Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada versão 1.0 do driver Open Source da ATI RadeonHD


“Foi lançada a versão 1.0.0 do driver OpenSource ATI RadeonHD, que está sendo desenvolvido pela Novell em parceria com a AMD. O driver suporta os chipsets r5xx/r6xx. Apesar de ainda não ter suporte para aceleração 2D e 3D, já suporta todos os modesettings disponíveis.”


Enviado por Emerson Gomes (emerson·gomesΘgmail·com) - referência (wiki.x.org)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bernd Siegel
Driver: Primeiramente acho importante que haja desenvolvimento de driver para as placas de Vídeo, tanto da Nvidia como da ATI e não quero desmerecer os esforços de ninguém.
Agora sinceramente para que serve um driver 1.0.0 (Entende que uma versão 1.x.x. é algo já funcional e não Beta ou Alpha ou sei lá o que) se não faz o que está se propondo aceleração de Hardware em 2D e principalmente em 3D?
Comentário de brain
Serve para:: Serve para quem precisa de:


  • Suporte a todos os modos de vídeo
  • Suporte a gerenciar múltiplos monitores
  • Suporte a VGA, DVI, DMS-59 e painéis de laptops
  • Suporte a detecção de hotplugging de monitores, DDC e reconfiguração dinâmica
  • Compatibilidade com RandR 1.2
  • Suporte a AtomBIOS


entre outros recursos.

Me parece que neste caso eles adotaram o 1.0 apenas para referir-se ao grau de estabilidade (estável o suficiente para ser usado por usuários finais), e não ao grau de completamento do escopo pretendido.
Comentário de Tiago Vignatti
Você já usou alguma vez o: Você já usou alguma vez o driver VESA? Pois então, é super útil e não tem aceleração nenhuma tbm.
Comentário de Bernd Siegel
VESA: O driver VESA é algo genérico para fazer a placa funcionar. Agora quanto o fabricante do HARDWARE, que alias tanto você como eu pagamos uma fortuna para o Hardware, lança um driver para seu Hardware, posso pelo menos esperar que engloba todas as funções e não somente alguma funcionalidade parcial.
Comentário de Douglas Augusto
Não foi exatamente a: Não foi exatamente a AMD/ATI quem lançou este driver, quem está fazendo isso é a Novell[1]. A AMD "apenas" liberou (parcialmente, por enquanto) as especificações. A função do fabricante de hardware deve ser esta; fornecer documentação legível e completa para que desenvolvedores independentes possam implementar drivers para plataformas arbitrárias. Seria proibitivo a qualquer fabricante a implementação de drivers do seu dispositivo para cada plataforma existente.

Segundo a referência[2], este driver traz as implementações possíveis segundo o atual conjunto disponível de especificações, em outras palavras, só não trouxe mais recursos nesta versão 1.0 porque a AMD ainda não liberou o restante da documentação. Neste sentido, muito provavelmente os desenvolvedores da Novell estipularam como meta da versão 1.0 a implementação dos recursos que eram viáveis --para mim é um raciocínio coerente.

1. "It is being developed by Novell for AMD, with the free documentation provided by AMD."

2. "The driver supports full modesetting, which is backwards compatible to RandR 1.2. But the driver still lacks more advanced features like 2D, 3D and video acceleration as the information for such an implementation hasn't been made available yet."
Comentário de brain
Sim: Sim, já usei, Tiago. Mas este driver novo para as placas da ATI não é tão similar a ele, uma vez que explora diretamente os recursos específicos do hardware em uma grande gama de funcionalidades que já atendem aos usuários destas placas que não usam aceleração 3D.

De fato, o principal ponto que ele tem em comum com o driver VESA é que nenhum dos 2 oferece aceleração 3D, mas versões futuras do mesmo driver não manterão esta mesma característica :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004