Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Intelbras anuncia seu SoftPABX baseado no Linux e Asterisk


“Sob o modelo de software livre, a Intelbras acaba de disponibilizar, em versão beta, uma solução de SoftPabx na área corporativa. O projeto Disc-OS nasce com a proposta de oferecer uma plataforma PABX única em software para diversas facilidades, contando com uma interface de uso simples e rápido. Uma das propostas é facilitar a vida dos desenvolvedores e integradores brasileiros com uma versão completa em português desde a interface de instalação até a utilização de facilidades por meio de menus em áudio como, por exemplo, acesso ao correio de voz.

Segundo o supervisor do projeto, Carlos Eduardo Zander, a solução consiste em um microcomputador dedicado com software Disc-OS desenvolvido especialmente para as necessidades e particularidades do mercado nacional, atuando como uma central PABX, operando em VoIP. O SoftPabx pode ser conectado à rede pública de telefonia por meio de gateways, atas, placas com entroncamento analógico ou digital e os ramais por meio de telefones IP, atas e softphones.

Suportado pelo lineup de produtos IP, com destaque para as linhas de atas, telefone IP, modens e telefone USB, a Intelbras comercializará, a partir do próximo mês, placas para entroncamento digital E1 que permitirão funcionamento completo da solução de SoftPabx. Na prática, a solução Disc-OS com base Linux®, Asterisk® 1.2 e configurador Disc® da Intelbras tem diferenciais importantes além das programações normais de um PABX. Permite gravações de conversas em ramais IP, possui monitor de entroncamento digital E1 integrado (ferramenta que auxilia na avaliação e manutenção dos entroncamento digitais na própria interface que o administrador está utilizando) e possibilita conferência com mais de três pessoas. O correio de voz incorporado ao SoftPabx, além de armazenar a mensagem, ainda permite seu envio para o endereço eletrônico do ramal de destino. A criação de unidades de resposta audíveis (URAs) para atendimento digital também fica mais fácil com o configurador Disc, pois se pode implementar com rapidez e de forma simples vários níveis de atendimento. Outra vantagem é que o áudio de voz é todo em português, com mais de 400 mensagens neste idioma. “As interfaces para o administrador e usuário são via web e sem complexidades por conta do configurador Disc. A solução amplia as vantagens de uma central e conversa com várias ferramentas de comunicação IP, o que conta muito hoje em tempos de convergência”, complementa Zander.”


Enviado pela Intelbras.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cleverson Morais
Disc-OS: Otima iniciativa,

Ja estou testando o sistema a 2 dias, nunca configurei de forma tao facil um IPBX usando Asterisk, o configurador realmente esta maravilhoso.

Estao de parabens.
Comentário de Zander
Obrigado: Caro Cleverson, obrigado pelo apoio. Espero que o produto te facilite e ajude a gerar otimos negocios.

Equipe Disc-OS
Comentário de bode
Que ótima notícia!: Muito bom ver a Intelbras seguir esta linha. Enquanto outras fabricantes vendem souções cada vez mais caras acredito que este é um passo importante para baratear custo com equipamento.

Não faz sentido pagar caríssimo em placas exlusivas e ficar preso a fabricante A ou B sendo que já é possível usar o Hardware de um PC comum como PABX.

Estragou um HD? Tem outro! Queimou uma memória? Pronto!
Eu vejo um Hardware com Linux embarcado, centralizando toda a interfonia de um condomínio, assim como uma central de câmeras, alarmes, etc... :-)

Pergunta. Existe algum tipo de "trigger" que acione a gravação em arquivo de uma conversa que venha num canal qualquer num link ISDN ou R2D? Por exemplo. Desejo gravar a conversa do canal 3, 4 e 5 de um link ISDN simultaneamente... Tem como?
Comentário de Zander
Obrigado!: Obrigado pelo incentivo.
Existe sim a possibilidade de gravar qualquer ligação que seja originada ou atendida por um ramal IP.
[]´s
Equipe Disc-OS
Comentário de popolony2k
O SoftPABX da IntelBras...: ...é compatível apenas com hardware 100% baseado em tecnologias IntelBras ou existe a possibilidade de integração do mesmo com produtos de outros players como Dialogic/Intel, AMTELCO e até mesmo outras nacionais que atualmente começam a despontar no mercado ?

Integração com Dialogic IpLink é possível ?

Para comunicação IP, quais os codecs suportados pela arquitetura, uma vez que a maior dificuldade encontrada (pelo menos nos sitemas que desenvolvi e implantei) foram notados na integração entre tecnologias IP de diferentes players onde uma tecnologia em uma ponta não suporta o codecs da tecnologia da outra ponta e em alguns casos sendo incompatíveis no nível de protocolo (R2 - velho conhecido aqui no Brasil, ISDN - esse podendo ter variações dependendo do País e até entre os protocolos IP's existentes SIP e H323). ?

A comunicação através de rede IP pela sua solução suporta SIP e/ou H323 ?

No caso de utilizar soluções baseadas em E1 , R2 e ISDN estão disponíveis no produto ? Se sim, os mesmos devem ser compatíveis com as normas do Brasil, claro, mas os mesmos estão preparados para as normas de outros Países ou existe a necessidade de alguma adaptação para funcionar fora do Brasil ? Essa pergunta é pertinente pois como vc sabe, a parametrização de ISDN ou até mesmo R2 em diversos Países são diferentes dos utilizados no Brasil, necessitando assim um ajuste fino para seu funcionamento.

Claro que existem algumas outras questões, mas de imediato se puderes me responder sobre tais questionamentos ficarei grato.

Cordialmente,

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Zander
Integração Hardware - Asterisk - R2: Estamos lançando placas compatíveis com R2/ISDN, e como a solução é baseada em Asterisk, existe uma compatibilidade considerável para vários países. Mas o R2 Brasil é algo problemático, e tivemos a preocupação de testar e alterar as LIB´s considerando a expertise da Intelbras neste mercado. Devido a isto foram varias adaptações e o configurador tem vários parâmetros alteráveis pelo usuário (experiente em R2 Brasil).
A solução é nativa em SIP e IAX (protocolo Asterisk)e H323 não foi considerado devido a sua complexidade e desuso.
Quanto a questão das placas Dialog/Intel, não tenho noção se tem drives para Asterisk.
[]´s
Comentário de Melo, Gustavo
Muito boa solução: Baixei e testei, a solução da intelbras é muito boa, mas me ficou uma dúvida se existe amarração com o hardware da Intelbras ou não.

Por exemplo se eu baixar o Disc-OS e usa-lo com centrais Digistar eu tenho opção de suporte pago ?
Comentário de zander
Disc-OS: Gustavo,

A solução Disc-OS não esta amarrada a hardware Intelbras, nossa intenção foi de disponibilizar uma distribuição amigavel, gratuita e brasileira. Caso voce tenha uma central "x" que possui entroncamento digital ou analogico, voce podera entroncar com o Softpabx Disc-Os, mas é claro, tendo as placas para este tipo de interconexão.
Existem varias no mercado, e nos estaremos disponibilizando as nossas a partir do proximo mes. Quanto ao suporte a pergunta deve ser feita ao fabricante da central que voce esta entroncando.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004