Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Knut é o nome da nova versão alfa do KDE 4

Segundo o LWN, o projeto KDE anunciou a disponibilidade imediata da primeira versão alfa do KDE 4.


KDE presta tributo ao urso Knut


O anúncio afirma que este Alfa 1 marca o encerramento da inclusão de grandes novos recursos às bibliotecas que formam a base do KDE, e desvia o foco para a integração destas tecnologias às aplicações e ao desktop. Os próximos meses serão dedicados a colocar o desktop em forma após 2 anos de desenvolvimento frenético concentrado na infra-estrutura.

Saiba mais (lwn.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Knut, der kleine Eisbär: Bem escolhido. O ursinho é um sucesso na Alemanha, assim como o KDE.

O knut já tem uns videozinhos com música no youtube

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/03/30/295153746.asp

http://www.lucianomarinho.com.br/blog/30-3-2007/menina-de-nove-anos-grava-cancao-em-homenagem-a-knut.html

Comentário de eje del mal
Será que pode acrescentar um H no final?: http://pt.wikipedia.org/wiki/Donald_Knuth
Comentário de nobody
Não é pop...: Tirando meia dúzia de nerds (você é um deles...), a massa computeira não tem a menor idéia do trabalho de Donald Knuth...
Comentário de eje del mal
Valeu!: Eu mereço. Prometo que, depois dessa, vou criar meu site no Yorgute pra ver se fico mais moderninho...
Comentário de sapere aude
Tirando meia dúzia de nerds: Tirando meia dúzia de nerds (você é um deles...), a massa computeira não tem a menor idéia do trabalho de Donald Knuth...

Realmente algo a se lamentar. Knuth iniciou a formalização da Ciência da Computação (o TAOCP é considerado um dos maiores trabalhos científicos do século passado) e, de quebra, ainda criou o TeX.

Admiro-o muito.
Comentário de tenchi
Por enquanto...: Pela screenshot que tem no site, vê-se que já está bastante bonito.
Mas pelo que vejo, uma cópia do que já existe em outros sistemas.
A barra de endereços do gerenciador de arquivos (dolphin) agora foi substituída por um sistema igualzinho ao Windows Vista. Já a aparência em geral lembra muito o nautilus (já havia falado tempos atrás aqui que o KDE4 está iniciando muito parecido com o GNOME (gtk)), do GNOME. Nada contra tudo isso, mas o que sempre destacou o konqueror (gerenciador padrão atualmente) são os seus recursos. Algo único. Tomaram que não abandonem o projeto konqueror como gerenciador de arquivos.
Isso não quer dizer que eu ache o nautilus ruim (nunca disse isso), mas KDE!=GNOME. Os dois não são a mesma coisa, e assim que tem que ser. Senão onde iria parar nossa liberdade de escolha?
Outra coisa é o diálogo de execução de comando (o popular executar), que está bem parecido com o primo em função do enlightenment. Mas mesmo assim ficou bem legal.
Tá legal... Não é hora de dizer nada sobre a aparência. Este ainda não é o foco da coisa. Mas normalmente uma peça de cerâmica tem uma forma que lembra a massa de barro inicial (ou alguém aí pensa que dá pra construir um elefante de 3m de altura com 1Kg de barro? ;-)).
Já estou baixando essa versão para testar (sem flames, não é hora de testes, eu sei, mas não há lei nenhuma que impeça).

Por falar nisso, quem já deveria ter resurgido das cinzas é o excelente enlightenment. Já faz o que, 3 anos que está em desenvolvimento? Tomara que o projeto não esteja parado, pois trata-se realmente do ambiente mais revolucionário e belo para o desktop.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Dino Sauro
Em computação, Knuth é papa: Realmente o cara é fera. Com o TeX, criado entre o final da década de '70 e o início da década de '80, se tornou um dos pioneiros do software livre. O Lyx é um excelente front-end pro TeX. E tem mais. O Knuth escreveu uma cartinha magistral detonando o uso da lei de patentes em softwares. É curta e grossa. Vale ler.
Comentário de e17
e17: Olá,

Nao tenho certeza, mas acho que o Enlightenment DR17 jà està mais de 3 anos em desenvolvimento. Talvez 5 anos.

E nao está abandonado. Estao sempre evoluindo, devagar mas evoluindo. Ele é lindo e incrivelmente ràpido. È o meu ambiente padrao e preferido, apesar de ainda faltar coisas basicas como mostrar icones do Desktop na area de trabalho e ter um systray.

Eu combino ele com o xubuntu, fica tudo muito rápido.

É muito facil instalar a versao em desenvolvimento no Ubuntu, veja esse tutorial:

http://www.guiadohardware.net/artigos/enlightenment/

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004