Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Intel quer diminuir o consumo de energia no Linux


“A Intel lançou ontem o site LessWatts.org, com o intuito de fornecer ferramentas para melhorar a eficiência no consumo de energia no Linux.

Como foi anunciado, o projeto LessWatts é composto por vários componentes, incluindo melhoras no código do kernel, as ferramentas PowerTOP, Battery Life Toolkit, além de outras disponíveis na página de downloads do projeto. A Intel também dará suporte aos recursos de economia de energia que está usando nos seus produtos.”


Enviado por Renan Rangel (renanΘbr-net·org) - referência (br-net.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
O atual grande desafio da: O atual grande desafio da computação é a redução (otimização) de energia. Para os processadores é não apenas elevar a velocidade ao limite, mas maximizá-la frente à quantidade de energia gasta, isto é, velocidade/watts. Para os programas, o desafio é otimizar o desempenho a fim de reduzir o custo computacional, minimizando a demanda por energia.

Por mais que proclamem o fim da limitação dos recursos computacionais, e daí a banalização de softwares leves e otimizados, esta é uma questão que jamais se tornará obsoleta --não no atual cenário de produção e consumo energético. Primeiro porque energia é relativamente cara e tem implicações ambientais, sendo assim, o maior gasto é obrigatoriamente ruim e indesejável. Segundo porque plataformas computacionais com recursos inerentemente limitados sempre existirão --aliás, a tendência é de aumento--, por exemplo, sistemas portáteis e embutidos, computadores alimentados por baterias ou fontes alternativas de energia, etc.

Como a informática tem se tornado cada vez mais popular e difundida, a otimização de um hardware ou software tem sido gradativamente mais impactante. Pegue por exemplo o GNU/Linux. Qualquer otimização (ou não otimização) em um dos seus componentes tem conseqüências generalizadas --multiplicadas pelos pontos de uso-- em função da sua imponente popularidade.
Comentário de timm
Bem: Eu não tenho do que reclamar, Meu Core 2 Duo funciona extremamente bem no Linux, o gerenciamento de energia é inteligente e o processador dificilmente chega em 40º, trabalhando a maior parte do tempo em 1.2GHz.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de cppware
Banalização de Softwares Leves: Poxa, Douglas, um excelente comentário foi postado. Muito inteligente!

Concordo intensamente com sua frase "Por mais que proclamem o fim da limitação dos recursos computacionais, e daí a banalização de softwares leves e otimizados, esta é uma questão que jamais se tornará obsoleta --não no atual cenário de produção e consumo energético". Pois é. Vivemos em uma época do desenvolvimento de softwares em que a preocupação está em fazer programas "portáveis", "não-compiláveis" e de escrita fácil, mas sem pensar na economia de energia. O que temos, então? Milhares de máquinas virtuais rodando umas sobre as outras, fazendo com que um programa que some 1+1 consuma o equivalente à uma planilha eletrônica feita naquelas velhas linguagens... (ah, épocas boas).

Bom, talvez minha orientação esteja errada, mas seu pensamento está correto. Muito bom!

=============
Gustavo L. Santos
Comentário de Copernico Vespucio
Equilíbrio prático: No mundo real, é preciso alcançar um equilíbrio satisfatório entre desempenho (e consequentemente consumo de energia) e as facilidades de criação, manutenção e porte de softwares.

Eu tenho sempre presente que um soft menos que ideal é melhor do que nenhum software (seja porque ele ainda está em desenvolvimento a anos, porque está inoperante devido à baixa qualidade/falta de manutenção, porque não me atende ou porque ele simplesmente não roda na minha plataforma de hardware).

Então, uma vez que vc. tem o software menos que ideal, sua obrigação é identificar (observando seu funcionamento) tudo o que pode ser otimizado (dentro do tempo e dos recursos disponíveis) e efetivamente realizar essas otimizações.

De resto, concordo: otimização é um objetivo mais que desejado, é primordial.

Principalmente porque hoje em dia a Lei de Moore (que muitos chamam de "Law of More Machine" :P) não manda mais nada.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004