“Dia 21 de junho terminou uma maratona de programação. Maratona está realizada pela equipe do Mono, para implementar o Moonlight, versão linux do Silverlight da Microsoft. Silverlight é uma nova tecnologia para a Web, baseada no CLR aumentando seu poder com um sistema de gráficos 2D, uma engine de mídia e um sub-conjunto de bibliotecas padrão .NET. Esta equipe dispunha de dois brasileiros Everaldo Canuto e Rodrigo Kumpera. O Everaldo foi entrevistado por Frank Coelho de Alcantara e foi publicado em seu blog.”
Respeito muito o trabalho do pessoal do Mono, mas ir atrás de uma tecnologia onde só segue um padrão que nunca será totalmente igual o original (pois quem segue o que os outros fazem está sempre a um pé atrás e com um produto pior, isso é normal) não me parece algo muito sensato, não para o futuro.
Essa interoperabilidade que a Microsoft quer é algo difícil de se explicar, pois ela quer todo mundo trabalhando para que recursos dos outros funcionem em seus produtos, mas não libera as especificações destes para que funcionem naqueles... Isso se chama "interoperabilidade unidirecional"., isso sim...
E aquela história de reescrever o GNOME com C#, GTK#, mono, etc? Mesmo não usando o GNOME, eu ficaria triste com tal ato. E acredito que a comunidade também. Provavelmente surgiriam duas ou mais versões do GNOME, uma pela comunidade, e outra pelas empresas (Suse, Microsoft, etc). Será?
Tá, essas discussões não levam a nada, pois já há centenas de posts aqui msm no BR falando sobre isso. Me retiro aqui...
PS: Provavelmente é só propaganda e ameaça da MS. Usem o nosso mais novo e revolucionário produto, ou eu te processo... Mas o que esse Silverlight faz de tão incrível pra todo mundo querer investir?
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana