“O Kurumin VM é uma 'virtual appliance' para o VMware Player, uma máquina virtual previamente configurada, pronta para usar, que funciona tanto em conjunto com o VMware Player for Windows, quanto na versão Linux. Rodar o Kurumin e outras distribuições Linux dentro do VMware é uma boa opção para quem quer conhecer melhor o sistema, mas sem correr riscos. A máquina virtual reside numa pasta do seu HD e roda numa janela, sem tocar nos seus arquivos.
Com o VMware Player instalado, descompacte o arquivo 'kurumin_vm.zip' num diretório qualquer, abra o VMware Player e indique o arquivo 'kurumin.vmx'. Para inicializar o Kurumin dentro da VM, você tem duas opções. A primeira é simplesmente deixar um CD do Kurumin no drive. O VMware Player detecta o CD e inicia o boot automaticamente. A segunda é usar um arquivo ISO ao invés do CD gravado. Esta opção torna o boot bem mais rápido, pois o sistema é carregado a partir de um arquivo no HD, ao invés do CD-ROM. Neste caso, substitua o arquivo 'cd.iso' dentro da pasta com a máquina virtual pelo arquivo ISO desejado.”
Você não precisa mais ficar reiniciando a máquina para testar outros sistemas.
Servidores podem ficar mais separados que apenas o chroot, tirando a vantagem que você configura eles apenas uma vez, quando cria o appliance.
Bela idéia de colocar o kurumin nessa onda. Poderia também, ao invés de usar a imagem iso do kurumin, ter uma versão semelhante a instalação em disco rígido.