Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Intel x IBM: economia de energia e redução de tamanhos


“Intel x IBM: Duelo de anúncios, as duas empresas afirmam ter descoberto como diminuir o tamanho de seus chips e diminuir desperdício de energia nos transistores cada vez menores. Cada empresa diz ter achado a forma de resolver o problema de substituir materiais vitais nos transistores dos chips que poderiam agora diminuir seu tamanho, chegar a escala atômica e reduzir o desperdício de energia.

O problema consistia no dióxido de silício usado por mais de 40 anos dentro dos transistores que foram ficando menores que agora quando a energia passa por dentro deles há uma perda desnecessária de energia através de calor.”


Enviado por Alexandre L. de Macedo (psyboxΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de sapere aude
SiO2: 'Silicon dioxide' não é 'dióxido de silicone', mas sim 'dióxido de silício'.
Comentário de Zé
O pior é uma galera acaba: O pior é uma galera acaba traduzindo 'silicon' para 'silicone'. Esses dias assisti um documentário no Discovery Channel sobre a internet, onde o infeliz dublador começa uma frase assim: 'Aqui no Vale do Silicone...'. É... "Vale do Silicone"... esse lugar deve ser um paraíso, cheio de loiras com suas mamicas devidamente turbinadas :P
Comentário de brain
corrigido, obrigado: corrigido, obrigado
Comentário de vini_bill
Equipamento intel...: É engraçada a posição da intel. Outro dia desses ela veio conversar aqui com o chefe do departamento e apresentaram, gráficos, justificativas e contas que promoviam a economia de energia e, em consequência, a diminuição de gastos com a energia elétrica.

Pois bem... o chefe quebrou com o vendedor quando anunciou que o contrato com a fornecedora de energia segue o seguinte esquema:

- paga-se uma conta de $$ e em troca temos energia elétrica ilimitada.

Quais os outros argumentos da Intel? Nenhum.

"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de laurocesar
Economicamente talvez...: Mas acredito que temos (inclusive empresas), que ter uma preocupação com o mau uso ou desperdício de energia, afinal ela tem um custo financeiro e ambiental para ser produzida!
Deixemos de usar este argumento de terceiro mundo de que se eu não pago a conta posso gastar quanto quiser, pois no final das "contas" todos pagamos um alto preço por isso!!!

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de popolony2k
Vai ver o Vale do Silicone ....: ...é em Miami. #.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de noname
Um dia um professor meu: Um dia um professor meu comentou que o silicone é feito do mesmo material que fabrica chips... agora entendi porque passo tanto tempo perto do computador ^^
Comentário de manoelpinho
Explicação da tecnologia da Intel: Este artigo dá uma explicação simples dessa nova tecnologia da Intel

http://forumpcs.com.br/review.php?r=198654

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de vini_bill
Aproveita mané!: Aproveita mané!

O Brasil é o único país no planeta Terra que pode gastar energia elétrica a rodo sem sentir tanta culpa, o nosso custo ambiental em relação a essa energia é ridiculo ( energia renovável e natural ).

A única coisa que eu me orgulho nesse país é a do que já foi construido energéticamente ( Álcool combustivel, Hidrelétricas, incentivo a GNV, incentivo a biodiesel e usinas nucleares ) porque o que o Lula tem feito contratando termo-elétricas é simplesmente horroroso, o resto esse país é um cocô ( ainda... ).

Vinicius Menezes

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de popolony2k
Lula o mega-presidente !!: "A única coisa que eu me orgulho nesse país é a do que já foi construido energéticamente ( Álcool combustivel, Hidrelétricas, incentivo a GNV, incentivo a biodiesel e usinas nucleares ) porque o que o Lula tem feito contratando termo-elétricas é simplesmente horroroso, o resto esse país é um cocô ( ainda... )."

* Alcool Combustível (já tem quase ou mais de 30 anos, portanto iniciou ainda no Governo Militar);
* Hidrelétricas (quantas Lula construiu ? Até onde sei todas foram desenvolvidas durante durante o Governo Militar).
* GNV - Quem implementou, investiu na Bolívia para que o GNV se tornasse realidade no Brasil, infelizmente para vc que é Lulista, foi FHC !! O Lula apenas deixou um investimento de milhões ir para o ralo quando os Bolivianos assumiram UNILATERALMENTE a Petrobrás, entregando parte de nossos impostos para o plantador de maconha que preside a Bolívia.
* Usinas nucleares...ahhhh as Angras são obras de Lula agora ? Pensei que existiam desde o governo Militar !!!
* Bio-Diesel, talvez o governo Lula tenha algum crédito real nessa questão !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Connochaetes Taurinus
Não é bem assim...: Gastar energia à rodo ? Alto lá, construir hidrelétricas tem custo ambiental sim, e não tão pequeno que possamos desconsiderá-lo. Esse custo pode ser menor que o de termoelétricas, mas não é motivo e tãopouco justifica o desperdício de energia.

Há também o custo para manutyenção e redimensionamento das linhas de transmissão para que suportem a carga do desperdício.





Comentário de Connochaetes Taurinus
Plantador de maconha não,: Plantador de maconha não, coca!
Comentário de popolony2k
Obrigado....: ...pela correção...ele é plantador de Coca !

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Ao colega Vini_Bill ....: ...considere minhas desculpas sobre ter escrito....

"...infelizmente para vc que é Lulista,..."

...no meu post anterior, pois eu havia lido em seu post anterior

"...porque o que o Lula tem feito contratando termo-elétricas é simplesmente horroroso..."

..onde li HONROSO ao invés de HORROROSO, ou seja, eu precisarei urgente aprender a ler pois é algo que até o nosso presidente já aprendeu, haja visto os últimos debates para presidente em que ele apenas lia seus discursos.

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de laurocesar
Obrigado pelas ponderações...: É exatamente o que eu ia dizer... Não vejo sentido no desperdício, não tenho a mesma visão do nosso colega ali de cima, do que seja "aproveitar". Para mim, aproveitar é usar o necessário, não gastar mais do que necessito apenas porque eu "diretamente" não esteja pagando a "conta". Acho que essa é a maior diferença entre países desenvolvidos e nós terceiro-mundistas, temos uma visão muito pequena/curta da realidade enxergamos apenas nosso umbigo ou o que nos afeta diretamente e a curto prazo não temos uma visão de sociedade, de país, de povo, de comunidade. Até aqui, que é um site com freqüentadores que teoricamente tem um sentido comunitário acima da média, vemos muitas vezes esta visão distorcida, imagina a média nacional então!

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
Comentário de hamacker
OK.: OK.

Mas para as indústrias pelo menos aqui em SP, elas pagam cifras pré-estabelecidas junto a Eletropaulo, e paga um absurdo pelo consumo que ultrapassar. Então as indústrias geralmente optam por uma faixa de consumo e depois daí não se preocupam mais. Houve uma época que falaram sobre uma enigmatica solução de vender a energia não utilizada, mas que francamente não sei como funciona.

Alias, certa vez peguei um extrato de consumo de energia duma indústria achando que era parecida como a que vem em casa e sinceramente pareceu um daqueles documentos cifrados do seriado arquivo X, não é algo para leigo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004