Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Kurumin Light 7.0 - imagem ISO com apenas 181MB


“O Kurumin Light é uma versão reduzida do Kurumin, com apenas 181 MB, que cabe num mini-cd e é otimizado para oferecer um boot mais rápido e um baixo consumo de memória. Ele é indicado para quem procura um sistema minimalista, para gravar em mini-cd, ou no seu pendrive, ou procura uma distribuição otimizada para micros com poucos recursos. Dentro do que se propõe, o Kurumin Light é a distribuição mais rápida e otimizada que você vai encontrar.

Apesar do tamanho reduzido, o Kurumin Light conserva o KDE, os ícones mágicos e scripts, uma volta aos velhos tempos. Estão incluídos também o Konqueror, Kaffeine e uma pequena lista de aplicativos. A partir daí, você personaliza o sistema a seu gosto, usando o apt-get e os ícones mágicos.

Em relação ao Kurumin "regular", o Light não inclui o suporte a impressão, suporte a scanners, módulos de aceleração 3D para as placas de vídeo, suporte a java, OpenOffice e a maior parte dos outros aplicativos. Naturalmente, tudo pode ser instalado manualmente via apt-get, mas se você precisa destes recursos, é muito mais simples utilizar a versão regular do Kurumin, que já vem com tudo instalado.

Por incluir menos bibliotecas de programas, o tempo de boot e desempenho geral do sistema é melhor e a instalação no HD mais rápida. Ao ser instalado ele ocupa apenas 500 MB, tornando-se uma versão ideal para quem prefere começar com um sistema minimalista e ir instalando os programas que usa posteriormente.

Toda a estrutura básica do sistema foi mantida, incluindo as ferramentas de configuração, drivers e o Clica-aki. Graças ao uso do UnionFS, você pode instalar aplicativos adicionais usando o apt-get, ou através dos ícones mágicos, mesmo com o sistema rodando do CD (desde que seu micro possua memória suficiente disponível).

Dica: Para para instalar em micros antigos, use a opção "kurumin desktop=install" na tela de boot. Ela faz com que o sistema carregue o instalador diretamente, sem passar pelo KDE.”


Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tux
Vi Boot Mais rápidos: Light??

Baixei e fiz uns testes.
Em comparações com o BigLinux e com o Slax-Popcorn estes tem o boot bem mais rápido.
Sempre tenho em mãos pra acessar qdo mais preciso.

Não conhecia o gerenciador TDE, muito parecido com o KDE e bem mais leve. O Big Linux carregou bem mais rapido.

Ah, até agora o boot mais rapido carregando gerenciador grafico foi o Puppy Linux, depois o Dizinha Linux carregando o Icewm.
Este ultimo utilizo num Pentium 166 c/ 64 de Ram.

[]






Comentário de Jamanta
O melhor Kurumin já lançado: A falta de ânimo do Morimoto no lançamento da versão 7.0 light ( "Pra ser sincero, não estou muito interessado em feedback com relação ao light. Atualizei a versão e incluí recursos que considero úteis dentro da proposta da versão. Quem achar útil use, quem quiser fazer um remaster, que faça." - http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/323831/6.html ) contrasta com o entusiasmo dos usuários ao ver a distro em ação. Rápida, limpa, polida, atualizações e instalações de programas sem problemas com o apt-get.

A volta (bastante melhorada) do Kurumin às origens é uma excelente notícia neste início de 2007. Vale a pena baixar, instalar a distro e montar um sistema que atenda as necessidades a partir de uma base enxuta e bem feita. Parabéns, Morimoto!
Comentário de Gato do Deserto
Sem querer ser o advogado do: Sem querer ser o advogado do diabo, acho que o que o Morimoto quis dizer é que o light não é um produto (distro/remaster) separado e sim apenas o kurumin normal que foi reduzido para caber no mini-cd. Não é para se ter uma outra linha de desenvolvimento. Qualquer correção será aplicada ao kurumin normal e depois acabará naturalmente sendo aplicada no light. É para ser aceito "como está". Se alguém achar algum problema, pode corrigir e fazer um remaster - mas o Morimoto não fará isso fora do ciclo das versões estáveis do Kurumin normal. Pelo menos isso que eu "interpretei" .. AIAUHIAUHIA !!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004