Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Jornalista dos EUA conta por que trocou o OpenOffice pelo Google Docs

Neste artigo do ExtremeTech, o autor conta as razões pelas quais resolveu substituir o OpenOffice pelo Google Docs, para seu uso profissional. E não é por não gostar do OpenOffice (ele gosta e usou por anos - e também gosta do Abiword). Mas para ele as questões de precisar estar on-line, e de deixar seus arquivos sob a guarda do Google, não são problemáticas, e as vantagens superam os problemas.



Ele gosta do fato de o sistema ser multiplataforma, e de seus arquivos estarem disponíveis na sua versão atualizada em qualquer um de seus micros (2 Macs e 2 PCs, um deles com Linux), onde quer que ele esteja e que haja conexão veloz à Internet. E gosta também da simplicidade, com poucos recursos, mas todos os que ele precisa. E gosta ainda do controle de versões, e da facilidade de acesso ao contador de palavras - recurso que quem escreve para publicações impressas tende a valorizar, e cuja facilidade de acesso na configuração default indica atenção a este público específico.

Fiquei com vontade de experimentar o Google Docs (também não tenho problemas em onter conexão, nem preocupação com os termos de serviço do Google), e gostaria de conhecer as suas experiências com ele.

Saiba mais (extremetech.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de llp
Hmmm, eu não usaria o: Hmmm, eu não usaria o googledocs, eu prefeririar colocar meus arquivos sobre um sistema próprio... sei lah, não confio nessas coisas tão facilmente.
Comentário de popolony2k
Jornalista conta porque trocou....: ...OO pelo Google docs......pelo Jabá da Google !!!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de silveira
Eu ainda não troco. O: Eu ainda não troco. O googledocs tem limite para os arquivos editados no browser. Algo como 1 mega se não me engano.
Eu já fiquei na mão por o site do gmail está fora do ar, já pensou não ter uma apresentação a mão numa necessidade?
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Buscator
Vejo mais vantagens que problemas...: Pra quem viaja bastante, que gosta de recortar e colar matérias de interesse na web, editar textos em conjunto com outras pessoas...enfim, o serviço tem mais vantagens que problemas, e só tende a melhorar. Claro, não basta confiar apenas no Google, por isso mantenho também uma cópia em arquivo do que edito no disco virtual do netvibes, e o que é importante dá-lhe backup no bom pendrive. Acho que a tendência é essa mesmo de virtualizar tudo!

[ ]'S
Buscator
Comentário de CWagner
Por mais que os serviços do: Por mais que os serviços do Google estejam muito bons, ainda prefiro confiar num S.O. "local. Ainda mais com pendrives de 2GB por R$99,00 (imagina quanto custa nos EUA),e soluções que instalam programas inteiros nestas pequenas maravilhas de armazenamento, computadores com cada vez mais portas USB e conectividade até por satélite (pra quem é jornalista, enviar matérias por satélite pode ser a diferença para o sucesso).

Mas o que percebo é que cada vez mais estamos voltando à era do princípio da computação, onde os monstros (os primeiros computadores que detinham todo o poder de processamento e armazenamento) das grandes companhias irão "dominar o mundo".

A IBM está calada esse tempo todo, mesmo porque ela foi a responsável pelo PC, inclusive por ter entregue o o prato, o queijo e faca pra quem tinha (e ainda tem) fome e visão.
Talvez, com seus mainframes, cada vez menores, apoio ao SL e outras iniciativas, a Big Blue esteja apenas preparando o bote, mas com certeza ela não irá mais assistir passiva a esse momento da história da informática.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Penso daqui há alguns anos: Penso daqui há alguns anos quando o ipv6 será uma realidade, cada cpu/dispositivo plugado na internet poderá ser acessado diretamente. Será que este conceito de servidor e host não se confudirá com o de cliente ? E a possibilidade de acessar a sua cpu de qualquer lugar não poderá jogar estes conceitos de cpu centralizada do Google no chão ?

Atualmente deixo minha cpu ligada em casa e consigo acessar de qualquer lugar por causa de um cliente dyndns, e com privacidade !!!!

Sem contar com pendrives cada vez mais potentes e capazes.

É por isto que não acredito muito em google docs e outros, não para estas funções...
Comentário de llp
Para falar a verdade, eu: Para falar a verdade, eu não vejo tantas vantagens. Se o texto é para ser editado colaborativamente por um jornal, nada mais lógico que o jornal possuir uma estrutura própria para esse tipo de serviço. Se o problema é o acesso em qualquer lugar, um pen-drive resolve todo o problema (isso se o kra num tiver um pda ou notebook)
Comentário de marcosalex
-- Eu já sou usuário: -- Eu já sou usuário intensivo dos serviços do Google. Viajo demais e acesso meus programas de diversos computadores. Tenho backup dos documentos mais importantes no Pendrive, mas não acho nada mais cômodo de trabalhar com eles pelo browser de qualquer lugar que eu esteja.
Haskell developer
Comentário de Claudio Santos
Eu também uso: Uso o GoogleDocs mais para ter um backup online dos meus arquivos técnicos para poder acessa-los em qualquer lugar.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004