src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">
Com o avanço da tecnologia, a área de TI passa a ocupar um lugar estratégico nas organizações. A qualidade dos serviços prestados por esta, afeta diretamente a qualidade e eficiência do trabalho realizado pelas demais. Isto, naturalmente, nos remete à conclusão de que as organizações estão cientes da necessidade constante de investimentos em TI, e que, com o aumento gradativo da complexidade dos serviços prestados pelas empresas e profissionais do segmento, surge também a necessidade pela adoção de boas práticas de gestão; e boas práticas para gestão de um ambiente de TI, falando de forma bem genérica, devem promover, no mínimo:
- a descrição do ambiente de TI da organização;
- a descrição de como os serviços se relacionam; e
- uma documentação ou guia, usados na implementação destes serviços.
Modelo aberto, flexível e não-proprietário, o ITIL pode ser implementado por qualquer organização, independente do porte ou área de atuação; e como modelo de referência para gerenciamento de TI mais aceito mundialmente, certamente é capaz de atender aos anseios dos clientes, no que se refere à melhoria da qualidade dos serviços prestados pela área.
O ITIL foi elaborado pela secretaria de comércio (Office of Government Commerce, OGC) do governo Inglês, a partir de pesquisas realizadas por consultores, especialistas e doutores, para desenvolver as melhores práticas para a gestão da área de TI nas empresas privadas e públicas. Atualmente se tornou a norma BS-15000, sendo esta um anexo da ISO 9000:2000. O foco do ITIL é gerar valor para os negócios da empresa, através de processos eficientes.
Os principais processos e uma função são: Service Desk (função), Incident Management, Problem Management, Change Management, Configuration Management, Release Management, Capacity Management, Availability Management, Financial Management for IT Services, IT Service Continuity Management, Service Level Management. Sinteticamente, esse artigo abordará como o ITIL pode promover a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela área de TI.
Isso, em muitos casos, infelizmente ainda não ocorre. Pessoas de outras áreas acabam sugerindo as tais "soluções tecnológicas" que muita vezes são barradas pelo pessoal de TI (budget, recursos, etc.).Os motivos são os mais diversos possíveis. Mas a verdade é que os projetos (muitas vezes) sequer são levados em consideração. Não são avaliados por um parecer de viabilidade ou documentados com prós ou contras. São simplesmente deixados de lado.
A meu ver, TI deveria tomar as rédeas da tecnologia, entendedo o modelo de negócio da empresa e sugerindo ferramentas que pudessem melhorá-lo.
Não são raros os casos onde os gestores de TI apenas analisam as idéias que recebem, quando (a meu ver) deveriam gerá-las.
Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."