Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

39% menos memória: KDE4 rodando bem em PC com 256MB de RAM e 1GHz

Pelo menos isso é o que diz este post de um desenvolvedor, que aproveitou a experiência para encontrar pontos em que o desempenho precisa ser melhorado.

Segundo este outro artigo, uma comparação mostrou que o KDE4 consome 39% menos memória que o KDE3.



E os amigos envolvidos com o KDE me avisaram na noite de terça-feira que o KDE 4.0 RC2 está saindo do forno - a screenshot acima é dele.

Saiba mais (kdedevelopers.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hlegius
Excelente!: Diferente do nosso "amigo" Windows, o KDE está evoluindo visualmente e baixando o nível de exigencia em hardware! Muito bom mesmo!

Parabéns ao time KDE pelo excelente trabalho que vem realizado. E que venha KDE 4!
--
User Linux: #403858 - ArchLinux
http://www.hlegius.pro.br

Comentário de tenchi
KDE é mau, muito mau: Pois bem. O KDE - e o (GNU/)Linux em geral - é algo ruim para a economia. É por isso que que ninguém gosta de software livre. O WIndows não. Ele faz a economia girar. A cada lançamento, as vendas de computadores e componentes aumentam muito, gerando consumo e lucro. Por isso todo mundo ama o Windows. Ah, além de o Windows também trazer lucro para outras empresas, que não a MS, com a venda de licenças de anti-, além das assistências técnicas, que ganham bem por formatação.
Com o Linux não. As lojas ficam às moscas e o pessoal da manutenção no máximo tem que consertar algum problema de dependência ou pacote bugado ;-)

E, falando sério, esse menor consumo de recursos foi uma das promessas da Qt4, que reflete também no KDE - que também tinha a intenção de diminuir uns quilinhos. Agora que o sistema está se tornando mais leve, mais portável, as chances de ele ser utilizados por usuários WIndows e - quem sabe, já que estes são um tanto "enjoadinhos" - os usuários de Mac (OS X, como queira).

Só espero que corrika algumas falhas com relação à velocidadade de visualização de imagens grandes - com mais de 10000 pixels de largura ou comprimento - dos seus visualizadores e editores.

Ah, e tomara que tal redução de consumo não implique em redução de recursos para o usuário. Espero continuar a usar o KDE (4) neste meu Duron 1500 com 512 de RAM, como tenho feito nos últimos 3 anos ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de David
Legal!!: E eu que já vinha pensando em comprar uma máquina melhorzinha para substituir o melhor velho 1Ghz com 256 Mb para esperar o KDE já dá para respirar mais aliviado..

Não tem pra ninguém, KDE é o melhor ambiente do mundo e cada vez melhor!!
Comentário de Charles Danilo de Souza
o dolphin vai ser o: o dolphin vai ser o navegador de arquivos padrão?
ele terá todos os otimos recursos do konqueror antigo??

Comentário de marcelovborro
Os dois estarão disponíveis: Até onde sei os dois estarão disponíveis. Você define como padrão o que desejar. Mas para mim o dolphin seria inútil. Uso o konqueror com várias abas abertas para gerenciamento de arquivos, e vários outros recursos que não existem no dolphin.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de nemesis
"39% menos memória que o: "39% menos memória que o KDE3"

e pelo menos 39% a mais em CPU... não tem pra onde correr...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tenchi
Sobre dragões e golfinhos: Não. O konqueror continuará vindo no KDE4, mas terá como função principal ser um navegador web.
O Dolphin surgiu como uma tentativa de limpar a interface do KDE. Eu pessoalmente não gostei muito da idéia, tanto que continuarei a usar o konqueror como usava antes, com todos os seus recursos.
Já há distros que empregam o Dolphin como gerenciador principal, como o Kubuntu.

Comparado ao konqueror, o dolphin tem bem menos recursos, mas muiat gente gosta de sua simplicidade. Agora, todos ficarão contentes: os que querem a simplicidade do dolphin e os que gostam dos recursos do konqueror (eu, pelo menos).

Estes tempos atrás eu publiquei dois textos no meu blog, com este tema. Se quiser dar uma olhada:
http://leandrosan.wordpress.com/2007/11/02/porque-eu-gosto-do-kde/
http://leandrosan.wordpress.com/2007/11/03/porque-gosto-do-kde-pii-desmistificando-o-bicho/

Qualquer parcialidade é mera implicância ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
Só IMHO: O problema da CPU dá pra agüentar sem precisar fazer um upgrade, mas no caso de memória, só comprando mais pentes para resolver. Prova disso é que o processador só é realmente utilizado quando realizamos alguma ação - como quando o KDE está carregando ou um botão é apertado -, enquanto que a memória é algo permanente, sem ela nada mais é executado.

Ou seja: que aumentem o consumo de processador, mas mantenham ou diminuam o consumo de memória ;-)

PS: porque Haskell é tão esquisito? ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tiaggs
Ufa!: Gracias ate que enfim arrumaram aquele menu principal confuso, agora sim ficou 100%........
Comentário de tenchi
UFO!: Levando em conta o fato de o menu do KDE não aparecer "original" em muitas distros, talvez confuso seja o menu que estas distros criam, pois eu sempre gostei da disposição dos menos do KDE original. Na verdade às vezes me confundo nos do GNOME: nunca sei se um determinado aplicativo está em "Administração", "Preferências", ou "Aplicações" ;-)
Contanto que não usem aquele menu "a la Vista", onde você é obrigado a usar a barra de rolagem pra acessar os itens (nunca vi coisa tão idiota quanto isso), está bom. Gosto muito do menu atual, apesar de quase não utiliz-alo.
E também não inventem aquele menu onde você tem que pesquisar o que quer, para conseguir achar...

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de user
Onde tem screenshots do KDE4: Onde tem screenshots do KDE4 ?
Comentário de Fábio Prudente
e quanto à instabilidade???: Tentei usar o KDE em várias oportunidades, em várias distros, e sempre fiquei frustrado com a instabilidade de suas aplicações. Minha última tentativa foi com o Kubuntu 7.04, que tentei usar por alguns dias, e depois migrei de volta para o gnome, pois as aplicações continuavam instáveis.

Alguém sabe como está a estabilidade do KDE4?
Comentário de tiaggs
UFU!: screns aqui
http://www.kde.org/announcements/announce-4.0-beta4.php

Comentário de Ednei_Pacheco
"e pelo menos 39% a mais em: "e pelo menos 39% a mais em CPU"

Onde isto está escrito?
Comentário de Sonolento
Krusader: Eu prefiro gerenciadores de arquivos de dois painéis. O Directory Opus do Amiga foi que me viciou nesse tipo de programa. No Windows uso Total Commander, que é muito bom.

No KDE, o Krusader é quase sempre o primeiro programa que abro e o que sempre fica lá aberto. Ainda falta arredondar um pouco a usabilidade, mas no geral, é muito bom. Destaque para facilidade de se mapear serviços remotos, como FTP, por exemplo, como se fossem diretórios locais. Sei que vários outros aplicativos do Linux fazem isso, mas achei legal

Recomendo.
Comentário de Sonolento
Exemplos ?: Dê exemplos mais concretos, citando programas e o que acontecia.

Eu sempre preferi o Kubuntu ao Ubuntu, justamente porque prefiro KDE. Nunca tive problemas específicos do KDE.

Aliás, sobre o Kubuntu... bem que a Cannonical ou seja lá quem for, poderia dar mais atenção pro Kubuntu. Parece precisar de mais carinho, seria bem legal. O Ambiente não parece tão bem acabado quanto o Ubuntu.


Comentário de ivansb
Qual aplicação?: Fábio, qual aplicação?

Uso há pelo menos dois anos KDE no desktop, com Konqueror, Amarok, K3b, Kaffeine, Kate, Kdewebdev e Kde-pim e é difícil haverem travamentos... Na verdade, já houve um tempo em que dava alguns problemas no Kaffeine e em algum recurso do Kde-pim que não me lembro agora. O KOffice eu não uso muito, por isso não posso falar. Mas a série 3.5 do Kde está muito estável e também mais rápida e leve que as anteriores.

Quanto ao KDE4, ainda está instável, afinal, está em beta. Mas para os muito curiosos já vale a pena.


Comentário de timm
Finalmente!!!: Apesar da cara de Windows, agora eu tenho um motivo pra pensar em utilizá-lo! Por que o Gnome, atualmente, crê em DEus pai ¬¬

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de pedrocpneto
Isso provavelmente ao fato: Isso provavelmente ao fato de o QT4 usar gráficos em SVG em vez de Bitmaps que ficam ocupando mais espaço na Ram. Agora será que isto significará maior consumo de CPU?
Comentário de joutaro
Ótima notícia!: Muito bom saber disso!

http://tuliom.googlepages.com
Comentário de MaxRaven
Seguindo a tendencia: Tinha lido lá no kdedev a noticia sobre o consumo e fui dar uma olhada no site polonês que fez os testes, tem uma tabela fazendo a comparação entre as aplicações, tem uma que come menos 90% de RAM hahahha
Só um detalhe, ainda é prematuro dizer que esse calculo é correto, outros fatores tem de ser melhor olhados, inclusive a interação com outros programas não-KDE que estejam em uso.

O aumento de consumo da CPU me lembrou o E17, esse sim come uma CPU danada, aqui ficava quase 80% do meu "celerão" o tempo inteiro.
http://www.maxraven.info
Comentário de tenchi
Muito mais: Pois o konqueror é tão completo que pode assumir o comportamento do krusader, em dois - ou mais, muito mais - painéis.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Ricardo Sabaliauskas
KDE na direção certa: A cada dia q passa p/ mim as coisas estão bem claras: O KDE está na direção certa, oferecendo muitas opções em seus softs e eliminando a necessidade de usar o shell , (e atualmente, sem eliminar essas opções mais avançadas, está tentando deixar as coisas mais simples ocultando as opções avançada, (no caso do KDE4), limpando o aspecto visual mas sem limitar e dificultar a vida de usuarios mais avançados), e o GNOME, esta na direção errada dando poucas funções, o q eh bom p/ iniciantes em computadores, mas nem tanto p/ ususarios um pouco mais avançados, seja de Linux ou de Windows q esta se aventurando nele, e além disso, alguns por ai (e peklo menos uma pessoa entendida e respeitada) afirmaram q o GNOME eh mais pesado q o KDE 3.5. (antes dessa noticia, ehehehehheehehheheeheheh)

Seria muito interessante se o Ubuntu trocasse o Gnome pelo Kde como soft padrão, porém ainda usando o Firefox, e o Synaptic e outras estrelas do gtk assim como faz o Kurumin e o Big-Linux.
.
Comentário de tenchi
A vida imita a arte: "Apesar da cara de Windows"...
Aiai, flame, flame, flame! clicks, clicks, clicks!

Acho que essa história de falar que o KDE tem a cara do Windows já deu o que tinha que dar.

Há sim várias influências do Windows no KDE, assim como há no GNOME, Xfce... A Interface Windiana acabou se tornando um padrão de Interface gráfica, e fica difícil fugir disso.
Mas no Windows Vista acabamos vindo o processo contrário: a influência de outras interfaces no Windows. Interfaces como o KDE e Acqua.

Isso pode ser visto nos utilitários de configuração, que passaram a utilizar links ao invés de botões, como já fazia o centro de controle do KDE, por exemplo, há muito tempo.

Ou os painéis da área de trabalho que podem ter tamanhos variados, mas mantendo o "botão iniciar" não-deformado? KDE, GNOME e Xfce, não? Tá certo que o Vista adicionou uns efeitos mais bonitos neste processo, mas...

Enfim, os ambientes gráficos abertos como KDE, GNOME e Xfce, embora tenham uma configuração padrão que os deixem parecidos com o Windows, são tão configuráveis à ponto de ficarem parecidos com o que o usuário quiser, coisa que não acontece com o Windows.

Eu diria até que o KDE4 está com cara de... GNOME ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de cppware
Excelente comentário: Ruim pra economia, ein... essa foi boa.
Foi você quem disse que a Microsoft é boazinha por impedir nossas crianças de pegarem vírus, acessando sites pornográficos? Eh eh eh...

Comentários legais!

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de tenchi
É culpa do petê: A questão é que o enlightenment pode ser configurado para consumir bastante processamento desde a versão 0.16, devido aos seus recursos gráficos oferecidos. Um exemplo é o pager que mostra as miniaturas das janelas. Como não utilizam o processador da placa de vídeo - como o compiz -, todo o processamento é feito pela CPU principal, pois as atualizações da tela são constantes. No caso do E17 ocorre o mesmo. Isso vai desde a animação da inicialização do sistema, até os papéis de parece animados, todos consumindo processamento.

Mas fala a verdade, ver um plano de fundo que se mexe vale por qualquer permanência do processador em 100%.. hauahaua.

No caso do KDE, acho que não há razão para o processador ficar "no máximo" já que ele não apresenta - ou não apresentava - tantos efeito gráficos que justifiquem tal comportamento.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
Fuma fuma fuma, folha de bananeira: É que a erva daqui é - huhhh - muito boa ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de cppware
Vírgula,: Importante você ter lembrado dessa história de SVG. Realmente, puxa MUITO processador, mas presumo que também utilize bastante memória essas imagens, depois de interpretadas.

Acho que os testes envolvidos tiveram um teor mais geral, se ser abertura de imagens SVG. Talvez, quem sabe, o kbuildcoca ou kbuildkoca (é isso mesmo?) foi melhorado, de forma que não é mais necessário verificar todos os TIPOS MIME no momento de iniciação do Kde.

Agora, estou animado pelo suporte que o KDE 4 dá ao SVG (herdou do QT 4); será muito legal poder salvar minhas imagens nativamente e, no momento da abertura, poder visualisá-las na própria janela!
=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de nemesis
subentende-se: há um: subentende-se: há um balanço entre uso de memória e de CPU; não há mágica para se usar menos de um lado sem pesar do outro.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"PS: porque Haskell é tão: "PS: porque Haskell é tão esquisito? ;-)"

pq é diferente?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Wallacy
É verdade, mais já que: É verdade, mais já que muita coisa é por causa da otimização que a QT4 recebeu, 10% a mais de CPU é o esperado... E é ai que mora a mágica, melhorando a lógica, reduzimos o consumo de memória sem comprometer o de CPU...

-------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de timm
Na verdade, penso diferente: Apesar de não gostar do KDE (exceto os bem configurados, como do SuSE ou do Mandriva, adoro-os), acompanhei o desenvolvimento do KDE 4 e notei que a identidade dele veio mesmo agora nos RCs. Antes sim, era uma cópia deslavada do Windows Vista. Mas, apesar de ainda (extremamente) semelhante, parece que ganhou um pouco mais de personalidade. As cores sim, continuam imitando as do Windows Vista, assim como os papéis de parede - até os que vem no Beta do OpenSuSE 10.3. Mas a coisa tá melhorando em vista do que já foi, não sei...

E sim, as interfaces atualmente também tem uma semelhança grande com o MS Windows (até o XFCE hoje em dia :P), o que não gosto é dos excessos que o KDE produz nesse aspecto. Não digo nos recursos, isso o KDE humilha o da Microsoft, mas sim no Look n' feel mesmo. O Gnome é mais flexível e mais detalhista, é mais particular. Entretanto, também tá comendo Ram com farinha, isso desde o Gnome 2.14 mais ou menos. Acredito que seja pelos excessos de Mono - nada contra a idéia, mas sim dos meus megabytes ram gastos à toa com coisas que pra mim não tem utilidade.

Então a balança tá meio equilibrada, e com essa notícia, pela primeira vez senti a vontade de usar o KDE 4 como desktop padrão, se realmente ele ficar mais leve. Pelo menos no do OpenSuSE 10.3, tava cheio de bugs, espero que já tenham corrigido. Até então, o Gnome vai ficando.

Sinto saudades do Program Manager, do Windows 3.11, e do CDE do Solaris...

(E eu não quis gerar flames)



----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Fábio Prudente
Nunca usei por muito: Nunca usei por muito tempo... mas lembro de ter crashes principalmente no Kaffeine e nos aplicativos de configuração do sistema (não lembro o nome, mas é o "Control Panel" do KDE). Vou tentar novamente quando o KDE 4 sair como estável.

Mudando de assunto: estou usando GNOME no Ubuntu há bastante tempo, e tive alguns (3 ou 4) crashes com o GDE consumindo recursos exponencialmente, até todo o sistema ficar inoperante, em segundos. Isso me levou a outra dúvida: por que o GDE tem que rodar como root? isso é apenas no Ubuntu, ou em todas as distros é assim?
Comentário de Bruno Laturner
RC2: Testei o RC2, aliás o primeiro que pude botar as mãos, usando o LiveCD KDE4Live baseado no OpenSUSE.

Minha opinião é: Não gostei, foi muito aquém das minhas expectativas.

Acho que eles tem que levar mais a sério quando chamam uma versão de Release Candidate. Um RC é literalmente uma versão que, se não encontrarem mais bugs sérios, ela automaticamente vira uma versão final. Com isso dito, esse RC2 está mais para um beta que saiu do alfa há duas semanas atrás.

O Plasma mais parece um gimmick sem função alguma. Cadê o Desktop? Os aplicativos dele tem uma borda de tamanho monstruoso... krunner ficou gigante numa tela de 1280x800. Pelo menos gostei do papel de parede dele. Obs: Não arrastem um plasmoid para baixo da tela, corre o risco de perdê-lo.

O menu está mais a la Gnome que nunca, antes o que era kmenu->office->kword, agora é menu->applications->office->word processor->kword (ou se você . E eu não achei uma opção para mudar isso. Aliás achar o que você quer é um grande problema, tente achar onde muda a resolução da tela. Outro problema é o tamanho dos itens, e a área disponível para mostrá-los, no máximo 8. Não consegui configurar(botão direito não funciona). Gostei do Favoritos, mas não difere muito d'"os 10 mais usados/ultimos" do KDE 3.

Gostei bastante do Dolphin, bate os gerenciadores de arquivos de qualquer outro sistema, exceto o Mac. Aliás, ele tem uma nova função de navegação por colunas que é pura cópia dele.

Ainda há dezenas de ícones faltando, qualquer aplicação que requer super-usuário(ksudo?) não roda, botões em lugares horríveis, telas que precisam de um limite de tamanho(agora o scrollbar funciona em qualquer lugar ao invés de medirem um bom tamanho padrão para algumas telas).

Eu tenho uma impressão que boa parte dos problemas que encontrei foi mesmo por causa da customização do openSUSE. Também acho que essa customização vai aparecer na versão vanilla já que eles estão ditando as regras.

Enfim, a usabilidade ainda está baixa para o nível de maturidade que ele diz ter alcançado, mas isso logo será resolvido nos próximos poucos meses. mas não antes do lançamento.

Obs: use pelo menos 24 bits de cores.
Comentário de edempoa
Pois é, o primeiro comando: Pois é, o primeiro comando que eu digito no terminal do Kubuntu após a instalação é "sudo apt-get remove amarok dolphin"?

Nado contra a maré? Imagina :-)
Comentário de MaxRaven
poderia comer 101%: "Mas fala a verdade, ver um plano de fundo que se mexe vale por qualquer permanência do processador em 100%.. hauahaua."

Nossa, se vale hahaha, mostrei aqui em casa para um colega que usava o compiz e ele ficou verde de raiva e inveja, no mesmo dia me ligou perguntando como configurava aquilo, ele chegou em casa e saiu baixando.

Até porque, convenhamos, o processador quase não é usado, pelo menos aqui na minha maquina é raro dar picos, mesmo sendo um "celerdão" 800.
http://www.maxraven.info
Comentário de marcelobertholdt
Errado.: Eu não sei em que realidade você vive, você pensa de uma forma totalmente errônea, cada um tem liberdade de usar o que quer, e as pessoas utilizam somente windows, porque foi criado um império em cima da microsoft, algo que resultou no o brasil conhecer hoje a informática associada a seu computador com Windows, criar um mercado que possa utilizar as duas tecnologias de forma igualitária, sem incompatibilidades entre um e outro é que contém o problema, um usuário de casa, não sabe usar o msn, no linux, porque na escola aprendem windows, nas lojas vendem windows, e os seus jogos vem pra windows, ver um grupo que se destaca tentando fazer um bom trabalho e criticá-lo deve ter um argumento forte.
Meus parabéns ao grupo KDE
USO WINDOWS, Pirata com orgulho!!
A própria microsoft me forçou a isso quando fechou sua tecnologia a incompatibilidade...
agora ao linux.. somente fica devendo na parte de instalação de programas, porém tenta criar modos de integrar sistemas como o SAmba, ve isso na microsoft?

=p
boa noite
Comentário de Wallacy
Melhor, mais ainda falta bastante...: Estou no exato momento via RC2, e bem, me surpreendi muito, evoluiram muito em relação ao RC1.

Assim que carregou o sistema fui procurar as coisas que amigo ai acima citou.

O menu, bem, o mesmo do openSuSE, para quem não está acustumado é realmente um saco a principio, mais vicia depois de um tempo, o "Search" realmente ajuda muito. Diferentemente da versão "normal" dele, usando o kicker, para trocar para o estilo classico basta clicar em cima dele e selecionar "Alterar para modo classico". Esse é uma versão em plasma, é bem possivel que isso não seja um problema na versão final para boa parte das distribuições, já que essa é a versão OpenSuSE do botão.

Dai adicionei um monte de plasmoides, e bem, para minha surpresa uma borta grande apareceu, antes ela não estava lá, não daquela maneira, dai resolvi abrir o konqueror, e percebi que as bortas se ocultaram, em fim, minimizei o konqueror e, elas estavam normais, adicionei mais plasmas, e mais, e mais, e bem, dessa vez não travou igual nas versões anteriores, mais reparei que alguns plasmas ainda estão vindo com tamanho meio "errado" os icones estão meio cortados...

Fui mudar então a resolução, e para isso entrei no Sax2, (no opensuse é assim), mudei, a resolução, brinquei com os modos de cores, troquei o layout do teclado, e bem, tudo funcionou, entrei no yast e bem, ele tambem estava funcionado, e bem mais rapido que a versão em QT3, o delay para abrir dele foi infinitamente menor, até me supreendi.

Ao entrar no konqueror visitei alguns sites que não funcionavam muito bem na versão 3, e nova surpresa, a formatação da pagina melhorou muito, não está o ideal, mais já está melhor, dai ele me apontou um problema da falta do plugin do flash, e perguntou se eu queria fazer o download, eu disse que sim, ele foi direto para uma pagina contentendo os pacotes tar.gz, rpm, e yum, dei um clique sobre o rmp, e ele fez a classica pergunta, salvar ou abrir com kpackage? hã, kpackage.. vou testar, e olha que legal, ele abriu o pacote, com uma telinha informando todas as coisas sobre o rpm, dependencias etc, e um botão "instalar", e bem, eu simplesmente cliquei em instalar e a magica aconteceu... Isso é bom? não é otimo, vai ajudar muito os usuarios novatos, é mais uma alternativa ao estilo 1-click-install, só que sem nenhum novo protocolo, o que vai ajudar muitas distribuições espero eu.

O kdesu estava funcionado perfeitamente aqui, e muitos icotes estavam faltando, o que é estranho pois eles já foram feitos.

Testei o Koffice rapidamente, e bem, estavam funcionando muito bem, não olhei suas funções direito, fica para outra hora (mais tarde).

Dai, bem, já estou indo, ta tarde, depois posso colocar mais informações. Eu testei todas as versões que sairam do KDE4 e essa é de lonje a melhor, ainda falta algumas coisas para melhorar, mais se conseguirem fazer tudo que fizeram do RC1 para o RC2, é possivel que consigam lançar em janeiro uma versão estavel.




-------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de MaxRaven
4.x: E não podemos esquecer que a coisa vai boa mesmo no 4.x, até pq a intenção é lançar o 4 para que o pessoal comece a trabalhar pesado nas aplicações e criar novas, seria como dar "base" para o povo sair "fuçando".

http://www.maxraven.info
Comentário de Os mussarellas
Esquisita ?: Haskell não tem nada de esquisita, é o mais próximo que já vi em programação da noção precisa de uma função matemática.
Comentário de Os mussarellas
Você pode ter dito como: Você pode ter dito como piada, mas eu acho que não está longe da verdade...com software livre, a balança se desloca para o alto nível técnico, e a formataria antropofágica desvairada não tem vez...
Agora quem fumou fui eu...rsrsrs
Comentário de Bruno Laturner
Valeu.: Valeu.

Foi o que eu temia mesmo, meu problema mesmo é com o openSUSE...

Tô acostumado com a versão padrão do KDE no Gentoo.
Comentário de miranda
Off topic: Ei Wallacy, sei que aquii não é um forum mas me da um toque: Instalei o KDE4 e quando reinicio o X11 quem aparece é o KDE3, eu sabia resolver porem esqueci como, dei altas "gollgadas" mas nao encontrei.
Desde ja agradeço.
Comentário de miranda
RESOLVIDO, valeu.: RESOLVIDO, valeu.
Comentário de Wallacy
Telepatia.: Bem, de nada, mais nem precisava agradecer, não falei nada, a não ser que tenha sido via telepatia.


Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de miranda
rsrsrsrsrs.....não tinha: rsrsrsrsrs.....não tinha como apagar, alias deveria ter essa opção num caso de gafes como essa minha. =)
Comentário de sem@email.org
"O WIndows não. Ele faz a: "O WIndows não. Ele faz a economia girar. A cada lançamento, as vendas de computadores e componentes aumentam muito, gerando consumo e lucro. Por isso todo mundo ama o Windows."

Todo mundo nao. Os ambientalistas nao deveriam. No lançamento do Vista a propaganda foi clara quanto a necessidade de mais memoria (+energia eletrica), mais ciclos de cpu (+ energia eletrica), mais poder de processamento grafico (nova placa de video e assim + energia eletrica), portanto obrigando o usuario a comprar pelo menos uma nova fonte de alimentaçao mais poderosa.

O pessoal verde esta se matando para diminuir o consumo de energia de uma simples lampada domestica para salvar o mundo e o pessoal do mundo da informatica glorificando o aumento indireto do consumo de recursos naturais.

E nos, o pessoal Open Source, tambem temos a nossa parte negativa nesta corrida:

Ja pensou se todo mundo que usa Linux compilasse o sistema interinho para cada vez que fizesse uma instalçao? Tres anos atras eu tentei compilar o Gentoo. O PC ficou ligado por 26 horas direto antes de eu desistir. 26 horas jogadas fora. Imagine isto vezes 10000.

Eh claro que os Militares devem compilar seus sistemas do zero sempre, eh uma medida de segurança. Mesmo uma repartiçao publica tambem deveria. E grandes empresas idem. Mas o usuario comum deveria ter meios de preservar sua segurança sem por em perigo os recusos naturais nao renovaveis.

Mas, eh obvio que as necessidades computacionais do Vista sao muito maiores que as necessidades computacionais de compilar um Linux do zero. Mesmo porque, o Windows eh um monopolio que investe massivamente em propaganda.
Comentário de Douglas Augusto
KDE 4 usa mais memória, não menos: Na verdade, um teste mais cauteloso --e com metodologia mais apropriada-- revelou que o KDE 4.0rc2 usa *mais* memória do que o KDE 3.5.8 (nos testes deram 110MB a mais):

KDE 4 Uses 40% Less Memory Than 3 Despite Eye-Candy
http://linux.slashdot.org/article.pl?sid=07/12/13/2314206

"The author of the original KDE 3.5 vs KDE 4.0 memory comparison has come out with a more accurate benchmark. In reality, KDE 4.0 uses 110 MB more memory than KDE 3.5.8.


Comentário de Wallacy
Teste calteloso?: Estranho,

Um teste da 40% a menos, e outro, por ser mais cauteloso aposta 110Mb a mais?... Nem parece que estão falando do mesmo gerenciador de janelas.

E meus testes nativos aqui, apontaram um uso menor de Memória do KDE4. Vou tentar ser mais "cauteloso" para ver melhor isso.
Na verdade o simples fato do uso de SVG já serve como ponto a favor do KDE4 em relação ao 3 no consumo de memória.

--------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Douglas Augusto
Tanto o teste que apontou: Tanto o teste que apontou 39% a menos como o que apontou 110MB a mais foram feitos pelo mesmo autor. A diferença é que no primeiro o autor adotou uma metodologia falha (usou o simplesmente o KSysGuard); no segundo --o mais cauteloso--, além de ter usado um software apropriado (Exmap), a análise foi muito mais extensa e detalhada.

Não há mágicas; a introdução de firulas muito provavelmente significa maior consumo de memória e processamento.
Comentário de lagaz
vs outros?: alguém tem alguma comparação de consume de memória com gnome, fluxbox, xfce e outros?

obs: apaga isso! saiu duplicado, achei que não tinha ido ainda, aí arrumei o consume, :-\ ehehe. ta. foi mal
Comentário de lagaz
vs outros?: alguém tem alguma comparação de consumo de memória com gnome, fluxbox, xfce e outros?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004