Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Justiça brasileira exige identificação de usuários do Orkut

Mais um lance da novela: a Justiça Federal de SP deu andamento ao processo do MPF contra o Google Brasil (e não contra o Google Inc., que também tem representação jurídica nacional) para obter dados sobre seus usuários.

“A Justiça Federal de São Paulo determinou ao Google Brasil que revele os dados de comunidades e usuários acusados de crimes pelo Ministério Público. A decisão, da 17ª Vara Federal Cível de São Paulo, autoriza multas diárias de R$ 50 mil ao Google Brasil caso ele descumpra a ordem. Em sua decisão, o juiz José Marcos Lunardelli classificou como 'cômoda e complacente' a argumentação do Google Brasil de que está no país somente para realizar negócios e que, os crimes cometidos no Orkut são de responsabilidade da matriz americana, a Google Inc. 'Para vender serviços no Brasil a Google está presente, mas para colaborar na elucidação de crimes, não.', escreveu Lunardelli na decisão judicial. 'Não há relevância no fato de os dados estarem armazenados nos EUA, já que a totalidade das fotografias e das mensagens investigadas pelo Ministério Público foram publicadas por brasileiros a partir de conexões de I nternet feitas no território nacional', afirmou Lunardelli. O magistrado considerou ainda que a alegação reflete 'um profundo desprezo pela soberania nacional'.

O Google Brasil já se manifestou diversas vezes dizendo que não é responsável pelo Orkut. A empresa insiste que todos os pedidos de quebra de sigilo sejam encaminhados para a representação do Google Inc. no país. O Google Inc., por sua vez, diz que está disposto a ajudar, desde que os pedidos da Justiça brasileira não entrem em conflito com a lei dos Estados Unidos, país onde estão hospedados os servidores do site de relacionamentos. O Google Inc. afirma que colabora rapidamente para identificação de acusados de crime de pedofilia e tem tirado do ar todo conteúdo que não se adeqüe aos termos de serviço do Orkut.

A lei americana, no entanto, protege fortemente o sigilo dos usuários de internet, o que dificulta a identificação de pessoas que publiquem mensagens difamatórias e discriminatórias. O Google Brasil só deve se manifestar sobre o caso após receber a notificação.”


Veja o texto completo em INFO Online - Plantão Info - Justiça exige identificação de usuários do Orkut - (01/09/2006).

Veja também a análise do NoMínimo: Justiça exige dados de usuários do Orkut e põe em xeque um dos pilares da rede

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de JCCyC
Alguém precisa dar uma aula de rede a esse juiz: Ele tem que expedir mandados para os provedores de link brasileiros aos quais os usuários suspeitos estão ligados (Velox, Vírtua, Speedy, etc). Se isso não entrar na cabeça dura dele, ele vai acabar matando a empresa Google no Brasil e os pedófilos vão continuar felizes da vida.

Anta.
Comentário de Nadal
Antes disso, deem essa aula: Antes disso, deem essa aula ao pessoal do Ministério Público.

Salvo circunstâncias especialíssimas, o Juiz não pode expedir mandados sem que isso tenha sido pedido por uma das partes no processo (no caso, o MP).

Nadal
Comentário de boi
Censura: Muito interessante essa caso do Orkut. Na minha opinião, é o começo de uma tentativa de censurar a internet no Brasil. Aliás, dizem que no Brasil temos liberdade de expressão e não existe censura, mas não é o que vemos. Já tivemos livros proibidos, jornais impedidos de falar de determinados assuntos, programas de tv tirados do ar. Já houve até o caso de um blog que foi tirado do ar por causa de um comentário de um visitante. E agora, o Orkut.
Comentário de Sulamita
Você tambem precisa de umas aulas de infraestrutura...: E eles vao pedir o que para os provedores, se o Google não fornece o IP????
Duh...
Comentário de JCCyC
Admito de livre e espontânea vontade: que não sei xongas sobre processo criminal. <:-P
Comentário de JCCyC
Ainda assim, teria jeito de pegar alguns: Os provedores teriam que botar um proxy transparente, talvez apenas para o endereço destino dentro da faixa dos servidores do Orkut. Ou então descobrir por meios investigativos convencionais onde a pessoa está e consequentemente o provedor que ela usa.

Mais: se o Orkut EUA hospeda comunidades dedicadas ao crime, pode-se pedir com educação (e não com patadas como esse juiz se manifestou) à Justiça de lá que emita um mandado. É lógico que eles vão cooperar nesse caso.

Que é o que o Google Brasil está dizendo repetidamente!
Comentário de vmedina
Mais um para aparecer...: Agora tem um Juiz que resolveu mostrar serviço sendo "intolerante com quem acoberta pedófilos".

Só tem um problema, daqui a pouco o Google sai do país e esses inteligentes do MP vão cobrar para Google Inc., nos EUA ou pelo procurador aqui, do mesmo jeito.

Caramba, custa ser um pouco menos cegos??? Pra quê ficar com essa palhaçada toda? Só para mostrar que é bonzão? Ô derrota!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Sulamita
Santa ingenuidade...: Você realmente acha que esta história é da semana passada? Que chegou até um juiz porque o Google está cooperando amigavelmente?
Pensa bem na solução que vc esta propondo, o transtorno imenso para monitorar milhares de conexões porque uma empresa está fazendo doce.
O que estou vendo é que muito mais facil acreditarem que uma pobre empresa está sendo injustiçada pelo malvado sistema policial e juridico. Mas pensei que pelo menos entre as pessoas que "entendem" o mínimo de tecnologia, pensar na estrutura disto seria meio obvio, assim como o Yahoo está fazendo. Vocês podiam refletir 1 min antes de sair falando...
Comentário de lgbassani
"acertou na mosca": Acho que nesta tu "acertou na mosca"...

Penso que é isso mesmo que "eles" estão querendo: que o Google Brasil feche.

Sim, pq se tem representante do Google Inc no Brasil, que já disse que vai auxiliar o MP dentro da lei, pq insistir que o Google Brasil assuma isso?


OBS.: o "eles" não se refere ao MP ou ao governo brasileiro. Para um bom entendedor, o "eles" basta... ;o)


Comentário de Marcelo Vivan Borro
Posições extremas: Na verdade existe uma enorme "burrocracia" nos EUA, feita para defender os interesses econômicos deles.
Se um governo solicita dados que claramente não se relacionam com aspectos políticos ( esta é a desculpa dos EUA ) e sim com crimes como pedofilia e a Google Inc se recusa a fornecer estes dados, então "justifica-se" atitudes como a da China, que monitoram todas a conexões de Internet do país. Mas não parece ser este o caso.

O que me *parece* estar acontecendo é que o MP quer que o Google Brasil entre em contato com a Matriz e consiga estes dados (o que me parece óbvio). E o Google Brasil quer que o MP fale diretamente com o Google Inc, lavando suas mãos e dificultando o processo, já que se trata de uma empresa estrangeira.

E mesmo que o Google Brasil seja fechado, isto não vai impedir o acesso ao Orkut (o que tanto aterroriza o público leigo) nem aos outros serviços do Orkut. Mas vai diminuir a capacidade de captação de lucros do Google no Brasil. O MP está certo em ameaçar fechar o Google Brasil, pois vai atacar o ponto mais sensível deles: o bolso :-)

Quanto à censura, eu acho que ninguém que tenha crescido na década de 80 tem idéia do que seja isto, para achar que proibir sites de pedofilia, de incitação ao crime organizado e outros absurdos sejam censura.
É uma linha tênue, mas ainda estamos bem longe dela.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Nadal
> Caramba, custa ser um: > Caramba, custa ser um pouco menos cegos???

Espero que você esteja se referindo ao MP. A decisão judicial é menos criticável que o pedido do MP.

Nadal
Comentário de Nadal
Não. Isso não é: Não. Isso não é censura.

Não. O caso do blog retirado do ar por causa do comentário de um visitante não é censura.

Não. Não se está tentando censurar a internet no Brasil. Alguém está tentando mostrar serviço.

SE o crucial fosse obter essas informações, elas já estariam à disposição.

Nadal
Comentário de popolony2k
Money que é gudi nóis não révi !!!!!!!!!!!!!!!!: Pra mim querem dinheiro e só.

Porque quando prendem alguns bandidos engravatados no mesmo dia são soltos ?

Porque os filhos daqueles juizes que queimaram o índio em Brasilia não foram presos ?

Pois é ...........como diria os saudosos mamonas assassinas..."money que é gudi nóis não révi".

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de ano@nimo.com
Até onde as informações: Até onde as informações disponiveis levam parece que o Google está certo. Não uso o Orkut, mas o contrato quando alguem assina é em inglês ou português? No contrato é mencionado o forum para contestações? É uma questão juridica, me parece. Se o Google Brasil quebrar o sigilo de usuarios que assinaram contratos em inglês e posteriormente for verificado que foi um engano e o usuario for prejudicado (por digamos, divulgação na imprensa) o usuario (usuarios) podem pedir nas cortes americanas uma "baba" em indenizações.

Se o servidor está nos EUA e se o contrato foi em inglês o MP TEM QUE USAR AS FERRAMENTAS LEGAIS CABIVEIS para conseguir as informações que levem a prisão de criminosos, mas que não exponha a privacidade de gente inocente. Isso quer dizer que eles DEVEM protocolar o pedido de quebra de sigilo de cidadãos brasileiros (ou estrangeiros) nas cortes americanas (mesmo porque queremos que a coisa fique documentada). É o minimo que esperariamos se a situação fosse inversa!

A G. Trevi veio para o Brasil não se sabe por que, ficou presa não se sabe por que e, foi solta não se sabe por que. Outros paises levam estas coisas mais a serio. Este tipo de informalidade juridica não costuma ser aceito bem em cortes americanas (fora o fato das indenizações já mencionadas). O MP deveria ter (sem fazer o barulho de sempre) ter usado os meios legais corretos e quebrado o sigilo desta pilantralha que explora nossas crianças.

Fazendo barulho, eles estão dando tempo para os bandidos fugirem.

Alem do fato de isto estar mesmo parecendo censura.

É bom lembrar que o Brasil tem um historico recente de censura e repressão por parte do governo .

Todo mundo quer esta gente fora da rede, mas sem destruir o bem comum da liberdade de expressão.
Comentário de CWagner
Off topic total.: Off topic total.

Por falar em censura, parece que um dos filhos (ou seria puxa-sacos mesmo?!?!?) da ditadura militar está revivendo os velhos tempos no Amapá.

Mais uma do Sarney: Censura de blogs.
O blog de Alcinéia Cavalcante (Amapá) , crítica do senador José Sarney foi retirado do ar a mando do senador.
Veja um cache do google dos últimos posts da autora.
http://72.14.209.104/search?q=cache:j3HGfbEVwdMJ:alcinea.zip.net/+censura+blog+sarney&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=1
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de popolony2k
Não é off-topic.: Num site de blog com certeza isso não é off-topic.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de boi
Não é mesmo: A censura está aí, só não vê quem não quer. E a propósito, agora me lembro de uma notinha da coluna Ooops! da Folha sobre o programa do João Kléber, que foi tirado do ar no Brasil:

Cutucão no Brasil

Um alto dirigente da TVI, emissora de TV portuguesa na qual Kléber tem o mesmíssimo programa-teste de fidelidade limado na Rede TV, enviou mensagem de apoio ao apresentador e garantiu que o programa não sairá do ar "de jeito nenhum, porque aqui (em Portugal) não existe censura".


fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/ooops/ult340u1075.shtml

Comentário de ramos1berto
A diferença é exatamente a: A diferença é exatamente a apontada pelo google, ou seja a legislação americana, no Brasil até onde eu sei sequer há uma legislação específica de Internet, tudo é feito por "similaridade".
Mesmo com os absurdos cometidos pelo governo Bush, não há como comparar a liberdade e garantias dos direitos individuais dos americanos com os brasileiros, é só ver a recente campanha pelo desarmamento.
Este tipo de respeito pela individualidade do usuário, expresso no critério em liberar as informações é uma característica do google e não uma implicância com a justiça brasileira, recentemente eles tiveram a mesma política com uma solicitação do governo americano (Lembrem-se nao temos leis que governem o assunto, logo não podemos exigir que o google as cumpra).
O google não teria chegado onde chegou num país onde as liberdades individuais são tão respeitadas (embora já tenham sido mais) se não tivesse esse respeito pela informação.
Comentário de ramos1berto
Apesar do meu post defender: Apesar do meu post defender a posição do Google, concordo com muito do que foi dito, O governo dos EUA defendem o lucro de suas empresas (lembrando que não temos legislação, não podemos egixir que o orkut a cumpra, pela nossa lei o orkut simplesmente poderia alegar não ter esse registro) e a privacidade dos seus cidadãos (na qual tanto brasileiros "bons" quanto "criminosos" pegam "carona"),
Comentário de Paulo Soares
Censura e militância gay: Por falar nisso, quem moveu a ação que culminou na censura ao programa do João Kleber foi o mesmo procurador do Ministério Público (Sérgio Gardenghi Suiama) que agora ameaça o Orkut e seus usuários. O procurador e algumas ONGs gays incomodadas com o programa do João Kleber censuraram-no e obrigaram a RedeTV a exibir, em seu lugar, programas "educativos" pró-gay. O mesmo procurador também exigiu que a Sabrina Sato parasse de aparecer de lingerie no Pãnico na TV... Como se pode constatar, censura e ativismo gay judiciário, sempre juntos...

Comentário de Paulo Soares
Censura e militância gay: Por falar nisso, quem moveu a ação que culminou na censura ao programa do João Kleber foi o mesmo procurador do Ministério Público (Sérgio Gardenghi Suiama) que agora ameaça o Orkut e seus usuários. O referido procurador e algumas ONGs gays incomodadas com o programa do João Kleber censuraram-no e obrigaram a RedeTV a exibir, em seu lugar, programas "educativos" pró-gay. O mesmo procurador também exigiu que a Sabrina Sato parasse de aparecer de lingerie no Pânico na TV... Como se pode constatar, censura e ativismo gay judiciário, sempre juntos...
Comentário de Alexandre_Martins
Militância Gay?: As organizações de gays, de lésbicas, de prostitutas, ne negros e outras "minorias" sociais são legítimas lutadoras contra a discriminação e o preconceito, o mesmo preconceito que sofre o software livre em função da ignorância, da desinformação e de interesses excusos vigentes, senhor Paulo Soares de identificação não confirmada.

É lamentável ver alguém que supostamente luta pela liberdade expressando neste espaço uma opinião tão desrespeitosa e pejorativa ao escrever: programas "educativos" pró-gay. Quer dizer, se é para achincalhar, ridicularizar ou seja, contra-gay pode? Ademais, o direito de resposta, conquistado pelo movimento GLBT brasileiro veiculou informações contra o preconceito e a intolerância, que tu manifestaste aqui repetidamente. Direito de resposta é garantia constitucional de liberdade para aqueles que não detêm o poder econômico e os grandes meios de mídia expressarem-se à medida que são citados de maneira pejorativa, o mesmo devem fazer as mulheres, os negros e temos feito os defensores do software livre, quando aviltam os direitos à liberdade, como aconteceu aqui mesmo no caso da revista (eca) veja; liberdade, inclusive de que a cidadã e o cidadão viva com sua orientação sexual sem sofrer preconceito e discriminação de intolerantes machistas, facistas e até mesmo, em alguns casos, mal resolvidos.

Os heterossexuais bem resolvidos, não estão preocupados em atacar a condição alheia à sua e respeitam os movimentos anti-discriminatórios, estão de bem com sua sexualidade e respeitam todas as orientações, inclusive daqueles que preferem potar sem "sair do armário", no anonimato, afinal, é uma livre escolha também.

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de Paulo Soares
Militância gay contra a liberdade: Por mim, os homossexuais e todos mais podem e devem se expressar à vontade. O problema é que são justamente os militantes gays que não admitem que outras pessoas possam se expressar livremente. Por isto, se acham no direito de censurar, perseguir, sair rotulando tudo que não lhes agrada de "homofóbico", retirando programas da TV, comunidades do Orkut, etc. A militância gay, com sua arrogância e sua vocação ditatorial, é hoje talvez a maior inimiga da liberdade.
Comentário de Alexandre_Martins
Totalmente Equivocado.: Senhor Paulo Soares de Identificação não confirmada.

"Talvez", hoje, o maior inigmigo da liberdade, sejam os governos dos Estados Unidos e de Israel, com suas políticas intervencionistas e genocidas que não respeitam o direito à soberania e autodeterminação dos povos.

Me causa surpresa que o senhor de identificação não confirmada fale com tanta propriedade e certezas sobre o movimento gay, sua arrogância, sua vocação ditatorial, realmente muito extranho conhecer tanto um movimento que pouco espaço tem. Eu, particularmente, estou muito próximo deste movimento, e, embora uma parcela dele (como de qualquer movimento, ou no SL é diferente) seja mais sectária, arrogante, etc, não representa o conjunto do movimento. E no caso da Rede TV (por favor, o que são aqueles programecos), o direito de resposta foi legalmente conquistado em função de atitudes INTOLERANTES e PRECONCEITUOSAS, independente de neologismos como homofobia, transfobia ou lesbofobia, houve constrangimento e a justiça garantiu o direito de resposta. Se fossem piadas e achincalhamentos racistas, O movimento negro teria toda a razão e apoio dos outros movimentos sensatos que defendem a liberdade ao entrar na justiça e exigir o mesmo direito de resposta.

Olha, Sr. Paulo Anônimo, diga-nos, de onde vem essa sua concepção tão conhecedora e de tanta certeza CONTRA o que o Sr. chama de Movimento Gay?

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004