“Finalmente lançada a nova versão 10.3 do openSUSE. Este release, por ser o quarto (e último, o próximo será o 11.0) release da série 10.X do openSUSE está maduro, e não deve criar grandes problemas para o usuário (espero heh). Apesar de ser um release maduro, ele também está repleto de novidades. Vamos passar por algumas delas:
* A distribuição agora oferece as opções 1-CD com KDE 3.5.7 (com as primeiras partes do KDE4 incluídas, mas não como padrão) ou Gnome 2.20, e o DVD (e tem pessoas querendo lançar um XFCE4 1-CD do 10.3, em breve). Todos nas versões i386 e x86-64 (o release ppc não é oficial). Essa é uma grande diferença, pois antigamente tínhamos as opções em 5 CDs, e depois em 3 CDs, e agora em um CD (existe ainda um cd de AddOn com aplicativos non-free, tais como o acrobat). Muitas pessoas pediram esse formato no passado. O ideal é que se use o cd e durante a instalação tem a opção de adicionar o repositório principal do openSUSE 10.3, e então você terá acesso a todos os pacotes disponíveis no release oficial. A mini-iso (boot.iso) para netinstall também estará disponível nos mirrors.
* Suporte ao one-click install. Esta funcionalidade é muito legal, permite que você clique num link .ymp no seu browser e ele instala um pacote, com todas as suas dependências, como se você estvivesse no yast package manager. E existe a opção de deixar o repositório daquele pacote ativado após a instalação. A idéia é ter os links de one click install para facilitar o suporte a codecs, entre outros pacotes. Veja mais sobre o one-click-install aqui: http://news.opensuse.org/?p=133
* Seção "repositórios da comunidade" no YaST, que é uma lista de repositórios adicionais que as pessoas costumam adicionar (dica: o packman está nessa lista, e você definitivamente vai querer ativar esse repositório, para obter codecs de vídeo, multimídia, etc). Aliás, o repositório Packman irá ter os pacotes do também famoso repositório Guru daqui para frente (então não tente adicionar o repositório guru, pois ele não existe para o 10.3).
* suporte a mp3 nativo utilizando o codec Fluendo.
* Módulo KIWI do yast. É um módulo que permite ao usuário criar suas próprias distribuições do openSUSE, seja um pen-drive bootável, live-cd ou um disco para virtual-machine Xen
* Package manager melhorado. Tanto os front-ends (yast package manager em modo qt, gtk, e ncurses e o zypper, frontend em linha de comando) quanto o backend (libzypp) tiveram significativas melhoras de usabilidade e performance.
* Existe no desktop padrão um ícone chamado "community help" em que o usuário pode clicar e obter informações sobre como obter ajuda e se comunicar com membros do projeto openSUSE, seja nos fórums, listas de email e no irc (você pode clicar em um botão e ele o levarão ao canal #suse da freenode, em inglês).
Veja também:
- release notes oficiais: http://www.suse.com/relnotes/i386/openSUSE/10.3/RELEASE-NOTES.en.html
- anúncio em inglês oficial: http://news.opensuse.org/?p=400
- Lista de versões dos principais pacotes: http://en.opensuse.org/Product_Highlights/10.3 ”