Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o GNU Emacs 22

Seis anos após a última versão, a FSF anunciou o lançamento do GNU Emacs 22. Esta versão inclui o suporte ao GTK+, drag and drop no X, alguns novos modos e uma interface gráfica para o GDB.



Segundo a notícia, "Em maio, Jon Corbet escreveu um interessante artigo sobre a frustração que alguns desenvolvedores estavam sentindo quando seus patches e novos recursos deixavam de aparecer em uma versão estável por vários anos. Com diversos projetos livres e de código aberto adotando ciclos de desenvolvimento de 6 meses e até menores, o do Emacs de fato parece longo. Mas agora ele chegou."

Saiba mais (linuxtoday.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tobias_felipe
flames à parte: Vi rules!
Vi All the way!
Vi > Emacs!
Emacs pwned!

--
Tobias Felipe
Comentário de Knux
tarde demais...: tarde demais...

a gente usa o VI agora =P
--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de Ark
Se o Stallman parasse de: Se o Stallman parasse de enfiar tudo que desenvolve no Emacs, e começasse a colocar no Hurd, o Hurd já estaria pronto. O Emacs é um verdadeiro S.O., o que é ridículo pra quem quer apenas editar texto com highlight.
Comentário de semente
Essa versão é muito boa!: Essa versão é muito boa! Eu uso a versão do CVS à mais de 1 ano. Muitas novidades e recursos! A versão em GTK é muito bonita, aliás.

--
# aptitude install anarchism
Comentário de cesar
Emacs é um étimo sistema,: Emacs é um étimo sistema, pena que não tem um bootloader :D

--
Cesar Gimenes http://crg.eti.br
Linux user #76132

Comentário de nemesis
pouco: Depois que me converti pro vim passei a achar o emacs excessivamente barroco, complicado e desnecessário. A maior novidade é ter interface GTK?! Pra que diabos um editor de textos precisa de interface gráfica, quanto mais um como vi ou emacs em que se faz tudo através de combos de teclado ao invés de cliques de mouse?...

Projetos de software com muitos anos de estrada tendem a perder o foco e usuários a medida que acumulam o que os americanos chamam de "cruft"...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de marcosalex
-- Pois é. Interface: -- Pois é. Interface gráfica é interessante pra um outro público, bem distinto dos usuários de vi e do emacs. Gosto do emacs mas quando quero um editor rápido e eficiente, uso o vim. Quando quero um editor fácil e gráfico, prefiro ir direto pro kate, gedit ou outro pra newbies de uma vez.
Haskell developer
Comentário de popolony2k
Emacs ......: .... Yes Thanks !!!

Mas o vi/vim é melhor !!!

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de albrecht
Vim + GDB:
Eu também prefiro e uso o VIM, mas uma coisa que sempre me chamou atenção no emacs foi ter uma interface para o gdb embutida.

Alguem conhece um *plugin*, não fonte modificado do vim, que de um depurador integrado a ele?

--
--------------------------------------------------------
Pih is All!

Comentário de Didi
Emacs é bom pra C@$%#$$!: Já usei gedit, kate, vim e emacs.
O bem da verdade é que TODOS tem seus altos e baixos. Sem exceção.

Só pra comparar os dois: Vim e Emacs; que é o que a galera mais usa (daqui, aparentemente)
Vim
- O mais ágil dos editores. Bate de longe qualquer concorrente.
Emacs
- O melhor para o ciclo modifica/compila/debuga.

O que eu aprendi depois de todo esse tempo?
Não existe editor supremo. Cada um tem seu nicho, suas qualidades e defeitos. O mais é se aperfeiçoar nas qualidades e aceitar os defeitos. De fato conheço um amigo que programa com o "nano" e duvido que esteja descontente. ;-)

Quanto a mim, sou um usuário muito feliz de emacs.
Mas não dispenso o vim para rápidas edições de arquivos de configuração.

Comentário de Critico
fracassado como seu criador.: alguem ainda usa EMACS? (em ultrix 4.2A ja foi luxo). Um produto fracassado, nos ultimos 5 anos nao tenho ouvido falar em avanços nele, e é assim que funciona o software livre, sempre a espera da 'benevolencia' dum cara. se ele resolve 'hibernar' pra nunca mais mexer em codigo, tudo bem nao tem patrao que chateie ele, ainda mais quando se trata de software criado pela fracassado do RMS, esse ai nos ultimos 20 anos ta mais politico do que programador. diz ele q nao pode por 'questões mentais'.

http://www.criticalinux.blogspot.com
Comentário de EthraZa
EMACS?: Pra maioria que entrou no mundo do Linux através do (K)Ubuntu/Fedora/SuSe/Mandriva:

Emacs? Que é isso? É pro MAC?

Editor de texto? O openoffice? Muito pesado esse? Ahh o Kate né?



Pros que administradores:

É só dar um vi no arquivo, mudar aquela linha, :x e ja era!!!
Comentário de nemesis
segunda olhada: "Vim
- O mais ágil dos editores. Bate de longe qualquer concorrente.
Emacs
- O melhor para o ciclo modifica/compila/debuga."

Era dessa mesma forma que eu via o vi (perdão): um rápido editor de arquivos de configuração. Isso pq tudo o que eu conhecia dele era i, dd, yy, p e zz.

Vai por mim: vim está no exato mesmo nível que emacs para edição de código-fonte, com todos os recursos de integração com make e o compilador, syntax highlighting para praticamente toda linguagem (até povray!), folding incrivelmente fácil de usar (ao invés dos imbecis folds baseados em comments no emacs), navegação estruturada por parênteses, autocompleção textual etc. Ele também é programável e extensível como o emacs com sua própria linguagem de script, mais pra C do que pra Lisp. Fui usuário avançado de emacs por muito tempo, mas a tranquilidade e simplicidade do vim me conquistou.

A única diferença para o emacs é que suas mãos não precisam realizar malabarismos dignos de virtuoses do piano...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Não creio no fracasso do Emacs.....: ...como creio em seu fracasso, Critico. Pois o que seria de vc sem a existência do Linux ???

Quem iria lhe ouvir ??? Qual a sua contribuição para o universo Window$ ??? Nenhuma, então a melhor forma de aparecer é se enveredando no mundo Linux, principalmente o criticando !!!

Em alguma comunidade Window$ (se é que existe) vc é reconhecido porque ?? QUais os seus feitos ???

Richard Stallman por sua vez tem diversos feitos e ultimamente vem se enveredando sabiamente pelo ramo político do movimento Open Source.

Da mesma forma, Critico, como o seu ídolo Bill Gate$, que não criou nada (o DOS nem é obra da M$ - Assista Piratas do Vale do Silício) e age na política de sua empresa.

Portanto Critico, como um mero ninguém no universo Window$, lhe acolhemos no Universo Linux com um sonoro "SEJA BEM VINDO", pois estar sozinho é "flórida".


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Critico
Ao paspalhoni.: =...como creio em seu fracasso, Critico. Pois o que seria de vc sem a existência do Linux ???=

- vc deveria trocar: O que seria do Linux sem a existencia dum bando de escravos cegos (do qual eu me demarquei).

=Quem iria lhe ouvir ??? Qual a sua contribuição para o universo Window$ ??? Nenhuma, então a melhor forma de aparecer é se enveredando no mundo Linux, principalmente o criticando !!!=

- A minha contribuição é a nivel do software proprietario em geral.

=Em alguma comunidade Window$ (se é que existe) vc é reconhecido porque ?? QUais os seus feitos ???=

- Nao basta apenas ser reconhecido. Nao tenho estes objectivos. Prefiro contribuir criando software que emprego e dinheiro a meus empregados. desse jeito acabo ajudando muitas familias a sustentarem seus filhos, evitando que o proximo cliente vá pegar o Compiere no sourceforge e instalar na sua intranet de graça.

=Richard Stallman por sua vez tem diversos feitos e ultimamente vem se enveredando sabiamente pelo ramo político do movimento Open Source.=

- Claro que tem diversos feitos. Criou um sistema operacional chamado GNU cujo kernel 20 anos depois ainda nao foi acabado.

=Da mesma forma, Critico, como o seu ídolo Bill Gate$, que não criou nada (o DOS nem é obra da M$ - Assista Piratas do Vale do Silício) e age na política de sua empresa.=

- Porque para vcs comunidade de software livre fica dificil encarar que alguem nao gosta da vossa ideologia, e somente isso? eu nao sou do tipo de andar com camisetas rebeldes, tipo 'i love you linux', etc. Faço meu trabalho no ramo que acho ser o ideal e que defenderei até a ultima gota de sangue.

=Portanto Critico, como um mero ninguém no universo Window$, lhe acolhemos no Universo Linux com um sonoro "SEJA BEM VINDO", pois estar sozinho é "flórida".=

- Vc nao é nada no mundo do software livre. vc nao representa nada. Uso sistemas *NIX vao mais de 15 anos. Nao é um mijao que via vir me dar lições. cresça e apareça.


Comentário de popolony2k
Hummmmmm....: ....então quer dizer que vc é um usuário de 15 anos de UNIX ???

Então, ou vc quer aparecer mesmo ou é burro a ponto de não ter se rendido a superioridade dos UNIXes.

Fique tranquilo camarada, também tenho 15 anos pra lá de conhecimento em UNIX, não só isso, sou desenvolvedor UNIX desde camadas de drivers até aplicações servidoras de alta disponibilidade, portanto não um mero user.

Sobre sua "contribuição a nivel do software proprietario em geral", com uma resposta VAGA como essa vc já não pensou em ser político ???

Sobre o fato de vc ter ficado alterado com minhas colocações.......eu tenho essa capacidade de provocar os sentimentos mais obscuros nas pessoas mesmo.

Bem vindo !!!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de nemesis
e pensar que eu me amarrava: e pensar que eu me amarrava nessas intermináveis discussões abobrinha... :P

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
De vez em quando .....: ....é bom para desestressar !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de [ Lauro ]
Bah.. tão pagando quanto?: Bah... o critico ta recebendo quando de comissão do Adsense?

: )

ha ha ha


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004