Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o Fedora Core 6


“Fedora Core 6 liberado para download! Depois de mudanças na data de lançamento e grande ansiedade por parte dos usuários, foi lançada hoje a versão final do Fedora Core 6. Download Torrents: http://torrent.fedoraproject.org/

Maiores informações e outras formas de download: http://www.fedoraproject.org.”


Enviado por Rodrigo Padula de Oliveira (rodrigopadulaΘprojetofedora·org) - referência.

Veja abaixo também a íntegra do anúncio enviado pela Red Hat Brasil, com mais detalhes sobre a nova versão.




“O Projeto Fedora, uma colaboração open source patrocinada pela Red Hat e suportada pela comunidade, anuncia que a última versão da popular distribuição Fedora Core, o Fedora Core 6, está disponível para download no site http://fedoraproject.org. O Projeto Fedora hospeda o melhor em tecnologias open source de última geração. O crescente foco na experiência do usuário rendeu benefícios ao desktop, em desempenho, para administradores e desenvolvedores de sistemas, e por meio da virtualização.


O Fedora Core 6 possibilita um aumento de performance notável durante o start-up de aplicativos como o OpenOffice.org. Além do suporte para x86, x86-64 e arquiteturas de chip Power PC, esta versão tem entre suas características suporte para Macs com base Intel. O sistema apresenta também um novo gerenciador gráfico de virtualização.


O avanço primário na instalação é a capacidade de uma instalação de rede acessar repositórios RPM de terceiros, como o Fedora Extras ouum repositório local no momento da instalação. A motivação para esta mudança é bem simples - oferecer opções. A instalação do Fedora é agora mais customizável que nas distribuições anteriores.


"Os lançamentos do Fedora Core são sempre eventos emocionantes para a comunidade open source", diz Robert 'Bob' Jensen, dos projetos comunitários Unity e de Documentação do Fedora. "O Projeto Fedora permite que muitos colaboradores não-técnicos, assim como os desenvolvedores, contribuam para a próxima onda de tecnologias open source importantes. O Fedora Core 6 é originado de muitos projetos formais e informais interessantes, dos quais pessoas como eu fazem parte".


Desktop


O Fedora Core 6 continua progredindo no desktop com fontes, interface e usabilidade aperfeiçoadas, que provêm das últimas versões upstream do GNOME e KDE. Os avanços incluem uma nova plataforma que possibilita efeitos de aceleração GL em um desktop padrão, ferramentas de atualização de software melhores e mais velozes e as últimas versões dos melhores aplicativos open source.


A ferramenta de configuração de impressão recentemente redesenvolvida foi estendida com diversas novas características. Agora os dispositivos são detectados sob demanda, conforme necessário, e o suporte para filas de impressão por usuário está disponível, para que eles possam customizar suas configurações de impressão sem ter de modificar as configurações de todo o sistema.


Os esforços de internacionalização do Fedora contam com mais idiomas, assim como as ferramentas para trocar o método de input. Os componentes essenciais do Fedora estão agora traduzidos para mais de 50 idiomas, essencialmente por colaboradores voluntários.


Performance


Os destaques do desempenho do Fedora Core 6 se fazem por meio de sistemas de base estabelecidos. O incremento no start-up de aplicativos como o OpenOffice.org é obtido por sua recriação com o DT_GNU_HASH. Esse resíduo é otimizado para a velocidade no acesso aos dados do cache. Outro destaque da performance é no sistema de arquivo de rede, incluindo NFS.


Administração e gerenciamento de sistemas


O Fedora Core 6 traz novas características e vantagens em áreas básicas e interativas para o administrador. Um ganho importante é a capacidade de especificar repositórios externos durante a instalação. Apesar de há muito tempo ser possível instalar localmente ou de localidade específica da rede, o Fedora Core 6 permite a seleção de repositórios externos de pacotes durante a instalação. Como isso inclui o repositório Fedora Extras, diminui-se a separação entre pacotes Fedora Core e Fedora Extras quando se trata de escolhas de instalação. Esses benefícios na instalação, juntamente às melhorias das ferramentas de atualização e dependência de pacotes, facilitam o gerenciamento de sistemas.


As novas ferramentas gráficas de administração incluem o gerenciamento de virtualização, uma ferramenta de troubleshooting do SELinux e uma ferramenta de gerenciamento de cluster LVM. Serviços de smart card são oferecidos através da tecnologia CoolKey. Outras vantagens do sistema incluem suporte para IPv6 e um único Linux kernel com base 2.6.18, que detecta e configura automaticamente o número de processadores da máquina.


O futuro do Fedora


O conselho do Projeto Fedora está planejando ativamente a próxima distribuição do Fedora Core, e encoraja os interessados em desenvolvimento de software open source a unirem esforços no site http://fedoraproject.org .”


Enviado por Via News (julianaΘvianews·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cenoura
testado e aprovado: Tenho usado o Fedora Core 6 desde o lançamento da versão "Test 3" e realmente vale o upgrade de versão.

Vou ver se escrevo um review da versão final ainda hoje (vai depender se eu consigo terminar o download) e coloco no meu site.

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de ricardomoc
Turbinada: Tomara que eles tenham dado uma turbinada no YUM. Às vezes, é necessário muita paciência para instalar um pacote no Fedora. Quanto ao quesito apresentação, acho simplesmente um show!

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de cenoura
turbinada: O yum está mais rápido sim. O parser dele foi reescrito em C (antes era Python) e está mais rápido devido a isso. Além disso, tem várias outras melhorias de performance do sistema.


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Animal-X®
Está mais rápido sim mas: Está mais rápido sim mas ainda está sendo feito em python, acabei de fazer upgrade do FC5 para o 6...
Relamente está bem melhor, mas queria que coloca-sem o icone do thunderbird devolta !!!
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net

Comentário de AntiGerme
Realmente Rapido: O sistema para desktop ficou realmente rápido.
O OpenOffice esta abrindo em 1/3 do tempo que abria no FC5. Dispensei até um mini-aplicativo do KDE que deixava ele no systray pre-carregado.

Ficou muito legal...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004