“Com suporte total a ActiveDirectory e bases de dados MySQL e PostgreSQL, o JeguePanel chega a versão 2.0 trazendo diversas opções de gerenciamento de redes Gnu/Linux e Windows.
Organização é a palavra-chave para a redução de custos e gastos com tecnologia da informação. E a administração eficiente de servidores, usuários, permissões e recursos são a base da organização de uma rede de computadores de qualquer tamanho. E esta é a função do JeguePanel, uma ferramenta de administração de servidores e serviços, voltada principalmente para o gerenciamento de recursos compartilhados com Samba e também correio eletrônico.”
Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·biz) -
referência (jeguepanel.net).
Veja abaixo o restante do release do Jegue Panel 2.0, cujo autor é anunciante do BR-Linux.
Depois do sucesso da série 1.x, o JeguePanel chega a versão 2.0 com várias novidades. Desaparece a obrigatoriedade de uso de OpenLDAP para armazenamento de usuários e suas informações, entrando em cena mais uma opção: o uso de bases de dados SQL. Esta opção vem atender as solicitações de usuários do JeguePanel que já possuem as informações de seus usuários sobre bases de dados e não desejam migrar para outras opções. A partir desta versão é possível migrar os dados de bases Access, SQL Server ou Oracle para MySQL e PostgreSQL.
O novo suporte para Active Directory, que permite o uso da ferramenta conjuntamente com redes Windows configuradas com este serviço, fazendo a total integração dos usuários e suas contas e informações adicionais. Uma ótima opção para empresas que possuem sua base de usuários já configuradas mas precisam de um novo servidor de correio eletrônico robusto e potente.
Sua interface, simples e intuitiva, facilita a manutenção de qualquer número de usuários e reduz o trabalho do administrador de redes que não mais precisa perder horas configurando replicações entre servidores ou tentando descobrir quem é determinado usuário. Com alguns poucos cliques na interface baseada em web, todas as tarefas administrativas relacionadas a contas de usuários e correio eletrônico são executadas facilmente.
Mas não só de correio eletrônico vive o JeguePanel. Ele também permite o gerenciamento e manutenção de recursos de rede em servidores baseados com Samba, provendo assim um novo passo para a administração eficiente dos recursos de rede e das permissões de acesso aos mesmos, sendo também totalmente integrado com as permissões de servidores Linux e/ou Windows.
Junto com estas novidades, várias correções e outras funcionalidades foram adicionadas na nova versão:
* Novo instalador usando Ajax e com diversas correções.
* O idioma padrão do projeto, a partir da versão 2.0 será o inglês. Isso significa que será necessário utilizar o gettext para traduzir a interface para o Português. Nossa equipe fez a tradução e todos os brasileiros continuarão desfrutando da interface em seu idioma nativo.
* Disclaimer ou assinatura geral por domínio. Esta opção permite que se inclua texto no rodapé de todas as mensagens que forem enviadas pelos usuários do servidor;
* Suporte ao Active Directory. Pode-se manter sincronizados os usuários do servidor Windows 2003 Server e do JeguePanel. Para isso foi desenvolvido um agente que roda no Servidor W2K3 enviando às informações para o OpenLDAP usado pelo JeguePanel e vice-versa. Esses agentes são usados para criar usuários e alterar suas senhas. Demais informações como nome e sobre nome são sincronizados pelo novo jpsync, um programa feito em perl que monitora às alterações e as replica no sentido certo.
* Base de dados SQL. A partir da versão 2.0 o JeguePanel se liberta do OpenLDAP e permite que se utilize SQL como base de usuários, domínios, senhas e informações. Exceto no caso de se usar o plugin de suporte ao Active Directory, onde a base obrigatória é OpenLDAP.
* Nova interface para definir, por domínio, mensagem de retorno por e-mail negado por infecção de vírus.
* A partir desta versão os usuários desabilitados por quota cheia não somente ficam impedidos de receber novas mensagens, mas também de enviar mensagens.
* Nova sintaxe de retorno de textos encriptados em base 64, evitando a maioria dos erros ao salvar textos nos campos de retorno de mensagens.
* O suporte ao Egroupware foi melhorado. O JeguePanel agora conta com uma ferramenta para adicionar/remover aplicativos a diversos usuários de uma só vez;
* O jpr.pl responsável pela geração dos relatórios do Postfix agora é um daemon que monitora o arquivo mail.log e registra as informações de cada mensagem na base Sqlite. Assim a coleta de informações é instantânea e muito leve.
* A função de adicionar domínio foi alterada, visando acelerar seu desempenho. O que antes era feito por uma função em shell script agora utiliza o comando postconf.
* O suporte ao anti-vírus ClamAV foi alterado. Não usamos mais o comando clamscan e sim o comando clamdscan que utiliza o daemon do ClamAV. Essa alteração deixou a tarefa de escanear as mensagens muito mais eficiente.