Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Kernel Linux passará a ter API estável para drivers no userspace

A API estável para drivers já havia sido anunciada há um ano por Greg Kroah-Hartman. Agora os últimos patches foram disponibilizados e a API foi incluída na árvore do kernel mantida por Linus Torvalds.



A idéia da API é tornar mais fácil a vida dos desenvolvedores de drivers, permitindo que a maior parte do código deles resida no userspace, com apenas um pequeno trecho no kernel em si. Este trecho pode usar um dispositivo orientado a caracteres e o sysfs para interagir com o processo que roda no userspace para processar interrupções e controlar o acesso a memória.

A demanda para este tipo de API vem ocorrendo especialmente no mercado dos dispositivos embarcados, onde é comum a existência de drivers feitos especificamente para uma determinada versão do kernel, e cujos autores não mantêm a compatibilidade com versões futuras. Com a nova API, em muitos casos bastaria que qualquer interessado se propusesse a manter a compatibilidade do pequeno trecho que roda no espaço do kernel, e o sistema poderia se manter em funcionamento e atualizado, independente de manutenção na parte que roda no espaço do usuário. Veja também a discussão no Slashdot.

Saiba mais (liquidat.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcosalex
-- Essa era uma demanda: -- Essa era uma demanda antiga dos desenvolvedores de hardware, que o Linus Torvalds resistiu por muito tempo, segundo ele por motivos técnicos de como o kernel foi desenvolvido. Mas era previsível que deveria acontecer, porque estava se tornando um gargalo para o crescimento do SO. Mesmo que o driver ainda não seja totalmente independente do kernel, mas já facilita a vida dos desenvolvedores.

Haskell developer
Comentário de Renato Rodrigues
Seria algo como o FUSE é: Seria algo como o FUSE é para os filesystems ou eu to viajando?

--
Renato Rodrigues
http://www.renatorodrigues.com

Comentário de Security
Veremos as conseqüências dessa mudança...: ...quando os problemas de segurança começarem a surgir.
Comentário de vini_bill
Quase isso.Dê uma olhada: Quase isso.

Dê uma olhada aqui:

http://www.kroah.com/log/linux/stable_api_nonsense.html
http://liquidat.wordpress.com/2006/08/30/new-driver-interface-for-linux-kernel/
http://liquidat.wordpress.com/2007/07/21/linux-kernel-2623-to-have-stable-userspace-driver-api/

Se você parar para ler a ( excelente ) discussão que está havendo no slashdot vai perceber que isso muda muito pouca coisa para o usuário de desktop já que nenhum driver "interessante" vai usar essa API ( nada de drivers de Video, wireless, webcams, Firewire, ou qualquer outro driver de alta velocidade ).

Entretanto é interessante ver esse tipo de coisa. Faz pensar na arquitetura do sistema =).

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de Ricardo Carvalho
Com o FUSE e com isso o: Com o FUSE e com isso o Linux, se os dois vingarem com o tempo (performance), o Linux caminha para talvez virar um quasi-microkernel. Interessante.
Comentário de Hein?
hein: A minha impressão é que drivers em userspace seriam mais seguros, já que erros em kernelspace são fatais.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004