“Quero compartilhar este texto com a comunidade e traduzir a idéia contida nele. Como noticiado pelo Br-Linux sexta-feira passada, o lançamento do KDE 4.0 está marcado para 11 de janeiro. Antes disso deixe-me dizer:
KDE 4.0 não é o KDE 4. KDE 4 se refere à todos os lançamentos da série 4.x, assim como o KDE 3 se refere aos 6 lançamentos da série 3.x nos 5 anos de existência dele. Por quê é importante fazer esta distinção? Por que aquela nova função ou programa super-aguardado, aquele detalhe que faz este ambiente desktop multiplataforma ser chamado de "nova geração" ou até mesmo "revolucionário", simplesmente pode não estar lá naquele tarball no dia 11.
beineri até nos lembra o kparts e o KIO slaves, hoje dois dos maiores recursos do KDE 3 só se tornaram ubíquos depois do 3.0, lançado em 3 de abril de 2002. Eu ainda adiciondo outros: Quanta Plus, Kopete, os ícones Crystal SVG e os extragears Kaffeine e Amarok, nenhum deles estavam presentes no 3.0.
Aliás, nem espere que algo encontrado na 3.x esteja no 4.0... paciência, o mundo não foi feito em menos de uma semana.”
O ambiente em si sofreu poucas alterações da versão 3.0 até a atual 3.5.x, entretanto devido a popularazação dos frameworks em QT, tivemos uma explosão de novos aplicativos sobre o Desktop KDE.
Acho que foi muito tempo sim. Infelizmente.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br