Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Justiça manda fabricante devolver dinheiro por SO pré-instalado - na França


“A conhecida fabricante de computadores Acer foi obrigada a reembolsar parte da quantia paga por um de seus computadores a um usuário que reclamou do fato de estar embutido no valor a licença de programas que não usuaria. Como ele comprovou que não necessitaria do sistema operacional proprietário pré-instalado, a justiça francesa pronunciou-se a favor do solicitante e condenou a empresa de Taiwan a devolver parte do dinheiro pago pela máquina.”


Enviado por River Lebon (river11Θnoolhar·com) - referência (noticiasdot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Roger
isso existe no Brasil: Se a justiça Brasileira fizesse isso aqui eu também só compraria Acer seria reembolsado pelo OS Proprietario rsrsr e madava ver um fedora bem no capricho hehhe
Comentário de emanuelsan
Opções: Isso é bom, porque obriga os fabricantes a darem opção para os compradores. Vi na notícia que no final o valor desembolsado pelo comprador foi de apenas 30 doláres! (não sei se entendi direito o espanhol), pois a ACER além de devolver o dinheiro foi multada por não ter atendido o pedido do usuário logo de início.

É, pagar 60 reais por um computador me parecer ser um bom motivo para exigir o dinheiro de volta. Pena não podemos testar a justiça brasileira com esse pequenino PC abaixo:

Notícia na PCworld

Informações no site da Amazon

Comentário de Hugo_
opções: Sim, acho que você entendeu errado o espanhol. O computador custou 700 dólares, e a acer se propôs (na justiça) a devolver somente 50 dólares pelos softwares, mas eles somam 388 dólares. A justiça o obrigou a pagar 500 dólares como multa por ter se recusado a negociar anteriormente.
Comentário de Hugo_
opções: Sim, acho que você entendeu errado o espanhol. O computador custou 700 dólares, e a acer se propôs (na justiça) a devolver somente 50 dólares pelos softwares, mas eles somam 388 dólares. A justiça o obrigou a pagar 500 dólares como multa por ter se recusado a negociar anteriormente.
Comentário de Hugo_
Sim, acho que você entendeu: Sim, acho que você entendeu errado o espanhol. O computador custou 700 dólares, e a acer se propôs (na justiça) a devolver somente 50 dólares pelos softwares, mas eles somam 388 dólares. A justiça o obrigou a pagar 500 dólares como multa por ter se recusado a negociar anteriormente.
Comentário de Manoel Pinho
Dell: Já viram como é na Dell ? Um MESMO computador ou notebook é vendido com preços diferentes na versão com windows e sem windows (que vem com FreeDOS). Um notebook com FreeDOS chega a custar mais de R$ 1000 A MAIS (!!!) na versão que vem com o FreeDOS, que é gratuito... Dá para entender ?

Eles ficam querendo alegar que o computador com windows é o da promoção e por isso o preço é mais baixo, que o windows vem de brinde, etc. Já liguei para lá e pedi para mandarem sem sistema nenhum, com o hd virgem de fábrica, sem sequer ser particionado, mas se recusam a fazer isso. Mas quem já comprou da Dell vê claramente que eles colocam na nota fiscal o valor do Windows, mais de R$ 160 para o Windows XP Home OEM !
Comentário de emanuelsan
Pode ser que haja contratos excusos: <teoria conspiratória>

Antigamente dizia-se que a M$ tinha acordos de exclusividade com fabricantes. Mas acho que esse tipo de acordo não pega bem para comissões anti-truste. Talvez agora o acordo seja cobrar um sobre-preço nas alternativas.

</teoria conspiratória>

Ou então esses Linux comerciais estão custando muito caro mesmo. Mas aí não explicaria o OpenDOS ser caro também? Então ficamos com a "teoria conspiratória", enquanto essa mágica não seja explicada.


Comentário de Copernico Vespucio
Receita da mágica: Creio que não há muito segredo nesse "fenômeno".

Chama-se "subsídio": a M$ simplesmente custeia parte do hardware em troca da oportunidade de empurrar o seu sistema junto com ele.


Quando o ex-diretor do ITI fez um comentário sobre empresas proprietárias que usam a mesma tática empregada pelo tráfico de drogas ele estava falando justamente de estratégias como essa. Perder a curto prazo, para providenciar novos escrav... quer dizer, usuários. E então ganhar no longo prazo.
Se os outros sistemas perderem no preço, a tendência é que o consumidor descerebrado (que acredita que Linux representa apenas economia de dinheiro) migre para o Vista.


Como exemplo, perceba: um micro Dell costuma custar mais barato com o Windows Vista do que com o próprio Windows XP (que o fornecedor já anuciou que *não* irá mais suportar). É o subsídio funcionando.

Para usuários Win, só resta vestir novamente o nariz de palhaço, ao ser "incentivado" a comprar e usar a nova e pesada versão de um produto quando a versão anterior atende muito bem.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004