Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o OpenOffice.org 2.2

Foi lançada hoje a versão 2.2 do OpenOffice.org, trazendo uma série de novidades e avanços. Algumas das melhorias que deverão ser percebidas pela maioria dos usuários são as novas opções e recursos da exportação em PDF, e a ativação por default da opção de kerning de fontes, que melhora a distribuição espacial (e portanto o aspecto visual) dos textos usando a maioria das fontes de uso comum.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo NYC
Ainda esta pesadao?: O Openoffice ainda leva um tempao pra comecar? Pq nao se discute isso nos foruns? Parece um assunto proibido. Tao proibido quanto a interface horrivel do Gimp e o uso excessivo de memoria pelo Firefox.
Comentário de tenchi
Quanto ao openoffice,: Quanto ao openoffice, realmente, ele tem muitas deficiencias, e o alto consumo de memória e a interface são duas delas (além das teclas alt+165, que são muito práticas no uso do M$ World).
Mas quanto ao gimp, acho que é mais uma questão de gosto, e tema escolhido. Escolha um tema gtk e um tema de ícones legal, que vai amenizar esse "problema".
Quanto ao firefox, é claro que, por exemplo, no windows, ele vai demorar mais a carregar do que o IE, pois o IE é o proprio shell do windows, estando superintegrado ao sistema. No linux entaum, se vc não estiver usando algum programa em gtk, o FF demora msm pra iniciar. Mas isso é só na inicialização, pois depos depois ele fica até mais leve que o IE. Vc tbm tem que analisar as extensões, que pesam msm.

O konqueror no KDE abra rapidinho, que eh uma beleza. Já em outros ambientes...

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de hamacker
o que faz o alt+165 de: o que faz o alt+165 de especial ?

desde que aprendí usar o alt direito (altgr) não uso o alt+nnn a bastante tempo.
Comentário de tenchi
Bem, as teclas de atalho: Bem, as teclas de atalho para a inserção de símbolos especiais são uma mão na roda, vc tem que concordar. E isso é algo que eu tenho sentido falta em boa parte dos programas do Linux.
O xterm até que tem seus caracteres especiais (alt+qualquertecla), mas os outros peogramas não (que eu saiba). "Inserir>>caractere especial" é um tanto quando chato. Se vc souber de algum recurso, ou tecla de atalho no OO, poste aí, que a comunidade agradece.

Flw.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
e o meu altgr não funciona: e o meu altgr não funciona pra nada, o que ele faz? rsrs

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Buscator
Nunca consegui: A função Alt+(números de 1-232) dá acesso a caracteres da tabela ASCII no M$ para uso em editores de texto (abiword, OO, word), mas no OpenSuse nunca consegui configurar isso...

Buscator
Comentário de cenoura
Ele não disse se o Firefox: Ele não disse se o Firefox demora ou não para iniciar mas sim que o mesmo consome muita memória.

Uso o Seamonkey e ele usa menos memória que o Firefox, tanto no Windows como no Linux (não tenho extensões instaladas em nenhum navegador). Detalhe é que o "motor" dele é o mesmo do Firefox mas inclui o cliente de email embutido. O Seamonkey no final acaba usando muito menos memória que a dupla Firefox+Thunderbird e tem as mesmas funções.

Voltando a falar sobre o OpenOffice, o meu problema com ele é a lentidão: tudo nele é mais lento que no MS Office mesmo trabalhando com formatos de arquivos nativos (antes eu achava que só era lento com doc devido ao suporte a doc ser por engenharia reversa, mas hoje eu vejo que é lento em tudo).

--
Gustavo Picoloto
Comentário de marcosalex
-- Huahua! Boa: -- Huahua! Boa essa!
Realmente, o maior defeito do OO é ele ser pesado, infelizmente. Tanto o MS Office quanto o IE tem a vantagem de serem integrados ao Windows, por isso sempre vão ser bem mais leves, da mesma forma que o Konqueror é leve no kde.
Agora, o Firefox conseguiu compensar essa desvantagem com mais recursos para atrair os usuários. Já o Open Office, tirando a exportação pra PDF e Flash tem muito pouco de novidades sobre o MS Office. A impressão que dá pelos Release Notes das versões que eles liberam, é que a prioriadade número 1, 2 e 3 deles são os filtros de importação/exportação com os programas da Microsoft, depois são funções que o MS Office tem e só depois alguma novidade. Gostaria que fosse diferente...

Quanto ao Gimp, a maioria não gosta da Interface, mas aprende-se a conviver com ela. heheheh
Haskell developer
Comentário de Manoel Pinho
Pesado ?: Pô, que saco essa mania de falar que o OO.org é pesado ! Geralmente são as mesmas pessoas que compram placas 3D e processadores de última linha para jogar e tascam coisas absurdamente pesadas como o Windows Vista nos micros sem chorar.

Se não tem como contribuir com o OpenOffice.org nem codificando e muito menos usando então compre o M$ Office e siga a manada. Eu prefiro gastar parte da licença do M$ Office num hardware melhor e mais memória. Só o fato dele ser bem caro e ainda exigir que se use windows já é um motivo para eu nem considerá-lo hoje em dia.

Como falaram, o Windows/IE/M$ Office compartilham a maioria das APIs e são produtos estabilizados. Sim, há algumas coisas que o M$ Office faz melhor mas o OpenOffice.org tem evoluído muito rápido e faz coisas que o M$ Office não faz sem programas externos, quase sempre comerciais, como exportar PDF e LaTeX, além de ser melhor para editar equações.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de JPayne
Engraçado....: Engraçado você dizer isso, porque eu instalei o BrOffice 2.1 aqui e senti uma diferença absurda em relação ao 2.0.3. Ele tá bem mais leve, apesar de eu usar KDE e não usar aquele mini aplicativo que carrega o OO na memória. Quanto a interface do GIMP, realmente, eu nunca gostei do Photoshop, e quando conheci o GIMP definitivamente gostei menos ainda... depois de muito tempo finalmente conheci o Krita que hoje é o que eu uso pra edição de imagem. Como não sou nenhum fotógrafo da Playboy ou Sexy, então não preciso nem do Photoshop e nem do GIMP, o Krita tem me servido bem !!!


PS: É claro que o OO é bem mais pesado em comparação ao MS-Office. O que eu quis dizer no meu comentário é que ele vem melhorando de performance, ao menos eu percebi isso aqui na minha máquina !!!

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de builder
Dica para o OpenOffice abrir mais rápido e caracteres especiais: Para a grande maioria dos usuários, não há a necessidade de carregar a parte do java do OpenOffice, portanto desabilite este recurso:

Ferramentas->Opções->OpenOffice.org->Java e desmarque a opção Usar JRE e confirme no botão OK. A próxima vez que inicializar o PC, o OpenOffice deverá abrir um pouco mais rápido (lembrando que a primeira abertura sempre é mais lenta). Nos testes que fiz, foi visível a melhora de desempenho e abrir pelo menu da inicialização ajuda um pouco mais.

Para caracteres especiais, vá em Inserir->Caractere Especial - Embora seja mais lento do que usar o teclado, é bem melhor para visualizar os símbolos e não precisa ficar decorando números (a grande maioria dos usuários detesta ficar lembrando do alt+xxx).
Comentário de builder
BrOffice mais lento: Observei o mesmo problema com relação ao desempenho do BrOffice ser mais lento que o OpenOffice. Acredito que parte desta lentidão seja causada pelo tamanho do dicionário ou falta de alguma otimização do código.

Para melhorar a velocidade do OpenOffice, se não utilizar o JRE, desabilite este recurso em:

Ferramentas->Opções->OpenOffice.org->Java e desmarque a opção Usar JRE e confirme no botão OK. A próxima vez que inicializar o PC, o OpenOffice deverá abrir um pouco mais rápido.
Comentário de cabelo
E o suporte ao office 2007:
Ele agora abre arquivos do office 2007?




--
Cabelo (Luciano Silveira)
Uberlândia - MG

Comentário de Copernico Vespucio
Integração ao sistema: Qual o seu meio de comparação? KOffice?

O Open Office é uma suíte de escritório completa, cujo o núcleo comum é carregado inteiro seja qual for a aplicação q vc. escolha (write, draw). É por isso que os aplicativos que fazem parte dele são tão integrados.

Por outro lado, ele não usa as bibliotecas gráficas do KDE ou do Gnome (Qt e GTK+), que ou são carregadas no start da interface gráfica ou geralmente em algum momento posterior devido a uma aplicação que a utilize (gtk no KDE ou Qt no Gnome). Ele tem que carregar e gerenciar as suas próprias dependências e isso tem um custo.

Custo compensado pela funcionalidade que oferece. O OOffice faz muito mais que o KOffice por exemplo. Por outro lado ele nunca conseguirá ser mais leve que um aplicativo Qt rodando sob o KDE.

É o mesmo caso que acontece com o Firefox. Ele não foi feito exclusivamente para um determinado ambiente, então não espere que ele seja mais performático do que a solução mais nativa.

Mas se quiser mesmo comparar o "peso" do OOffice, seja justo e faça a comparação com seu principal concorrente: M$ Office: ele também é um grande consumidor de recursos e, ao contrário do primeiro, foi especificamente feito para seu ambiente.
Comentário de Copernico Vespucio
Meu "one cent":

Para melhorar a velocidade do OpenOffice, se não utilizar o JRE, desabilite este recurso em:

Ferramentas->Opções->OpenOffice.org->Java e desmarque a opção Usar JRE e confirme no botão OK. A próxima vez que inicializar o PC, o OpenOffice deverá abrir um pouco mais rápido.


No entanto, se vc. precisar usar a JRE para alguma atividade (o próprio OOffice avisará isso). A dica mais geral é: use sempre a última versão da JRE (no caso a atual é JRE6.0 - se possível tenha logo o JDK), que oferece sempre uma melhor performance.

Existem algumas outras dicas para melhorar o desempenho de aplicativos Java sob Linux, tô vendo se escrevo alguma coisa sobre isso.
Comentário de JPayne
concordo..: Concordo com tudo que você disse... mas o que me impressiona é que mesmo com todo o peso, a versao 2.1.0 do BrOffice tá rodando muito mais leve na minha máquina que a versão 2.0.3. E olha que eu não tenho eu uso KDE puro aqui. E mesmo sem aquele miniaplicativo que fica no relogio, o BrOffice abre com uma velocidade maior que a versão anterior. Acho engraçado o pessoal meter o pau como se fosse uma suíte como o Koffice que é bem mais leve, ou até mesmo o Gnumeric ou o Abiword.. não dá pra comparar...

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de silveira
Tem pro Ubuntu já?: Eu atualizei o Adept no meu Kubuntu e não apareceu ele.
Alguem sabe quando vai estar disponível?
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de eje del mal
Mas o Merdia Player é levinho: Chego a dar uma cochilada depois de clicar, nem reparo quando carrega.

Melhor mesmo é quando tira aquele pré-carregadorzinho do Office, que só come 400M de memória. Dá pra tomar um cafezinho, pensar se vai tomar outro, decididamente ir tomar outro, e aí quando voce volta o Word ainda não caregou.

Pra mim a pior característica do OOo é a total incapacidade de rodar vírus de macro VBA (Varredor de Bosta for Applications). Aí não dá pra concorrer
Comentário de eje del mal
No Señor: O The Microzoft Open Office XML !YET é propriedade patenteada pela Microzoft. Só a Novell tem direito.
Comentário de jerembas
É uma discurssão tola isso: É uma discurssão tola isso tudo.

Primeiro:
Usa o Oo quem quiser, quem gostar, quem não gostar, que use o outro.

Agora... Vamos falar de custo x benefício. Para prepararmos um texto simples como uma carta, o que eu preciso pagar para conseguir fazer esse trabalho? Quanto custa o OpenOffice? E o outro?

Resposta:

OpenOffice = R$ 0,00 (grátis)

Bem... pelo preço... Acho que já tem é funções demais né?

Ô povinho que gosta de reclamar... Tá ruim? Programa e melhora o código dele ai pessoal, vocês ajudariam muito mais, ele já é grátis, querem o que mais? que seja MAIS excelente? Ok! Vamos ajudar então, trabalhem nele.

:)

Bom dia pessoal!

Comentário de MARCELO2007
Mentira!: Quanto ao firefox, é claro que, por exemplo, no windows, ele vai demorar mais a carregar do que o IE, pois o IE é o proprio shell do windows, estando superintegrado ao sistema.

Isso é uma mentira deslavada que inventaram para justificar a deficiência de um programa livre e, ao mesmo tempo, dar um alfinetada na Microsoft.

Todos os programas que eu rodo no Linux abrem com rapidez, menos:

- os que usam Wine, como o Google Earth;

- TODAS as tranqueiras que usam XUL: Firefox, Thunderbird, Mozilla e OpenOffice.

E quando eu usava Windows, era a mesma coisa: tudo abria rapidinho. Menos a turminha do XFC (XUL Futebol Clube). Que desculpa a comunidade vai inventar para explicar por quê TODOS os outros programas abrem rapidamente, mesmo os que não são da Microsoft nem fazem parte do Windows?

XUL é um TRAMBOLHO. Um dos VÁRIOS problemas da XML é sua irritante lentidão. XUL é uma plataforma toda apoiada em XML. Só podia dar nisso mesmo. Muita lentidão.

Essa é a VERDADE. E quem quiser brincar de avestruz e enfiar a cabeça na terra, fique à vontade. Liberdade é isso também.
Comentário de pm
Concordo com vc jerembas !: Concordo com vc jerembas !

E é por isso que o Brasil não vai pra frente, pois 99,9% do nosso mediocre povo so sabe reclamar, e nunca toma algum tipo de atitude em relação ao preblema, seja ele politico, social ou tecnologico.

Reclamar é a coisa mais facil do mundo, so que não contribui em nada na evolução cultural de uma nação !

Somos sugadores da comunidade OpenSource ! So isso !! Infelizmente...
Comentário de Evangelista
Acompanhando a evolução...: Olá pessoal, a última versão que instalei do BRoffice no Debian Sarge exigia o uso do Java ???? Sinceramente não entendi, pq em outras versões, eu instalava normalmente sem o Java, e dentro o BRoffice eu escolhia se queria ou não o suporte ao Java. Agora sou obrigado a instalar...

E diga-se de passagem, não sou desenvolvedor, mas o trocinho ruim e lento esse Java hein... Esses troços de banco pela internet e tal é um bonde... Tem um sistema que usam aqui no trbalho que é em Java via VPN, misericórdia... Aproveito para parabenizar o excelente programa em Java: Jsms (envia torpedos para celular) simples e funcional.

Simples e funcional acho que isso é o que muitos programas deveriam priorizar. A última versão de um Processador de Textos deve fazer isso e bem. E não tocar MP3, assistir videos, navegar na internet, editar imagens, editor HTML, ripar DVD e etc. Apenas trablhar com textos e afins. Resumindo perdeu-se a simplicidade...


--
Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8:26
Comentário de hamacker
Os programas rodando sob o: Os programas rodando sob o wine, especialmente os comerciais são mais rápidos do que usando o windows.

O XUL é uma tecnologia que tem uso específico.

Nem tudo da MS é rápido .net é pesado pra caramba, até quiseram colocar no Vista os utilitarios comuns nessa plataforma mas voltaram atrás.

O FF é lento ? Não para as máquinas atuais.
O FF tem um tempo de resposta muito baixo para carregar, depois disso é rápido, o tempo de carga é justificado pelos recursos extras que ele possui e que não há pré-carga do shell. No Windows, no Mozillao havia um pre-carga que ficava no systemtray que era tornava as coisas mais simples. Se tiver usando Linux e tiver insatisfeito com o FF, use o epiphany-browser que também usa Gecko, porém com uma interface GTK tem tempo de resposta mais rápido e seus plugins não usam XUL, viva a liberdade.

O OOo.org é lento comparado o MSOFFICE, porém nas máquinas atuais isso é dispensável, num Pentium 1.66 levou 6.71s, mas não vai rodar em equipamentos com 128M de RAM, porém tampouco o MSOFFICE roda também.

Em suma, há problemas quando comparado com os aplicativos rodando sob WinXP, mas pare para analizar quando esses mesmos programas terão de rodar no Vista, aperentemente agora ganhamos em velocidade e consumo de RAM.
Comentário de tenchi
Fui ludibriado!: Até concordo, mas como o openoffice, assim como qualquer outro produto, tem que agradar ao máximo o usuário, se quiser se manter no mercado, competindo com produtos como o M$Office. Acredito que, mesmo sem todo mundo ser programador (estou nessa situação), nós estamos numa comunidade, onde deve haver a participação de todos, não somente com código, mas também com traduções e reportagens de falhas ou de coisas que não agradam os usuários, neste caso, as gordurinhas extras do OO. Não acho que deve ser sempre assim: "Ah, se estamos tendo máquinas cada vez mais potentes, pra que aplicativos leves?", pois assim estariamos seguindo o exemplo da M$, com o seu superpesado Vista - se bem q esse eh o sistema mais inovador e moderno q existe, segundo muitos especialistas pagos pela M$ ;-). Nem todo mundo está a fim de comprar um computador novo para usar um determinado programa.

Parece que acontece o que o Ricardo NYC, no primeiro comentário disse; será que é pecado falar que um software livre tem algum defeito? O Openoffice 1.x era muito feio e com menos recursos perto do 2.x. Porque não é pecado falar isso agora?

Querendo ou não, o OO está na cola do M$Office, e boa parte do que faz é tentando atrair usuários vindos deste último. E para isso, algumas coisas devem ser 'imitadas'. E, o OO faz muita coisa que o M$ faz, mas de forma muitas vezes que exigem muito mais recursos, deixando o usuário com a impressão de que o OO é uma cópia barata (de graça) do Office (que é a única suíte de escritório que existe, assim como windows é sinomino de computador). Não sei se me expressei de forma correta, pois aqui se vc fala qualquer coisa que não agrade alguém.... caem em cima com pau e pedra na mão.

Nessa de 'imitar' o outro, o programa acaba perdendo muitas vezes sua identidade, para não cair em desuso. Mas acredito fielmente que os desenvolvedores do OO não irão colocar suporte a abas no programa tão cedo.
Seria legal um suporte a abas, mas como as abas de firefox, ou as diversas planilhas do editor de planilhas, para que não precisemos ter várias abas com vários documentos abertos, o que ajudaria bastante na organização do desktop (não, esse daqui não é o fórum de sugestões do OO, eu sei). Afinal, até a Microsoftware (que só ludibridia as pessoas) se tocou disso no IE7.

Sim, o brasileiro é um bicho que só reclama. Tanto que boa parte do que faz é reclamar dos outros brasileiros (um bando de ignorantes, alienados e favelados) também.

Espero não ter ofendido ninguém aqui, e que vcs saibam diferenciar os pontos onde fui irônico (pois uma ironia mal feita pode gerar uma guerra). Afinal, esse é o preço de poder expressar livremente nossa opinião (a naum ser quando moderam negativamente nosso comentário ;-)).


"Deixe de achismo", disseram uma vez para mim. Quem sabe quando eu for presidente ditador deste país e puder ditar a verdade, absoluta e inegável, eu deixe de achar. rsrs.

Flw, e como sempre, essa é só a minha opinião.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de pm
----:
----
Sim, o brasileiro é um bicho que só reclama. Tanto que boa parte do que faz é reclamar dos outros brasileiros (um bando de ignorantes, alienados e favelados) também.
----

Acho que vc esta incluido nesta parte, certo ? Ou vc não esta reclamando dos que estao reclamando ?

E é fato, brasileiro so reclama !
Um menino é arrastado ate ficar sem cabeça....no dia seguinte td mundo reclama....e depois td mundo foi pular carnaval. Que merda de pais é esse, somos sim, favelados, ignorantes e alienados ! SOMOS PODRES ! e com tecnologia não seria diferente !
Comentário de Copernico Vespucio
Bem, Senhor Dono da Verdade: Pra começar, o Open Office não usa XUL em momento algum. Olhe o produto primeiro e depois diga as besteiras que puder, mas não as que não pode.

Wine é um emulador. Carrega bibliotecas do Windows por cima do ambiente Linux. Sim, ele tem um overhead grande. Todo mundo sabe disso. Rodar um programa **nativo** feito para Linux em outro SO também vai ter overhead.

Mozilla Firefox (são o mesmo programa), Thunderbird, Sunbird usam o mesmo engine. Todos fazem um cache razoável de memória (que deveria ser configurável como um parâmetro de inicialização do sistema) e realizam várias operações de backend *sem* uma tela de splash (não parece nada, mas muitos programas mais lentos são considerados mais rápidos por causa disso).

Eles são mais pesados (têm mais features), mas a culpa não é do XUL.

Em Java, temos um widget toolkit chamado Thinlet (http://www.thinlet.com/), cujo propósito é justamente de criar interfaces gráficas leves. E realmente muitas aplicações feitas com ele tem um footprint mais baixo (porque os programadores acabam criando menos objetos ao usá-lo, não pq XUL seja melhor).

A quantidade de XML empregada para descrever as UI no Firefox e similares é mínima e incremental (vc. parseia um pedaço pequeno de XML quando precisa criar cada nova janela). Ela não é responsável pelo overhead.

Comentário de Copernico Vespucio
Parece que otimizaram: Me parece que otimizaram e cortaram muito código João. Lembro que na primeira versão com código liberado o tamanho da base de código era assustador e levava quase um dia inteiro pra compilar (sim, eu me lancei à tarefa... :P Entusiasmo da juventude).

Eu esperava que, com as novas features, me parece que o tamanho da base de código (que hoje soma uns 260Mb), se eu me lembro direito, ao invés de crescer até caiu!

Não vi em relação à versão 2.0.3, mas em relação a 1.0, com certeza.
Comentário de hamacker
Nao gosto de corrigir as: Nao gosto de corrigir as pessoas, mas :
Wine é um emulador. Carrega bibliotecas do Windows por cima do ambiente Linux. Sim, ele tem um overhead grande. Todo mundo sabe disso. Rodar um programa **nativo** feito para Linux em outro SO também vai ter overhead.

O Wine não é um emulador, é um porte da API do WIN32 para Linux. A microsoft poderia faze-lo, dessa forma os programas para windows rodariam também no linux, mas como sabemos que isso nunca irá ocorrer...então o WINE é feito por engenharia reversa e com isso algumas funcoes podem não funcionar corretamente como funcionam no windows.

A maioria dos aplicativos para windows rodam melhor no wine que no proprio windows, enquanto outros são mais lentos e ainda outros rodam parcialmente e ainda há os que não rodam de jeito nenhum.
Comentário de Copernico Vespucio
Patente não influi: Patente não é o suficiente para impedir alguém de abrir o formato. Nada impede alguém de abrir um documento binário, decodificar o formato e escrever um filtro.

Foi isso o realizado da primeira vez que o Star Office apareceu e pode ser feito de novo. É apenas questão de tempo.

No caso do formato XML da M$, fica até mais fácil, pois o filtro pode ser escrito em XSLT.
Comentário de Evangelista
Ainda não é o fim...: "E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores. Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis
odiados de todas as nações, por causa do meu nome.Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros" Mateus 24:6-10
Comentário de Copernico Vespucio
Informações: O Open Office usa Java apenas para realizar certas tarefas, onde inclusive seu uso foi considerado uma vantagem. Após instalar o OpenOffice vc. pode (não lembro bem se é uma opção de instalação ou se vc. pode fazer isso depois, faz tempo que não instalo o OOffice pq ele costuma vir pré-instalado na minha distro) e o Java, vc. pode desabilitá-lo. Daí quando Ooffice precisar dele vc. será informado e terá a opção de habilitá-lo temporariamente ou não.

Em relação a Java, é até engraçado. Vc. diz que "o Java é ruim e lento" e logo após está elogiando um aplicativo feito com ele. Vc. não deveria pensar se são os programas exemplificados que são feitos com ele que apresentam baixa performance e não a plataforma em si?

Se vc. quer outro aplicativo Java de excelente performance e usabilidade para a tarefa que realiza, dá uma olhada no Xnap (http://xnap.sourceforge.net/) apesar de sua utilidade ter caído hoje em dia (pra quê Napster?). Tente outro também, o Memoranda (http://memoranda.sourceforge.net/). Ou o Art of Illusion (http://www.artofillusion.org/).

Em relação a Applets Java, ainda há um probleminha: pelo visto, me parece que o Firefox os trata como qualquer conteúdo online (como uma figura) e faz cache deles (aumentando a memória empregada), mas quando vc. volta a visitar a mesma página ele não consegue reconhecer quando o applet lá é o mesmo que ele tem em cache e *baixa e faz cache dele de novo*!

E em relação aqueles applets de banco, o maior overhead (eu testei) é a conexão nova (outro socket) que o applet faz com o sistema do banco e a sua latência.


A última versão de um Processador de Textos deve fazer isso e bem. E não tocar MP3, assistir videos, navegar na internet, editar imagens, editor HTML, ripar DVD e etc. Apenas trablhar com textos e afins


O Ooffice Writer não ripa DVD! :-P

Mas o conceito de "processador de textos" já não é mais o mesmo a muito tempo. Vivemos em um mundo multimídia e os usuários não esperam encontrar dificuldades técnicas ao lidar com esse conteúdo. É por isso inclusive que o menu de abertura de arquivo abre qualquer formato suportado (acionando o aplicativo correspondente) ao invés de te forçar a abrir vc. mesmo o outro programa (que um usuário mais preguiçoso pode não saber qual é).

Se vc. quer processar rigorosamente só texto, existem outros aplicativos que vc. pode usar. O Ooffice se concentra em oferecer uma alternativa ao M$Office.
Comentário de tenchi
99,9999.. tende à 100: Esse era o ponto que eu queria chegar. Eu quis dizer isso msm.
99,99% dos brasileiros reclamam dos outros 99,99%. Isso é possível? Sim. Acontece que todo mundo está no conjunto dos que reclamam e são reclamados.
50% das pessoas do mundo querem paz. Bem, os outros 50% tbm. Mas uma metade sempre acha que a outra metade quer guerra. No final, não há ninguém que fique parado.

Sim, sou brasileiro!, e boa parte dos que aqui estão (além dem alguns portugueses) são!(brasileiros ou reclamões).

"Talvez o problema do mundo é que tenha gente demais dizendo qual é o problema do mundo. Alguém aí tem uma solução? Ou está a fim de cria-la?" - alguém sabe qual é o site do greenpeace? KKKK

Ah, e esse "um bando de ignorantes, alienados e favelados" não foi minha opinião expressa, mas somente algo que provavelmente todo mundo acha das outras pessoas ("tem pessoa mais alienado que usuário do windows?", quem nunca ouviu isso?).


Sim, sou humano, e caí no meu conceito. :)

Putz, acho que nessa discussão acabei perdendo o fio da meada (eh assim que se diz?).

Flw.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Copernico Vespucio
Somos podres...: ... E ao mesmo tempo somos um dos povos mais respeitados como programadores do mundo.

Em um saudoso Java ONE (evento mundial nos EUA) o projeto Data SUS (que vc. não vê, mas é beneficiado por ele sem saber) conquistou o segundo lugar, atrás apenas da HBO. E, se vc. for levar em conta qual dos dois projetos é mais útil para o mundo e as pessoas a resposta é óbvia!

Nesse país tem sempre gente que faz alguma coisa, muitas vezes sem ser recompensada. Vc. também faz, ao participar dessa discussão.

Vivemos numa realidade desesperadora aos nossos olhos e a autocrítica é importante. Mas não tenha vergonha de ser brasileiro.

Eu sou carioca, o garoto que foi arrastado era daqui da minha cidade. Sim, é vergonhoso e revoltante.

Mas no Oriente Médio, crianças iguais da idade dele são brutalizadas e mortas quase toda a semana em guerrilhas que ninguém entende. E isso também é vergonhoso e revoltante.

Lute sempre contra a injustiça, ao invés de se permitir esmorecer por ela e deixá-la derrotar outras pessoas.
Comentário de Jaime Rodrigues
OO pesado? Conversa pra Paulista Dormir!: Uso Ubuntu 6.10 num Sempron 2200+, 512 mb e hd 40 gb e ele carrega em 10 seg. Se querem velocidade, troquem de máquina, seus mãos-de-vaca!
Comentário de BG
"...e tascam coisas: "...e tascam coisas absurdamente pesadas como o Windows Vista..."

Amigo, já usou o Vista? É surpreendentemente mais leve que muita distro linux famosa por aí...

Idependente do fato de Windows e Office compartilharem APIs, o que quer que seja, para um usuário comum isso não interessa. Ele quer é resultado. E se as distros linux se propõe a atingirem a um patamar mais baixo (o de leigos em informatica) tem muito o que melhorar ainda...

Uma coisao nao se pode negar mesmo, do XP pra ca, em termos de velocidade, o windows da um banho em qq distro linux.
Comentário de DJROGER
Aqui na Procuradoria da República no DF: Aqui na Procuradoria da República no DF usamos o Open/BrOffice a uns 2 anos mais ou menos. Tivemos resistência inclusive de procuradores da república bitolados no uso do MS Office mas hoje o uso já está bem difundido e todos usam sem problemas.

Questionamentos com relação a performance e uso de memória não tivemos nenhum até agora, muito pelo contrário, depois de usarem o software viram que as vantagens com relação ao Office 97 que utilizávamos antes são infinitamente maiores.

Claro, os requisitos de sistema são maiores também, mas felizmente agora não temos mais estes tipos de problema pois nossas máquinas não novas e como rodam Win XP (infelismente) e em alguns casos outros programas pesados como Corel 12, Photoshop CS entre outros então um uso um pouco maior de memória do OpenOffice é algo realmente despresível.

A questão toda é a economia enorme de recursos financeiros que foi feita o que é um grande alívio para os cofres públicos.

Temos atualizado sempre de uma versão para outra e a cada versão vemos só melhorias. Para finalizar para aqueles que minimizaram recursos como a exportação para PDF e FLASH, se o BROffice tivesse sido lançado a uns anos antes, nosso orgão e outros teriam economizado muito com a compra de softwares como Adobe Acrobat (o gerador de PDF) para uma como essa.
Comentário de Copernico Vespucio
Mentira sem vergonha:

Ele quer é resultado... blah, blah, blah


Meu caro, essa é uma discussão entre usuários Linux, que criam caso por cada megabyte gasto que considerem desnecessário.

Como vc. disse, usuário Ruindows quer é resultado e nunca vê coisas como consumo de memória e processador. Se uma coisa fica lenta, é ele que está errado em não comprar uma máquina melhor. Quase nenhum usuário Windows sabe quanta memória gasta cada aplicativo que usa com freqüência. Em relação a performance, esses usuários acreditam na propaganda do fornecedor, que "sabe mais que ele".

E, em relação a resultados e usabilidade, Linux em geral vai muito bem, obrigado. As discussões que existem aqui sobre isso (que não são para o bico de muitos) existem por que somos mais exigentes.


Uma coisao nao se pode negar mesmo, do XP pra ca, em termos de velocidade, o windows da um banho em qq distro linux.


Nesse ponto específico, vc. me desculpe: Vou chamar você de mentiroso na sua cara!

Por ser programador Java, conheço detalhes (como footprint típico, uso de swap e utilização típica de processador) de todos os sistemas operacionais no mercado e já tive oportunidade de usar e trabalhar com todos eles. Nesse exato momento tenho à minha disposição o computador do trabalho (que estou usando para digitar) em Windows XP e meu notebook pessoal na bolsa, que roda Kurumin.

Aplicações multiplataforma (como Java, C++/GTK+) rodam visivelmente muito mais rápidas no Linux que no Win. E, normalmente, com menor footprint (uso de memória).

O Ooffice e o Firefox rodam com mais eficiência no Linux que no Windows.

Os aplicativos que realizam tarefas típicas realizadas no Windows tem performance superior em relação aos equivalentes no Windows.

No Windows, não importa que quantidade de memória você tenha, ele **sempre** utiliza memória swap (para quem não sabe, usar swap significa guardar dados dos quais os programas precisam no seu HD - que é muito mais lento que a memória).

No Linux, a memória swap não é utilizada até que você não tenha mais memória RAM para gastar.

Preciso dizer mais alguma coisa?

Finalmente, se o Windows Vista é mais leve (coisa que não é), rodaria na maioria das máquinas atuais e não forçaria usuários inocentes a fazerem upgrades. Vc. parece ter visto o sistema rodando em uma máquina top de linha suficiente para isso. E aí, meu caro, qualquer coisa que vc. pode imaginar fica leve.

Esse é um fórum sério. Se vc. é defensor da M$ o problema é seu. Mas esteja preparado para provar suas palavras antes de escrever por aqui, porque no BR-Linux black-marketing não funciona.
Comentário de Lucas Filho
Pesado?.. veremos!: Olá,

Faça um teste simples:
01 - Abra o Word e digite o seu nome (Fonte: Times; Tamanho 12; Pg: A4);
02 - Salve com o seu nome no Desktop.
03 - Agora faça a mesma coisa com o OpenOffice.org/ BrOffice.org.
04 - Abra o Windows Explorer e mude o mode de visualização para Detalhes (último botão da barra de ferramentas).
05 - Compare o tamanho do arquivos.

Resultado: Se você modificar todos os seus arquivos para o formato ".odf" o mesmo irá deixar o seu HD com mais espaço e conseqüentemente irá melhorar o seu desempenho.
Se quiser depois passe um Scandisck a cada 02 meses e um desfragmentador a cada 06 meses. E formate uma vez por ano. Aí tu terá um bom redimento com qualquer software usando o Windows. Se não quiser ter tanto trabalho use o LINUX.
Comentário de Copernico Vespucio
Continuando o teste.: Já que o negócio é teste, vou pregar o último prego na cruz.

1- Anote o tamanho do arquivo que vc. criou no Word.

2- Abra o arquivo e edite quantas vezes você quiser. Bote figuras, word-art, pinte os canecos.

3- Salve.

3- Use o desfazer (control + Z) até que não haja mais o que desfazer. Isso vai deixar seu arquivo com o **exato conteúdo anterior**.

4- Salve de novo o arquivo.

5- Compare o tamanho do arquivo atual com o tamanho que vc. anotou.

6- Ficou maior né? Mas o conteúdo não mudou, certo?

:)))

Comentário de JPayne
Só pro (K/X/Ed)Ubuntu 7.04...: Eu to usando o Kubuntu 7.04 Beta numa maquina virtual aqui e ele já veio com o OO 2.2 RC3 se não me engano... mas já é 2.2, ou seja, na versão 7.04 final ele virá com a versão final do OO 2.2 !!!

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de Copernico Vespucio
Como contribuinte...: ... fico muito feliz em saber dessa iniciativa! :)

É um excelente case. Obrigado por tê-lo reportado aqui.
Comentário de Roger de Almeida
Eu uso o OO desde a primeira: Eu uso o OO desde a primeira versão, aliás, usava o StarOffice antes disso. Baseado nisso, posso dizer que o OO evoluiu muito desde então e de forma até rápida. No entanto, acho que algumas funções ainda estão complicadas de executar. Não estou comparando o OO com outros softwares.

Exemplos
. Iniciar a númeração da página a partir de uma determinada página. Um exemplo é monografia cuja numeração deve-se iniciar numa determinada página mas já contando as anteriores.
. Mudar a formatação de qualquer página. exemplo: um arquivo com 10 páginas; por um motivo é necessário mudar a formatação da pagina 2,3 5 e 8 para paisagem



Roger()

Comentário de BebeJupiteriano
Ótimo comentário.: Ótimo comentário.
Comentário de elektron
acho que depende da distro: Olá,

Acho que depende da distro. Recentemente passei a usar o maravilhoso ZenWalk (baseado no Slackware) e o OpenOffice 2.2 está incrivelmente rápido, iniciando praticamente em 1 ou 2 segundos, e leve como uma pluma.

Já vi falarem que melhora um pouco o desempenho quando se desabilita o Java (em Ferramentas > Opções > OpenOffice.org > Java). Vale a pena tentar.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil

Comentário de Copernico Vespucio
Em que máquina?: Isso de tempo de início é bastante relativo, pq depende da máquina que vc. está usando. Por curiosidade, qual a sua configuração de hardware?

No meu Notebook, um Toshiba Satelite com 1Gb de RAM, processador de 1.7Ghz (se bem me lembro), rodando Kurumin 7 e o Ooffice que vem pré-instalado, ele está levando só cerca de 3 a 5 segundos para iniciar. Com Java habilitado e tudo.

Tudo bem, minha configuração não é muito comum nos desktops por aí (a maioria tem mais processador e menos memória), mas fica o parâmetro aí.
Comentário de Copernico Vespucio
Sim, você está 100% correto...: ... desculpem-me. Fui conferir tanto no site do projeto (WINE Is Not an Emulator :P) quanto no quesito desempenho.

E a maior parte dos executáveis que testei e que rodaram, não tiveram performance perceptível menor do que no XP. Também não maior, acho que a mesma coisa...

Falha nossa dessa vez. Obrigado pela correção.
Comentário de bebeto-maya
Ubuntu é mais lento, sim.: __Estou usando aqui um k6II-500 com 256 MB de RAM, portanto uma droga, mas o Windows XP- SP II está mais ráspido nele que qualquer versão do Ubuntu, a renderização da Interface GTK2 do Ubuntu é um caos, a janela abre e os ícones vão se acumulando em câmera lenta...No Windows isso não aconteceu na minha máquina...Mas para desempenho multímidia o Xine e Mplayer ainda são muito superiores. Por eles ainda consigo assistir DVDs no meu trambolho de PC.
Comentário de vini_bill
Não tenho certeza...: Tenho a ligeira impressão que o Explorer ( Shell do windows ) tem uma vantagem absurda em relação a qualquer programa do windows. Simplesmente ele é uma "cola" ( no sentido explicado no livro "The art of unix programming" ) que utiliza o framebuffer ( que tem acesso direto ao kernel - e tudo que roda em kernel roda mais rápido ) o que o torna mais leve. O MS-Office tem uma vantagem substancial em relação ao OO.org pois ele utiliza muito bem suas integração com o shell. Ou seja... metade do trabalho do MS-Office roda em espaço de kernel, o que o torna extremamente mais leve. Em compensação se o MS-Office travar o sistema todo trava ( como acontecia rotineiramente com o as versões 95/98/98SE/ME/2000 ).

Se não me engano esses travamentos absurdos não ocorrem mais ( com tanta frequência ) por melhorias no Explorer que faz mais criticas de segurança o que acarreta um MS-Office mais pesado que as versões anteriores mas, ainda assim, mais leve que o OO.org.

Temos também um beneficiado direto disso tudo: o Internet Explorer que é o Explorer usando um protocolo para Web. Vai encarar um navegador que roda em espaço de kernel? Eu não. Faz uma experiência:

Modifica o firefox para se integrar ao Kernel Space do Linux com bibliotecas estáticas linkadas também em espaço de kernel e manda ele executar. Em menos de 2s o firefox vai abrir pra você =D.

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de Rodrigo Zadra Armond
Pacote do OpenOffice.org 2.2 para Slackware.: Empacotei o binário disponível no site OpenOffice.org para o Slackware.

Quem quiser pode baixá-lo no endereço:

arquivo e seguir o tutorial disponível no mesmo.

Os menus funcionam no KDE e no Gnome - pelo menos em teoria porq não tenho o Gnome instalado em minha máquina.

.
Comentário de Edmar
Alguém comentou que os: Alguém comentou que os brasileiros somos "podres"... Aqui do nosso lado direito, temos anúncios do SAGU, do FISL, falamos do Kurumin, do Resulinux, do Librix, do Mandriva que resulta da fusão Conectiva+Mandrake...

O próprio Open Office converteu-se em BROffice, que é um dos motivos da discussão... O que tudo isso quer dizer?

Que ao contrário do que acontece com o Microsoft Office, o fato de lidarmos com o Software Livre, mais do que implicar em segundos de carregamento inicial representa a chance da criação, do desenvolvimento de tecnologia e conhecimento nacional, de economia de milhões de reais/dólares... além disso, qdo se olha por exemplo para ophotoshop, p.ex, comparando com o GIMP, lida-se com um software de 160 Mb mais ou menos contra 50 Mb do GIMP, e assim por diante em praticamente todos os softwares.

O que às vezes me parece é que as pessoas tem como referência não o estado atual da tecnologia em uso comum mas as pesquisas laboratoriais de velocidade da luz ou da física dos supercondutores que não tem peso e querem referir tudo a isso pra dizer que as coisas tem defeitos.

O nosso desafio amigos, não é criar um mundo livre de problemas, é aprender a buscar solução pra eles. Isto é a inteligência. O resto é mito!

Valeu
Comentário de hamacker
e o meu altgr não funciona: e o meu altgr não funciona pra nada, o que ele faz? rsrs

Ele te dá acesso a caracteres especiais, por exemplo, ao invez de alt+167 ou alt+168 para ter acesso ao ordinal primeiro e primeira voce usa apenas altgr+abrecolchetes ou fecha conchetes. Veja exemplos do alt+gr :
¹²³£¢/?€®????øþæßð???j??»©“”nµ·º~ª´§«»©“
(disparei alt+gr no teclado asdfg)

As vezes me aparece por aqui teclados estranhos que não tem a barra invertida ou as vezes o teclado tá desconfigurado, o que faço ? uso altgr+Q.
Comentário de hamacker
Pois é, isso aconteceu: Pois é, isso aconteceu comigo também num notebook da positivo que vinha com windows favelado edition e 256M, concluí erroneamente que era memória suficiente para o Ubuntu (Dapper) e o video intel não era tão ruim assim. Mas depois de uma semana meu colega pediu para por favor voltar o favelado edition porque era muito lento, e realmente constatei que era um slowmotion para montar icones e desenhar a tela. Testei com KDE e tive o mesmo resultado também e por fim o tempo era curto para investigar melhor e acabei voltando o SO para o favelado.

O curioso é que já fiz dezenas de instalacoes modestas com 256M e esse notebook foi o único a apresentar montagem de tela em slowmotion. O final do enredo é : Tem hardware que é uma b@#@#.
Comentário de José Geraldo
Opa, felizmente ambas as: Opa, felizmente ambas as coisas são possíveis, embora não sejam exatamente intuitivas.

O segredo aqui é usar diferentes estilos de página. Por exemplo, você tem um estilo "Capa" que não tem cabeçalho e nem rodapé, você tem um estilo "Começo" que tem rodapé com número de página em romanos, tem um estilo "Meio" que tem cabeçalho e rodapé (com número em arábico) e um estilo "Fim" que é igual ao começo.

Desse modo você pode ter diversos formatos de página ao longo do documento. Se quiser por exemplo que uma página (contendo um tabelão ou uma figura) seja simples, crie um estilo "Simples" e o defina. Reconheço que trabalhar com estilos de página é complicado, mas depois que você aprende e configura corretamente você adquire grande poder.

Quanto à numeração de página, essa é fácil. Observe bem que vc verá que no diálogo de inserção de número da página existe a possibilidade de escolher o número de onde começa a numeração. Para isso deverá usar Inserir > Campos > Outros e percorrer a lista com cuidado.

Amigo, se você parar para pensar, explorar a fundo os menus do OO.o você descobrirá que ele sabe uma série de truques que às vezes a gente nem entende até que um dia precisa. ;-)

A propósito, eu já usava StarOffice nos tempos de Windows porque achava MELHOR não porque era de graça.
Comentário de Kyara
Linux e BR Office: Depois de experimentar o Linux Kurumin com o BR Office, respiro um ar de muita liberdade e criatividade. Sem ter mais que aguentar aquelas mensagens de "Encaminhar Relatório de Erros" para a Micro-soft bisbilhotar seu micro!
Comentário de Esdras Beleza
Swiftfox: Também achava o Firefox pesado. Isso ficou BEM melhor depois que baixei o Swiftfox otimizado pro meu processador. Tentem fazer isso, meus amigos que seguiram esse conselho não voltaram atrás.
Comentário de tenchi
Putz, se eu soubesse disso antes...: Valew aí. Não sabia desses atalhos. Agora só falta mesmo é me acostumar com eles....

Bela dica. Acredito que vai ajudar muita gente msm.

Por falar nisso, comprei um teclado esses dias, e ele veio com uma tecla estanha, chamada Fn, que aparentemente não serve pra nada. Mas como depois que descobri que o altgr serve pra alguma coisa...
Fica aqui a dúvida.ªºªº /¹²¹£³²¢£³¢¬¢£¬¢{?€®?€?????æßðæß????

KKKKK.


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
Putz, se eu soubesse disso antes...: Valew aí. Não sabia desses atalhos. Agora só falta mesmo é me acostumar com eles....

Bela dica. Acredito que vai ajudar muita gente msm.

Por falar nisso, comprei um teclado esses dias, e ele veio com uma tecla estanha, chamada Fn, que aparentemente não serve pra nada. Mas como depois que descobri que o altgr serve pra alguma coisa...
Fica aqui a dúvida.ªºªº /¹²¹£³²¢£³¢¬¢£¬¢{?€®?€?????æßðæß????

KKKKK.


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Copernico Vespucio
O vídeo on-board é Intel?: Se for, pode ser ele o culpado. Parece que o driver para Linux disponível hoje não tem um desempenho tão bom assim, não me pergunte o porquê.

O que um comando top ou equivalente dizem? O "vilão" da história está sendo o X? Ou é a interface gráfica? Ou alguma outra coisa?

Alguém já testou o Ubuntu com XFCE?
Comentário de Copernico Vespucio
Konqueror: O Konqueror já tem uma filosofia parecida, Vini.

Não chama diretamente rotinas do Kernel (pra quê? O Kernel não trata dessas coisas. Renderizar componentes, o que é a grande culpada pelo tempo de carregamento e a memória empregada, é responsabilidade da interface de desktop) e sim aproveita as bibliotecas do KDE, que são carregadas no startup.

Acredito que o Nautilus faça a mesma coisa sob o Gnome.

Quando vc. usa o Firefox, não está geralmente atrás de seu desempenho, mas de seu poder, seus plugins, etc. Se é só questão de acessar um site e fazer isso rápido quando vc. já comprometeu a maior parte da memória do micro com outras coisas, é bem melhor usar o navegador do desktop mesmo (Konqueror ou Nautilus), ou se a questão for só ler um texto na internet, porque não o Lynx?

No meu Kurumin 7, o Konqueror se mostrou causar menos dor de cabeça, por exemplo, quando estou precisando rodar applets Java.

Cada tarefa tem a sua melhor ferramenta.
Comentário de hamacker
Sim, era Intel e daquelas: Sim, era Intel e daquelas sharedmem.
Comentário de Copernico Vespucio
Então é isso...: Então aparentemente tá explicado.

O driver portado de vídeo não é tão eficiente e a placa rouba memória RAM da máquina.

Espero que a Intel perceba que a HP e a Dell estão "tirando a venda dos olhos" para o Linux (a HP a bem mais tempo, pelo visto) e começarem a colaborar com a comunidade, pelo bem de seus clientes e dela mesma.

Pessoas da comunidade já se prontificaram a escrever os drivers, é só passar pra eles as especificações. Escrever drivers "no escuro" com engenharia reversa é trabalho de Héracles.

Alguém tem mais alguma impressão?


Comentário de nosklo
Inic. rápida do OpenOffice: Talvez você não saiba que o Office da Microsoft usa por padrão um recurso chamado "Inicialização Rápida do MS Office" no qual o M$Office na verdade é iniciado quando você loga no windows (veja seu menu iniciar -> programas -> inicializar) daí quando vc clica no ícone do Word ou do documento que você quer abrir, o M$Office inteiro já está na memória e tem-se a impressão de que ele é rápido.

Porém o mesmo pode ser habilitado no OpenOffice. Habilite esta opção da forma indicada pela sua distribuição e faça os testes... Fica instantânea a abertura de documentos.

A interface "horrível" do GIMP só é horrível pra quem está acostumado com Photoshop no Windows. Profissionais que usam este programa no Macintosh se sentem em casa pois o funcionamento é similar.

--
Nosklo
Comentário de Copernico Vespucio
BR-Office e Gimp: Inicialização Rápida:

Ahhh, então deve ser por isso que tem gente dizendo que acha o startup MS-Office mais rápido e eu não estou entendendo nada... Eu não uso esse treco no iniciar! :P

Reforçando o que já disse antes, o BR-Office do Kurumin 7 leva entre 3 e 5 segundos para abrir (em note Toshiba 1.75Mhz contando com 1Gb de RAM) sem o inicializador rápido carregado e com Java habilitado.

Uma coisa que atrasa a adoção do Gimp é realmente sua interface, Nosklo, e o pessoal do projeto já deveria ter tomado consciência disso. Interfaces SDI já foram a moda na década de 90, mas eram muito pouco práticas.

Até gosto do Gimp, mas aquele bando de janelas que precisam ser minimizadas e restauradas todo tempo incomoda demais.

A interface usada no Gimp é assim apenas devido à uma limitação técnica: janelas MDI, até onde vai meu conhecimento, jamais foram implementadas na biblioteca GTK, usada pelo Gimp.

Não precisam imitar a interface MDI do Photoshop (que também já se mostrou menos do que o ideal hoje em dia). Uma interface com abas (como o Firefox) combinada janelas em docking (como o Eclipse ou Netbeans), atenderia ao que hoje é considerado mais prático pela maioria dos usuários.
Comentário de hamacker
O OpenOffice é MDI no: O OpenOffice é MDI no estilo Windows, assim como também o AbiWord (gnome-office). O que determina o jeito do MDI é o estilo de aplicativo e não as bibliotecas do GTK ou QT.

Eu também achava que MDI ao Estilo Windows deveria ter uma razão ser tão pouco explorado no Linux, e talvez as bibliotecas, mas na realidade MDI é muito usado no Linux, apenas em estilos diferenciados, como por exemplo, abas. O proprio GIMP é MDI, isto é, abre/manipula varios documentos simultaneamente sem abrir uma segunda cópia do mesmo. Ou seja, são os programadores que não gostam do estilo MDI do Windows.

Nessa mesma conversa, o colega mencionou por exemplo que trabalha com dois monitores no Mac, se o aplicativo dele fosse MDI no estilo Windows ele não poderia despachar um dos documentos para o outro monitor sem ter que abrir uma nova cópia do mesmo programa.

O autocad até pouco tempo atrás não tinha MDI, e nessa ultima versão o MDI tá presente, mas engenheiro nenhum aqui abre mais que um documento, uns dizem que nunca é preciso, outros dizem que a chance de corromper é maior, etc...

Convenhamos, estou no ramo a bastante tempo e acho que nunca ví um usuário de windows jogar janelas em MDI em cascata ou lado-a-lado, sempre trabalham com um único documento. As vezes como no caso do WORD, ele nem sabe que está com outro documento aberto.

Então no frigir dos ovos, não há razão técnica de MDI do Estilo Windows ser melhor que outros estilos MDI usados em outros aplicativos especialmente no Linux.
Comentário de hamacker
Veja a resposta que eu dei: Veja a resposta que eu dei lá em cima para o colega a respeito do uso do ALT+GR que é universal.
Como programador tive que memorizar boa parte do codigo ascii como caracteres visiveis começando no #32, o alfabeto começa no #65 e tem que terminar no #127 e depois codigos especiais como o tab, lf e especialmente o scape. Mas para usar cacteres especiais como diametro ø, primeiro º, ... o alt+gr é muito melhor, só não sei porque continua a ser um mistério para muita gente.
Comentário de tenchi
KKK, to entrando nessa de de: KKK, to entrando nessa de de programação agora (na verdade começei a mais de um ano, e não fiz nada de útil até agora :-( ). O foda é que existem caracteres ASCII que são representados de forma diferentes com diferentes sistemas. Um exemplo é o caractere #219, que aqui em casa, no xterm, é um Û, já em outros terminais, aparecem de formas totalmente diferentes (obs, usando a linguagem pascal no compilador freepascal). Executei o mesmo código na máquina da faculdade em q estudo, com o mesmo freepascal, e o simbolo deste caractere foi algo bem bizarro, como c@#, ou coisa assim. E acho que, na tabela ASCII, este caractere é um quadrado (caractere todo preenchido). Estranho...
Como disse acima, eu já havia percebido que o X tem esse recurso, mas só sabia que funcionava com o alt normal. Mas quando estamos rodando dentro de um gerenciador de janelas, a tecla alt é usada por este, ficando indisponível como atalho de caracteres. Agora q sei do altGr, as coisas ficaram mais fáceis.

Acho que esse recurso é um mistério para muita gente por ser pouco divulgado. Eu mesmo entrei no site de FAQs do openoffice, e procurei por esse tópico, e lá só tinha gente falando que funciona normalmente no windows. Lógico, pq quem provê esse recurso não é o editor de textos em si, mas o proprio ambiente onde ele está (no caso, windows, e X)! E era isso que eu não percebia... ;-);
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de timm
Não inventa.: Tu tá comparando um sistema operacional de 2001 com outros top de linha. Agora coloca o Windows XP + a tralha toda (anti-malware e demais cacarias) e me diz se ele vai ficar mais rápido que uma distro Linux? Não fica, não.

A questão do BrOffice.

Eu gosto muito do BrOffice. É uma excelente suíte na questão dos recursos, mas é absurdamente pesada. Meu Athlon 1300 com 512 de Ram arrocha pra rodar o bicho. Em compensação, no Windows, o BrOffice fica incrivelmente light. Eu não entendo o motivo disso, talvez o pré-carregamento ajude nessa parte. Fora outras coisas que ele me irrita, ao copiar um texto dele e colar em outro programa. Sai cheio de caracteres XML no corpo do texto copiado. Isso é realmente muito mal feito, desde o Ctrl C até o midclick.

Eu também creio que as atualizações não precisam ser tão frequentes, uma por ano, por exemplo, estaria muito bem. Portanto que eles passassem a otimizar o código que eles usam, seria um ganho muito maior em qualidade do que em recursos de compatibilidade, será que ninguém ainda pensou nisso? Parem de construir um clone do MS Office, que criem um produto bom, não uma cópia.

Finalizando, apesar de eu gostar bastante do BrOffice, no meu computador de trabalho no antigo emprego (Athlon 700 com 256 de Ram com Fedora/Slackware), eu preferia rodar o MS Office XP (outra excelente suíte, via CX Office) do que abrir o BrOffice. O programa Winado era muito mais rápido do que o Nativo. E com AiGLX ficava uma graxxinha. :)




----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Copernico Vespucio
perguntas:

É uma excelente suíte na questão dos recursos, mas é absurdamente pesada. Meu Athlon 1300 com 512 de Ram arrocha pra rodar o bicho. Em compensação, no Windows, o BrOffice fica incrivelmente light. Eu não entendo o motivo disso, talvez o pré-carregamento ajude nessa parte


Primeiro: achei estranho uma diferença tão brutal entre a minha experiência e a sua... Mesmo vc. tendo a metade da minha memória, sendo que e o processador não é tão abaixo... Qual a versão do BR-Office que vc usa no Athlon 1300? E qual a distro/versão do kernel do teu Linux?

Segundo: Sim, provavelmente o que vc. observa no Win é devido ao pré-carregamento (observe o ícone de "céu azul" no "system tray" da sua barra de início: ela indica o pré-carregador ligado). Este recursos existe na versão Linux também.


Fora outras coisas que ele me irrita, ao copiar um texto dele e colar em outro programa. Sai cheio de caracteres XML no corpo do texto copiado. Isso é realmente muito mal feito, desde o Ctrl C até o midclick.


Isso é ainda mais esquisito, nunca aconteceu isso comigo...


Athlon 700 com 256 de Ram com Fedora/Slackware


Afinal, a distro é a Fedora ou o Slackware?
Comentário de Copernico Vespucio
O OpenOffice é MDI no:

O OpenOffice é MDI no estilo Windows, assim como também o AbiWord (gnome-office). O que determina o jeito do MDI é o estilo de aplicativo e não as bibliotecas do GTK ou QT.


Não tenho realmente certeza de que o Open Office e o AbiWord tenham realmente sido construídos com a GTK ou a QT.

Uma coisa que apóia essa desconfiança é que se o AbiWord fosse realmente construído com a GTK, o porte para Win, por uma questão de facilidade, também seria construído com ela (ou melhor, com o seu porte para Win), da mesma forma que o Gimp.

Mas, ao contrário do Gimp, o AbiWord não exige essa dependência na instalação...

Da mesma forma, se o RCP do Open Office fosse Qt, seria muito mais difícil portá-lo para o Ruindows, pois ele seria muito complexo para reescrever (e a versão para Win não veio primeiro?).


mas na realidade MDI é muito usado no Linux, apenas em estilos diferenciados, como por exemplo, abas


A implementação da GTK para MDI é realmente substituí-las por abas. Um fato interessante é que, quando vc. tem uma aplicação MDI em Java e troca seu PLAF (Plugabble Look And Feel, uma característica da Java Swing que permite mudar a cara da aplicação para o estilo que vc. quiser) para a aparência e comportamento GTK, o visual assume automaticamente o modelo em abas, copiando bit a bit o recurso disponível na GTK.


O proprio GIMP é MDI, isto é, abre/manipula varios documentos simultaneamente sem abrir uma segunda cópia do mesmo


Não é minha intenção te corrigir, mas isso não caracteriza uma interface MDI. Uma GUI SDI pode fazer isso tranqüilamente.

O que realmente caracteriza MDI é a capacidade de abrir vários documentos subordinados a uma única janela mãe. Isso não acontece em aplicativos como o Gimp, pois cada janela aberta, incluindo as de documentos, pode ser minimizada, restaurada e aparece na barra de aplicações de forma independente. Se uma das janelas abrir um diálogo modal em relação à mesma, as outras ainda podem ser manipuladas.

Não é porque um *aplicativo* pode abrir vários documentos que a interface pode ser considerada MDI. GUI MDI tem um gerenciador de janelas responsável pelo estado das mesmas, GUI SDI não.


Ou seja, são os programadores que não gostam do estilo MDI do Windows.


Na verdade, são os programadores da GTK que não gostam do estilo MDI, utilizado não só no Windows (ou não gostaram do trabalho que teriam para implementá-lo) e, por causa disso, nenhum programador que a utiliza pode trabalhar com MDI.


Nessa mesma conversa, o colega mencionou por exemplo que trabalha com dois monitores no Mac, se o aplicativo dele fosse MDI no estilo Windows ele não poderia despachar um dos documentos para o outro monitor sem ter que abrir uma nova cópia do mesmo programa.


Acredito que, ao menos no Linux (e outros que utilizem o X), uma mesma janela pode ser vista ou transferida para outra view, certo?


Convenhamos, estou no ramo a bastante tempo e acho que nunca ví um usuário de windows jogar janelas em MDI em cascata ou lado-a-lado, sempre trabalham com um único documento. As vezes como no caso do WORD, ele nem sabe que está com outro documento aberto.


Pois eu mesmo sou um exemplo de usuário (Win, Linux, Open-Solaris) que trabalha freqüentemente com janelas lado-a-lado em todos os aplicativos aplicativos MDI ou dockáveis que utilizo. Traduzindo documentos em texto, combinando imagens para montar logos, trabalhando com cópias de fotos separadas por canais de cor, fazendo "diffs" de arquivos de log, fazendo mixagem de canais de música (pro meu futuro sogro, :P) etc.

E, quando o assunto é programar, ficar limitado a um único arquivo-fonte de cada vez seria um pesadelo!


Então no frigir dos ovos, não há razão técnica de MDI do Estilo Windows...


Não há "estilos" diferentes de MDI. Ou é MDI, ou é SDI ou é outra coisa.

E não, MDI não é exclusiva do Windows e não foi sequer inventada especificamente para ele.
Comentário de timm
No Athlon 1300 é Slackware: No Athlon 1300 é Slackware Linux @ Kernel 2.6.20, com Gnome Dropline 2.16. Eu também nunca vi o pré-carregamento do BrOffice no Linux, testarei isso em casa. COm relação aos caracteres estranhos no corpo do texto, chegando em casa eu também tiro uns screenshots do que acontece quando eu dô um copio um texto dele e colo em outra caixa de texto (GEdit, Gaim, Formulário de texto do Wordpress, enfim).

No Athlon 1300 eu tenho Slackware Linux 11 @ Kernel 2.6.20 e Sun Solaris v. 10.
No Athlon 700 (meu PC de trabalho até semana passada, mudei de emprego) era Slackware 11 @ 2.6.17.13 e Fedora Linux 6 @ Kernel 2.6.18.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Hugo
O eclipse e o firefox eu: O eclipse e o firefox eu acho mais rápidos no windows que no linux.

E corrigindo um post ai de cima, o GoogleEarth não usa wine, ele é linkado *estaticamente* com a qt, deve ter se confundido com o Picasa.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.or
Comentário de hamacker
MDI = Multiple Document: MDI = Multiple Document Interface

Se a janela "parent" como a gente diz na programação vai gerenciar as sub-janelas ou não, isso não quer dizer que só ela é MDI. MDI como uso geral é apenas a capacidade de ter multiplos documentos abertos por uma unica instancia. Fecha a janela principal do Gimp e veja se as outras janelas não serão finalizadas tambem.

Como eu disse, quem tem dois ou mais monitores não consegue gerenciar adequadamente multiplos documentos nesses monitores usando MDI. De fato, aplicações graficas como o GIMP prefere deixar o gerenciamento de janelas por conta do WM.

Parece que estamos vivendo a época de decadência do MDI, o Visual Studio .Net faz uso de abas enquanto as versoes anteriores eram MDI típico, idem para o novo IE. Encontrei essa página :
http://www.pixelcentric.net/x-shame/docs.html
onde o MDI é citado como no.1 na sala da vergonha.

Não há "estilos" diferentes de MDI. Ou é MDI, ou é SDI ou é outra coisa.

Não é bem assim, abrir em tabs é MDI. Mas se alguem lhe dissesse que tem um programa em MDI, voce vai associa-lo a uso de Tabs ? Dificilmente. Pois é, agora para diferenciar MDI do MDI por abas, usa-se a sigla TDI (=Tabbed) e não confundir pessoas.

O Abiword é GTK e pode ser compilado para usar ou não bibliotecas do GNOME. Tanto que nos repositorios debian-like há referencias a abiword-gtk e abiword-gnome. Só não usa GTK no Windows, opção dos programadores, certo ou errado, foram eles que decidiram isso. Eu pessoalmente acho o GTK uma evolução natural para quem quer distribuir programas e não depender exclusivamente da win32api :
http://www.gtk.org/success/

Voce já gosta do MDI, na minha opnião o MDI é fraco de usabilidade. Quando passei do VB para Delphi a primeira coisa que notei a que as janelas soltas do Delphi iriam atrapalhar, na realidade oque aconteceu foi que não consegui usar mais o VB, mais tarde o VB iria introduzir o conceito de fundo vazado, mas aí já era tarde.

Comentário de Copernico Vespucio
Definições: MDI:

http://en.wikipedia.org/wiki/Multiple_document_interface

Ponto?

MDI se refere à capacidade da *interface gráfica* de gerenciar janelas e não da *aplicação* gerenciar janelas.

É muito fácil fazer com que o evento de fechar de uma janela encerre a aplicação (o que vai desalocar todas as janelas criadas por ela, obviamente). Isso não faz uma interface ser considerada MDI. Todas as aplicações SDI que usem mais de uma janela já fazem isso.

Não está sendo discutido que interfaces MDI estão na "sala da vergonha" ou não.

Estávamos falando do fato de que a GTK não fornece meios para criar interfaces MDI tal como são conhecidas. Estávamos falando também sobre a interface utilizada no Gimp, e de acordo com a definição de MDI ela não é desse tipo.

Defendia também o fato de que a SDI geralmente incomoda os usuários (vide a quantidade de reclamações aqui no BR-Linux) e dei como exemplo meu próprio trabalho para demonstrar que eu sou um desses usuários e os motivos.

Eu não gosto da MDI. A MDI, entretanto, é preferível para mim ao invés da SDI usada no Gimp. E já informei anteriormente minha preferência de interface para aplicações como esta: Interface mista de abas e janelas em docking.

[]s
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004