Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

KDE 4 Beta 3: várias screenshots e informações


“A comunidade KDE está feliz em anunciar o terceiro beta do KDE 4.0. Este Beta marca o congelamento da plataforma de desenvolvimento do KDE.



Desde o último beta, a maior parte do KDE foi congelada para novas características, com concentração em melhorias do código e solução de bugs.”


Enviado por Sebastian Kügler - referência (kde.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de zer0c00l
Olha lá! Os Widgets do Mac: Olha lá! Os Widgets do Mac OS X, muito original :D
Comentário de tenchi
Maníaco suicida: Mas cadê o menu K??????
Agora eu pulo da ponte... hauahua
Aff, vou ver se testo essa versão do KDE, só pra ver o que fizeram com o menu K. Tomara que não tenham o transformado em algo parecido com o do Vista, ou com aquelas parafernálias de indexador de arquivos - que é algo bom, mas que nem todo mundo gosta e gasta um bom recursos da máquina.
Será que ele vai ser mais leve que o KDE3? Pq uma das intenções da Qt4 era ser mais leve que a versão 3. Tomara que assim seja ;-) Mesmo que isto esteja contrariando todas as regras universais onde mais avançado significa mais pesado - A MS leva isso ao pé da letra! hauahua



"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
O nome disso é: O nome disso é plasma.
Existe no KDE, de certa forma, há anos, mas era chamado de karamba e depois uma versão mais avançada, o superkaramba.
É uma cópia do OS X? Sim... rsrs, mas veja o caso do Windows Vista, que é pior: copiou até no nome: Gadgets.
E, além do mais, o termo Widgets já existia antes mesmo de o pessoal da Apple pensar nessas "ferscurinhas" pro desktop. Ele é um termo bem conhecido no mundo da programação - gráfica.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de nemesis
convenhamos: quando o: convenhamos: quando o assunto é GUI, todo mundo copia da Apple, que copiou o conceito original do ambiente gráfico e modelo MVC Smalltalk dos laboratórios de pesquisa da Xerox em Palo Alto.

De lá pra cá, a maior inovadora em projetos de interface com o usuário sempre foi a Apple. Design é com ela, sem dúvida, seus produtos bem acabados e de sucesso estando aí para comprovar...

widgets é contração para Window Gadgets. Que eu saiba, é como programadores *nix chamam o que em M$tês seria controles visuais. O que OS X e Vista chamam hoje de widgets ou gadgets são widgets não nativos, normalmente algum xml-based + javascript + extensões e renderizados por um componente web. Por isso são tão variados graficamente...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Papai noel
KWIN é podre: O que liga é Compiz-Fusion!!!!!
Comentário de linoxman
Eu não entendo.: Quanto o KDE ou o Gnome fazem algo pra facilitar a vida dos winusers, falam que estão copiando do MAC do VISTA blah blah blah

Quando o KDE ou o Gnome não tem algo semelhante, reclamam que é difícil de usar, que não tem aquilo que o VISTA ou o MAC tem, blah blah blah...

Esta ficando difícil entender a comunidade...

José Carlos Colzani

Comentário de edempoa
Eu fico até com medo quando: Eu fico até com medo quando vejo tantas mudanças no KDE. Eu gosto muito dele, acho que a versão 3 conseguiu chegar muito perto do desktop que eu considero ideal.
Comentário de maiconfaria
O problema é o pessoal: O problema é o pessoal tentar imitar e não confiar no seu próprio senso criativo!

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de Bruno Laturner
Quer andar com ou sem emoção?: Bem, com o congelamento do código para novas características, essa já deve ser a cara final do KDE 4, e quem for tentar o novo beta, vai também saber da usabilidade final dele.

Só um aviso, o KDE 4.0 não virá com o mesmo nível de qualidade(estabilidade de código) encontrado no KDE 3.5.8, e mesmo algumas coisas presentes na versão anterior foram deixadas de fora nesta primeiríssima versão. A série 3.5.x vai continuar a ser estabilizada mesmo bem depois do lançamento da 4.0.

Tanto é que o Kubuntu só virá a usar o novo KDE na versão 8.10 (já que a 8.4 é LTS, e tem que ser estável).

Ou seja, o 4.0 é um passeio de buggy nas dunas de Natal "com emoção". 4.1 é que provavelmente será a verdadeira estréia.


Comentário de nemesis
não estou reclamando da: não estou reclamando da cópia, mas que é cópia, é óbvio que é...

e se o Vista tem, é pq também copiou da mesma fonte...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tenchi
Tadin du Bichin: Não sei... Comecei a utilizar o KDE na época do Red Hat 9, com KDE 3.0. E era bastante estável para uma primeira versão.
Mas é claro que na época não havia este alvoroço que estamos vendo em cima do KDE4. Tadinho dos desenvolvedores... hauahua

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de MaxRaven
Comecei por ai tbm: Pois é, tbm virei fã do kde no RH9, não conseguia usar o gnome, sempre dava um problema.
Andei vendo uns SS pela net, de outros betas claro, mas neles tinha o menu, então estou achando que este estilo é um daqueles que podemos configurar no assistente inicial, que aplica estilos (Win, Mac e KDE), sem contar que tem gente querendo emplacar aquele novo menu que noticiaram aqui a uns dias, tem um certo lobby a favor dele.
http://www.maxraven.info
Comentário de Ednei_Pacheco
O problema mesmo é o outro: O problema mesmo é o outro pessoal ficar se preocupando por que a interface gráfica X quer "imitar" a interface Y ou Z. Querem "imitar" (se é que existe isso)? Então que imitem! Mas que façam uma interface decente! E se puder combinar a imitação com a criatividade, melhor ainda! &;-D
Comentário de thebluesgnr
A versão 3.0 não: A versão 3.0 não introduziu tantas alterações como a 2.0 e a 4.0, era basicamente um porte para a versão 3 da biblioteca Qt.

Comentário de Manoel Pinho
Cópia ?!: Engraçado o pessoal dizer que o KDE copia alguma coisa, como se não houvesse reaproveitamento de boas idéias em outros sistemas oepracionais e na informática em geral. Além disso, na grande maioria dos casos são os próprios usuários que reclamam que o linux é diferente e que têm dificuldades por isso, além de fazerem o tempo todo comparações do tipo sistema melhor x sistema pior baseado em fru-frus visuais. O gimp mesmo é um exemplo do que uma interface diferente pode causar em termos de rejeição por parte de usuários acostumados com programas do tipo Photoshop. Reinveintar a roda e ser completamente original em termo de interfaces com o usuário pode significar simplesmente rejeição por parte de usuários acostumados com o status-quo do mundo windows ou mesmo retardar uma migração.

Eu particularmente sempre preferi o KDE por ter mais recursos, ser bem estável e rápido (comparando com o Gnome) e ser mais customizável, além de achá-lo muito mais "confortável" para usuários que vêm do windows ou que alternam o uso com ele. Não acho que o KDE seja uma imitação do windows só porque ele tem um menu principal por default na mesma posição que o windows. Isso é uma tremenda besteira.
Comentário de ricardomoc
Também gosto: Rapaz, também gosto do KDE. Gosto do Gnome também, mas como você disse, é mais customizável. E até mais fácil de fazê-lo. Sinto falta no KDE poder fazer algumas alterações sem reiniciar a interface gráfica, como é o caso dos cursores do mouse, por exemplo. De resto é muito bom. Estou testando aqui em casa com o Mandriva 2008.0, mas ainda está bem bugado. Principalmente o koffice 2.0 beta, que veio junto. O amarok 2.0 beta também vem instalado junto com o pacote task-kde4 dos repositórios, e tem alguns efeitos apenas para quem tem placa aceleradora =(
Mas tá bom. Estou ansioso pela versão final.


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Bruno Laturner
KOffice 2.0 é alfa ainda.: KOffice 2.0 é alfa ainda.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004