Neste artigo do ExtremeTech, o autor conta as razões pelas quais resolveu substituir o OpenOffice pelo Google Docs, para seu uso profissional. E não é por não gostar do OpenOffice (ele gosta e usou por anos - e também gosta do Abiword). Mas para ele as questões de precisar estar on-line, e de deixar seus arquivos sob a guarda do Google, não são problemáticas, e as vantagens superam os problemas.
Ele gosta do fato de o sistema ser multiplataforma, e de seus arquivos estarem disponíveis na sua versão atualizada em qualquer um de seus micros (2 Macs e 2 PCs, um deles com Linux), onde quer que ele esteja e que haja conexão veloz à Internet. E gosta também da simplicidade, com poucos recursos, mas todos os que ele precisa. E gosta ainda do controle de versões, e da facilidade de acesso ao contador de palavras - recurso que quem escreve para publicações impressas tende a valorizar, e cuja facilidade de acesso na configuração default indica atenção a este público específico.
Fiquei com vontade de experimentar o Google Docs (também não tenho problemas em onter conexão, nem preocupação com os termos de serviço do Google), e gostaria de conhecer as suas experiências com ele.
Saiba mais (extremetech.com).