pagar, parte porque, se for pelo governo, a nossa burocracia complexa (complicada) vai dificultar muitas coisas. E não só por causa da burocracia. Provavelmente esses computadores não chegarão para as classes menos favorecidas, por assim dizer.
O Brasil é engraçado...
Falam tanto que a classe média está sendo muito prejudicada (com todos esses problemas que vemos o Willian Bonner falar toda noite), mas não se vê que a chamada "Classe média" corresponde à, sei lá, 30% da população, enquanto que 50% são os pobres, e o resto são a classe rica (Não tenho certeza exata se os dados são extatamente estes, e se vc quiser saber exatamente, pesquise no IBGE, ou sei lá). Bem, uns poucos são filhos de juízes e políticos. Se bem que ultimamente está cada vez mais difícil distinguir as diferenças entre as classes - Não que isso seja bom, pq a simples existencia dessa definição já denuncia o desastre que é o mundo (pq tem tanta gente reclamando em vez de arrumar (ou tentar) uma solução?).
Agora imaginem, o moleque chega em casa com o laptop na mão. Legal. Mas sabe como eh: eh uma criança, e estamos no brazil. A primeira coisa que ela vai fazer é arrumar um jeito de quebrar o aparelho, ou quebrar o do colega (eh, isso eh legal!). O aparelho eh feito à prova d'água, mas não à prova de brasileirinhos. Já viram o que fazem com aqueles livros, que devem ser usados entregues à escola, para que outras crianças usem depois? Não, não eh que eu tenha perdido a "fé", por assim dizer, em nossas crianças, mas temos de concordar, o pensamento geral das pessoas ("todo mundo menos eu, deixo claro" - Eu )tem que mudar um pouco, para que o projeto seja corretamente implantado no Brasil.

Sei que provavelmente estou sendo simplista, mas poderíamos deixar de complicar tanto ;-)

Sim, esse eh um comentário que sai do nada, e chega a lugar nenhum, e possivelmente será "moderado negativamente". Fazer o que? Esse eh o real preço da liberdade. Não sei, acho que as briguinhas de geeks, sobre usar um recurso qualquer numa linguagem de programação qualquer são mais legais.

"Vá de retro, Marx!"

"Você pode se eleger sem a burguesia, mas certamente precisará deles para governar.
Você pode até governar sem os pobres, mas certamente precisará destes para se eleger"
- Não sei de quem é a frase, mas diz muita coisa. Bem, ela também não é exatamente assim, mas peço licença poética (quem sabe uma GPL).

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de maiconfaria
Alguem conseguiu baixar ?: Alguem conseguiu baixar ?
Comentário de dupotter
isso nós sabemos: isso nós já sabemos, na matéria mesmo diz que o sistema é alpha ainda. O que eu quero dizer é que o governo colocou tanto barulho e parece que nem esta fazendo muita coisa. A cada dia que pasaa o OLPC vai se ajeitando e o Brasil nem sabe quando vai, quantos serão e quando será feita a compra.
Cadê um time do governo federal organizado pra adequar o OLPC a realidade brasileira, dando opinião, não modificando o projeto em si, mas testando de acordo com nossa realidade. Cadê um levantamento feito nas escolas, pra saber se esse computador vai ter algum proveito, porque pra quem não lê livro, computador não adianta muita coisa. Se Bill Gates já disse alguma coisa correta, foi a resposta que deu a uma pergunta sobre se seus filhos teriam computadores, ele disse que claro que teriam, mas antes teriam livros.
Como citaram aqui nos comentários, para pessoas que não consegue zelar de um livro, um notebook será mais um brinquedo a ser "quebrado".
Espero estar enganado e acho muito válida essa iniciativa do OLPC, mas sinceramente, acho que ela devia ser tratada com um maior carinho aqui no Brasil.
Comentário de Allansv
E porque não digitalizar os: E porque não digitalizar os livros ? Seria uma redução grande de cursos.
Comentário de The Darkness
Digitalizar não !!!: Digitalizar não !!!

Porque não criar livros digitais, usando as idéias que o OLPC implementou no SUGAR.

No lugar de um monte de explicações chatas no livro, aplicativos que demonstrem o assunto que estásendo ensinado. E no lugar de exercícios que ninguém gosta de responder, aplicações que incentivem o aluno a praticar o que ele aprendeu e atrabalhar em grupo com outros colegas.

Estamos no início de uma nova era na educação mundial e temos que começar a pensar de forma diferente.

O OLPC não é um laptop para crianças. Ele é uma ferramenta de apoio ao ensino com recursos revolucionários e com um poder de alcance nunca antes conseguido.

Precisamos sim e rápido começar aqui no Brasil a pensar em como vamos usar essa maravilha para melhorar a nossa educação. Porque o Hardware a Quanta vai fazer, o Software a RH vai fazer, mas o resto temos que fazer aqui.

Ou senão vamos ficar DE NOVO para tráz em relação ao resto do mundo.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de Rui Palma
Livros: Um "e-book" fica bem mais barato que um livro em papel, e o conteúdo é exatamente o mesmo, a matéria-prima é que muda.
Comentário de César
Download: Será que já existe algum torrent por aí? Pelo site, parece que o arquivo tá vindo de carroça.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004