Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

KDE 4.0 "tagged", lançamento em 7 dias


“Ontem, o código que irá ser lançado como KDE 4.0.0 foi "tagged" no repositório SVN do projeto. Agora resta esperar uma semana pelo lançamento final, após testes e últimos ajustes. Finalmente, um processo longo de desenvolvimento chega ao fim.

Fim? Ou será mais o começo? O KDE 4.0 não está ainda totalmente maduro. Em muitos casos, faz sentido continuar usando a série 3.5, ou ambos em conjunto. Aplicativos de KDE 3.x em desktop KDE 4, ou vice versa. Isso porque nem todos os componentes estão maduros o suficiente, e alguns (como o KMail) nem fazem parte do release.
Um ponto importante a ser lembrado: KDE 4.0 não é igual a KDE 4. Se vocês se recordam dos releases anteriores, sempre houve um incremento significativo de qualidade e estabilidade nas versões subsequentes. O release 4.1 com certeza vai ser muito melhor, e o 4.2 ou 4.3 vão ser ainda mais completos. Mas estes só serão possíveis após o 4.0, e por causa dele.

Muita gente pergunta: porque lançar o 4.0 se ainda não está totalmente pronto? É simples: uma das máximas do processo de desenvolvimento de software livre é o "release early, release often". Lance cedo, lance constantemente. Os bits que formam o KDE 4 já estão maturando há algum tempo no repositório do projeto: agora é a hora de abrir os compartimentos e convidar a comunidade a usar, abusar e melhorar o código. O resultado é que em alguns meses teremos uma versão mais estável e mais completa, o que seria impossível sem esse release inicial e o feedback que ele irá gerar. Essa é uma das grandes diferenças entre software comercial e software livre: a gente não precisa esconder os betas e os defeitos, e lançar apenas quando tudo estiver "perfeito". A primeira versão não é a 1.0, é a 0.1. :)”


Enviado por Mauricio Piacentini (piacentiniΘkde·org) - referência (troy-at-kde.livejournal.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique Marks
Outro motivo você conhece: Outro motivo você conhece muito bem: alguns programas estão "realmente" prontos pro lançamento. Por exemplo, os módulos kdeedu e kdegames. Este último com participação brasileira significativa, certo Mauricio ? (Parabéns pelo trabalho).

Assim como estes, vários outros estão realmente prontos, e não faz sentido segurar o desenvolvimento, que um release implica, pois o repositório estava em freeze desde o RC, atrasando e postergando para sempre. Certamente todas as distribuições honestas vão empacotar para distribuir quando este estiver na 4.0.3, ou mesmo na versão 4.1. E sinceramente, eu estou usando do SVN e não está tão grave como alguns pintaram. O pior componente é o plasma, no sentido de falta de recursos, mas também é um dos componentes com as bases mais estabelecidas. Os usuários devem se preparar para uma enxurrada de novidades para o Desktop no KDE 4.x, fruto de desenvolvedores corajosos que reescreveram código para que este pudesse avançar, ao invés de ficar fazendo somente remendos (pog).

Agora, semana que vem algumas distros vão liberar pacotes, e eu tenho duas sugestões:

Quem tem coragem, use o svn e baixe o fonte para compilar. As instruções estão ótimas nas páginas techbase do KDE. A vantagem: você ve o KDE4, aprende a usar o SVN, e cria um uisuário separado para o KDE4, assim você não estraga sua instalação atual

Quem tem menos coragem, instala os pacotes das distros que vão estar disponíveis, e se prepara para quebrar instalações, etc. Minha sugestão: instala o kdelibs, base e pimlibs do KDE4. Se funcionar, instala o pacote de jogos, que está perfeito. Se funcionar, instala tudo e já era.

Quem não quer se incomodar, olha os screenshots.
Comentário de tenchi
Um kicker na cara!: Eu vou gostar mesmo quando portarem o kicker e seus applets para o KDE4. Porque achei o plasma muito inferior à ele, além do mais, há muitos programas que rodam no kicker, e que, acredito eu, seriam "complicados" de serem portados para uma versão em plasma. Eu mesmo uso o kirocker, um monitor da CPU, uns lançadores e tal. Além do mais, a barrinha do plasma é muito pobre em recursos, pelo que tenho visto! Espero que isso mude. Fazer um "downgrade" num programa tão bom, quanto é o kicker, não dá! rs

Assim, quem quisesse, usaria a "barrinha" do plasma e, quem quisesse usaria o kicker. Sei que é possível usar o kicker em qualquer ambiente, mas usar, além das libs do KDE4, as do 3 também?

Creio que uma hora ou outra os programadores vão sentir a pressão dos usuários pela volta do kicker.

No mais, o KDE-3.9999(...) ;-) está muito bom.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Mauricio Piacentini
Kicker x plasma: Em relação à arquitetura, vejo que usando a API do Plasma os desenvolvedores TEM O POTENCIAL de implementar tudo que era possível no Kicker, e muito mais. Pense nisso: ao invés de existir um programa (monolítico) para o menu, outro para o panel, outro para o desktop, agora existe uma interface que engloba todos estes conceitos. Isso torna muito mais fácil uma inovação real (de novo, em teoria), e a criação de applets que podem flutuar livremente entre estes espaços, e se configurar visualmente para cada um deles.
Mas o que acontece é que justamente o Plasma é o componente do KDE 4 mais "verde", que vai estar totalmente pronto somente na versão 4.1. O que temos agora é só o mínimo dos mínimos. Acho que no futuro próximo essa visão de um desktop completamente reconfigurável e integrado vai acontecer: como exemplo, já tem uns 2 ou 3 applets que implementam menu, e muitas mais vão ser criadas. Lançadores também, tem uns 3 ou 4 no playground. Então, vai ser facílimo escolher qual menu usar, a posição, etc. De novo, em teoria :)
Comentário de cppware
Curiosidade estranha: Certo dia tentei acessar o KDE 3 via ssh, da seguinte maneira:

1. Iniciei o modo gráfico
2. Abri um terminal (konsole)
3. Dei um killall no kicker, kwin e kdesktop locais
4. Acessei o ssh com a opção -X
5. Iniciei o kwin, kicker e kdesktop remotos

Até aí, tudo bem. Imagina a alegria de fazer isso pela primeira vez. Bom, daí fui tentar uma coisa: seria possível ter o kicker local e o remoto executando ao mesmo tempo?

6. Abri uma nova aba do konsole, desta vez localmente
7. Executei kicker &

Daí, não sei porque, o kicker começou a subir pouco-a-pouco, indo embora... e foi. Desapareceu na parte superior. O pior é que não foi instantêneo. Parecia que estava me pedindo ajuda. E mais: ele subia e empurrava as janelas para cima!

Foi uma morte horrível...

Bom, eu também gosto muito do kicker, e não experimentei o plasma. Na minha opinião, simplificação de usabilidade até que é bem vinda, mas não a simplificação de recursos, né!

Abraços!

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de Juliano Ramos de Oliveira
Impressão minha?: È impressão minha ou os desenvolvedores do KDE estão incentivando a não utilização desta versão.
São tantas explicações sobre o que não terá, e medo de decepções que me pergunto:
- Alguém está mesmo afim de conhecer ele agora? ou esperar uma versão 4.6 em diante...


Comentário de samuelbh
Se você quer esperar a versão 4.6 para usar: Provavelmente nunca usou o KDE 3.x, já que a ultima versão lançada até o momento é a 3.5.8...rsrs

Aí nesse caso seria uma eterna espera.
Comentário de Mauricio Piacentini
Impressão: É impressão sua mesmo :)
Se não quiséssemos que as pessoas utilizassem, não faríamos o release, né? Ou nem faríamos o software.
A intenção é deixar claro o que esperar do release, onde estamos na linha de desenvolvimento, e o que vem por aí. Ou seja: um anti-hype, e uma maneira de envolver a comunidade neste processo.
Eu por exemplo utilizo um desktop 4.0 faz alguns meses na minha máquina principal.
Comentário de edempoa
Nem tanto: Não vou tão longe, apenas acho que o Juliano não usou o KDE 3.0, pois se usasse e comparasse com o 3.1 veria que não há motivo para pânico agora...
Comentário de terramel
Tenchi, concordo: Tenchi, concordo completamente com você. Instalei o KDE4 no meu notebook e, apesar de ter gostado muito do que vi, senti uma tremenda falta do Kicker... Se eles fizerem um Kicker-kde4 vai realmente detonar ;)

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
"Muita gente pergunta:: "Muita gente pergunta: porque lançar o 4.0 se ainda não está totalmente pronto? É simples: uma das máximas do processo de desenvolvimento de software livre é o "release early, release often".

Fiquei feliz de ler isso ;) Parece que muitos desenvolvedores hoje se esquecem dessa frase... Ainda bem que a galera do KDE não esqueceu :D

http://terramel.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004