“O projeto Ktoon, programa de animação 2D que tem a ambição de tornar-se a contraparte livre ao Adobe Flash, está passando por um período de extrema dificuldade. "Quebrado", diz um dos administradores. Nada poderia definir melhor a situação financeira deste grande projeto que não recebeu atenção da comunidade.
"Não há dinheiro para pagar os desenvolveres e o código da versão 0.9 está congelado. Depois de alguns meses, ninguém fez nenhuma doação (nenhum um centavo). Isto é incrível, mas verdadeiro... Todos gostam deste projeto porém ninguém ajuda com código ou dinheiro. Bem, nós tentamos... Em poucas semanas este site estará perdido no tempo como lágrimas na chuva.", termina a nota.
Com esse tom quase lapidal, diversas pessoas se sensibilizaram com a situação do projeto e entram em contato com os desenvolvedores pedindo para que eles continuem sua empreitada -- até algumas doações foram feitas. "(...)suas mensagens nos encorajaram a tomar um segundo suspiro", diz a nova nota. O projeto está agora tentado achar alguma maneira de angariar fundos para que possa continuar de fato com seu objetivo. "Nós precisamos do seu suporte mais do que nunca", finaliza.”
Nem acho ultrajante um projeto pedir doações. Só não acho um fundamento sólido para garantir a continuidade de um projeto que precise de recursos financeiros.
"para exemplificar que é possível sim chegar ao fundo do poço para conseguir se reeguer, não é o melhor, mas funciona."
Diga um apenas !!!!
Muito disso ocorre no software livre, obviamente, até um ponto de ruptura. Há pessoas que são mais duras com aquilo que (quem) desconhecem. Interessante que as mesmas estão prontas a fazer concessões dependendo de quem estiver na berlinda.
"Na minha opinião, um projeto que de alguma forma dependa de recursos financeiros precisa de um modelo de sustentação que vá além de simplesmente pedir por doações quando acabam os recursos. Quando há uma comunidade coesa em torno do projeto, os apelos gerais por doações podem até ser relativamente eficazes (vem funcionando relativamente bem para a Wikipedia, por exemplo), mas não necessariamente o modelo pode ser replicado em projetos de menor porte."
Sinceramente, um projeto que tem mente doações, deve reavaliar seus criterios. Ninguem é obrigado a doar nada.