Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Código do Java disponível para download, mas ainda não livre

Conforme já anunciado anteriormente no Java ONE, o código da plataforma J2SE está disponível para download. Nenhuma das licenças utilizadas é a GPL, como esperado. O código é oferecido sob a licença SCSL (agora chamada Sun Community Source License). Embora eu não tenha ainda tido o tempo necessário para fazer uma análise completa do texto, o código assim disponibilizado pode ser modificado e redistribuído, sob algumas restrições específicas.

O texto da licença é bastante focado na plataforma Java em particular, constando detalhes tais como prefixos de pacote (sun.com, java, javax, etc) aos quais não podem ser adicionados novas classes. Discute-se também a aderência à especificações oficiais e compatibilidade. Códigos abertos de terceiros adicionados à plataforma Java contam com sua própria licença, como a licença Apache.

O código que baixei aparenta ser completo, incluindo as core-apis (java), as ferramentas que compõem o JDK (código assembly, C e C++), etc. Resta agora às comunidades Java e SL/CA analisar e situar a distribuição e sua licença de acordo com suas necessidades.

A distribuição do código desenvolvido pela SUN + Comunidades anexas não exclui a possibilidade e o direito de terceiros no sentido de codificar sua própria versão da especificação da JSE e licenciá-la como melhor convier.

A possibilidade de consultar o código original certamente vai possibilitar o desenvolvimento mais acelerado de versões alternativas (e melhores, espera-se) da plataforma.

Baixe e avalie o código (de qualquer versão entre 1.2.2 e 1.5) em: http://www.sun.com/software/communitysource/j2se/java2/download.xml
A nota foi enviada por Copernico Vespucio (copernico·vespucioΘgmail·com), que enviou este link para mais detalhes.

A Sun Community Source License não é uma licença livre e nem aberta, embora permita o estudo do código e sua alteração - mas não a livre publicação de versões alteradas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Zé Troll
Nothing to see here, move along: Nothing to see here, move along
Comentário de Copernico Vespucio
Dúvidas sobre a licença: Embora respeite a opinião do www.gnu.org, tenho dúvidas a respeito da exatidão da descrição da licença SCSL.

Desconfio de que o comentário gnu se refere a uma versão anterior da referida licença. Pois na mesma atualmente encontramos parágrafos como esse:


2.3 Contributor Modifications. You may use, reproduce,
modify, display and distribute Contributor Error
Corrections, Shared Modifications and Reformatted
Specifications, obtained by You under this License, to the
same scope and extent as with Original Code, Upgraded Code
and Specifications.


Como disse, ainda não tive tempo de analisar o texto como um todo (além de não ser advogado), posso estar equivocado. Deixo então o link para a atual versão da licença, para que possamos avaliá-la nós mesmos:

http://java.sun.com/j2se/1.5.0/scsl_5.0-license.txt

Acredito que a melhor forma de compreender uma licença é, mais que ler comentários sobre ela, basear-se no texto da própria licença.

No entanto, "livre" (de acordo com o significado gnu da palavra) eu acredito que a versão oficial da plataforma jamais será, ao menos não com essa designação.

[]s
Comentário de Ednei Pacheco
A questão do licenciamento: A questão do licenciamento livre me lembra muito o cristianismo primitivo. Uma derivação aqui, outra lá, e mais outra... enfim: no futuro, teremos um monte de licenças "livres" que apenas "lembram" um pouco a GNU GPL.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de MDK 2
Aposta: GPL Nunca: Aposto as minhas fichas que a Sun nunca colocará o Java sob GPL ou LGPL. Mas... se não tem chance então, licencie sobre BSD.
Comentário de nivel9
Dúvida: Só tenho uma dúvida: Essas licenças tem validade aqui no Brasil?
Comentário de leonardo_lopes
Claro, por que não: Claro, por que não teriam?

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de nemesis
Sun Shared Source Initiative: me poupem...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de alexandre_parente
incrivel como essa noticia: incrivel como essa noticia nao gerou comentarios... se a noticia fosse sun decide nao abrir o codigo do java, isto aqui estaria fervendo.

Seja lah qual for a licenca o codigo esta pelo menos para estudo... alguns podem esta achando pouco, mas quem aqui acreditava que isso ia acontecer?
Comentário de mangojambo
"A questão do licenciamento: "A questão do licenciamento livre me lembra muito o cristianismo primitivo. Uma derivação aqui, outra lá, e mais outra... enfim: no futuro, teremos um monte de licenças "livres" que apenas "lembram" um pouco a GNU GPL.

Att., Ednei Pacheco,"


Um dos melhores comentários que já li, IMHO!!!
Comentário de alan
Notícia de novembro de 2004?: http://developers.slashdot.org/article.pl?sid=04/11/06/1556215
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de Ark
Código: O código sempre esteve disponível para download, mas não tinha essa licença antes. De qualquer forma, como o Augusto costuma dizer em alguns casos, a licença sempre foi adequada aos meus usos.
Comentário de marcosalex
Já é um avanço grande da: Já é um avanço grande da Sun. Gradualmente ela vem conseguindo abrir a plataforma sem fragmentar a tecnologia.

Haskell developer
Comentário de Copernico Vespucio
BSD: Em se falando da plataforma Java, a licença BSD é muito pior do q a GPL. O grande problema do GNU GPL e até do LGPL é que essas licenças não oferecem proteções específicas das quais a plataforma precisa.

BSD não oferece proteção nenhuma contra uma M$ da vida minar ou absorver a plataforma.
Comentário de Copernico Vespucio
reclamar é mais fácil: Reclamar é mais fácil e tem mais atrativos. :-(

O que estou percebendo é que grande parte dos desenvolvedores e empresas que reclamam da licença querem não é colaborar com a plataforma Java em si, mas sim "saquear" o código já desenvolvido para utilizar em seus próprios projetos concorrentes.

A outra metade parece torçer para que Java jamais seja aceito pela comunidade livre, pq teme que sua disseminação seja ainda maior, eclipsando outras iniciativas.

É um comentário amargo, reconheço. Mas é o que parece.
Comentário de Copernico Vespucio
nem todo o código estava disponível: O código das Core APIs (escritas em Java) já estava disponível faz tempo. Quando vc. baixa o JDK da Sun, um arquivo src.zip contém todos os códigos-fonte delas sob a SCSL.

No lançamento do JDK 1.5, a própria SCSL sofreu uma extensa revisão, tornando-se menos restrita.

Foi criada também a licença de pesquisa, com outras características.

O que parece diferente agora é que é possível pegar todo o código do JDK sob a SCSL revisada, não apenas o código java das APIs.

Mas sim, a princípio isso não muda muito a minha vida de desenvolvedor. Talvez facilite (por questões de licenciamento) especificamente um certo projeto meu, mas só isso.
Comentário de Paulo Pontes
uma novidade de alguns anos de idade: o código do Java está disponível para download há vários anos.

O que todo mundo reclama é da licensa... Reclamações totalmente infundadas diga-se de passagem.

se o fundamento do open source é ter acesso ao código fonte para estudá-lo e alterá-lo, o Java é open source desde sempre. O único porém que há um processo formal para vc propor alterações à JVM da SUN, onde vc envia sua porposta de alteração para eles (ou para qq membro do JCP) e eles decidem se vão ou não aplicar a alteração.

parece ditatorial mas é assim com qq projeto open source de tamanho considerável. O grupo de desenvolvedores com privilégio de commit é sempre muito pequeno.

Java open source ou não, não é uma discussão técnica e sim uma discussão ideológica. e ideologia é que nem (*), cada um tem um e o do outro fede!!!
Comentário de Copernico Vespucio
depende de que código: o código do Java está disponível para download há vários anos.

Não estamos falando apenas do código das bibliotecas, Paulo. Estão disponíveis também o código (nativo, para todas as plataformas suportadas diretamente pela Sun) das ferramentas do JDK, do próprio Hotspot, etc.

Tecnicamente, é o "código que faltava". Com essa iniciativa não existe mais qualquer gota de "código secreto" na plataforma.
Comentário de Copernico Vespucio
nope: Não Alan, creio que esta notícia se refere apenas ao código das API core. Ela fala da revisão da SCSL e da criação da licença de pesquisa.
Comentário de Mineru UAi
O bom e velho Leonardo: O bom e velho Leonardo Lopes...
Mudou nada!
Comentário de .;.;
Pois é, não é Google: Pois é, não é Google Shared Source Initiative né?
Comentário de Ednei Pacheco
Obrigado! &;-D: Obrigado! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004