Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Jackfield: rodando no GNOME os widgets do Opera, do Yahoo e do painel do Mac OS X


“Se algum dia você viu uma daquelas pequenas aplicações do Opera ou do painel do Mac OS X e desejou poder rodá-las diretamente no seu ambiente de trabalho, o Jackfield pode ser a sua solução - especialmente se o seu desktop é o GNOME.



O Jackfield atua como 'host' para os widgets, aquelas pequenas aplicações que rodam no navegador ou no painel, ou a partir deles. Ele já roda os widgets do Dashboard da Apple, e futuramente irá rodar também os widgets do Widget Engine da Yahoo, do Gadget Sidebar da Microsoft e os do Opera. Naturalmente você também poderá criar os seus próprios widgets.”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Oceanos
Putz, não quero tirar o: Putz, não quero tirar o mérito da notícia e nem nada. Mas pqp, nunca vi utilidade nesses "bagulhos". O mais perto de interessante que eu já vi é um que desenha equações para o Opera, mesmo assim, é MUITO lento.
Comentário de Vinícius Fontes
Widgets são o tipo de coisa: Widgets são o tipo de coisa que depois que você começa a usar, se pergunta como já pôde viver sem. No Mac OS X, esse recurso se chama Dashboard e pra mim já se tornou indispensável.

Tem widgets que são realmente úteis, como:

- Previsão do tempo;
- Conversor de unidades/moeda;
- Post-it (notas);
- Calculadora;
- Calendário;

Esses são os que eu uso, mas já vi em funcionamento outros como um "radar" de redes wi-fi, um rastreador de encomendas dos Correios, um buscador na Wikipedia que abre o artigo dentro dele mesmo... a lista vai longe.

E o mais interessante, pelo menos no Mac OS X, é que eles não ficam visíveis sempre. Quando se tecla F12 eles surgem em um layer transparente ao Desktop, e basta clicar em qualquer lugar da tela (exceto sobre um widget) para todos irem embora e você ter seu Desktop novamente. É realmente prático.
Comentário de nemesis
engraçado: Eu achava que mini-apps como calculadora, postit, calendário e outros do gênero estivessem disponíveis na maioria dos Desktops, incluindo Windows, Gnome e KDE. Além disso, mini-apps que monitoram recursos do sistema e os deixam sempre visíveis de forma não-intrusiva, em uma pequena área no desktop, estão disponíveis faz tempo desde o systray do Windows e do próprio dock do NextStep -- e por consequência, nosso Windowmaker -- no qual se baseia o OSX...

Widget pra mim é o nome pelo qual o pessoal do Unix chama os controles visuais de um toolkit gráfico. contração para "window gadgets"...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Vinícius Fontes
Não dá pra esquecer que o: Não dá pra esquecer que o Mac OS X foi totalmente baseado no NextStep.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004