Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Inventário de hardware e software com OCS Inventory

Muitos dos administradores de sistemas dependem de inventario de hardware e software para seus servidores, e estes dados devem estar centralizados em algum local da rede, e este local nada melhor que um servidor HTTP. No lugar onde trabalho foi utilizado a ferramenta OCS Inventory, está portada para diversos sistemas, tais como GNU/Linux e Windows. A ferramenta client foi desenvolvida em PERL, e no server foi desenvolvido em PHP, para disponibilizar os dados atraves da Web. Estou portando boa parte do script para AIX para atender ao maior numero de opçoes disponibilizadas para o OCS. A ferramenta é livre e pode ser baixada em http://ocsinventory.sourceforge.net/” A nota foi enviada por Alexander Benatti (arbenattiΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kessia Pinheiro
Há uns 6 meses procurei: Há uns 6 meses procurei sobre este tipo de software para o parque de maquinas da empresa. Gostei do OCS, mas depois de quase 1 mês tentando instalar, migrei para o Cacic (da Dataprev) e, em 1 semana, estava tudo no meu MySQL. Ele dá alguns problemas, mas nada que pare as informações.
Comentário de Manoel Pinho
OCSinventory: Realmente o OCSinventory é um pouco mais chato de instalar porque precisa de Perl, PHP e várias dependências, mas não leva 1 semana não.

Na minha opinião ele usa um sistema de comunicação cliente-servidor mais bem bolado e ele suporta mais plataformas como clientes. Inclusive o primeiro cliente linux (em Perl) do CACIC foi uma adaptação do cliente linux do OCS. Agora é que está sendo reescrito em Python.

Está para sair em breve uma nova versão do OCS com muitas coisas novas e um sistema de instalação mais fácil. As novidades estão aqui

http://ocsinventory.sourceforge.net/index.php?mact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=55&cntnt01returnid=30




------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org