“O OLPC, grupo por trás do laptop focado em crianças em idade escolar em países em desenvolvimento mostrou durante a CES 2007, em Las Vegas, seu recarregador manual de bateria para o portátil.
O projeto ainda mostrou que não tem limites em sua criatividade, e levou a imprensa (a reportagem do IDGNow dada como referência a um exemplo) a anunciar que o preço do notebook para 2007, que agora é previsto para ser 130 dólares por unidade, é um "leve corte no preço do notebook" - isso apesar de a própria reportagem chamar o equipamento pelo seu apelido inicialmente divulgado, de "o laptop de 100 dólares".
Quanto ao carregador, a descrição é de que ele é parecido com um ioiô, devendo ser anexado a um objeto fixo, como uma porta ou uma árvore, para então puxar a corda que transformará a fricção em energia elétrica para o sistema - como o cordão de arranque do cortador de grama a combustível do meu avô.
O aparelho será dado aos estudantes que receberem o laptop de 100 euros, e também será vendido para usuários em países desenvolvidos como carregadores para telefones, de acordo com um representante do OLPC.”
Só que agora a brincadeira tem alguma utilidade.
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana