Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada a primeira MRAM comercial

A Freescale (desmembramento da Motorola) lançou a primeira Magnetoresistive Random Access Memory (MRAM) no mercado. A tecnologia MRAM permite que o conteúdo da memória continue disponível mesmo após cessar a alimentação, da mesma forma como temos hoje as memórias Flash, mas com duas vantagens: a velocidade de escrita é muito rápida e o dispositivo pode ser reprogramado 'infinitas' vezes (a memória Flash pode ser reprogramada apenas algumas milhares de vezes).

Inicialmente este memória será utilizada para substituir memórias caches (SRAM), mas no futuro próximo é provável que tenhamos toda a memória do computador como MRAM. Assim poderemos puxar o cabo direto da tomada e quando ligarmos novamente estará tudo da mesma forma que deixamos ao desligar o computador.
” A nota foi enviada por Alan Carvalho de Assis (acassisΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Emílio Etelvino Expedito Escobar
Pense grande!: poderemos puxar o cabo direto da tomada e quando ligarmos novamente estará tudo da mesma forma que deixamos ao desligar o computador.

Essa é a melhor idéia que você tem? Daqui a alguns anos, não vai mais existir HD! Tudo na RAM!
Comentário de Patola
Preço: Só se essa memória for barata o suficiente. Se não, vai continuar sendo vantajoso utilizar de mídias mais lentas - mas muito mais baratas.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de acassis
Preço e tamanho: Outro problema de esta memória substituir os HDs é a questão de tamanho. Ninguém hoje se contentaria em ter um HD de poucos GigaBytes.

Talvez para sistemas embarcados (PDAs, celulares) poderia substituir o HD (Flash), mas no PC é difícil isso acontecer.
Comentário de Marcos69
Concordo, mesmo porque essa: Concordo, mesmo porque essa memória ainda é lenta se comparada com uma memória de PC convencional.
Comentário de Emílio Etelvino Expedito Escobar
Dinheiro não é problema: Quanto mais gente compra, mais o preço cai. Além do empurrãozinho de se querer a tecnologia mais quente do momento. Veja só os monitores de LCD, custam MUITO mais que os CRTs, e já são maioria nas lojas.
Comentário de Manoel Pinho
Ferrite: O curioso é que as primeiras memórias RAM dos computadores de grande porte antigos eram feitas de núcleos de ferrite

http://en.wikipedia.org/wiki/Core_memory

e também armazenavam os bits como campos magnéticos em vez de cargas elétricas.

Mais detalhes sobre a MRAM aqui

http://en.wikipedia.org/wiki/MRAM

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org