A API estável para drivers já havia sido anunciada há um ano por Greg Kroah-Hartman. Agora os últimos patches foram disponibilizados e a API foi incluída na árvore do kernel mantida por Linus Torvalds.
A idéia da API é tornar mais fácil a vida dos desenvolvedores de drivers, permitindo que a maior parte do código deles resida no userspace, com apenas um pequeno trecho no kernel em si. Este trecho pode usar um dispositivo orientado a caracteres e o sysfs para interagir com o processo que roda no userspace para processar interrupções e controlar o acesso a memória.
A demanda para este tipo de API vem ocorrendo especialmente no mercado dos dispositivos embarcados, onde é comum a existência de drivers feitos especificamente para uma determinada versão do kernel, e cujos autores não mantêm a compatibilidade com versões futuras. Com a nova API, em muitos casos bastaria que qualquer interessado se propusesse a manter a compatibilidade do pequeno trecho que roda no espaço do kernel, e o sistema poderia se manter em funcionamento e atualizado, independente de manutenção na parte que roda no espaço do usuário. Veja também a
discussão no Slashdot.
Saiba mais (liquidat.wordpress.com).
Haskell developer