Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o beta 1 do Mandriva 2008

O LWN avisa sobre o lançamento do primeiro beta do Mandriva 2008.



As novidades incluem a substituição do Beryl pelo seu sucessor Compiz Fusion, a substituição do RSBAC pelo AppArmor da Novell, e o kernel 2.6.22 com drivers IDE modulares e drivers de rede sem fio da família devicescape.

Saiba mais (lwn.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de caprinus
Sempre Mandriva: Ah, como é bom voltar pra minha amada Mandriva.

Depois que perguntei ao Brain qual a vantagem de usar Ubuntu, fui tentar experimentar pela N-ésima vez essa Linux famoso... Não dá, não fiquei uma semana com ele instalado no pequeno NEC Versa de onde teclo neste momento.

Nunca mais! Juro que nunca mais flerto com outras... hehehehe!!! Volta o cão arrependido!!!

Que venha Mandriva 2008!
Comentário de laurocesar
Gosto não se discute...: É igual marca de cerveja, religião política. Essa "disputa" entre as distros é muito boa e só faz crescer e desenvolver nosso bem amado software livre.

Estou com o mesmo problema seu, mas com personagens diferentes: Desde que instalei o Ubuntu em minha máquina pela primeira vez não consegui encontrar outra distro que me satisfizesse como ele, e olha que já fazem quase 3 anos. Já tentei Mandriva 2006 e 2007, Fedora 6 e 7, OpenSuse 10.. e nenhuma conseguiu superar o Ubuntu em minha preferência. Ou é problema com dependências, ou com falta de pacotes, ou dificuldade em instalar programas ou configurar a máquina, ou falta de material de apoio (tutoriais, dicas, etc). A conjunção destes fatores sempre me fazem voltar ao Ubuntu. PS: gostei bastante do Mandriva 2007 e Suse 10 principalmente.
Mandriva 2007: instalei os repositórios sugeridos pela ferramenta gráfica padrão da distro e de toda forma que tentei não consegui instalar o Eclipse, dava sempre problema com dependência ou falta de pacotes.
Suse: bug no sistema montava o pendrive e o mesmo aparecia no desktop / konkeror mas não aparecia como opção no salvar como do OpenOffice. Sem contar que é um sistema mais pesado também.

Tive que formatar minha máquina por causa de uma reinstalação do XP que quase não uso, mas que preciso pra algumas atividades, e instalei o Fedora 7 pra testar: vários pequenos problemas/dificuldades, o pior deles é a tela do notebook que fica preta e não consigo fazer mais nada pois o sistema não reinicia o X (ctrl+alt+backspace) e parece estar congelado, acho que vou voltar pro Ubuntu.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Manoel Pinho
Repositórios no Mandriva: É uma pena que não tenha lido este artigo

http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/

e participado de nossa comunidade.

Pode apostar que essa dificuldade de entender os esquemas de repositórios e usar as ferramentas é a dificuldade inicial mais comum de quem não conhece o mandriva. As ferramentas de resolução de dependências (há mais de uma) são tão boas como o apt/synaptic (que também existem no Mandriva na versão adaptada para rpm pela Conectiva).
Comentário de laurocesar
Obrigado pelo link: Mas eu já havia lido, sobre o rpm, urpmi etc, inclusive nestas páginas que você me indicou. Talvez eu devesse/precisasse me apofundar um pouco mais para evitar os problemas com dependência que tive mas como já estava habituado com o Ubuntu e não dispunha de muito tempo acabei deixando o Mandriva um pouco de lado (na verdade instalei o Arch em seu lugar). Parece um pouco estranho né, reclamar de tempo e instalar o Arch em que quase tudo tem que ser feito à mão... mas é que uso o Ubuntu para as tarefas mais urgentes e quando tenho tempo vou aprendendo mais sobre esse maravilhoso SO através de uma distro mais crua.

De qualquer forma obrigado pelo link e espero testar o Mandriva novamente com um melhor resultado.

PS: O Ubuntu atualmente anda um devorador contumaz de memória e o Mandriva embora tenha até mais facilidades gráficas me parece mais leve. Estou pensando em instalá-lo no escritório em que minha esposa trabalha e anda reclamando o Ubuntu em P4 com 256 M de RAM.Se tiver alguma dica de como usar o Mandriva com bom desempenho nessa configuração eu agradeço.

Um abraço.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004