Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Kurumin 7.0, grandes novidades à vista


“O Kurumin 7 está entrando em sua fase final de desenvolvimento. Esta versão é uma das mais importantes dentro da história da distro, pois marca várias mudanças importantes dentro do projeto.

A primeira é uma mudança "estrutural". Versões anteriores do Kurumin eram baseados nos repositórios testing/unstable do Debian, que são destinados a desenvolvedores e usuários avançados. Embora ofereçam versões mais atualizadas dos pacotes, eles sempre resultam em pequenos problemas ao atualizar o sistema, o que é um grande problema para quem quer um sistema que "simplesmente funcione", sem que seja necessário acompanhar listas e pesquisar soluções.

O Kurumin 7, marca uma mudança importante no projeto, passando a ser baseado nas versões estáveis do Debian, o que garante atualizações suaves e a possibilidade de usar a mesma instalação por muito tempo, sem se preocupar com atualizações ou correções de segurança. Basta atualizar o sistema via apt-get e atualizar os ícones mágicos, para manter sua instalação atualizada, sem dor de cabeça.”


Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) - referência.

Veja abaixo o restante do texto enviado por Carlos Morimoto.


Ele é baseado no Etch, cujo lançamento oficial está agendado para Dezembro. Além de vir com um conjunto bastante atualizado de pacotes, este será um release "de longa duração", que você poderá usar por um longo tempo, sem sustos ao tentar atualizar o sistema via apt-get

Outra novidade é a inclusão do NTFS-3G, que oferece suporte completo à escrita em partições NTFS, do Windows. Para ativá-lo, basta clicar no ícone "Montar partições em leitura e escrita" dentro do Meu Computador (também estão disponíveis os comandos para montagem manual). O sistema pede uma confirmação e, a partir daí, as partições do Windows passam a ser montadas com suporte a escrita.

Graças ao NTFS-3g, mais uma grave deficiência do sistema foi corrigida, facilitando a vida de quem mantém o Windows em dual boot, ou trabalha com manutenção. Imagine a praticidade de dar boot através de um live-CD, montar a partição NTFS do Windows e usar o ClamAV para remover os vírus ;).

Embora o ntfs-3g ainda seja considerado um software em estágio beta, problemas de corrupção de dados são bastante raros. Forcei uma série de situações potencialmente perigosas durante os testes, movendo pastas com mais de 1000 arquivos e subpastas, interrompendo operações no meio e até desligando o micro no botão durante uma cópia, sem conseguir causar problemas sérios na partição. Dentro da minha experiência, o máximo que poderia acontecer em casos mais extremos seria você precisar passar um scandisk através do próprio Windows para corrigir eventuais problema na estrutura do sistema de arquivos.

Outra coisa que chama a atenção é o desempenho. O ntfs-3g obtém taxas de transferência absurdamente maiores que o Captive e o Paragon, se aproximando do desempenho que seria oferecido por um sistema de arquivos "nativo". No Captive, além de todos os problemas e bugs, dificilmente se obtém mais de 300 kb/s de taxa de transferência, enquanto o ntfs-3g consegue manter entre 5 e 11 MB/s (oscilando de acordo com o tamanho dos arquivos copiados).

Além de quase todos os pacotes terem recebido atualizações em relação ao Kurumin 6.1, o Kernel também foi atualizado, para o 2.6.18.1, que além de atualizações nos drivers, trouxe melhorias importantes no conjunto de drivers para controladores serial ATA, corrigindo problemas de compatibilidade com diversas placas mãe recentes, onde antes era impossível instalar o sistema. Outras melhorias menos visíveis foram as melhorias no suporte a placas wireless em geral, no suporte aos leitores de cartões integrados (encontrados em muitos notebooks recentes) e a vários outros componentes recentes ou incomuns.

Foram incluídos também scripts para configuar o Bluetooth e compartilhar a conexão com o Palm, além do kmobiletools, kbluetoothd e kbtobexclient, formando um conjunto bem completo de aplicativos para quem quer colocar o desktop e o celular ou palm para conversarem via bluetooth. Se você tem um transmissor bluetooth e um aparelho compatível, não deixe de testar a novidade.

A partir do beta 3, passei a utilizar o grub como gerenciador de boot padrão, substituindo o lilo. Como não encontrei nenhum script de detecção que fosse confiável, escrevi um script próprio, que detecta os sistemas instalados e configura o grub automaticamente durante a instalação. Como de praxe, sugestões e correções são bem vindas. Caso tenha qualquer problema com relação ao grub, poste antes de mais nada o conteúdo do arquivo "/boot/grub/menu.lst" gerado durante a instalação (o próprio instalador oferece a opção de visualizar o arquivo antes mesmo do final da instalação). Apesar disso, o lilo continua disponível, basta escolhê-lo durante a instalação.

Foram incluídos também scripts para configuar o Bluetooth e compartilhar a conexão com o Palm, além do kmobiletools, kbluetoothd e kbtobexclient, formando um conjunto bem completo de aplicativos para quem quer colocar o desktop e o celular ou palm para conversarem via bluetooth. Se você tem um transmissor bluetooth e um aparelho compatível, não deixe de testar a novidade.

O beta 3 traz também as artes e boa parte das alterações visuais que estão sendo feitas para a versão final, incluindo algumas contribuições do Juliocbm e do Jkennedyjr, sem citar o trabalho do Luciano Lourenço, que dispensa apresentações. Os menus também foram reformulados e estão bem melhor organizados do que nas versões anteriores.

Acompanhe o tópico de desenvolvimento no:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/663233/

Faça o download do beta 3 aqui:
http://fisica.ufpr.br/kurumin/kurumin-7.0b3.iso
MD5SUM: 93ed4ed223506012284d132c7d6062f9 kurumin-7.0b3.iso

Página do Kurumin:
http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

Aproveite para nos fazer uma visita no novo fórum do Kurumin:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-f/9


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de olhovivo
Kurumin 7.0, grandes novidades à vista: Muito bom,parabéns para o Carlos Morimoto e seus colaboradores.Assim como a toda comunidade do kurumin,bastante ativa,participativa.
Venho utilizando o kurumin desde a versão 2.21(como live CD) e o sistema amadureceu muito,agora com esta notícia dá um salto de qualidade.
Só vai ficar faltando o desenvolvedor criar um sistema de suporte pago opcional,nos moldes que o Ubuntu e a Mandriva tem a fim de atrair mais usuários e verba e poder ter condições de ir mais fundo ainda no desenvolvimento.
Comentário de valdomiro
BigLinux: Que bom que o Morimoto resolveu se preocupar mais decididamente com a estabilidade.
O Kurumin vai ficar parecido com o BigLinux :). Quem quiser dar uma olhada basta acessar www.biglinux.com.br. O lance do Grub, NTFS, estabilidade, etc, etc, etc.

De qualquer forma parabéns!!!

Comentário de Marcelo Ulianov
Ótima noticia.: Ótima noticia. Principalmente a mudança de visual e finalmente a "arrumação" do menu K, que no Kurumin sempre pareceu o armário de roupas aqui de casa... Como eu já estou no Debian Etch, vou continuar por aqui, mas sempre tenho uma cópia do Kurumin atual, para reparos e suporte...
Comentário de hamacker
Porque não agregar as: Porque não agregar as funcionalidades kurumin ao próprio debian-cdd-br e um debian-cdd-br live ?
Lista de discussão, bug ticket, votações, etc... poderiam ser compartilhados. Deve dar um trabalhão somente "uma pessoa" conduzindo arte grafica, bugs, funcionalidades, etc...

A menos é claro, que futuramente kurumin siga caminhos bem diferentes e por isso não seria sabio compartilhar estes repositórios hoje.

Antes que voce diga que o cdd usa gnome e o kurumin usa kde, não é disso que estou falando porque um cdd-gnome ou cdd-kde também poderia ser providenciado (a-la-ubuntu), estou me referindo apenas porque não juntar a um time que já existe com o mesmo proposito ?

Não estou provocando, estou apenas jogando a dúvida.
Comentário de Leandro Lemos Leonel Lobo
Desperdício: Eu acho o Kurumin um lamentável desperdício de talento, conhecimento e paciência. Sem querer desmerecer e já desmerecendo um pouco, a única coisa realmente boa e inovadora do Kurumin são os "ícones mágicos" e tantos scripts embutidos no sistema que ajudam a configurar um monte de coisas. Todo o resto não passa de duplicação de esforços do Debian/Knoppix.

**Todo mundo** que usa Linux (não apenas o Kurumin) teria muito mais benefício se o Morimoto empacotasse tudo aquilo e reunisse esforços para se criar uma espécie de pacote/aplicativo que fizesse suas "mágicas" em praticamente qualquer Linux.

Muita gente já sugeriu isso e o Morimoto costuma responder que o código é livre e qualquer um pode usar... Mas só desenvolvedores têm a capacidade de fazer isso. E por enquanto, muito poucos fizeram uso daquilo e nunca de uma forma que pudesse ser usada facilmente em outras distros.

Assim, como está, até que ajuda. Mas fica muito aquém do grande alcance que poderia ter. Tinha que ser um programa que reunisse tudo aquilo e mais um pouco, e pudesse ser usado imediatamente por **usuários**, não só por desenvolvedores. Imagine só, pegar um Slackware, Fedora ou qualquer Debian, rodar as morimotools e resolver praticamente qualquer pepino de configuração.

Mas o homem não quer. Em vez disso, concentra um monte de esforço numa distro que é muito mais levada em conta como "rescue CD" do que como sistema operacional de verdade. Fazer o quê, né? Liberdade acima de tudo.
Comentário de Antoine
Muito bom!: Estou testando pela primeira vez o 7.0, através do beta 3 - inclusive já fiz uma penca de sugestões de melhoria para o Morimoto -, e estou impressionado com a mudança. O Kurumin está muito mais maduro, com as melhores atualizações do mundo do Software Livre, seleção de programas ainda melhor e melhor suporte a periféricos, incluindo celulares e palms. O Kurumin 7.0 promete, está no caminho certo.
Comentário de deysonthome
Estou escrevendo este: Estou escrevendo este comentário a partir do Kurumin.....é excelente....
E fico muito feliz em ver o Mestre Morimoto, que merece todo respeito de nossa comunidade pelo excelente trabalho que desenvolve.....
Não sei....mas acho que não tem nada a ver passar as coisas do Kurumin para outras distros...as outras distros são desenvolvidas por desenvolvedores...rsrsrs...redundante né ?...logo....eles poderiam fazer essas mudanças não fazem porque não querem.....
O kurumin tem muita identidade....muito bem documentado em portugues brasileiro..uma comunidade embasada e uma história que acompanho desde muito tempo....antes do 1.0...
Aprendi muito no material ofertado pelo Morimoto que compõe hoje, uma obra completa e de fácil manuseio. Obra onde estudei, aprendi e desenvolvi com o que aprendi lá...uma base para um trabalho que desenvolvo aqui no Japão e que garante rendimento.extra todod mes. Fiz tudo estudando e adaptando o kurumin com base no que aprendia nos tutoriais do sensei Morimoto.
Morimoto...sempre serei grato a você. Pela sua dedicação ao Linux pelo excelente trabalho...limpo e honesto ao qual se dedica.
O Kurumin é um exemplo de seriedade e persistência.
Parabéns e Obrigado. ue vc seja sempre iluminado no seu trabalho.
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de yamane
Ícones mágicos de demais scripts: Leandro Lemos Leonel Lobo disse:
"Muita gente já sugeriu isso e o Morimoto costuma responder que o código é livre e qualquer um pode usar... Mas só desenvolvedores têm a capacidade de fazer isso. E por enquanto, muito poucos fizeram uso daquilo e nunca de uma forma que pudesse ser usada facilmente em outras distros".


Não há como o Morimoto incluir esses scripts nas principais distros, pois isso não depende dele.
Se os desenvolvedores dessas principais distros não se interessaram por esses scripts, então não há o que fazer... a não ser continuar desenvolvendo o Kurumin de forma magistral como o Morimoto sempre fez.
Eu não uso o Kurumin, porém admiro o trabalho do Morimoto (tanto no desenvolvimento do Kurumin quanto nos livros).

Att,
Renato S. Yamane
Comentário de Bastos
Realmente!: Concordo com você totalmente e digo mais, além de pacotes .deb ele deveria criar um repositório SVN ou outro qualquer para seus scripts, eu não estou muito por dentro do kuruma, mas que eu saiba ele sustenta um distribuição usando um fórum... Sem wiki, trac... É software livre, então de ferramentas para a liberdade... Outra coisa é, me responda quem sabe, como atualiza um kuruma de uma versão para a outra? E de novo digo, se é debian, debian empacota coisas, é padrão, é sensato, então acho que o Morimoto faz um trabalho legal facilitando a vida da galera mas quebra o padrão e é insensato por isso.
Comentário de Gustavo Monteiro
Então...: Então você também deve achar que todas as outras distribuições baseadas no Debian também são um disperdício.
Comentário de Grobsch
Kurumin e Sistema Modular: O Kurumin é um livecd que ajudou muito usuário a aderir ao Linux, este é o maior valor dele, e apesar de não ter usado, ou ter testado pouquíssimas vezes no passado, não por culpa do Kurumin mas por ser base Debian, reconheço a importância, contudo acho que o maior defeito dos livecds nacionais em sua grande maioria é utilizar o ultrapassado sistema knoppix... Um Livecd, ao meu ver, precisa de um sistema modular que facilita a remasterização e reutilização do mesmo.
Estou sempre tentando convercer o Bruno (BigLinux) e o Leandro (Kalango) a mudarem a base do sistema... mas eles resistem.. hehehehe

Quanto a usar scripts, a esmagadora maioria não servirá para o Slackware ou distros com base neste...

GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de ini
Cada vez melhor e mais fácil, parabéns: Eu amo o Kurumin! Sou suspeito nas minhas opiniões, mas vou emití-las assim mesmo.

A pouco mais de um mês, conversei com um desenvolvedor PHP+Ajax (muito bom por sinal) mas que disse que só usava Windows porque os 'caras do Linux complicaram muito'...
Daí eu disse a ele que usava o Kurumin e pra meu espanto a resposta dele foi: 'Kurumin é muito fácil'...
Hehehe!!!! Perceberam a incoerência?
Já usei o Ubuntu, mas prefiro o Kuruma: os dois têm base Debian (que pra mim é requisito) mas no Brasil o Kurumin ainda é o melhor para o usuário final, para quem quer migrar do Windows, ou pra quem como eu quer algo fantasticamente fácil de usar.

Parabéns Morimoto e demais que ajudam nos scripts, desenvolvimento visual e artigos (sim pessoal, apesar de o Morimoto fazer a maior parte ele não está sozinho, nem faz tudo sozinho).
DW...
Comentário de popolony2k
O que é quebra de padrão para você ????: O fato dele não ter um wiki ? Sustentar a distro através de um fórum ????

"...acho que o Morimoto faz um trabalho legal facilitando a vida da galera mas quebra o padrão e é insensato por isso."

Como diria o nosso queridinho de Brasilia...DEIXA O HOMEM TRABALHAR.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de valdomiro
Fácil, Fácil: Eu também sempre fui em busca de uma distro fácil de usar (mdk, rh, conectiva) e depois passei pelo Kurumin, usei várias versões dele, mesmo naquelas épocas de bugs recorrentes (aqueles que eram corrigidos em uma versão e surgiam na seguinte), até cheguei a fazer sugestões a equipe de tentar torná-lo mais completo, pois fatalmente um dia não caberia em um mini-CD, torná-lo estável, pois de bug já nos basta o Win, e colocá-lo em um CD de 700mega com mais sotfware, etc, mas o mestre Morimoto dizia "have?a sempre umas gordurinhas para tirar", "os usuários preferem mais atualizado", e coisas do gênero.

Descobri o BigLinux, que é, acredito, mais fácil que o Kurumin e já tem como proposta aquilo que somente agora o Kurumin está si propondo.

Uso o Big em casa e no trabalho, antes era o Kuruma. Tenho sugerido o BigLinux para todas as pessoas que já conheciam o Kurumin e muitos tem migrado e em mesmo número têm elogiado a distro do Bruno.

Software livre é isto mesmo, LIBERDADE!

Comentário de Leandro Lemos Leonel Lobo
Falar com paredes: Esse povo parece que não sabe ler.

* É LÓGICO que não há como o Morimoto incluir esses scripts nas principais distros.

* "Se os desenvolvedores dessas principais distros não se interessaram por esses scripts..." é justamente a minha queixa, e eu culpo o "formato" dos scripts por isso: enterrados numa distro em vez de serem distribuídos de forma modular.

* Como eu já disse e sou obrigado a repetir, não há nada de "magistral" no Kurumin exceto os scripts. O Kurumin tem pouquíssimo respeito como sistema (nem vamos falar em "produção") e quase chega a ser um peso morto.

* Minha idéia era que os scripts fossem transformados em um PROGRAMA modular, isolado, que qualquer USUÁRIO possa instalar sem ter que depender da vontade nem interesse de quem faz as outras distros. Apenas um programa, como o Apache, o K3B ou o Firefox.
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Somente desenvolvedores?: Não é necessário ser um desenvolvedor/programador para criar um pacote do seu programa preferido para sua distro.
Não sou desenvolvedor e ainda assim criei dezenas de pacotes para o antigo contrib da Conectiva. Basta um pouco de tempo e força de vontade.
Agora coloque-se no lugar do Morimoto para a sua solicitação:
Se você faz um programa você é obrigado a criar os pacotes para todas distros que existem? É interesse dos usuários e desenvolvedores da distribuição X criar o pacote.
A contribuição do programa já foi feita para a comunidade. É necessário que outros ou você mesmo contribuam disponibilizando um pacote para a distro X ou Y.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Leandro Lemos Leonel Lobo
Beta é beta: Aos interessados, não recomendo nenhuma pressa.

* Meu mouse USB não funcionou.

* Pus um mouse PS/2, reiniciei, e também não funcionou.

* O tal do script milagroso que deveria fazer Bluetooth funcionar no Linux falhou completamente. "Ativar Bluetooth" levou mais de 10 minutos para completar. Sem exagero. Pelas mensagens de erro, já vi que não estava funcionando. Mas mesmo sem detectar meu transmissor, o programa diz que vai fazer o "pairing" e pede que eu avise quando tiver terminado. Depois de ver um script levar 10 minutos para terminar, fiquei mais uns 5 olhando para a janelinha sem saber se podia apertar OK. Talvez ele ainda estivesse tentando... Daí eu me canso, aperto OK, dois programas abrem e mais nada acontece. É impossível acessar o kbluetoothd na bandeja sem mouse. Examino o kcontrol e vejo que ele não detectou nada. Tento detectar o PC com o PDA, e nada. É como se eu não tivesse Bluetooth.

Nunca estive tão perto de comprar um Mac.
Comentário de Troll666
Só faltou dizer que ficou: Só faltou dizer que ficou impotente e a culpa é do Kurumin.

Faça me o favor, se um sistema que funciona tão bem para tanta gente vai resolver dar problemas justo na sua máquina, é bem provável que ela tenha algum problea grave de ACPI ou roteamento de IRQs. Por acaso você experimentou as opções de boot? Tentou descobrir qual é o problema?

Pelo nível intelectual que você demonstrou na sua mensagem, talvez o melhor para você seja mesmo comprar um mac.

E antes que me perguntem, não sou usuário do Kurumin, mas tenho testado algumas versões e respeito o trabalho feito.

Comentário de Leandro Lemos Leonel Lobo
Beta é beta 2: Na verdade, faltou dizer que o som também não funcionou. Isso já acontece no Kurumin 6. Minha placa é Sound Blaster Live.

Vários Linux e 3 BSDs já foram testados nesta máquina. O mouse e o som funcionou perfeitamente e facilmente em todos eles, menos o som um BSD. Só testei o Bluetooth no Slackware, Mandriva e Suse. Funcionou nos 3.

Como eu disse, beta é beta. Só estou dizendo que não está pronto. Mas ninguém te impede de baixar, consumir sua cota de download, gastar um CD (se não tiver um antigo) e verificar por conta própria. Vai fundo.
Comentário de Troll666
Estranho que depois de ver a: Estranho que depois de ver a sua mensagem, resolvi baixar o beta 3 (o mirror da ufpr por sinal é muito rápido) e estou postando através dele.

Ao contrário do que você disse, está tudo funcionando perfeitamente, incluindo o som, o modem onboard o 3D pro vídeo e a minha placa wireless intel, assim como no 6.1.

O bluetooth também funcionou usando o script que você disse ter travado no seu micro.

Comentário de CWagner
acho que seria importante: acho que seria importante que você enviasse ao Morimoto as informações sobre a sua máquina, processador, memória, listagem do lspci, etc... para que ele avaliasse a situação e indicar alguma solução.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de ini
Olá LLLL: Olá amigo,
desculpe a brincadeira, mas se você tem dinheiro pra comprar um Mac, não vai se preocupar com o preço de um CD, não é verdade?

E quanto as "falhas" que você citou, devem mesmo ser problemas de seu hardware...

DW...
Comentário de gatompachi
Legal: Eu acho legal ele relatar que o beta não funcionou no hardware que ele tem, ainda que funcionasse bem em todos os outros micros do mundo. Mas seria bem mais legal ainda se ele informasse diretamente pro autor a sua configuração de hardware, pra ter alguma chance de virar mais do que um alerta.

Acho também que se ele deseja um Mac, devia comprar logo. E se ele não gosta do Kurumin, devia mesmo procurar algo que ele goste.
Comentário de popolony2k
Já que o Stallman está fazendo previsões .....: ....vai a minha sobre o Hardware do rapaz acima.

386 (upgrade de 286).
640 Kb RAM.
Drive 5.1/4 Single Face
Interface serial 25 pinos.
Interface Paralela.
HD 10 Mega com alguns bad clusters.

CDROM ????????????? O que é CDROM !!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004