“O OpenFarm é um software livre brasileiro para gestão de pequenas e médias propriedades rurais, que possibilita um melhor controle de toda a atividade da fazenda, desde os gastos gerados até a venda dos cultivos e um controle do inventário da propriedade, relatórios, dentre inúmeros outros.
É com enorme satisfação que venho anunciar a toda Comunidade Open Source o lançamento da Versão 2.0 do OpenFarm, foram meses de trabalho duro para que a segunda fase fosse concluida. O Projeto OpenFarm veio a público em Agosto de 2006, na época, ele era apenas um software bem limitado, escrito em Visual Basic 6 e com banco de dados Microsoft Access, que tinha por objetivo auxiliar na administração de propriedades agrícolas. Como vocês podem imaginar, o programa teve de ser reescrito do zero para que fosse compatível com sistemas além do proprietário Windows e isto foi feito, usando a poderosa linguagem open source Python, a biblioteca wxPython(variante do wxWidgets) para a criação da GUI e o banco de dados Mysql, foi possível que o Projeto suportasse o sistema operacional Linux com total compatibilidade. Visualmente a versão 2.0 se assemelha muito à versão 1.0, por dois motivos, ele busca a simplicidade de uso, e se o 1.0 já era fácil de usar, isto foi mantido na versão 2.0 e porque busca o objetivo de provar que, converter projetos criados em ambientes proprietários para o desenvolvimento em ambientes livres é possível e sem mudanças bruscas na forma visual das interfaces.
Se você se interessar pelo projeto pode acessar o site http://www.projetoopenfarm.cjb.net/, sugiro que, mesmo você que não tem propriedade rural mas é programador, entusiasta ou apenas curioso sobre Software Livre e em especial Software Livre nacional acesse o site do projeto e conheça um pouco deste trabalho. Se tiver interesse em contribuir, entre em contato comigo no endereço disponível no próprio site. Se quiser ainda participar da lista de discussão do Projeto OpenFarm é só se cadastrar no próprio site na área do ajuda (FAQ) que será muito bem-vindo.”