Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

KDE anuncia Projeto Phonon

O projeto KDE anunciou a criação do Projeto Phonon (http://phonon.kde.org/) para prover toda uma poderosa infraestrutura de multimídia para o KDE 4.



Mais detalhes técnicos do projeto no artigo do linuxdevices.
” A nota foi enviada por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bebeto_maya
ALSA, OSS. Jackl, Esound, Arts...e agora.: __Por favor, espero que não seja algo como o ARTS...Uma API de áudio que conflita com ALSA, com OSS, que deixa o computador lento e comsome processador...

__Já temos tantos sistema de áudio que dá desgosto:

*OSS
*ALSA
*Jack
*Esound

__Por que todos não usam simplesmente ALSA e pronto...Podem complementar no ALSA um suporte a OSS, Jack, Esound...Algo que já existe, e que fique transparente para o usuário final.

__Fica configurando servidor de SOM pra escutar um MP3 é muito chato para o usuário iniciante.



________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Vini_bill
Caramba! Nãããããããoooooo: Por que eles simplesmente não complementam o Gstreamer? Na minha opinião esse pessoal do KDE tá exagerando. Integrem o Gstreamer e acabem com essa duplicação animal de esforços. Bom... desejo sorte ao pessoal do Phonon mas continuo preferindo o Gstreamer.

Vinicius Mnezes

p.s.: Pelo o que entendi é "outro gstreamer".
Comentário de dondalski
duplicação animal de esforços: a idéia do phonon é exatamente abstrair para as aplicações do kde a parte multimídia, com ele você poderá usar o que achar melhor, gstreamer, xine, jack, etc...

aqui http://phonon.kde.org/cms/1022 tem até um exemplo para criar um tocador de mídia simples usando a biblioteca do phonon, extremamente simples, isso irá facilitar muito o desenvolvimento de aplicativos multimídia para o kde.
Comentário de heliocastro
Não é um servidor de som: Bom, espero que o pessoal do FISL disponibilize o vídeo minha palestra desse ano logo.
O Phonon seria algo similar, a grosso modo, a DirectMedia em Windows ou CoreAudio em MAc OS X.
É a camada onde os desenvolvedores de aplicação vão olhar. Isso vai evitar que um desenvolvedor precise aprender as API's de NMM, Gstreamer, xine, Alsa, etc. como acontece hoje.
As camadas de bindings estão abaixo e estarão invisíveis do desenvolvedor de aplicação.
O que acontecerá é que de saída no phonon, poderá se escolher uisar a libxine ou o NMM com backends, e com estive convesando com o Thomas do Gstreamer no Fisl, eles provavelmente vão fazer os bindings também. Então se você prefere o gstreamer, bastará tu mandar dizer o Phonon que use ele como backend.
Os ganhos imediatos são melhor controle, nunca mais se preocupar com mudanças de api de servidor de som e possibilidade de extender o ciclo de vida útil das aplicações multimídia.
Comentário de Grobsch
Phonon + Plasma e mais...: Phonon somado ao Plasma e mais algo além poderão tornar o KDE 4.0 um SHOW se implementados... conversando com o Bruno (BigLinux) temos a mesma impressão de que o KDE dividiu esforços na série 3.5 e 4.0, sendo que a 3.5 é a meu ver inferior a 3.4... tem mais erros e bugs... se a 4.0 for estável e com todos os recursos propostos, será realmente um avanço extraordinário.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
35x34: Eu discordo. Uso Slackware (o verdadeiro) e a versão 3.4 do KDE aqui travava com mais frequência do que eu estava disposto a tolerar. Até parecia Windows 95. Estava quase desistindo de usar KDE. Agora uso a versão 3.5.0 há uns dois ou três meses e ela ainda não travou _nenhuma_ vez.
Comentário de escovadordebit
Espero que impulsione o vídeo.: Espero que este desenvolvimente venha impulsionar o desenvolvimento das ferramentas de vídeo.

Ao contrário de um Mplayer ou XMMS as ferramentas de edição de vídeo de software livre ainda estão muido aquem das ferramentas comerciais. São várias ferramentas (Kino, KDEnlive, etc.) mas todas suportam poucos formatos de trabalho.

O Cinelerra é um bom projeto, inclusive com suporte a clustering, mas sua interface é bastante confusa (lembra a do adobe Premiere)o que dificulta a curva de aprendizado.

Main Actor, embora tenha uma boa interface e esteja portado para Linux (e muito divulgado há algum tempo) é um aplicativo comercial.

Embora conversões de formato sejam possíveis, quando se trabalha com arquivos grandes elas são demoradas e diminuem a produtividade.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Tenente Blueberry
Ou seja...: ... o Phonon é o GStreamer do KDE. Simples, né?

(ao menos é o q eu entendi)

Briguinha besta, essa.

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de OperadorNabla
Não sei quanto tempo ainda: Não sei quanto tempo ainda vai demorar para este projeto chegar ao meu micro, mas uma combinação "Phonon + backend JACK" finalmente me deve permitir varrer o aRts do meu sistema e integrar, de maneira decente, o KDE ao JACK, algo que eu almejo há bastante tempo.

Se pelo menos o pessoal disponibilizasse um backend JACK para o GStreamer (parece que a Mandriva já o fez), eu conseguiria aproximar-me um pouco mais da minha meta.
Comentário de Ednei Pacheco
Concordo!: Aqui, o KDE 3.5 não só roda mais redondo, como também tem dado menos problemas com compilações das aplicações mais recentes (lógico). Menos problemas ainda tenho quando mantenho os pacotes do Slack atualizados. &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de dondalski
não é um servidor de som: perfeito, explicou tudo !
Comentário de Grobsch
Estável sim...: Bom, os problemas que eu tinha com o KDE 3.4 eram zero, no KDE 3.5 percebi alguns erros e problemas e removi alguns itens por causa desses erros, por exemplo o photobook que sempre derrubava o Konqueror, contudo o KDE no Slackware é e sempre será muito estável, ele demorou a entrar no repositório e começou pela versão 3.5.1.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware

Comentário de nemesis
hmm: "É a camada onde os desenvolvedores de aplicação vão olhar. Isso vai evitar que um desenvolvedor precise aprender as API's de NMM, Gstreamer, xine, Alsa, etc. como acontece hoje."

é. ao invés, terão que aprender uma API específica do KDE.

Pelo que eu entendi, o Phonon vai ser uma camada de abstração de mais alto nível, exatamente como o GStreamer. Só que específica do KDE, ao passo que o GStreamer roda independente de um *gerenciador de desktop*.

"Os ganhos imediatos são melhor controle, nunca mais se preocupar com mudanças de api de servidor de som e possibilidade de extender o ciclo de vida útil das aplicações multimídia."

toda API sofre modificações ao longo de sua vida útil e não vai ser diferente com Phonon, além do fato de que é específico do KDE. Não gosto de promessas de tecnologias miraculosas que a indústria de TI vez por outra empurra...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ednei Pacheco
Salve Patrick!: Salve Patrick! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de José Roberto Di Felippo Dupont
Apostila de Adobe Premier Pro 7.0: Olá.

Meu nome é José Roberto e estou interessado em uma apostila simples
de Adobe Premier Pro 7.0 ou o mais recente que for lançado.

Estou aprendendo a editar videos e preciso urgentemente destá apostila.

Atenciosamente !
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004