Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançamento do Moonlight - Silverlight no linux


“Dia 21 de junho terminou uma maratona de programação. Maratona está realizada pela equipe do Mono, para implementar o Moonlight, versão linux do Silverlight da Microsoft. Silverlight é uma nova tecnologia para a Web, baseada no CLR aumentando seu poder com um sistema de gráficos 2D, uma engine de mídia e um sub-conjunto de bibliotecas padrão .NET. Esta equipe dispunha de dois brasileiros Everaldo Canuto e Rodrigo Kumpera. O Everaldo foi entrevistado por Frank Coelho de Alcantara e foi publicado em seu blog.”


Enviado por Rafael 'fumasa' Giorgetti (fumasaΘgmail·com) - referência (thyamad.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
The dark side of Moonlight: Desculpa se criarei algum alvoroço, mas pra que investir tanto numa tecnologia nova, que nem se tem certeza de que vai ser tão revolucionária? Só porque é da Microsoft? Se é para investir em tecnologias proprietárias que já existem e funcionam muito bem, não seria melhor investir no flash, ou algo do tipo?
Respeito muito o trabalho do pessoal do Mono, mas ir atrás de uma tecnologia onde só segue um padrão que nunca será totalmente igual o original (pois quem segue o que os outros fazem está sempre a um pé atrás e com um produto pior, isso é normal) não me parece algo muito sensato, não para o futuro.
Essa interoperabilidade que a Microsoft quer é algo difícil de se explicar, pois ela quer todo mundo trabalhando para que recursos dos outros funcionem em seus produtos, mas não libera as especificações destes para que funcionem naqueles... Isso se chama "interoperabilidade unidirecional"., isso sim...
E aquela história de reescrever o GNOME com C#, GTK#, mono, etc? Mesmo não usando o GNOME, eu ficaria triste com tal ato. E acredito que a comunidade também. Provavelmente surgiriam duas ou mais versões do GNOME, uma pela comunidade, e outra pelas empresas (Suse, Microsoft, etc). Será?
Tá, essas discussões não levam a nada, pois já há centenas de posts aqui msm no BR falando sobre isso. Me retiro aqui...

PS: Provavelmente é só propaganda e ameaça da MS. Usem o nosso mais novo e revolucionário produto, ou eu te processo... Mas o que esse Silverlight faz de tão incrível pra todo mundo querer investir?

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Didi
Muitas linguagens e frameworks.: Eu particularmente acho que existem já muitas e muitas linguagens e frameworks.
Não sei o porquê...
O C já resolve tudo...
;-)

--
GEAR - Grupo de Estudos Avançados em Robótica
http://www.gearusp.com

Comentário de marcosalex
-- Infelizmente o Mono só: -- Infelizmente o Mono só contribui para divulgar a plataforma .NET e passar a imagem que .NET é multiplataforma.
Haskell developer
Comentário de tenchi
Utopia: Quando na verdade só roda em uma. Mas a questão é: se a MS diz que é multi, então é multi. (Ah não! Será que o Chuck Norris está trabalhando na MS?).
Se ela quisesse realmente que seu produto fosse multiplataforma, certamente liberaria as especificações, ou parte do código do .net para que a comunidade desenvolvesse também. E ela continuaria desenvolvendo normalmente, até se beneficiando com o que a comunidade produz (vide Sun com o StarOffice e Solaris). Então os EUA desativariam todas suas armas nucleares, a guerra no Oriente Médio e no Rio de Janeiro acabaria e (...)

Fui utópico demais... É bom parar por aqui senão o choque com a realidade vai ser mais forte ;-)

PS: Se parece com galinha, cheira como galinha e tem gosto de galinha, mas Chuck Norris diz que é um bife... Bom, é uma droga de um bife.


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de talexbh
Mono et Cia: Aeh galera vamu sair fora dessas idéias do Icaza, um dia ele ainda consegue arrumar uma baita dor de cabeça para o Linux e para nós.

Como já disse um colega aqui, ele é um lobo na pele de cordeiro, não sabemos com certeza de que lado ele joga (se é que ele tem um lado...)




Comentário de Ark
Multiplataforma sim: É multiplataforma sim. Roda em Win XP, 2K, 2K3 e Vista :D
Comentário de nemesis
já arrumou!: A quem vc acha que são dirigidas as ameaças de patente de software da M$? Pq vc acha que as distribuições Linux afetadas até agora são aquelas repletas de aplicativos mono, começando pela da Novell?

Quero ver a M$ ameaçar uma distribuição mono-free, como Debian ou Slackware... a Novell investiu demais nessa bobagem do Icaza e preferiu fazer o acordo, mas para outras distribuições a coisa mais fácil a fazer é simplesmente se afastar e não se deixar levar por promessinhas milagrosas de tecnologias fechadas, além de tacanhas...

mono é o cavalinho de tróia da M$ no Linux. Já posso ver Imperador Gates falando por baixo do capuz: "Tudo está saindo conforme o planejado"... :)

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Mono.....: ....No Thanks !!!

Miguel "baba ovo do Bill Gate$" de Icaza ?????

No Thanks pra ele tb !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Manoel Pinho
Mundinho M$: Mais uma vez a M$ mantém o mundinho M$ totalmente diferente e incompatível com todos os outros sistemas operacionais existentes.

Mundinho M$ | Outros sistemas: OpenXML | ODF, .Net | Java, Metro | PDF, Moonlight | Flash, SVG e Ajax, Active Directory | LDAP, Kerberos, CIFS | NFS, Coda, DirectX | OpenGL, GDI, Aero | X, Cairo, GDI printers | Postscript, Cups, etc.

Só adotaram o TCP/IP porque não tinha jeito mesmo, mas pela vontade da M$ todo mundo estaria na M$ Network usando algum protocolo proprietário dela, provavelmente comprado de alguma empresa como ela sempre faz.

Depois os caras tem a CARA DE PAU de dizer que querem interoperabilidade.
Comentário de popolony2k
Sobre o TCP/IP.....: ....a M$ bem que gostaria de usar o NetBIOS/NetBEUI ao invés do TCP/IP, pois todos seus protocolos de rede inicialmente eram desenvolvidos sob NetBIOS/NetBEUI (incluindo o SMB/CIFS) e ao contrário do que muitos pensam, NetBIOS/NetBEUI é obra de uma tal de Systek e extendida pela IBM (NetBEUI), bem como o SMB/CIFS é obra de quem ????? Da M$ ????????

Não !! É da IBM (e eu que pensava ser da Digital Equipment - DEC) !!!

Agora me digam.............onde o Linux infringe as patentes da M$ se toda técnologia de base é de propriedade do vovô da tecnologia, IBM ??????

Seguem os links

en.wikipedia.org/wiki/Server_Message_Block#History

e

http://pt.wikipedia.org/wiki/NetBEUI

Querem é fazer terrorismo !!!!

Hummmmm....a M$ mostrando uma nova faceta....a de terrorista, tá na hora de espalhar essa idéia !

Em tempo......NetBIOS/NetBEUI agora rodam sob TCP/IP !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004