Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o Fedora 8 Werewolf


“Já está disponível para download o Fedora 8 Werewolf. Um novo ambiente Java? Uma versão para Gamers? E um papel de parede que muda de cor sozinho de acordo com a hora? Além das citadas acima, ainda há mais novidades: Novos spins: Games, Developer e Electronic Lab. Novo servidor de som (Pulse Audio): Agora é possível alterar o volume das aplicações individualmente. CodecBuddy: Assistente para instalar formatos de áudio não suportados. system-config-firewall: Uma nova ferramenta para configurar o firewall,
substituindo o system-config-securitylevel. Inclusão de uma opção para habilitar, desabilitar e editar repositórios dentro do "Adicionar/Remover Programas". Online Desktop: um preview bastante funcional do que está por vir na redefinição do papel dos desktops em relação a Internet.



Há mais novidades ainda, que podem ser vistas em http://fedoraproject.org/wiki/Releases/8/ReleaseSummary

Um tour pelo Fedora 8: http://fedoraproject.org/wiki/Tours/Fedora8/

Detalhes dos novos recursos: http://fedoraproject.org/wiki/Releases/8/FeatureList

Existem duas maneiras básicas de se baixar o Fedora. A primeira é via BitTorrent (recomendada) e a segunda é baixando o ISO desejado diretamente de um espelho de redistribuição próximo geograficamente de você. O Fedora 8 Werewolf está diponível em imagens para DVD e LiveCDs instaláveis, sendo disponível para várias arquiteturas.

Para fazer seu download via BitTorrent, acesse a URL abaixo e escolha o torrent referente a ISO que você deseja baixar. Após isso, abra seu cliente BitTorrent para que você possa baixar e compartilhar o Fedora. http://torrent.fedoraproject.org/

A lista completa de espelhos de redistribuição do Fedora encontra-se no link http://mirrors.fedoraproject.org/publiclist/Fedora/ ”


Enviado por Rodrigo Padula (rodrigopadulaΘprojetofedora·org) - referência (projetofedora.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cenoura
Já estou baixando, espero: Já estou baixando, espero terminar ainda hoje para instalar e escrever um review com as primeiras impressões ainda este fim de semana.
Mas pelas versões de teste, esta versão está ótima :)


Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de ceti
Sei que aqui não é lugar disso, mas...: ...eu tenho duas questões:

1 - Instalei o RC3; preciso instalar de novo a versão final?

2 - Tem jeito de eu conseguir aqueles balõezinhos que deixaram o visual do Fedora 7 tão bacana? Praticamente só instalei essa versão nova por causa deles (minha esposa adorou quando viu numa revista, sabe como é) e depois de instalar vi que eles foram substituidos. Esse tema novo achei bem mais feio. Bola fora, heim?

Abraços

long live rock!
Comentário de diegobz
Complementando....: As Notas de Versão em pt_BR estão disponíveis:
http://docs.fedoraproject.org/release-notes/f8/pt_BR/

[]'s
Comentário de Morvan
Atualização mínima: ..., de acordo com o que vi no Fedora Forum, basta atualizar minimamente, pois o RC3 já seria, "salvo desastre", em tradução livre, a versão a ser lançada, com pouquíssima ou nenhuma alteração. De qualquer modo, dê uma olhadinha no Wiki do Fedora, pode já ter alguma atualização sobre isso.

[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Zyk
Fedora-8-Live-FEL-i686.torrent?: Alguém sabe o que é este spin?

Comentário de cenoura
FEL = Fedora Electronic Lab: É um spin dedicado a programas de eletrônica. Mais informações em http://fedoraproject.org/wiki/Features/FedoraElectronicLab

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Ark
Infestado?: Alguém já testou pra ver o quanto este novo Fedora está infestado pelo Mono?
Comentário de nemesis
Gnome está infestado pelo: Gnome está infestado pelo mono, triste é dizer. Dessa forma, qualquer distro Gnome-based vai estar infectada pelas patentes da M$...

estou pensando em voltar para Windowmaker. ou shell puro... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Elias Amaral
.. kde não tem mono: .. kde não tem mono

mas não estou gostando de como o kde está ultimamente :(
Comentário de timm
Nooossa, não fala merda...: Nooossa, não fala merda... Antes usar o Gnome cheio de Mono do que usar o KDE com look n' feel Microsoft Windows.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
PS: Já baixei o Fedora 8: PS: Já baixei o Fedora 8 64bits, quando eu voltar do trabalho eu instalarei.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Peter Parker
Fedora + KDE: Uma análise resumida do novo Fedora + KDE:
http://www.jasonnfedora.eti.br/index.php?option=com_content&task=view&id=32&Itemid=1

------------------------------------------
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Wallacy
Isso é um pouco estranho de: Isso é um pouco estranho de se dizer, já que visual você troca não é?
Além disso, as semelhanças acabam no visual de alguns componentes.
Agora quero ver você escolher não usar o mono... é mais complicado né?

Estranho..... xD

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Edson Donizete do Amaral
Fedora 8: Já estou usando o Fedora 8 em meu notebook (Acer Aspire 3050-1458) e estou gostando do funcionamento do mesmo. Só está faltando ativar a placa Wireless (reconhecida pelo sistema como Broadcom Corporation BCM94311MCG wlan mini-PCI) que não consegui fazer funcionar desde o Fedora 7.
Comentário de tenchi
Se o Windows acabar os Linuxers se auto-destruirão...: Sei que já estou falando besteira, mas isso é engraçado... O KDE imita o Windows. Até concordo.
Mas em qual dos dois ambientes - KDE e GNOME - o usuário é "obrigado" à acessar o menu principal para achar o botão de fechar a sessão (ou desligar?). Menu principal que é comparável ao "Iniciar" do Windows. "Iniciar >> Desligar" - Quem inventou isso? hauahau

No KDE você retira todas as barras - Kicker - e, mesmo assim, ainda tem um ambiente totalmente funcional. Já o GNOME e o Windows dependem das barrinhas (ou o usuário deve apelar para atalhos no teclado).

Não quero começar essa guerrinha GNOME X KDE (embora você já tenha a continuado ;-)), mas ambos os ambientes tem características parecidas com a do sistema de Redmond.

Logo, comportamentos como este seu - e o meu também - são totalmente dispensáveis.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Luiz R.
KDE no Fedora 8: Acabei de instalar o Fedora 8. Estranhamente não tem opção no KDM de reiniciar no Windows, já que tenho os dois sistemas instalados.
No Fedora 7 havia a opção de reiniciar no Fedora ou no Windows.
Comentário de laurocesar
Como assim?: No Gnome você pode usar um ícone na barra que dá acesso direto as opções de finalizar sessão, desligar reiniciar, etc.

Desculpe minha ignorância, mas como isso pode ser feito no KDE de forma diferente? Não entendi mesmo.

Inclusive já tive problema no Gnome de ter de fechar a sessão e não conseguir pois estava sem a barra. Como faria isso usando o kde?

Um abraço.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de tenchi
a la flux: Ué, clica com o botão direito num local vazio da área de trabalho e clique no item fechar sessão. Fácil, como no FluxBox ;-)
Mas você esqueceu que este botão no painel do GNOME não é "um recurso do ambiente", mas somente mais um "applet" que você adiciona à ele. Assim como o KDE também faz isso.

Mas não, não estou criticando o GNOME! hauhauahu

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de laurocesar
Ok...: Obrigado, amigo.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Wallacy
Só não entendi a idéia: Só não entendi a idéia inicial.
"Se o Windows acabar os Linuxers se auto-destruirão..."

Mais, sim concordo, o KDE ao contrario que muitos usuarios gnomes pensam é muito mais que um sistema que usa um visual Windows, na verdade ao meu ver é um sistema que utiliza toda ou qualquer boa idéia, seja do Windows, do Mac, do flux, da mae joana, e o melhor, tem muitas idéia originais também, (o serach com o beagle no menu, pre-visualização de documentos com o mouse.. etc.. que só agora tem no vista....)

Gosto do gnome, mais se for falar em copia, ele é copia do mac né? aquela barrinha em cima.... acho que o pessoal se apega muito em "visual", tanto o gnome quanto o kde são muito mais que visual, e em produtividade na minha opinião o KDE é melhor, até por reunir "mais coisas", e "mais idéias", o konqueror mesmo é fora de serio, é um programa genial.

Acho que uma das poucas coisas que não gosto no gnome é a tela de salvar, nossa, acho ela pessima, fico puto quando vou salvar um arquivo no Firefox e abre aquela telinha em do gnome pra salvar o arquivo, a do KDE pode ser "copia" mais é mais produtiva ao meu ver....

Além disso, voltando ao KDE, ele é feito para ser usado de "N" maneiras diferentes, com "N" visuais diferentes, basicamente se da pra por tudo em qualquer lugar, de qualquer forma, de qualquer maneira (generalizando um pouco hehe), resumindo, o cara pode fazer seu próprio visual totalmente diferente de qualquer outro, até mesmo sem o kicker como citado. (Colocar o menu de programas na barra de contexto por exemplo).

O que não gosto no KDE é que as vezes da umas "palas" na QT, e trava o ambiente gráfico hehe...
Agora é fácil reclamar né, posso passar o dia reclamando de qualquer coisa aqui hehe, dificil é eu ter razão em tudo né, e sobre quem tem "duvida" sobre o problema de licenças no KDE isso e isso pode tirar algumas duvidas....

E pessoalmente (apesar de usar o openSuSE), prefiro o KDE, dai não sou "obrigado" a usar o mono (em alguns casos).... Hehe, além de ser bem mais bonito também :)


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de tenchi
Apocalipse Now!: Tá aí um cara que sabe das coisas.. hauahu
Publiquei esses dias mesmo dois textos sobre essas características do KDE.
Para quem quiser saber:
Texto 1
Texto 2

"Se o Windows acabar os Linuxers se auto-destruirão..."

Imagine a situação. Atualmente - nós - os linuxers utilizam o Windows como "Judas". Ele é o saco de pancadas de qualquer nerd usuário do Linux.
Se um dia o Windows acabar, o provável sucessor dele será o Linux.
Aí os linuxers, não tendo mais o Windows como saco de pancada, começarão a atacar eles mesmos. É cara o Slackware atacando do GNOME, que ataca do Suse, que ataca do Mandriva...
É fã do KDE atacando o GNOME, do GNOME ao KDE. E assim vai...
Ou seja: O Windows não pode acabar, senão nós nos nos destruiremos...
É o Apocalipse geek!


"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Lucas_Panurge
o YUM ainda tá uma porcaria: o YUM ainda tá uma porcaria e pesado que ele só? meu pc com 224 de ram não aguenta o fedora ¬¬

++++++++++++++++++++++
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!
Comentário de JPayne
Desculpe....: Desculpe, mas para os padrões de hoje seu micro não deve conseguir rodar muita coisa.... para micros com pouca RAM existem dezenas de distros.... é só procurar... querer rodar o Fedora que saiu ontem do forno num micro desses, só se for pra customizar ele do zero....

--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha do Sistema Político do meu país !!
Comentário de Marcelo Ulianov
Minha Primeira Vez...: É a primeira vez que instalo o Fedora em uma máquina. Sempre usei Debian-like e/ou Slackware. To gostando muito, principalmente pela praticidade. Achei o YUM muito bom, não difere muito do APT, e consegui adicionar o repositório LIVNA numa boa. "Resolvi" um probleminha com o YUM, qdo tentei adicionar o repositório do Adobe Flash e ele travou.Depois vi que o arquivo estava corrompido. Fui até /etc/yum.repos.d e apaguei o repositório defeituso. Td voltou a funcionar. Não gostei que ele se oferece pra instalar uns codecs estranhos, pagos em Euro... Não achei o w32codec pra ele, mas usei uma versão pro Red Hat 9, que está 100% funcional. Retirei o Totem, que eu detesto, e instalei o Mplayer com seu plugin pro Firefox. Instalei tb o XMMS, que é ótimo e leve.Troquei o tema dos ícones e o papel de parede. Gostei do Tema novo do Fedora. É simples e elegante.

Tudo isso rodando muito bem em um Celeron 600 com 512MB de RAM. É claro que não tem compis e mais de 3 aplicativos abertos nem pensar ! Mas nesse momento estou aqui navegando, escutando meus mp3s e copiando umas músicas pro HD.

Sabendo usar, não vai faltar...
Comentário de Wallacy
Podemos reclamar do Mac: Podemos reclamar do Mac depois xD.

Reclamar é tão fácil.... nem precisa o Windows acabar.....

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de JPayne
ou seja...: vc complementou meu comentário... e acabou comprovando o que eu disse. Vc mexeu em um monte de configuração, adicionou o XXMS que é bem mais leve que o amarok por exemplo, provavelmente desabilitou serviços que não são utilizados mas que vem habilitados por padrão (sendmail por exemplo) e agora está utilizando... só não se esqueça que seu micro tem 512MB RAM e o do nosso amigo 256MB... ou seja... ele deve rodar na metade da velocidade do seu... o que quer dizer que é praticamente usar uma distro como o Fedora/K/Ubuntu/Mandriva/OpenSUSE num micro desses sem passar algumas horas fazendo ajustes e instalando programas leves para substituir os pesados.... infelizmente é assim...

E por falar em Fedora, o que aconteceu com o tema de ícones "Echo" que era pra ter saído parcialmente no 7 e no FC8-Live que eu baixei também não veio... ??? alguém tem notícias ???

--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha do Sistema Político do meu país !!
Comentário de Marcelo Ulianov
Mas o pior erro que eu vejo: Mas o pior erro que eu vejo por ai, é o pessoal achar que a distro tem que se auto-instalar e sair voando. Tem que configurar, tem que saber fazer. É Linux, não é Macintosh, pq até mesmo o windows tem que ser confugurado, às vezes na marra, com drivers malucos que ninguém sabe aonde achar. E vc pode instalar o Fedora com o XFCE4 que com 256MB de ram vai legal...
to virando fã dessa distrô...
Comentário de diegobz
FAQs Não oficiais do F8: Alguma dúvida sobre o Fedora?

Aqui estão duas FAQs para o Fedora 8:
http://www.fedorafaq.org/f8/
http://linux-fedora.org/wiki/index.php?title=FAQ_do_Fedora_8
Comentário de edempoa
Putz, comigo é certo, todo: Putz, comigo é certo, todo dia quando vou desligar o windows no trampo eu clico com o botão esquerdo num espaço vazio da tela a abro as propriedades de vídeo por causa diso hahaha
Comentário de decepcionado
Baixei o DVD do Fedora 8 e: Baixei o DVD do Fedora 8 e estava com bastante expectativa com esta nova versao. Como meu micro e antigo, instalei o sistema em modo texto, e logo no primeiro boot, varias decepcoes: o login caiu direto no console, sem o X. Depois que iniciei o X via `startx` outro grande problema, nao foi confugurado meu mouse serial no xorg e, nao sei porque, o system-config-mouse nao foi instalado e o sistema por default nao inclui nenhuma outra ferramenta para configurar o mouse serial.

Outro problema que notei foi o suporte relativamente deficiente as fontes TTF e tambem a falta de opcoes de configuracao do sistema que existem no ubuntu.

Concluo, entao, que o Fedora, do ponto de vista de micros antigos, nao e a melhor opcao.
Comentário de sss
Discordo de voce. Meu micro: Discordo de voce. Meu micro e antigo, um PIII-733, placa mae `gloriosa` PCCHIPS, 256M RAM HD 20 GB, tudo on-board e mesmo assim consigo rodar com bastante desenvoltura o ubuntu 7.04 e agora tambem o 7.10. Depois de instalar o ubuntu, instalei o kubuntu-desktop, o xubuntu-desktop, o e-17, e diversos outros, como o XFCE, o FVWM-Crystal, afterstep ... e compilo com frequencia as novas versoes do WINE. Tudo sem problemas.

Mas instalei o Fedora 8 e nao consegui nem mesmo configurar meu mouse serial com as ferramentas do sistema \estao ausentes\ e o suporte as fontes padrao TTF incluidas no X [e pessimo.
Comentário de JPayne
Nesse caso, boa sorte com o Fedora entao...: Eu instalei na minha maquina com 1GB de RAM num HD de 20GB que uso pra esses testes e todas as versões sempre são pesadas.... porque carregam todos os serviços possíveis.... até entendo que seja uma distribuição que a Red Hat usa como laboratório para a versão corporate dela... mas creio que serviços como sendmail nao precisariam vir ativados por default. Ainda bem que temos um numero imenso de distros para optar por qual usar, pois eu como usuário doméstico jamais iria querer usar o Fedora. Nesse momento sou mais o mandriva !!!

--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha do Sistema Político do meu país !!
Comentário de JPayne
Fico feliz....: Fico feliz em encontrar pessoas que se sentem satisfeitas usando um micro com 256MB RAM nos dias de hoje. Tudo bem que vc pode fazer 1000 configurações e deixar o linux bem leve.. isso eu náo discuto... mas eu falo mais pelo fato de vc ter de instalar a distro e passar um dia só pra configurar ela toda e deixar do jeito que vc quer... ja fiz muito isso, hj não tenho mais paciencia... por isso que atualmente estou usando o mandriva e gostando... com o live CD Mandriva One da pra instalar o sistema até com os drivers de video da minha nvidia funcionando de cara (claro que o desempenho nao é o mesmo de vc compilar ele na raça). O que eu não tenho mais paciencia é instalar a distro e perceber que ela ativou 300 serviços que nenhum usuário doméstico comum iria utilizar. Mas blz... talvez o foco do Fedora não seja esse mesmo...

--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha do Sistema Político do meu país !!
Comentário de tiaggs
Olha só eh melhor ativar: Olha só eh melhor ativar vários serviços do que depois ver as pessoas reclamando porque o Bluetooth ou serviço de impresão não funcionou por padrão. Depois eh só desativar se quiser que fique mais leve!
Comentário de Lucas_Panurge
yum****: amigo, eu to falando que o yum é muito pesado, só abrindo ele já consome uns 100mb de ram, com utilitário gráfico é impraticável o uso... ja usei varias distros até mesmo o "pesadão" ubuntu, e nenhuma das distros que utilizei tinha um gerenciador de pacotes tão imundo e pesado

----------
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!
Comentário de cenoura
Se você instalou em modo: Se você instalou em modo texto, por padrão ele subirá em modo texto. Basta editar o /etc/inittab e você torna o boot gráfico automático.

Sobre o mouse serial, desde o Fedora Core 5 que ele não é mais suportado por padrão, alias, muitas distros atuais fazem isso.


Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de JPayne
Eu penso diferente...: Eu penso que é melhor ele reconhecer o que tem na máquina durante a instalação e ativar somente o que ele encontrar... se eu não tenho bluetooth, pra que vou querer esse serviço ativado ???

De qualquer forma, cada um com sua opinião... e cada um com a distro que mais se aproxima da sua opinião !!!

Boa sorte com Fedora !!!

--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha do Sistema Político do meu país !!
Comentário de laurocesar
Concordo com você...: Com o Mandriva 2008 em meu note, aconteceu algo parecido: embora o hardware não estivesse presente, ele instalou e ativou o bluetooth , mas o servidor de impressão cups teve que ser instalado pela internet, não tinha no CD!
Estranho né?
Acredito que impressora seja um periférico bem mais comum que bluetooth. :-(

Um abraço.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de JPayne
pois é...: O meu mandriva one tambem veio sem suporte a impressao e foi instalado via internet. A questao do serviço bluetooth é que na europa os dispositivos bluetooth ja devem ser bem mais utilizados que aqui, assim como aqueles cartões de memória que usam o serviço pcscd. Qto ao cups, creio que talvez até o o fechamento do mandriva one a versao final do cups 1.3 ainda nao estivesse pronta ou simplesmente nao coube no CD. No mandriva isso nem me incomoda muito porque sao serviços que mesmo que nao utilizo, sao destinados ao usuario domestico. Ja no fedora, só de ver o sendmail habilitado eu fico possesso... pra que um usuario domestico vai querer um servidor de email ??? e mais.. acho que o fedora com gnome ficou legal, mas com KDE nao combina. Uso mandriva e KDE, e mesmo em outras distros que usei, usava KDE, mas com o Fedora, Red Hat e CentOS o KDE nao combina, acho que é algo que tem a ver com o tema bluecurve... nao consigo gostar... ja com o gnome combina bem mais...

--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha do Sistema Político do meu país !!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004