Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o openSUSE 10.3


“Finalmente lançada a nova versão 10.3 do openSUSE. Este release, por ser o quarto (e último, o próximo será o 11.0) release da série 10.X do openSUSE está maduro, e não deve criar grandes problemas para o usuário (espero heh). Apesar de ser um release maduro, ele também está repleto de novidades. Vamos passar por algumas delas:

* A distribuição agora oferece as opções 1-CD com KDE 3.5.7 (com as primeiras partes do KDE4 incluídas, mas não como padrão) ou Gnome 2.20, e o DVD (e tem pessoas querendo lançar um XFCE4 1-CD do 10.3, em breve). Todos nas versões i386 e x86-64 (o release ppc não é oficial). Essa é uma grande diferença, pois antigamente tínhamos as opções em 5 CDs, e depois em 3 CDs, e agora em um CD (existe ainda um cd de AddOn com aplicativos non-free, tais como o acrobat). Muitas pessoas pediram esse formato no passado. O ideal é que se use o cd e durante a instalação tem a opção de adicionar o repositório principal do openSUSE 10.3, e então você terá acesso a todos os pacotes disponíveis no release oficial. A mini-iso (boot.iso) para netinstall também estará disponível nos mirrors.

* Suporte ao one-click install. Esta funcionalidade é muito legal, permite que você clique num link .ymp no seu browser e ele instala um pacote, com todas as suas dependências, como se você estvivesse no yast package manager. E existe a opção de deixar o repositório daquele pacote ativado após a instalação. A idéia é ter os links de one click install para facilitar o suporte a codecs, entre outros pacotes. Veja mais sobre o one-click-install aqui: http://news.opensuse.org/?p=133

* Seção "repositórios da comunidade" no YaST, que é uma lista de repositórios adicionais que as pessoas costumam adicionar (dica: o packman está nessa lista, e você definitivamente vai querer ativar esse repositório, para obter codecs de vídeo, multimídia, etc). Aliás, o repositório Packman irá ter os pacotes do também famoso repositório Guru daqui para frente (então não tente adicionar o repositório guru, pois ele não existe para o 10.3).

* suporte a mp3 nativo utilizando o codec Fluendo.

* Módulo KIWI do yast. É um módulo que permite ao usuário criar suas próprias distribuições do openSUSE, seja um pen-drive bootável, live-cd ou um disco para virtual-machine Xen

* Package manager melhorado. Tanto os front-ends (yast package manager em modo qt, gtk, e ncurses e o zypper, frontend em linha de comando) quanto o backend (libzypp) tiveram significativas melhoras de usabilidade e performance.

* Existe no desktop padrão um ícone chamado "community help" em que o usuário pode clicar e obter informações sobre como obter ajuda e se comunicar com membros do projeto openSUSE, seja nos fórums, listas de email e no irc (você pode clicar em um botão e ele o levarão ao canal #suse da freenode, em inglês).

Veja também:
- release notes oficiais: http://www.suse.com/relnotes/i386/openSUSE/10.3/RELEASE-NOTES.en.html
- anúncio em inglês oficial: http://news.opensuse.org/?p=400
- Lista de versões dos principais pacotes: http://en.opensuse.org/Product_Highlights/10.3 ”


Enviado por Márcio H. Ferreira (marcioΘlac·usp·br) - referência (news.opensuse.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Haisen
Não vejo a hora de colocar: Não vejo a hora de colocar as mãos no novo Suse. Está versão parece ainda mais polida que as anteriores e resolveram o antigo problema do Suse que era a demora de carregamento.
Comentário de dondalski
opensuse 10.3: estou usando o 10.3 RC1 e está perfeito, a melhora na performance é significativa e o tempo do boot baixou assustadoramente.
Comentário de nemesis
nunca mais tão open quanto: nunca mais tão open quanto antes, né? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
confessa!: "o tempo do boot baixou assustadoramente"

confessa aí que foi o seu hardware que melhorou de uma versão pra outra... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de dondalski
confessa: infelizmente o upgrade foi só do software o notebook ainda é o mesmo ! hehehe
Comentário de Willer
HD: Eu to tentando instalar aqui mais nao reconhece de jeito nenhum meu HD SATA, jah tentei carregar varios modulos e nada, estranho eh que o 10.2 foi instalado sem problemas...
soh oq eu tava com pressa de ver logo ele rodando... heheheh
[]s
Comentário de Wallacy
Na verdade é que o novo: Na verdade é que o novo algoritmo de boot que é bem eficaz mesmo...
de uma olhada...
antes http://news.opensuse.org/wp-content/uploads/2007/08/bootchart-kdm.png
depois http://news.opensuse.org/wp-content/uploads/2007/08/bootchart-27.png

cerca de 50% de melhora ....

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
Sabe o que é mais estranho,: Sabe o que é mais estranho, ele foi moldado exatamente para trabalhar melhor com hds SATA e compahia... tanto que a ele reconhece os HDs somente como sda, sdb, sdc... não mais hdx.... Se o 10.2 funcionava talvez seja a media de instalação, ou talvez na versão em CD que não esteja com tudo e na em DVD funcione, apesar de não ter muita lógica eles retiraram suporte, ainda mais considerando que sempre foi uma das distribuições com maior poder de reconhecimento de hardware.... Bug talvez? não sei (improvável).. mais aqui ocorreu tudo tranqüilamente... Tente a versão Live pra ver se reconhece hehe.. só pra ter certeza que não é a distro...

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
Pra ser sincero isso é: Pra ser sincero isso é verdade, houve uma redução do uso de softwares proprietários, até o realplay que antes muitos usavam pois os codecs para rmvb não rodavam de maneira tão eficaz agora praticamente se tornou obsoleto, pois é possível rodar ainda com mais qualidade no kplayer e companhia... E também abandonaram o zemworks da Novell...
Além que agora os codecs e muitos outros pacotes podem ser adiquididos diretamente pelo site da comunidade pelo 1-click-install... E também incluíram pacotes com GPLv3...


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de dondalski
HD: Há um bug com ACPI no RC1, acho que não foi corrigido a tempo para versão final, que causa esse tipo de erro com algums HD SATA, estou com esse mesmo problema em 1 máquina, em outras 4, incluindo meu notebook, todos com HD SATA, está tudo funcionando.
Comentário de Willer
Foi !: Consegui, depois de tentar de tudo que eh jeito e nada resolvi da uma de bobo e coloquei em safe mode.... e nao eh q foi ... hehehe
q raiva q dah, quando agente tenta a mais dificil e a solucao era a mais facil..
HEUAheueahaeUh
Jah to d Suse novo :P

[]s
Willer
Comentário de Vandrei
Também tive problemas com o: Também tive problemas com o ACPI, só funciona o sistema com ele desligado, senão quando entra no sistema o meu mouse/teclado travam hahahaha. Meu HD é IDE mesmo. Mas to gostando mais dessa versão do que as anteriores, parece que ficou mais estável o sistema e rápido, antigamente era muito lerdo.
Comentário de Wallacy
Só comentando mesmo, o que: Só comentando mesmo, o que eu mais gostei mesmo no 10.3 foi esse modulo Kiwi, muito bom ele!! Criei meu live-cd com meus programas favoritos xD inclusive uns dois da faculdade que precisava do wine xD, realmente bem útil !!

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Pinguim Psicopata
Já reportei um bug: Já reportei um bug relacionado ao CD do KDE e o 1-click install do driver da NVidia no canal oficial de IRC. Eles devem mudar o script pra fazer o download de um pacote que não é instalado por default pelo CD do KDE (o CD do Gnome funciona redondo).
Comentário de lgbassani
Java sem chance no Firefox: Realmente houve uma melhora de performance geral em relação ao opensuse 10.2, contudo não teve jeito de eu fazer funcionar o Java no Firefox (eu uso a distro x86_64), nem mesmo instalando a versão 32bits do Firefox no meu amd64. É uma pena, pois isso funcionava muito bem no opensuse 10.2.

Comentário de Carlos18
Outros sites que também estão reportando o lançamento...: Outros sites que também estão reportando o lançamento do OpenSUSE Linux 10.3


Quero informar a todos que o lançamento do OpenSUSE Linux 10.3 também está sendo reportado nos sites:


Guia do Hardware.net

http://www.guiadohardware.net/comunidade/opensuse-lancado/789365/


Techzonept.com

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=197147


Eu estou citando esses dois sites acima, porque eles tem muita coisa falando sobre o lançamento do OpenSUSE Linux 10.3.


Valeu!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004