Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada nova versão do Dropline Gnome para o Slackware


“Os usuários do Slackware que se sentiram órfãos quando Patrick Volkerding retirou o GNOME do Slackware tiveram duas saídas: Compilar seu próprio GNOME na mão, (ou através de scripts prontos de terceiros como o Garnome ou então utilizar pacotes pré-compilados por terceiros. E é no segundo método que é baseado o projeto Dropline GNOME: Pacotes pré-compilados do GNOME para facilitar a vida dos usuários da mais antiga distribuição Linux em atividade. Os pacotes são estáveis e funcionais e além de tudo, o sistema traz a nova mais nova versão do GNOME, a 2.16.2. O Dropline GNOME 2.16.2 foi lançado no dia 27 de novembro de 2006 com pacotes para o Slackware 11.0.”


Enviado por Pedro Pedigoni Gonçalves (pedropedigoniΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Severino
Muito invasivo: Ainda é muito invasivo, o Freerock Gnome é bem melhor nesse aspecto, pena que o projeto parece estar parado... http://gsb.freerock.org/
Comentário de Malcomtux
É uma pena: É uma pena, experimentei o Dropline justamente porque parece que não há nem sobra de suporte ao Slack 11 pelo pessoal do Frrerock. Pelo contrario, no site deles um Freerock Gnome se integra facilmente com o Slackware 10.2" com 10.2 em vermelho e a ultima noticia data de 26/08/2006

O Dropline vem com um instalador bem legal no estilo do Slack, mas instala o PAM sem consultar, o que não é legal.
--
Eliezer S. de Lima - Usuário Linux número 401439.
http://malcomtux.blogspot.com - Meu banco de informações

Comentário de timm
Ah.: Usei Slackware 10.2 com Dropline 2.12 tranquilo, ele é bem legal, o problema é que mexe demais nas configuraçoes de sistema. Projeto legal era o GWare, pena que ele tá mais atrasado que o FreeRock. Vou compilar o Gnome 2.16 na unha, é melhor.




(Time completo: Slackware, Solaris, FreeBSD, NetBSD + Microsoft Windows 2000).
Comentário de giganttee
Interessante a diferença de: Interessante a diferença de perfil de usuários do Slack pra de outras distros. A preocupação com alterações automáticas é bem legal de ver por parte de usuários de um sistema. Nesse caso não seria o ideal um grupo de usuários entrar em contato com os desenvolvedores do projeto e discutir esse aspecto indesejável ao invéz de apenas ficarem lamentando?
Comentário de evandrofisico
mas já é assim: Na verdade o Dropline leva isto em consideração, mas o problema é que o GNOME usa uma série de dependências que não estão disponíveis no slackware por design, como por exemplo pam e dbus (o primeiro por questões de segurança e o segundo porque o Patrick acha que vai dar muito trabalhoa pra integrar ao sistema).
O GNOME também é por natureza mais invasivo do que o KDE, instalando uma série de bibliotecas que se "integram" ao sistema, tornando a sua manutenção mais dificil. Este é o motivo pelo qual o Patrick prefere manter apenas o KDE e o XFCE como desktops no slack, eles são mais simples de manter ( o KDE por exemplo fica instalado completamente em /opt/kde e não instala bibliotecas novas no sistema)
Comentário de Pedro Pedigoni Gonçalves
Não utilizo o Slackware a: Não utilizo o Slackware a mais de um ano e meio e nesta data o utilizava com o Dropline 2.12.2 e posso lhes assegurar, nunca tive maiores problemas com o mesmo... tinha mais problemas com o kde instalado por padrão (que fazia o som parar do nada e não voltava por nada travando o sistema) do que com o dropline. Pode ser invasivo, mas se vc quiser ter o GNOME no slackware eu o recomendo.
Comentário de Phantom X
Logo sai uma nova versão do: Logo sai uma nova versão do Freerock. A árvore unstable está sofrendo umas mudanças de vez em quando. Quem não quiser esperar, use o Dropline mesmo, pois nestes últimos lançamentos estão tentando diminuir o estrago que ele faz no sistema.

-----
Tudo que postei acima é minha singela opinião.
E onde estiver Linux, leia-se GNU/Linux, ou o que queira. :)
Comentário de Antoine
Só tentando mesmo...: Galera, quem não quiser ter problemas não instale o Dropline; aviso de amigo.
Comentário de evandrofisico
invasivo é, mas: com certeza o dropline é um projeto muito bem feito, que apesar de alterar a versão de alguns pacotes é uma instalação bastante polida e testada do gnome (mantendo o padrão de qualidade slackware, de testar ao máximo possível os pacotes).

Eu por exemplo instalei o 2.16.1 beta no meu slackware 11 rc2 e apesar dos pequenos problemas encontrados (corrigidos, de acordo com o changelog, na versão final) é uma distribuição do gnome bastante integrada (e por isto invasiva) e que compete com qualquer gnome presente em distribuições que o empacotam nativamente.

Eu pessoalmente não utilizo nem gnome nem kde (fluxbox na veia!!) mas pelo tempo que utilizei testando em minha máquina recomendo a quem quiser testar.
Comentário de lilux
uma vez eu fiquei 2 semanas: uma vez eu fiquei 2 semanas tentando compilar o gnome na unha!

e desisti, por que sempre faltava alguma coisa nova, e nem sempre funcionava.

Então tentei usar o garnome, que também sempre dava algum problema na compilação e nunca chegava ao fim.

por fim, quando o dropline entrava pra dentro sem cuspe, era uma maravilha. tudo funcionava que era uma beleza.

Depois passei para o fedora, fiquei quase um ano, quando eu fui compilar o kernel, e o yum não deixava eu atualizar os outros pacotes. Só atualiza com o kernel homologado. é bom pra integridade da distribuição, ruim para mim, que voltei pro slackware. Mas eu era(sou) teimoso, e mandei ver o garnome outra vez.. desisti de novo, e o dropline ficava no slack outra vez.

aih, encomendei ubuntu, justamente por que o gnome lá é padrão, e nossa.. mil maravilhas piriri, pararó, pururu... tudo muito simples, mas o synaptic tinha muitos programas, que me deixava perdidão. o XGL tava meio gambiado e eu não conseguia compilar pacotes por .deb. Não aprendi até hoje. Entçao, 4 meses depois, não aguentei também a lerdeza de iniciar o sistema, botei o Slackware de novo.

No fim, o slackware sempre vence!
Agora falta eu baixar o dropline pra 64 bits, mas não achei o torrent ainda.
e estou no kde, esperando esse dia chegar.
Comentário de lilux
ah.. fui compilar o: ah.. fui compilar o xserver-xorg no ubuntu...
apt-get source xserver-xorg xseila-oque e bababa...

no slackware, fui na pasta source da versao current e apenas baixei a pasta "x". editei o script de compilação pra minha cpu e mandei ver. meia hora depois tava tudo lá, bonito.

ainda me ferro compilando o gcc, e a glibc, mas um dia, eu conseguirei!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004