Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

KDE 4 no openSUSE 10.3: screenshots, análise e entrevista

A versão 10.3 do openSUSE verá as primeiras partes do KDE 4 sendo incluídas na distribuição, segundo o openSUSE News. O KDE 3 ainda será a sessão KDE default, mas o KDE 4 já estará presente, não apenas no repositório on-line como também no DVD de instalação, e até mesmo no CD - mas neste caso, restrito a alguns jogos, o KRDC e o KRFB.



O openSUSE News apresenta e ilustra quais serão as aplicações do KDE 4 no openSUSE 10.3, e entrevista Dirk Müller, participante do desenvolvimento tanto do KDE quanto da distribuição.

Saiba mais (news.opensuse.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Quando querem transformar dignidade em doença...: Uma pena mesmo terem substituído o konqueror pelo dolphin...
Tá, sei que o konqueror continuará presente, mas provavelmente terá o seu desenvolvimento mais lento que o dolphin...
Não sei, é que o pessoal no KDE4 resolveu seguir a linha do GNOME, onde "menos é mais", mas acredito que isso irá descaracterizar o que sempre foi um KDE: uma interface avançada, muito personalizável e que oferece muitos recursos para o usuário, ou seja: "o suficiente é mais"...
Sou um feliz usuário do KDE, mas não quero ver ele se transformando num GNOME - nada contra o GNOME, mas se quisesse algo parecido com ele, usaria ele próprio...

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de alsampaio
É apenas minha opinião,: É apenas minha opinião, mas não tenho tanta certeza de que a adoção do Dolphin fará do KDE menos profissional do que era antes.

A separação dos recursos de administração de arquivos e navegação se constitui, ao meu ver, em algo semelhante ao que foi (não talvez na mesma extensão), para o Windows, a suposta "separação" entre o Explorer e o Internet Explorer. Permitirá, assim, aos usuários de KDE que possam mais livremente escolherem seu navegador favorito sem nenhum prejuízo com integração.

Igualmente, dará a oportunidade ao desenvolvimento do Konqueror de se focar nas funções de navegação. Em minhas épocas de KDE, ao menos, tinha grandes dificuldades ao usá-lo com AJAX com a mesma performance que outros navegadores. Admiro muito a tecnologia KHTML, e vejo nela um grande futuro - como já foi provado, em partes, com o WebKit.

Dolphin e Konqueror, se bem integrados com o desktop, integração esta que a turma do KDE sempre fez muito bem, não afetarão em nada a profissionalidade que ele sempre teve.
Comentário de Emerson Gomes
Faço das suas palavras as minhas: Vocë não poderia ter definido melhor minha primeira impressão do KDE4.

Comentário de semnome
Eu já acho ótimo terem: Eu já acho ótimo terem separado o gerenciador de arquivos do navegador, no meu ponto de vista juntar as duas coisas é uma porquice só e não trás nenhum resultado prático.
Comentário de Clésio Luiz
Já eu concordo com a mudança: As funções do Konqueror como gerenciador de arquivos está atrapalhando a sua função de navegador. Digo isso porque uso o Konqueror como navegador principal e noto que certas coisas estão erradas. E como navegador, o Konqueror deixa a desejar em algumas funções que o Firefox tem.

Por exemplo, o histórico do Konqueror não tem um botão para ser fechado, você te que apertar F9. O Konqueror não salva páginas da internet no formato de arquivo html/pasta de arquivos, compatível com outros browsers. Ao invés disso ele salva num formato .war, que é um .tar.gz renomeado. As configurações de gerenciador de arquivos influenciam a parte de navegador e vice-versa, o que não é adequado pois muitas configurações não servem para certas funções.

O Konqueror como gerenciador de arquivos não tem funções que alguns concorrentes têm. Por exemplo, ele não mostra o espaço ocupado na partição que você está navegando, coisa o Windows Explorer e o Dolphin mostram. A navegação pela árvore de diretórios enquanto você está arrastando arquivos com o mouse é deficiente.

Então eu acho que a equipe do KDE percebeu isso e passou o desenvolvimento de um programa dedicado a gerenciamento de arquivos (o que acaba gerando um programa mais eficiente) e poderá investir toda a energia dos desenvolvedores do Konqueror no melhoramento de suas deficiências.

Programas dedicados podem fazer mais e melhor que um programa que tenta fazer tudo ao mesmo tempo. Essa divisão de tarefas em nada prejudica a imagem do KDE, muito pelo contrário, trará sim melhores programas para compor esse ótimo gerenciador de janelas.


"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de tenchi
The best..: Tá, isso é...

Mas poderiam somente retirar as funções de webbrowser dele e adicionar os recursos necessários para que ele fique melhor (todos estes que vc disse). Mas não pegar outro programa, com menos recursos e colocar em seu lugar...
Eu pelo menos continuarei utilizando o konqueror.
- Pré-Visualização da imagem quando passa o mouse sobre ela;
- Vários modos de visualização dos arquivos, inclusive por tamanho dos mesmos;
- Tudo integrado: controlar players com ele, assistir filme local ou da internet diretamente dele, manipular arquivos "zipados" diretamente dele, suporte à abas, visualizadores de documentos, odt, pdf, latex, etc, diretamente dele, sem precisar abrir um programa externo.

Enfim, como gerenciador de arquivos, ele é o melhor. Suas funções como navegador até deixam um pouco a desejar, confesso, mas ele tem recursos legais, como "se fingir" de outros navegadores, etc.

Vou continuar utilizando ele até a morte!! hauahua. Nem tanto... ;-)


"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Marcelo Ulianov
Se o konqueror virar um: Se o konqueror virar um browser de verdade será ótimo ! Em várias páginas, como o Orkut, ele até funciona, mas deixa a desejar. No uol é impossível de assistir aos vídeos sem a combinação firefox+mplayer. Desejo toda a sorte do mundo aos desenvolvedores, já que a engine parece ser muito boa, tanto que a Apple a utiliza no safari.
Comentário de Marcos J.T
Depende, no meu caso o: Depende, no meu caso o Konqueror se saiu melhor para abrir determinadas paginas com vídeo, um exemplo especifico é a da Globo, no Firefox quando abre, nunca é na mesma pagina, ele sempre abre o player a parte, isso quando não fecha o navegador do nada.

Por outro lado o Konqueror não tem me deixado na mão, tem aberto sempre, de vários navegadores para Linux que testei, tem sido o melhor nessa parte.

No geral uso Swiftfox, sem preocupações.
Comentário de Fellype
O melhor navagador de arquivos..: Para mim o Konqueror é, atualmente, o melhor navegador de arquivos que existe, e isto inclui navegação via smb, ftp e ssh. Se o Dolphin incorporar estas características do Konqueror terá tudo pra ser o meu novo "melhor navegador de arquivos".
- Navegador web: Firefox + extensões = "indiscutivelmente o melhor navegador web".
- KDE 4: espero que não volte a ser o grande consumidor de memória que era até a versão 3.2. O problema foi relativamente bem resolvido nas versões 3.3 em diante e pode (segundo opiniões de programadores, não minha) ser ainda mais leve.
- OpenSuse: bom que esteja "na crista da onda" dos lançamentos de novas versões de software. É esse tipo de atitude que dá um retorno aos desenvolvedores de softwares em relação à qualidade de seus produtos. O ultraconservadorismo de algumas distros (que tem suas razões para fazê-lo) não ajuda muito no aprimoramento dos diversos programas utilizados.
__
Beleza é fundamental. Mas não é tudo...
Tem que ser gostosa também!!!
Comentário de Wallacy
O Dolphin possui todas as: O Dolphin possui todas as "vantagens" que o konqueror disponibiliza como navegador de arquivos, desde a integração com outros recusos do "k" (como kpdf, ark), foi adicionado um visual mais interativo... Até as ultimas versões lançadas pouco se diferencia do konqueror no quisito de navegação de arquivos, e este por sua vez ainda continua com todos os seus recursos, podendo então também ser utilizado para este fim.
A vantagem de usar o Dolphin, que por ser dedicado a navegação de arquivos, é por ele ser mais leve, e que futuramente poderão surgir ferramentas especificas para ele (já que ele é dedicado a isso), e o konqueror por ser desramificado do quisito navegação local, passa a ter suas tarefas voltadas a web mais interligadas, concentradas, melhoradas...
Acredito que não será nescessario ficar trocando de programas... assim como o kde vem fazendo a tempos, a interação entre o konqueror e o dolphin será bem grande, algo como chamar uma url local no konqueror chamaria o engine do dolphin e vice verça... Acredito que o dolphin só reflete uma necessidades que talvez possuíam que era a da especialização entre a navegação de arquivos e de web...
O kde 4, parece, não sei ao certo, está bem leve, aqui não está consumindo muitos recursos em relação ao 3, no entanto é muito cedo para falar, mal consigo usa-lo direito ainda está com muitos bugs, vive travando...
o OpenSuSe sempre teve disso, a "filosofia" do opensuse sempre foi baseado em dispor das melhores tecnologias do mercado, e bla bla bla... gratuitamente... é bem por ai o trabalho deles... e em relação ao kde, o kde sempre foi uma marca do suse, e portanto do opensuse, o suse sempre foi um dos maiores contribuintes para o codigo do kde, tanto que o kdeteam trabalha em conjunto com o time do suse, pode-se ver isso nos live-cds do kde que são baseados no opensuse...

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de cwars
Rapaz a bronca de se colocar: Rapaz a bronca de se colocar tudo integrado é que deixa o programa pesado e cheio de falhas de segurança, foi por esse motivo que preferiram seguir o modelo Gnome, pois como é dito faça uma coisa, mas faça melhor, já que se continuar seguindo esse modelo acaba por gerar um programa muito grande e pesado (eclipse), então é melhor ter um programa leve eficiente e de simples manutenção.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de tadeucruz
O Konqueror para meu uso tem: O Konqueror para meu uso tem alguns problemas de usuabilidade, como por exemplo, tenho 10 arquivos em formato mp3, desejo abrir todos ao mesmo tempo, seleciono os 10 e teclo "enter" e o Konqueror abre somente 1 arquivo. Espero que o Dolphin resolva este problema porque na maioria das vezes é desgastante ter que selecionar e clicar com o botão direito para poder abrir.

Comentário de tenchi
Agora eu tô nervoso ... ;-): Como se o Nautilus do GNOME fosse mais leve, fosse mais estável e mais fácil que o konqueror... Eu pelo menos nunca tive problemas de instabilidade com o konqueror (na verdade nem com o KDE), nem notei gordurinhas a mais nele. Os desenvolvedores dele estão de parabéns pelo trabalho. Apresentar menos recursos não é ser melhor.

PS: se quero algo leve e com poucos recursos, mas ainda sim bom, usaria sempre o Thunar, do Xfce.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de laurocesar
Kiss é bom: Este é um princípio que considero vital para o software, inclusive pode ser estendido para a vida: Seja específico, objetivo, simples especialize-se que você obterá melhores resultados, ao mesmo tempo seja claro e tenha uma boa "interface" de comunicação.
KISS veio do Unix, mas acho que se ajusta na filosofia do Software Livre como uma luva possibilitando uma qualidade final superior ao software através da divisão e especialização de tarefas.


=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de tenchi
Sim.. também gosto deste: Sim.. também gosto deste princípio, mas acredito que, acima do "seja simples" , existe o "seja o suficiente".
Muitas vezes a coisa chega a ficar tão simples, que não oferece os recursos que o usuário necessita. Mas "suficiente" não é o mesmo que "supérfluo".

Otimizar mais o konqueror seria legal, mas não deixá-lo pelado.


"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004