Nestes tempos em que brasileiros já estão sendo até
seqüestrados para obter seus dados on-line, segurança digital nunca é demais. E é neste sentido a proposta do IronKey, um pen drive USB que promete (embora
nem sempre possamos acreditar neste tipo de promessa) empregar criptografia AES com chaves de grau militar para proteger o seu conteúdo.
Se você perder ou esquecer a passphrase que dá acesso à chave privada do IronKey, já era: após algumas tentativas inválidas, o aparelhinho sobrepõe as informações armazenadas e se auto-inutiliza. Ele também conta com proteção física para dificultar o acesso aos seus componentes internos.
O IronKey não tem proteção contra seqüestros por gangs de jogadores de MMORPG, e está disponível apenas para usuários de Windows. Entretanto ele faz uso do software livre, oferecendo acesso a criptografia e anonimato na Internet usando o TOR e aproveitando as próprias chaves internas do equipamento, por intermédio do Firefox. Custa cerca de US$ 80 na versão de 1GB, e US$ 150 na versão de 4GB.
A parte on-line pode ser feita com mais software livre usando o
fearless browser. Links para artigos sobre como usar criptografia forte em volumes removíveis no Linux serão bem-vindos nos comentários.
Saiba mais (gizmodo.com).