Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançamento do GNOME 2.18


“Chegou o dia, o GNOME 2.18 foi lançado! Desta vez os usuários brasileiros poderão contar com uma interface completamente traduzida, graças ao trabalho árduo de nada menos que 16 tradutores!

A equipe brasileira de tradução do GNOME passou a contar com a colaboração direta dos tradutores do Ubuntu para o português do Brasil e outros, e finalmente pôde completar a tradução de programas como o Evolution e o Orca, tão desafiadores que estavam sem tradução havia um ano. Já estamos trabalhando em completar a tradução do Guia do Usuário, e alguns já falam em traduzir o GNOME inteiro até o final de 2007!

Por enquanto, que tal dar uma olhada nas notas de lançamento?”


Enviado por Leonardo Ferreira Fontenelle (leo·fontenelleΘgmail·com) - referência (gnome.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Felipe Tonello
Muit bom!: Gostei muito do gnome 2.18
ele está com muitas coisas novas.. mt bom!!
Amei a nova ide para glade.. mt bom...

gnome 4 ever!!!!!
Comentário de igod
Falta um konqueror: Gosto do gnome, e fico feliz em vê-lo cada vez mais próximo do desktop ideal para o usuário comum, e não só.
Mas sinto falta de um konqueror, sei que posso usá-lo, mas não é a mesma coisa.
Comentário de leo.fontenelle
Re: falta um konqueror: Entendo o que você diz, o Konqueror é meio sui generis.

No GNOME (e outros ambientes), o gerenciador de arquivos é um aplicativo, e o navegador da web é outro.

Se o seu problema for com o Nautilus (o gerenciador de arquivos do GNOME), sugiro experimentar seus três modos (espacial, espacial "em árvore", e tradicional), e se nenhum deles agradar você ainda pode experimentar o Thunar, do XFCE, que é baseado nos diálogos de abrir/salvar arquivos do GTK+ e tem recebido muitos elogios.

No GNOME dá para navegar a Web tanto com o Epiphany quanto com o Firefox, que se integra bem ao ambiente. Estou ansioso para usar as extensões do Epiphany 2.18, especialmente o Epilicious, que obviamente sincroniza os marcadores do Epiphany com o del.icio.us. O modo como o Epiphany organiza os marcadores ("favoritos") é diferente do da maioria dos navegadores, mas é análogo ao das tags do del.icio.us, de forma que a união dos dois deve ser muito interessante.

Nem o Epiphany, nem o Nautilus navegam as páginas de manual ou info, como o Konqueror. Isso é algo que já existiu no GNOME 1.x, mas foi descartado. Considero a integração do Yelp com as páginas de manual e info muito mais interessante!

Em suma, você realmente não vai encontrar algo parecido com o Konqueror no GNOME. Mas, se estiver disposto a adquirir novos hábitos, aposto não vai mais sentir falta dele!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004